Poema: Circo
Universal
[...]
O circo chegou
para alegrar meninos
e meninas.
[...]
No começo,
o mundo era sem forma e vazio.
Deus soprou,
e a lona do céu surgiu.
Depois, o resto ficou fácil.
[...]
O circo infinito do mundo
um dia vai ser desarmado.
Outros circos virão
com trapezistas a voar
nas muitas voltas
do tempo circular.
O circo vai embora,
mas deixa um brilho contente
na cara de toda gente.
Nas noites de lua cheia,
as crianças pensam que a lua
é a cara branca de um palhaço divino.
Raimundo Carvalho; Ivan Luís
B. Mota. Circo Universal.
In: ____. Circo universal.
Belo Horizonte: Dimensão, 2000. p. 27-9.
Entendendo o poema:
01 – O poema apresenta uma
visão poética, subjetiva do eu lírico em relação ao circo. Qual é a importância
do circo para o eu lírico?
O eu lírico
acredita que o circo proporciona alegria às crianças e, até mesmo quando os
espetáculos terminam, as pessoas continuam encantadas.
02 – Compare os trechos a
seguir:
I
– Depois, o resto ficou fácil.
II
– Nas noites de lua cheia, / as crianças pensam que a lua / é a cara branca de
um palhaço divino.
a)
Identifique os verbos nos trechos I e II.
Trecho I: ficou. Trecho II: pensam, é.
b)
No trecho II, identifique e escreva a função
sintática de cada termo.
Nas noites de lua cheia, – adjunto adverbial; as crianças – sujeito;
pensam – verbo transitivo direto; que a lua é a cara branca de um palhaço
divino – objeto direto.
c)
Qual trecho possui uma oração? Qual possui
duas?
O trecho I possui uma oração. O trecho II possui duas.
d)
O período simples é formado por uma só
oração. Sabendo-se disso, qual dos trechos possui um período simples e qual é
formado por período composto?
O trecho I, possui período simples. O trecho II, possui período
composto.
03 – Observe a frase a
seguir:
“Nas
noites de lua cheia, / as crianças pensam que a lua / é a cara branca de um
palhaço divino.”
a)
Agora, identifique nessa frase as duas
orações.
Primeira oração: Nas noites de lua cheia, as crianças pensam.
Segunda oração: que a lua é a cara branca de um palhaço divino.
b)
Qual das duas orações formadas complementa
sintática e semanticamente a outra?
A oração “Que a lua é a cara branca de um palhaço divino”
complementa a oração “nas noites de lua cheia, as crianças pensam”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário