domingo, 17 de fevereiro de 2019

CONTO: A VOZ DA CONSCIÊNCIA E OUTRAS VOZES - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

Conto: A VOZ DA CONSCIÊNCIA E OUTRAS VOZES
                                           Moacyr Scliar


        Minha avó costumava dizer que a consciência é esta vozinha que, dentro de nós, nos diz o que deve ser feito. E depois acrescentava com um suspiro:
        — O problema é que há muito barulho no mundo. As pessoas agora têm dificuldade de ouvir a consciência.
        — Minha avó era, portanto, uma pessoa cética. O que ela não sabia é que o mundo evolui – e que existem maneiras sempre novas de transmitir às pessoas a mensagem que elas precisam ouvir. A história que segue é um exemplo...
        Desde o primeiro dia de aula ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão. Ele era novo na escola; o pai, gerente de uma grande empresa, havia sido transferido a pouco para a cidade. Seria de esperar, portanto, que Edmundo se aproximasse de nós, se apresentasse, procurasse fazer amizades. Não foi isso que aconteceu. Foi entrando, um rapaz alto, bonito, muito bem vestido, usando uns estranhos óculos escuros. Não cumprimentou ninguém; escolheu um lugar, no fundo da sala, sentou-se, sacou da mochila uma revista, abriu-a e ficou lendo. Nós o olhávamos, em silêncio. Finalmente, Jorge, que entre nós fazia o papel de relações públicas, aproximou-se dele:
        — Meu nome é Jorge. Já sabemos que você é novo aqui na escola, e na cidade. Você não gostaria de conhecer o resto da turma?
        Edmundo mirou-o um instante:
        — Depois – disse, seco. – Agora estou lendo.

Moacyr Scliar. A voz da consciência e outras vozes. In: Ruth Rocha (org.)
Contos da escola. Objetiva: Rio de Janeiro, 2003, pp. 41-42, vol. 2.
Entendendo o conto:
01 – Em “Desde o primeiro dia de aula ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão”, a palavra em destaque foi empregada com o mesmo significado com que foi empregada em:
a)   Os meninos passaram a noite em claro.
b)   O tempo ficou claro de repente.
c)   O claro do dia dá segurança às pessoas.
d)   O discurso não foi claro para mim.
e)   Mas é claro que vou à festa!

02 – No texto, o autor indica que a sequência de ações praticadas por Edmundo no primeiro dia de aula foram:
a)   Entrar na sala de aula, não cumprimentar as pessoas, sentar-se no fundo da sala, abrir uma revista e começar a ler.
b)   Entrar na sala de aula, cumprimentar as pessoas, sentar-se no fundo da sala, abrir uma revista e começar a ler.
c)   Criar confusão, usar óculos escuros estranhos, olhar os colegas em silêncio, ler.
d)   Criar confusão, escolher um lugar na sala de aula, abrir uma revista e começar a ler.
e)   Criar confusão, entrar na sala de aula, abrir uma revista e começar a ler.

03 – No trecho “Foi entrando, um rapaz alto, bonito, muito bem vestido, usando uns estranhos óculos escuros”, as vírgulas foram empregadas para:
a)   Separar frases.
b)   Separar explicações.
c)   Intercalar termos.
d)   Isolar palavras.
e)   Introduzir enumeração.

04 – Observe os trechos a seguir:
I – “O que ela não sabia é que o mundo evolui...”
II – “Não cumprimentou ninguém...”
Os verbos em destaque exprimem, respectivamente, fato:
a)   I. Concluído; II. Inacabado no momento em que é narrado.
b)   I. Inacabado no momento em que é narrado; II. Concluído.
c)   I. Passado anterior a outro também passado; II. Concluído.
d)   I. Incerto, duvidoso; II. Supostamente concluído no passado.
e)   I. Supostamente concluído no passado; II. Incerto, duvidoso.

05 – Em todas as alternativas, a palavra em destaque exerce a mesma função sintática, exceto em:
a)   “O problema é que há muito barulho no mundo”.
b)   “O que ela não sabia é que o mundo evolui...”.
c)   “A história que segue é um exemplo...”.
d)   “... ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão”.
e)   “Já sabemos que você é novo aqui na escola...”.

06 – Em “Nós o olhávamos, em silêncio”, a mesma regra que justifica a acentuação da palavra em destaque justifica a acentuação de:
a)   Consciência.
b)   Avó.
c)   Cética.
d)   Óculos.
e)   Públicas.




Um comentário:

  1. OBRIGADA, DE CORAÇÃO, ARMAZÉM DE TEXTO. Adoro os texto de vocês, são bem selecionados de acordo com a faixa etária.
    Continue nos ajudando. Beijos.

    ResponderExcluir