Texto: A
Gigante se acomoda às Leis
Marcada nos últimos anos por
poluir o ambiente, a Petrobras, uma das maiores empresas estatais brasileiras,
deu o exemplo de como se pode reverter uma situação perversa e tornar-se
socialmente responsável.
Sabendo que a Usina Santa Cruz, em Campos dos Goytacazes, no Litoral
norte do Rio de Janeiro, um dos seus fornecedores de álcool, foi autuada por
manter trabalhadores em situação de trabalho escravo, a Petrobras decidiu
suspender a compra do combustível.
A decisão foi tomada depois que a Santa
Cruz começou a ser investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal
por remunerar seus empregados com valores abaixo do salário mínimo e “presos” a dívidas com aluguel e
alimentação.
A iniciativa da Petrobras, de usar sua
influência para dar um sinal de alerta a toda cadeia produtiva do álcool,
integra as práticas de boa gestão alinhadas om o ideal da responsabilidade
social. O raciocínio é simples: o combustível produzido pela Usina Santa Cruz
pode até ser mais barato, mas deve ser recusado, pois a empresa não respeita
direitos humanos e trabalhistas.
Análise
de cadeias produtivas
Não se deve confundir, porém, iniciativas
como a da Petrobras com ações filantrópicas e patrocínios oriundos de
departamentos de marketing, cujo único objetivo é valorizar a imagem da
companhia. “O que não faltam são empresas fazendo marketing social e, ao mesmo
tempo, reprimindo seus trabalhadores quando eles pedem aumento de salários”,
diz Juan Trimboli, diretor da Consumers Internacional, uma das maiores
organizações internacionais de defesa dos direitos dos consumidores.
O Instituto de Defesa do Consumidor,
Idec, quis, em 2006, fazer um trabalho com a cadeia produtiva de achocolatados
e margarinas com as empresas Unilever, Nestlé, Pepsico e Novartis, Bunger,
Sadia e Vigor e inicialmente mandaram um questionário e pediram relatórios.
De todas essas empresas, apenas a
Unilever entregou as respostas no prazo. Sadia e Novartis apenas enviaram
relatórios e balanços com parte das informações solicitadas. A Nestlé não
enviou nada, a assessoria da Vigor disse que a companhia não participaria, a
Bunge nem sequer respondeu ao contato, e a Pepsico, que produz o achocolatado
Toddy, fez uma ameaça: responsabilizaria o Idec por qualquer danos à imagem da
empresa.
Quanto às respostas da Unilever, os
técnicos do Idec chegaram à nota 69,27 (entre 0 e 100) para as iniciativas da
empresa. Constaram que ela trabalha bem na comunicação e na elaboração de
políticas responsáveis, mas o resultado prático poderia ser melhor.
Um dos projetos considerados como
bem-sucedidos foi o combate ao trabalho infantil nos municípios goianos de
Silvânia e Itaberaí. Sabendo que os fornecedores de tomate estavam usando
crianças na mão-de-obra, funcionários da empresa se articularam com as
prefeituras desse município e com os conselhos tutelares e descobriram que
havia muitas crianças sem escola. A solução foi construir uma escola e uma
creche, financiadas com recursos de incentivo fiscal.
Extraído do site www.reporterbrasil.org.br
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do
texto?
A gigante se acomoda às leis.
02 – Qual a empresa que nos
últimos anos poluiu o ambiente, e qual a providência tomada?
Foi uma das maiores empresas estatais
brasileiras, a Petrobras, e deu exemplo de como se pode reverter uma situação
perversa e tornar-se socialmente responsável.
03 – Onde fica localizada a
Usina de Santa Cruz?
Fica em Campos dos Goytacazes, no litoral
norte do Rio de Janeiro.
04 – Por que a Petrobras,
resolveu suspender a compra do combustível?
Por que a usina foi autuada por manter
trabalhadores em situação de trabalho escravo.
05 – Por que a Santa Cruz
começou ser investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal?
Porque estavam
remunerando seus empregados com valores abaixo do salário mínimo e mantendo
“presos” a dividas com aluguel e alimentação.
06 – Qual foi a iniciativa
da Petrobras, para integrar as práticas de boa gestão alinhadas com o ideal da
responsabilidade social?
Todas as empresas
que não respeita os direitos humanos e trabalhistas, seus produtos devem ser
recusado (boicotado).
07 – De acordo com o texto:
a Análise de cadeias produtivas, qual a visão que nos transmite?
Que não se deve confundir, porém,
iniciativas como a da Petrobras com ações filantrópicas e patrocínios oriundos
de departamentos de marketing, cujo único objetivo é valorizar a imagem da
companhia.
08 – Qual a visão de Juan
Trimboli, diretor da Consumers Internacional, uma das maiores organizações
internacionais de defesa dos direitos dos consumidores?
“O que não faltam são empresas fazendo marketing
social e, ao mesmo tempo, reprimindo seus trabalhadores quando eles pedem
aumento de salários”.
09 – O Instituto de Defesa
do Consumidor (Idec), em 2006, fez um trabalho com a cadeia produtiva de
achocolatados e margarinas, solicitando que responde-se a um questionário e
fizessem um relatório, quais foram as empresas?
As empresas Unilever, Nestlé, Pepsico e
Novartis, Bunger, Sadia e Vigor.
10 – De acordo com o texto;
quais foram as respostas das empresas?
De todas essas empresas, apenas a
Unilever entregou as respostas no prazo. Sadia e Novartis apenas enviaram
relatórios e balanços com parte das informações solicitadas. A Nestlé não
enviou nada, a assessoria da Vigor disse que a companhia não participaria, a
Bunge nem sequer respondeu ao contato, e a Pepsico, que produz o achocolatado
Toddy, fez uma ameaça: responsabilizaria o Idec por qualquer danos à imagem da
empresa.
11 – De acordo com os
técnicos do Idec, a nota da Unilever foi 69,27 pelas iniciativas da empresa,
qual foi a constatação da Idec?
Constaram que ela trabalha bem na
comunicação e na elaboração de políticas responsáveis, mas o resultado prático
poderia ser melhor.
12 – Um dos projeto
considerados como bem-sucedidos foi o combate ao trabalho infantil nos municípios
goianos de Silvânia e Itaberaí. Qual foi a decisão tomada?
Sabendo que os fornecedores de tomate
estavam usando crianças na mão-de-obra, funcionários da empresa se articularam
com as prefeituras desse município e com os conselhos tutelares e descobriram
que havia muitas crianças sem escola. A solução foi construir uma escola e uma
creche, financiadas com recursos de incentivo fiscal.
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