quinta-feira, 9 de maio de 2019

POEMA: TABACARIA - FERNANDO PESSOA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: TABACARIA
          
    Fernando Pessoa

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
[...]
Que sei eu do que serei, eu que não sei o que sou?
Ser o que penso? Mas penso ser tanta coisa!
E há tantos que pensam ser a mesma coisa que não pode haver tantos!
[...]
(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.

Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folhas de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)
[...]
Fiz de mim o que não soube,
E o que podia fazer de mim não o fiz.
O dominó que vesti era errado.
Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.
Quando quis tirar a máscara,
Estava pegada à cara.
Quando a tirei e me vi ao espelho,
Já tinha envelhecido.
Estava bêbado, já não sabia vestir o dominó que não tinha tirado.
Deitei fora a máscara e dormi no vestiário
Como um cão tolerado pela gerência
Por ser inofensivo
E vou escrever esta história para provar que sou sublime.
[...]
Mas o Dono da Tabacaria chegou à porta e ficou à porta.
Olhou-o com o desconforto da cabeça mal voltada
E com o desconforto da alma mal-entendendo.
Ele morrerá e eu morrerei.
Ele deixará a tabuleta, e eu deixarei versos.
A certa altura morrerá a tabuleta também, e os versos também.
Depois de certa altura morrerá a rua onde esteve a tabuleta,
E a língua em que foram escritos os versos.
Morrerá depois o planeta girante em que tudo isto se deu.
Em outros satélites de outros sistemas qualquer coisa como gente
Continuará fazendo coisas como versos e vivendo por baixo de coisas como tabuletas,
Sempre uma coisa defronte da outra,
Sempre uma coisa tão inútil como a outra,
Sempre o impossível tão estúpido como o real,
Sempre o mistério do fundo tão certo como o sono de mistério da superfície,
Sempre isto ou sempre outra coisa ou nem uma coisa nem outra.

Mas um homem entrou na Tabacaria (para comprar tabaco?),
E a realidade plausível cai de repente em cima de mim.
Semiergo-me enérgico, convencido, humano,
E vou tencionar escrever estes versos em que digo o contrário.

Acendo um cigarro ao pensar em escrevê-los
E saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamentos.
Sigo o fumo como uma rota própria,
E gozo, num momento sensitivo e competente,
A libertação de todas as especulações
E a consciência de que a metafísica é uma consequência de estar mal disposto.

Depois deito-me para trás na cadeira
E continuo fumando.
Enquanto o Destino mo conceder, continuarei fumando.
(Se eu casasse com a filha da minha lavadeira
Talvez fosse feliz.)
Visto isto, levanto-me da cadeira. Vou à janela.

O homem saiu da Tabacaria (metendo troco na algibeira das calças?).
Ah, conheço-o: é o Esteves sem metafísica.
(O Dono da Tabacaria chegou à porta.)
Como por um instinto divino o Esteves voltou-se e viu-me.
Acenou-me adeus gritei-lhe Adeus ó Esteves!, e o universo
Reconstruiu-se-me sem ideal nem esperança, e o Dono da Tabacaria sorriu.

Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa:
Ática, 1944 (imp. 1993). - 252. Obra poética, cit. p. 362-6.
Entendendo o poema:
01 – O eu lírico do poema faz considerações a respeito de si mesmo, de sua identidade e de sua relação com o mundo.
a)   Como o eu lírico se sente diante da realidade em que vive?
Sente-se desagregado, não compartilha os valores da realidade.

b)   Tendo como referência a questão da identidade individual e social de cada ser humano, explique a crítica e a autocrítica existente nestes versos: “Quando quis tirar a máscara, / Estava pegada à cara”.
O autor refere-se às máscaras que cada um de nós usa socialmente. No caso do eu lírico, quando quis romper com essas convenções e ser ele mesmo, já havia perdido sua própria identidade.

02 – De acordo com o texto, o que significa as palavras:
·        Algibeira: bolso.
·        Dominó: túnica com capuz e mangas para disfarce de mascarados no carnaval.

03 – No texto, são feitas três referências à metafísica. Metafísica (além da física), no sentido habitual, é todo conhecimento ou especulação filosófica relacionados com o ser ou com sua transcendência. No poema, é com certo desprezo que o eu lírico trata a metafísica, como no verso “Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates”.
a)   Apesar disso, o eu lírico pratica a metafísica no poema? Justifique.
Sim, pois suas reflexões sobre o ser – a identidade, o sentido da vida, o futuro do mundo, et. – são temas metafísicos.

b)   Qual a vantagem, segundo a visão expressa no texto, em comer bombons, como faz a menina, ou ser como “o Esteves sem metafísica”?
Essas pessoas são o que são e, por não terem despertado para certos problemas da existência, não ficam filosofando, vivem de forma natural e simples.

c)   Com base na opinião do eu lírico sobre a metafísica, explique os sentidos dos versos: “Se eu casasse com a filha da minha lavadeira / Talvez fosse feliz”.
Provavelmente, a filha da lavadeira é uma pessoa simples, como o Esteves. Se o eu lírico se casasse com ela, talvez aprendesse a ser simples também e a não complicar as coisas. Esse pensamento é apenas uma especulação, pois a consciência e irreversível.

04 – Observe que, na 5ª estrofe, o eu lírico faz uma verdadeira “viagem” mental, especulando sobre seu próprio futuro e sobre o futuro do mundo. Suas reflexões são interrompidas por um fato concreto; um homem (Esteves) entra na tabacaria, fazendo com que a “realidade plausível” caia sobre o eu lírico. Este, agora “acordado”, diz: “Semiergo-me enérgico, convencido, humano, / E vou tencionar escrever estes versos em que digo o contrário”.
a)   Com base nesses versos, levante hipóteses: É provável que eu lírico pretendesse tratar de temas metafísico ou de temas reais? Por quê?
De temas reais, pois se ergue “enérgico” e “humano”, o que pressupõe uma interação com o mundo concreto, real.

b)   Ele conseguiu seu objetivo? Justifique.
Não, pois, conforme afirma, tenciona escrever “versos em que digo o contrário”, o que nos leva a crer que acabou escrevendo versos metafísicos.

c)   Ao dizer, então, que “a metafísica é uma consequência de estar mal disposto”, o eu lírico está blefando ou não? Por quê?
Está blefando, pois obviamente, para o eu lírico, ela não é apenas resultado de uma indisposição física, e, sim, parte integrante de um ser que está em crise com o mundo e consigo mesmo.


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