sexta-feira, 22 de novembro de 2019

POEMA: VAGA EM REDOR DE TI... - ALPHONSUS GUIMARAENS - COM GABARITO


Poema: Vaga em redor de ti...
         

     Alphonsus Guimaraens

"Vaga em redor de ti uma fulgência
Que tanto é sombra quanto mais fulgura
O teu sorriso, que é divino, vence-a,
E ela, que é luz de estrela, pouco dura. 

De outra não sei que tenha a etérea essência
Que nos teus olhos brilha: nem a pura
Linha de arte de tal magnificência,
Como a que rosto de anjo te emoldura. 

Na candidez ebúrnea do semblante
Tens um lis de ternura, que desliza
À flor da pele em mágoa suavizante. 

Não sei que manto celestial arrastas...
És como a folha do álamo que brisa
Beija e balança ao luar das noites castas. "
                                                                                                     Alphonsus de Guimaraens. “Vaga em redor de ti...”. In: Andrade Muricy, Panorama do movimento simbolismo brasileiro. 2 Ed. Brasília, Conselho Federal de Cultura-INP, 1973. v. l. p. 452.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 286.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:          
·        Fulgência: Brilho, cintilação.             
·        Candidez: Pureza, inocência, candura.
·        Ebúrnea: De marfim.                         
·        Lis: De lírio, plantas de cores alvas, amplas e perfumadas.  

02 – Por que dura pouco a fulgência ao redor do ser a que se refere o eu lírico?
      Porque “o sorriso, que é divino, vence-a”.

03 – Destaque do texto as palavras que divinizam o ser descrito pelo eu lírico.
      Divino, anjo, celestial.

04 – Retire do texto um exemplo de aliteração.
      “A música antes de qualquer coisa”.

05 – Todo esse soneto exemplifica uma característica marcante na obra de Alphonsus de Guimaraens. Qual é essa característica?
      A idealização e divinização da mulher.

06 – Indique, no caderno, os autores das obras a seguir:
a)   Câmara ardente: Alphonsus Guimaraens.

b)   Faróis: Cruz e Sousa.

c)   Setenário das dores de Nossa Senhora: Alphonsus Guimaraens.

d)   Kiriale: Alphonsus Guimaraens.


CARTUM: MORDILLO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Cartum: Mordillo
                           
       Mordillo. Opus 4. Grenoble: Glénat, 1990.
Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – Atual Editora -2002 – p.162-3.
Entendendo o cartum:

01 – Observe, na 1ª cena, a paisagem e o tipo de atividade que a personagem pratica.
a)   Que nome se dá a esse tipo de esporte?
Alpinismo.

b)   Pela imagem da 1ª cena, realizar essa atividade parece estar sendo fácil ou difícil? Justifique com elementos da cena.
Difícil: a montanha é muito íngreme e sua escalada está fazendo o alpinista suar.

02 – Na 2ª cena, a personagem está no topo da montanha. Que sentimentos ela expressa? Justifique com dois elementos da cena.
      Satisfação e alegria, pois abre os braços e grita uma expressão que tradicionalmente é associada a esses sentimentos.

03 – Na 3ª cena, há uma surpresa: alguém acerta uma bota na cabeça da personagem.
a)   De onde vem essa bota?
Vem do alto.

b)   Que significado tem esse fato para a personagem?
Que existe uma montanha ainda mais alta e que alguém conseguiu chegar ao topo dela.

c)   Provavelmente, qual será a próxima aventura da personagem?
Escalar a outra montanha, pois chegar ao seu topo será seu novo desafio.

04 – Imagine que esse cartum seja uma representação da conquista do espaço. Nesse caso, a que corresponderia:
a)   Escalar a montanha?
Os preparativos para a viagem e a viagem em si.

b)   Chegar ao topo da montanha?
A conquista, no espaço, do objetivo traçado.

c)   A terceira cena?
O recomeço de tudo, o aparecimento de novos desafios no espaço.

05 – Qual ou quais dos itens seguintes correspondem a ideia central do cartum de Mordillo?
a)   Querer superar os inimigos é um dos desejos humanos.
b)   A ação humana é impulsionada pelo desejo de desvendar e dominar o desconhecido.
c)   Constantemente estabelecemos novas metas a serem alcançadas.
d)   O ser humano é frágil diante dos obstáculos.

ENTREVISTA: O CONTADOR DE HISTÓRIAS - ROBERTO CARLOS RAMOS - COM GABARITO

Entrevista: O CONTADOR DE HISTÓRIAS 

                    Roberto Carlos Ramos

        O pedagogo Roberto Carlos Ramos emergiu do submundo da violência e das drogas para uma carreira de sucesso. Ex-interno da Febem, ele ganha a vida contando a própria história em palestras para executivos.
        Mineiro de Belo Horizonte, Roberto Carlos Ramos não aceitou o destino que parecia estar reservado para ele. Negro, analfabeto até os 13 anos, drogado, envolvido com assaltos e protagonista de 132 fugas espetaculares da Febem, cansou de ouvir que seu caso era irrecuperável. O curso de sua vida começou a mudar quando foi adotado por uma francesa. Hoje, aos 35 anos, Roberto Carlos é uma prova de que é possível virar o jogo. Ele formou-se em Pedagogia, fez mestrado na Universidade Estadual de Campinas e pós-graduação em Literatura Infantil na França. Sua atividade profissional é contar histórias para crianças, gravadas também em CDs, e dar palestras a executivos das empresas Skol, Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, entre outras. Ele concedeu esta entrevista em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, onde divide um casarão inacabado com doze filhos adotivos e a enfermeira Marly, com quem está para se casar.

        CLAUDIA – Como você foi parar na Febem?

       ROBERTO CARLOS – Eu morava com minha família numa casa de dois cômodos na favela. Tínhamos uma vida simples, porém com comida na mesa. Até que meu pai ficou desempregado e começou a faltar tudo. Minha mãe ouviu falar que na Febem havia ensino de qualidade, pomar, piscina e esportes. Eu era o caçula e, como minha mãe trabalhava, não tinha com quem ficar. Aos 6 anos fui para lá.

        CLAUDIA – Como foi sua adaptação?

     ROBERTO CARLOS – Muito difícil, eu chorava sem parar. Ficava na creche, sem contato com os meninos maiores e com os infratores, mas era desprezado e maltratado. Fugi pela primeira vez aos 7 anos. Naquela época existia na TV o Programa da Tia Dulce. Ela era a Xuxa de Belo Horizonte. Prometeram que, no Dia das Crianças, ela faria um show para a gente na Febem. Passei noites em claro esperando. No dia aguardado, mandaram uma tia Dulce falsa. Re- solvi não continuar num lugar onde não me queriam e ainda por cima me enganavam.
        [...]
        "Sorte não existe. A pessoa tem de estar preparada para perceber as oportunidades e agarrá-Ias. Cada um faz a própria sorte. Eu fiz a minha"

          CLAUDIA – Você queria ser adotado?

        ROBERTO CARLOS – Apareciam alguns casais procurando meninos para adotar. Nós ficávamos enfileirados no pátio, ansiosos. Demorou, mas um casal me escolheu. A tia da Febem me disse que, se eu fosse bem-educado, não comesse muito e não fizesse coisa feia, teria chance de ser adotado. Fiquei três dias em jejum e sem fazer xixi e cocô. Me devolveram achando que eu estava doente. Cheguei a morar com outras famílias, mas não deu certo. Teve até um homem que tentou me estuprar. Depois disso, não quis mais ser adotado.

        CLAUDIA – Quando você teve o primeiro contato com as drogas?

        ROBERTO CARLOS – Aos 10 anos já usava cola de sapateiro. Depois, experimentei maconha e gostei. Passei a roubar cada vez mais para sustentar o vício.

        CLAUDIA – Algumas vezes você quis morrer?

     ROBERTO CARLOS – Sempre desejei fazer parte da turma do Cabelinho de Anjo, o cara mais temido da cidade. Fui procurá-lo. Para entrar no grupo, eu teria que passar por uma espécie de batismo de tortura. Eles me bateram até eu desmaiar. Quando acordei, ensanguentado, fui tomado por uma depressão tão profunda que decidi me matar. Deitei no trilho e fiquei esperando o trem. Mas ele passou ao lado.

        CLAUDIA – Quando você voltou a ter esperanças?

        ROBERTO CARLOS – Tinha 12 anos quando uma pedagoga francesa chamada Marguerit Duvas foi conhecer o trabalho da Febem. Ela ouviu alguém dizendo que eu era irrecuperável e quis conversar comigo. Enquanto falávamos, vi que ela usava uma correntinha no braço e pensei em roubá-Ia, mas em vez de esconder o ouro como todo mundo fazia, ela acariciou meu rosto e me convidou para passar uma temporada em sua casa. Achei que ela também ia querer transa r comigo. Aceitei pensando em roubar a casa e depois me mandar. Mas, conforme o tempo ia passando, ela se mostrava cada vez mais generosa. Acabei tirando a ideia da cabeça.

        CLAUDIA – Como era a sua relação com Marguerit?

     ROBERTO CARLOS – Ela era carinhosa, mas rígida, impunha limites. Queria que eu fosse alguém na vida. Contratou dois professores particulares e em seis meses eu aprendi a ler e a escrever em francês e em português. Fiz o Primeiro Grau numa escola particular e o Segundo em Marselha, na França. Sempre discutíamos os meus objetivos, a curto e a longo prazo. Pela primeira vez, tinha uma perspectiva de futuro. Voltei para prestar vestibular para Pedagogia.

        CLAUDIA – Qual foi a maior lição que aprendeu com Marguerit?

       ROBERTO CARLOS – Estávamos de férias e ela disse que eu tinha que experimentar as fantásticas uvas de uma região da França. Antes, viajamos pela Europa, nos divertimos como nunca. Mas eu não tirava as uvas da cabeça. Até que chegamos no tal vinhedo e, finalmente, coloquei um bago na boca. Fiquei muito decepcionado. Marguerit perguntou: "Você não gostou?" E eu: "Ah... gostei, só que são iguais às do Brasil". Ela me disse que naquele momento eu tinha entendido a essência da vida. Que a felicidade nem sempre está em alcançar um objetivo, e sim no caminho da conquista.
        [...] ·
          "Não sentia prazer algum em roubar as pessoas. Pelo contrário. Mas, como me negavam, me ignoravam, me desprezavam, achava justo tirar à força"

        CLAUDIA – Logo depois de se formar você foi estagiar na Febem. Por quê?

        ROBERTO CARLOS – Para provar que o menino irrecuperável tinha vencido.

        CLAUDIA – Foi ali que resolveu iniciar seu trabalho com crianças?

        ROBERTO CARLOS – Depois do expediente, estava saindo da Febem quando um garoto de 9 anos, que roubava, cheirava cola e cocaína, me pediu dinheiro. Não dei. Ele perguntou: “Já aconteceu de você falar com alguém na rua e a pessoa fingir que você não existe?" Me lembrei do quanto doía quando isso ocorria. Convidei o menino para passar uns dias lá em casa. Ele ficou para sempre. Depois dele, vieram outros onze.
          "O brasileiro adora vender uma imagem de coitado. Por melhor que ele seja, se sente inferior, subestima sua capacidade e suas qualidades. Isso é cultural"

        CLAUDIA – Os seus filhos adotivos são adolescentes. Como lida om eles?

      ROBERTO CARLOS – Eles me chamam de velho e me respeitam muito. Eu imponho limites, mas dou amor e carinho. Claro que eles passam pelos problemas típicos da adolescência, mas a gente supera conversando. Todos têm responsabilidades em casa, são obrigados a estudar e os mais velhos a trabalhar. O salário de cada um é dividido: 30% para as despesas pessoais, 30% para terminar a construção da nossa casa, 30% para alimentação e 10% para um projeto de vida (viagens, cursos, auto-escola).
        [...]

        CLAUDIA – O que você diria para aqueles que têm preconceito de adotar crianças mais velhas?

        ROBERTO CARLOS – Existem casais que passam meses, até anos, esperando por um bebê com a cara da família. E eles não Se dão conta de que, às vezes, o filho tão esperado, que trará muita alegria, está pronto há seis anos, aguardando para ser adotado.

        CLAUDIA – A criminalidade está aumentando na classe média. Por que isso está ocorrendo?

       ROBERTO CARLOS – Os jovens têm estudo, internet, carro, roupas caras, carinho dos pais, mas falta perspectiva de vida. As famílias querem proporcionar tudo aos filhos e acabam tolhendo o direito de lutar para conquistar algo. O resultado é a total desmotivação. O que sobra é o desejo de se aventurar, de se drogar, de consumir coisas caras. Isso é um atalho para a criminalidade.
          "Ninguém deve tentar chegar rapidamente ao seu objetivo. Quando se escolhe o caminho mais longo, sobra tempo para refletir e até mudar de rota"

        CLAUDIA – Quando surgiu sua habilidade para contar histórias?

        ROBERTO CARLOS - Cresci inventando várias histórias. Era uma forma de fugir da realidade, de ser aceito na turma. Percebi que podia ser um profissional quando conheci uma espanhola que contou um caso sobre Napoleão e me mostrou um lindo pote que havia pertencido a ele. Ofereci 20 francos pela relíquia. Depois, vi que ela tinha dezenas de potes iguais. Logo falei: "Você me enganou". Ela respondeu: "Não, você acabou de comprar uma boa história". Estudei formas de fazer narrativas interessantes e me apresentava a amigos. Veio o primeiro convite para trabalhar numa festa. A fama se espalhou e eu não parei mais.

        CLAUDIA – E as palestras, de onde veio a ideia?

    ROBERTO CARLOS – Estava contando histórias para crianças na Fundação Acesita, que mantém escolas em Timóteo (MG), quando fui convidado a falar aos funcionários da empresa. Eles achavam que minha experiência de vida ajudaria a aumentar a motivação pessoal e a produtividade. Funcionou. Hoje recebo vários convites para dar palestras em empresas.
        CLAUDIA – Você é feliz?

     ROBERTO CARLOS – Fui batalhando, correndo atrás de projetos durante anos e nunca havia parado para pensar nessa resposta. Uma rede de televisão da França veio ao Brasil para documentar o trabalho que faço. Quando vi o programa editado, não acreditei que o personagem daquele conto de fadas era eu. Claro que sou feliz ... mas quero muito mais.
                       Monica Gailewitch. Cláudia, nov. 2000.
Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – Atual Editora -2002 – p. 165-8.
Entendendo a entrevista:
01 – O que significa a sigla Febem?
      Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor.

02 – Em linguagem jornalística, entrevista é o texto resultante de um encontro previamente marcado entre duas pessoas, em que uma interroga a outra sobre sua profissão, suas ações, suas ideias. O entrevistado é quase sempre uma figura de destaque num determinado campo da vida social e é ele quem autoriza ou não a publicação de suas declarações. Na entrevista em estudo:

a)   Quem é o entrevistador?
Monica Gailewltch, jornalista da revista Claudia.

b)   Em que se destaca o entrevistado Roberto Carlos Ramos?
O entrevistado é uma pessoa que conseguiu se destacar profissionalmente, depois de ter sido interno da Febem e de ter convivido com a violência e as drogas.

03 – Essa entrevista foi publicada numa revista cujo público é predominantemente feminino e adulto. O título da entrevista, "O contador de histórias", refere-se a uma habilidade do entrevistado. Levante hipóteses: Por que a jornalista teria escolhido esse título?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Para atrair a atenção de seu público leitor – mulheres, profissionais, donas de casa, mães – para o assunto da entrevista.

04 – Abaixo da fotografia do entrevistado, há um texto que se destaca, escrito com um tipo de letra em corpo maior. Que tipo de informação ele transmite?
      Uma síntese a respeito do entrevistado.

05 – Antes da entrevista propriamente dita, há um texto que a introduz. Qual é a finalidade desse texto introdutório?
      Fazer uma apresentação do entrevistado, dando, em linhas gerais, informações sobre sua vida pessoal e profissional, e do assunto que será tratado.

06 – Essa entrevista está sob a forma de perguntas e respostas, precedidas do nome do entrevistado e do nome da revista que o entrevistador representa. Observe as perguntas feitas ao entrevistado.
a)   As perguntas demonstram que elas foram previamente preparadas? Justifique sua resposta.
Sim, pois elas não se repetem e fazem referências à vida pessoal e profissional do entrevistado, o que mostra que a entrevistadora já tinha informações sobre o entrevistado.

b)   Com vistas a chamar a atenção do público leitor da revista – formado principalmente por mulheres adultas –, para que tipos de assunto as perguntas se direcionam?
Para assuntos como a criminalidade, a Febem, a adoção de crianças mais velhas, o trabalho voluntário com crianças, como lidar com adolescentes.

07 – Observe as respostas do entrevistado.
a)   Elas revelam que ele está à vontade diante da entrevistadora? Justifique sua resposta.
Sim, porque as respostas demonstram que o entrevistado tem conhecimento do assunto abordado, dá exemplos e opiniões sobre eles.

b)   O entrevistado tem filhos adotivos adolescentes. Em que se baseia o relacionamento entre o entrevistado e os adolescentes?
Na colocação de limites, no carinho e no amor, no diálogo, na cooperação mútua.

