domingo, 3 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): A GUERRA DO FOGO - JEAN-JACQUES ANNAUD - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Filme(Atividades): A Guerra do Fogo

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.eovideolevou.com.br%2Fdetalhe%2Fcompleto.asp%3Fcp%3D55860&psig=AOvVaw1qr6DQUwPH5KQuRqlLsvR2&ust=1619303120589000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMi9x6-0lfACFQAAAAAdAAAAABAD

Fonte: Lanutti Capas.
Data de lançamento 29 de abril de 1982 (1h 40min)
Direção: Jean-Jacques Annaud
Gêneros AventuraHistóricoDrama
Nacionalidades FrançaCanadá

SINOPSE E DETALHES
        Na pré-história, a pouco desenvolvida a tribo Ulam é composta por membros que se comunicam por gestos e grunhidos e acreditam que o fogo é sobrenatural. Quando a fonte única de calor se apaga após um ataque, três guerreiros saem numa jornada em busca de outra chama e acabam conhecendo os Ivaka, grupo com hábitos avançados e comunicação complexa, além de domínio da produção do mítico fogo.

Entendendo o filme:
01 – Quais características vem sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais os seres humanos de outros animais, sobretudo quanto a sexualidade e alimentação?
      O raciocínio para criação e uso de armas, na comunicação onde a linguagem deixa de ser apenas com as mãos e é introduzida as vocalização, a sexualidade pelo incremento de relação sexual no quesito posições sexuais, e início da monogamia, e já na alimentação a utilização do fogo para preparo do alimento, e o consumo do tutano dos ossos longos (que possuem medula) parte rica em proteínas e essencial para a evolução.

02 – Descreva a diferença entre os três grupos humanos mostrados no filme (grupo I Principais; grupo II Canibais; grupo III Aldeia da Menina), no que diz respeito há:
Linguagem:
Grupo I – Através de vocalizações.
Grupo II – Através de vocalizações e sinais brutos de manejo de utensílios.
Grupo III – Através de vocalizações e sinais com as mãos.

Alimentação:
Grupo I – Caça e resto de animais predados.
Grupo II – Hominídeos prisioneiros.
Grupo III – Vegetarianos.
Sexualidade:
Grupo I – Poligamia com uso de força bruta para cortejo.
Grupo II – Não foi observada.
Grupo III – Seletiva, a partir de biótipos, onde os mais velhos tem prioridade.

03 – Descreva um momento do filme que indique:
·        Surgimento do Humor: Quando estão sobre a árvore e o prisioneiro começa a rir depois de um dos integrantes do bando tem a cabeça atingida pela pedra, resultando na primeira vivencia dos demais ao humor e posteriormente na tribo em que todos possuem humor demonstrado com gargalhadas. Próximo ao fim do filme, os três personagens já possuem a emoção do humor adquirido pela convivência com a prisioneira e com sua tribo.

·        A construção do surgimento do amor: Quando a prisioneira de outro povo os abandona, e o líder resolve voltar de onde já está em sua jornada de volta, para encontrá-la.

04 – No filme há quantos grupos humanos em níveis de desenvolvimento diferentes?
      Eram 04 grupos – Os canibais, o grupo mais parecido com primatas, o grupo intermediário ainda com muito pelo no corpo e o grupo mais parecido com os seres humanos atuais.

05 – Quais destes grupos é o mais desenvolvidos?
      O grupo com menos pelos e mais parecido com o homem atual.

06 – Por que ele poderia ser considerado como o mais desenvolvido?
      Porque sua comunicação embora rudimentar, era mais articulada que os outros grupos, suas armas eram mais evoluídas e eles construíam suas próprias moradias.

07 – Quais as principais diferenças entre esses grupos e os demais grupos?
      A linguagem, a fisionomia, os hábitos alimentares, o domínio da técnica de fazer o fogo, o nível de organização social e eles reconheciam uma certa hierarquia.

08 – Quais as relações entre as diferenças observadas e o desenvolvimento dos indivíduos que compõe o grupo?
      A socialização com outros grupos de acordo com Vygotsky, é a maneira mais fácil de se desenvolver. Assim em várias cenas do filme podemos confirmar esta afirmação, que o outro grupo aprendeu observando o grupo mais desenvolvido, tais como: fazer fogo, flechas, utilizar ervas para curar doenças, construir moradias, novas posições sexuais, a ser mais carinhosos entre outras coisas.

09 – Faça uma comparação do que representou em importância para humanidade, o controle do fogo no paleolítico, com quaisquer dos avanços tecnológicos atuais.
      O fogo no período Paleolítico era essencial para a vida humana e tornava extremamente necessário a corrida do homem pela sua conquista. Hoje podemos afirmar que a corrida do indivíduo para incluir-se no mundo digital, também é sinônimo de grande conquista.

10 – Pelo trabalho o homem se autoproduz. Tendo como base esta afirmação e o processo de trabalho mostrado pelo filme, reflita sobre como eram divididas as tarefas e os materiais coletados, sobre a vida em comunidade e sobre a produção de excedente, tecendo considerações sobre o modo de produção primitivo.
      Com o domínio do fogo e a confecção das primeiras ferramentas, o homem do Paleolítico foi vencendo várias barreiras. Percebeu que para conseguir alimentos tinham que haver cooperação e organização social. A medida que os humanos iam desenvolvendo soluções para superar os obstáculos da natureza, foram surgindo os primeiros clãs, com os conjuntos de famílias. A mulher tinha o papel importante de coesão, o modo de produção foi se modificando e a divisão de tarefas surgindo.


       


Um comentário: