Filme(Atividades): A Guerra do Fogo
Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.eovideolevou.com.br%2Fdetalhe%2Fcompleto.asp%3Fcp%3D55860&psig=AOvVaw1qr6DQUwPH5KQuRqlLsvR2&ust=1619303120589000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMi9x6-0lfACFQAAAAAdAAAAABAD
| 
Fonte: Lanutti Capas. 
Data de lançamento 29 de abril de 1982 (1h 40min) 
SINOPSE E DETALHES 
        Na pré-história, a pouco desenvolvida
  a tribo Ulam é composta por membros que se comunicam por gestos e grunhidos e
  acreditam que o fogo é sobrenatural. Quando a fonte única de calor se apaga
  após um ataque, três guerreiros saem numa jornada em busca de outra chama e
  acabam conhecendo os Ivaka, grupo com hábitos avançados e comunicação
  complexa, além de domínio da produção do mítico fogo. 
Entendendo o filme: 
01 – Quais características
  vem sendo desenvolvidas que passam a diferenciar cada vez mais os seres
  humanos de outros animais, sobretudo quanto a sexualidade e alimentação? 
      O raciocínio
  para criação e uso de armas, na comunicação onde a linguagem deixa de ser
  apenas com as mãos e é introduzida as vocalização, a sexualidade pelo
  incremento de relação sexual no quesito posições sexuais, e início da
  monogamia, e já na alimentação a utilização do fogo para preparo do alimento,
  e o consumo do tutano dos ossos longos (que possuem medula) parte rica em
  proteínas e essencial para a evolução. 
02 – Descreva a diferença
  entre os três grupos humanos mostrados no filme (grupo I Principais; grupo II
  Canibais; grupo III Aldeia da Menina), no que diz respeito há: 
Linguagem: 
Grupo I – Através de vocalizações. 
Grupo II – Através de vocalizações e sinais brutos de manejo de
  utensílios. 
Grupo III – Através de vocalizações e sinais com as mãos. 
Alimentação: 
Grupo I – Caça e resto de animais predados. 
Grupo II – Hominídeos prisioneiros. 
Grupo III – Vegetarianos. 
Sexualidade: 
Grupo I – Poligamia com uso de força bruta para cortejo. 
Grupo II – Não foi observada. 
Grupo III – Seletiva, a partir de biótipos, onde os mais velhos tem
  prioridade. 
03 – Descreva um momento
  do filme que indique: 
·       
  Surgimento do Humor: Quando estão sobre a árvore e o prisioneiro começa a rir
  depois de um dos integrantes do bando tem a cabeça atingida pela pedra,
  resultando na primeira vivencia dos demais ao humor e posteriormente na tribo
  em que todos possuem humor demonstrado com gargalhadas. Próximo ao fim do
  filme, os três personagens já possuem a emoção do humor adquirido pela
  convivência com a prisioneira e com sua tribo. 
·       
  A construção do surgimento do amor: Quando a prisioneira de outro povo os abandona, e o líder
  resolve voltar de onde já está em sua jornada de volta, para encontrá-la. 
04 – No filme há quantos
  grupos humanos em níveis de desenvolvimento diferentes? 
      Eram 04 grupos
  – Os canibais, o grupo mais parecido com primatas, o grupo intermediário
  ainda com muito pelo no corpo e o grupo mais parecido com os seres humanos
  atuais. 
05 – Quais destes grupos é
  o mais desenvolvidos? 
      O grupo com menos pelos e mais parecido
  com o homem atual. 
06 – Por que ele poderia
  ser considerado como o mais desenvolvido? 
      Porque sua
  comunicação embora rudimentar, era mais articulada que os outros grupos, suas
  armas eram mais evoluídas e eles construíam suas próprias moradias. 
07 – Quais as principais
  diferenças entre esses grupos e os demais grupos? 
      A linguagem, a fisionomia, os hábitos
  alimentares, o domínio da técnica de fazer o fogo, o nível de organização
  social e eles reconheciam uma certa hierarquia. 
08 – Quais as relações
  entre as diferenças observadas e o desenvolvimento dos indivíduos que compõe
  o grupo? 
      A socialização
  com outros grupos de acordo com Vygotsky, é a maneira mais fácil de se
  desenvolver. Assim em várias cenas do filme podemos confirmar esta afirmação,
  que o outro grupo aprendeu observando o grupo mais desenvolvido, tais como:
  fazer fogo, flechas, utilizar ervas para curar doenças, construir moradias,
  novas posições sexuais, a ser mais carinhosos entre outras coisas. 
09 – Faça uma comparação
  do que representou em importância para humanidade, o controle do fogo no
  paleolítico, com quaisquer dos avanços tecnológicos atuais. 
      O fogo no
  período Paleolítico era essencial para a vida humana e tornava extremamente
  necessário a corrida do homem pela sua conquista. Hoje podemos afirmar que a
  corrida do indivíduo para incluir-se no mundo digital, também é sinônimo de
  grande conquista. 
10 – Pelo trabalho o homem
  se autoproduz. Tendo como base esta afirmação e o processo de trabalho
  mostrado pelo filme, reflita sobre como eram divididas as tarefas e os
  materiais coletados, sobre a vida em comunidade e sobre a produção de
  excedente, tecendo considerações sobre o modo de produção primitivo. 
      Com o domínio
  do fogo e a confecção das primeiras ferramentas, o homem do Paleolítico foi
  vencendo várias barreiras. Percebeu que para conseguir alimentos tinham que
  haver cooperação e organização social. A medida que os humanos iam
  desenvolvendo soluções para superar os obstáculos da natureza, foram surgindo
  os primeiros clãs, com os conjuntos de famílias. A mulher tinha o papel
  importante de coesão, o modo de produção foi se modificando e a divisão de
  tarefas surgindo. | 

 
Com conteúdo me ajudou muito.
ResponderExcluir