08 – Observe a linguagem empregada pela entrevistadora e pelo entrevistado. Que variedade linguística ele usam?
      A variedade padrão.

09 – Quando conversamos, é comum interrompermos o pensamento, deixando frases incompletas, empregarmos gestos no lugar de uma frase, usarmos palavras e expressões como , então, como eu disse, , etc. Nessa entrevista, não há marcas de informalidade desse tipo. Levante hipóteses: Por que você acha que elas não apareceram na entrevista escrita?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Reúna-se com seus colegas de grupo e concluam: Quais são as características da entrevista?
      Resposta pessoal do aluno.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

CRÔNICA: BRINCADEIRA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Crônica: BRINCADEIRA
        
                 Luís Fernando Veríssimo

        Começou como uma brincadeira. Telefonou para um conhecido e disse:
        -- Eu sei de tudo.
        Depois de um silêncio, o outro disse:
        -- Como é que você soube?
        -- Não interessa. Sei de tudo.
        -- Me faz um favor. Não espalha.
        -- Vou pensar.
        -- Por amor de Deus.
        -- Está bem. Mas olhe lá, hein?
        Descobriu que tinha poder sobre as pessoas.
        -- Sei de tudo.
        -- Co-como?
        -- Sei de tudo.
        -- Tudo o quê?
        -- Você sabe.
        -- Mas é impossível. Como é que você descobriu?
        A reação das pessoas variava. Algumas perguntavam em seguida:
        -- Alguém mais sabe?
        -- Outras se tornavam agressivas:
        -- Está bem, você sabe. E daí?
        -- Daí nada. Só queria que você soubesse que eu sei.
        -- Se você contar para alguém, eu...
        -- Depende de você.
        -- De mim, como?
        -- Se você andar na linha, eu não conto.
        -- Certo
        Uma vez, parecia ter encontrado um inocente.
        -- Eu sei de tudo.
        -- Tudo o quê?
        -- Você sabe.
        -- Não sei. O que é que você sabe?
        -- Não se faça de inocente.
        -- Mas eu realmente não sei.
        -- Vem com essa.
        -- Você não sabe de nada.
        -- Ah, quer dizer que existe alguma coisa pra saber, mas eu é que não sei o que é?
        -- Não existe nada.
        -- Olha que eu vou espalhar...
        -- Pode espalhar que é mentira.
        -- Como é que você sabe o que eu vou espalhar?
        -- Qualquer coisa que você espalhar será mentira.
        -- Está bem. Vou espalhar.
        Mas dali a pouco veio um telefonema. 
        -- Escute. Estive pensando melhor. Não espalha nada sobre aquilo.
        -- Aquilo o quê?
        -- Você sabe.
        Passou a ser temido e respeitado. Volta e meia alguém se aproximava dele e sussurrava:
        -- Você contou pra alguém?
        -- Ainda não.
        -- Puxa. Obrigado.
        Com o tempo, ganhou uma reputação. Era de confiança. Um dia, foi procurado por um amigo com uma oferta de emprego. O salário era enorme.
        -- Por que eu? – quis saber.
        -- A posição é de muita responsabilidade – disse o amigo. – Recomendei você.
        -- Por quê?
        -- Pela sua discrição.
        Subiu na vida. Dele se dizia que sabia tudo sobre todos mas nunca abria a boca para falar de ninguém. Além de bem-informado, um gentleman. Até que recebeu um telefonema. Uma voz misteriosa que disse:
        -- Sei de tudo.
        -- Co-como?
        -- Sei de tudo.
        -- Tudo o quê?
        -- Você sabe.
        Resolveu desaparecer. Mudou-se de cidade. Os amigos estranharam o seu desaparecimento repentino. Investigaram. O que ele estaria tramando? Finalmente foi descoberto numa praia distante. Os vizinhos contam que uma noite vieram muitos carros e cercaram a casa. Várias pessoas entraram na casa. Ouviram-se gritos. Os vizinhos contam que a voz que se ouvia era a dele, gritando:
        -- Era brincadeira! Era brincadeira!
        Foi descoberto de manhã, assassinado. O crime nunca foi desvendado. Mas as pessoas que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo.
        Sabia demais.

Luís Fernando Veríssimo. Comédias da Vida Privada. Porto Alegre: L&PM, 1995, p.189-91.
Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora -2002 – p. 04-07.
Entendendo a crônica:

01 – Todo texto narrativo apresenta uma personagem principal, à qual se dá o nome de protagonista. Quando já uma personagem que se opõe às ações e aos interesses do protagonista, ela é chamada de antagonista. No início do texto, vemos que o protagonista “Descobriu que tinha poder sobre as pessoas”.
a)   O que as pessoas temiam?
Que seus segredos fossem descobertos.

b)   Qual dos itens seguintes traduz o tipo de poder que supostamente o protagonista tem?
      ( ) poder econômico
      ( ) poder político
      (X) poder da informação.

c)   Quais das frases abaixo confirmam sua resposta anterior?
      ( ) “Sei de tudo”.
      (X) “Daí nada. Só queria que você soubesse que eu sei.”.
      (X) “Se você andar na linha, eu não conto.”

02 – Procure no dicionário o significado da palavra impostor.
      Impostor é aquele que quer passar pelo que não é.

03 – De acordo com a definição acima, você diria que o texto narra a história de um impostor? Por quê?
      Sim, porque o protagonista finge saber o que não sabe.

04 – Há, a seguir, três falas de pessoas a quem a personagem central disse “saber de tudo”.
        “– Me faz um favor. Não espalha”.
        “– Alguém mais sabe?”
        “– Escute. Estive pensando melhor. Não espalhe nada sobre aquilo.”
        Compare essas frases e conclua: mais do que a própria verdade, o que de fato preocupa as pessoas?
        O que os outros vão pensar e dizer delas.

05 – Graças ao seu “silêncio”, o protagonista ocupa cargos de confiança e “sobe na vida”. Até que um dia as coisas mudam.
a)   Qual dos ditos populares a seguir traduz a nova situação vivida pelo protagonista.
        ( ) Antes tarde do que nunca. 
        (X) O feitiço virou contra o feiticeiro. 
        ( ) Os últimos serão os primeiros.

b)   No caso das vítimas, desconhecemos o segredo que elas guardavam. Contudo, no caso da protagonista, sabemos qual é o seu segredo. O que supostamente é o “tudo” mencionado pela “voz misteriosa”?
Que ele, na verdade, não sabe de nada.

c)    O protagonista tem poder sobre as demais pessoas porque supostamente tem informações sigilosas sobre elas. Contudo, a partir do momento em que ele se torna vítima de sua própria “brincadeira”, quem passa a dominar quem? 
A pessoa que diz conhecer o segredo do protagonista passa a ter poder sobre ele e, indiretamente, sobre todos.

06 – Assustado, o protagonista se esconde. Depois de encontrado numa casa de praia, é assassinado. Levante hipóteses:
a)   Quem teria matado?
Provavelmente, uma de suas vítimas.

b)   O que o assassino provavelmente estaria pensando sobre o desaparecimento do impostor, a ponto de querer mata-lo?
Que o impostor estava armando algum plano que o comprometesse.

c)   Por que o protagonista foi morto?
Por precaução por parte do assassino. Provavelmente uma de suas vítimas estava envolvida com graves crimes e não quis ser chantageada ou correr riscos.

d)   Na verdade, antes do assassinato, quem controlava quem?
Não apenas o impostor controla suas vítimas, mas também as vítimas (como é o caso do assassino) controlavam os passos do impostor.

07 – O texto não revela o nome de nenhuma personagem. Considerando que essa história narra uma trama que joga com informações e poder, haveria algum motivo para se ocultar o nome das personagens?
      Sim, a falta de nomes sugere chantagem e segredo entre as vítimas e o protagonista.

08 – Nas frases finais do texto: “As pessoas que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo. Sabia demais”. Há uma ironia. Por quê?
      Porque, desde o início, o protagonista não sabia de nada, mas sua “brincadeira” o levou à morte.

09 – Quais dos itens seguintes, sintetizam as ideias principais do texto?
a)    Ter informações exclusivas equivale a ter poder sobre as pessoas.
b)    Melhor do que guardar segredos é não ter informações.
c)    As pessoas geralmente guardam algum tipo de segredo que as comprometem socialmente.
d)    A sociedade se organiza a partir de um jogo de aparências, de falsos papéis sociais; nesse jogo, a aparência vale mais do que a verdade.

10 – Apesar de articular elementos como poder, crime e crítica social, “Brincadeira” é um texto de humor. Levante hipóteses: Por que o texto diverte?
      Porque, na condição de leitores, conhecemos a verdade e achamos graça do poder que têm as palavras e da forma como as pessoas são manipuladas por outras, apenas porque se sentem culpadas por algo que fizeram.