sexta-feira, 31 de maio de 2019

POESIA: MEU ANJO - RENATA PALLOTTINI - COM GABARITO

Poesia: MEU ANJO
             Renata Pallottini


Ele chega amplamente de manhã.
Vem falando, e ao chegar boceja e diz verdades
Acerca de Pedrão, do céu e da ambrosia
De que não gosta: prefere pão de queijo.
Vai comigo ao trabalho mas não entra na Escola
Prefere ficar voando sobre a Raia
Porque diz que esses jovens então sempre em perigo.
Quando voltamos ele vem flutuando
Ou se agarra no teto do carro, de carona,
E chega com as penas despenteadas.

Come junto comigo e o meu amor é o seu.
Diz que ama São Paulo a despeito de tudo
Cuida de mim e (ele também) lê Fernando Pessoa.

Não sei o que faria sem meu Anjo.
Às vezes eu o empresto (com seu consentimento)
Às pessoas que amo. Mas ele sempre volta.

Antes eu o supunha uma criança
Porém muito mais sábia. Depois vi que ele pensa
E acho até que sofre.

Mal comparando, ele parece uma coisa muito fiel,
Assim, um cão divino
Só que muito melhor.
                                             Renata Pallottini

Entendendo a poesia:

01 – Personagem protagonista do poema?
      Protagonista – O Anjo.

02 – O que significa a poesia “Meu Anjo” de Renata Pallottini?
      O eu lírico busca dentro do contexto da contemporaneidade explicar a presença de seu anjo protetor.

03 – Segundo o eu lírico qual é a missão de seu anjo?
      Ele é encarregado de cuidar dele, e que às vezes o empresta para as pessoas que ama.

04 – Em que versos o eu lírico percebe a presença de seu anjo?
      “Ele chega amplamente de manhã”.

05 – De que ele não gosta no café da manhã? E prefere o quê?
      Não gosta de ambrosia e prefere pão de queijo.

06 – Além do anjo afastá-lo do perigo, o que mais ele faz?
      Ele aconselha o bem e as virtudes, sugere bons pensamentos e traz à mente lembranças edificantes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário