terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

REPORTAGEM: A GIGANTE SE ACOMODA ÀS LEIS - COM GABARITO

Texto: A Gigante se acomoda às Leis

             Marcada nos últimos anos por poluir o ambiente, a Petrobras, uma das maiores empresas estatais brasileiras, deu o exemplo de como se pode reverter uma situação perversa e tornar-se socialmente responsável.

        Sabendo que a Usina Santa Cruz, em Campos dos Goytacazes, no Litoral norte do Rio de Janeiro, um dos seus fornecedores de álcool, foi autuada por manter trabalhadores em situação de trabalho escravo, a Petrobras decidiu suspender a compra do combustível.
        A decisão foi tomada depois que a Santa Cruz começou a ser investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal por remunerar seus empregados com valores abaixo do salário mínimo e “presos” a dívidas com aluguel e alimentação.
        A iniciativa da Petrobras, de usar sua influência para dar um sinal de alerta a toda cadeia produtiva do álcool, integra as práticas de boa gestão alinhadas om o ideal da responsabilidade social. O raciocínio é simples: o combustível produzido pela Usina Santa Cruz pode até ser mais barato, mas deve ser recusado, pois a empresa não respeita direitos humanos e trabalhistas.

        Análise de cadeias produtivas

        Não se deve confundir, porém, iniciativas como a da Petrobras com ações filantrópicas e patrocínios oriundos de departamentos de marketing, cujo único objetivo é valorizar a imagem da companhia. “O que não faltam são empresas fazendo marketing social e, ao mesmo tempo, reprimindo seus trabalhadores quando eles pedem aumento de salários”, diz Juan Trimboli, diretor da Consumers Internacional, uma das maiores organizações internacionais de defesa dos direitos dos consumidores.
        O Instituto de Defesa do Consumidor, Idec, quis, em 2006, fazer um trabalho com a cadeia produtiva de achocolatados e margarinas com as empresas Unilever, Nestlé, Pepsico e Novartis, Bunger, Sadia e Vigor e inicialmente mandaram um questionário e pediram relatórios.
        De todas essas empresas, apenas a Unilever entregou as respostas no prazo. Sadia e Novartis apenas enviaram relatórios e balanços com parte das informações solicitadas. A Nestlé não enviou nada, a assessoria da Vigor disse que a companhia não participaria, a Bunge nem sequer respondeu ao contato, e a Pepsico, que produz o achocolatado Toddy, fez uma ameaça: responsabilizaria o Idec por qualquer danos à imagem da empresa.
        Quanto às respostas da Unilever, os técnicos do Idec chegaram à nota 69,27 (entre 0 e 100) para as iniciativas da empresa. Constaram que ela trabalha bem na comunicação e na elaboração de políticas responsáveis, mas o resultado prático poderia ser melhor.
        Um dos projetos considerados como bem-sucedidos foi o combate ao trabalho infantil nos municípios goianos de Silvânia e Itaberaí. Sabendo que os fornecedores de tomate estavam usando crianças na mão-de-obra, funcionários da empresa se articularam com as prefeituras desse município e com os conselhos tutelares e descobriram que havia muitas crianças sem escola. A solução foi construir uma escola e uma creche, financiadas com recursos de incentivo fiscal.

                                         Extraído do site www.reporterbrasil.org.br
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
      A gigante se acomoda às leis.

02 – Qual a empresa que nos últimos anos poluiu o ambiente, e qual a providência tomada?
      Foi uma das maiores empresas estatais brasileiras, a Petrobras, e deu exemplo de como se pode reverter uma situação perversa e tornar-se socialmente responsável.

03 – Onde fica localizada a Usina de Santa Cruz?
      Fica em Campos dos Goytacazes, no litoral norte do Rio de Janeiro.

04 – Por que a Petrobras, resolveu suspender a compra do combustível?
      Por que a usina foi autuada por manter trabalhadores em situação de trabalho escravo.

05 – Por que a Santa Cruz começou ser investigada pelo Ministério Público e pela Polícia Federal?
      Porque estavam remunerando seus empregados com valores abaixo do salário mínimo e mantendo “presos” a dividas com aluguel e alimentação.

06 – Qual foi a iniciativa da Petrobras, para integrar as práticas de boa gestão alinhadas com o ideal da responsabilidade social?
      Todas as empresas que não respeita os direitos humanos e trabalhistas, seus produtos devem ser recusado (boicotado).

07 – De acordo com o texto: a Análise de cadeias produtivas, qual a visão que nos transmite?
      Que não se deve confundir, porém, iniciativas como a da Petrobras com ações filantrópicas e patrocínios oriundos de departamentos de marketing, cujo único objetivo é valorizar a imagem da companhia.

08 – Qual a visão de Juan Trimboli, diretor da Consumers Internacional, uma das maiores organizações internacionais de defesa dos direitos dos consumidores?
      “O que não faltam são empresas fazendo marketing social e, ao mesmo tempo, reprimindo seus trabalhadores quando eles pedem aumento de salários”.

09 – O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), em 2006, fez um trabalho com a cadeia produtiva de achocolatados e margarinas, solicitando que responde-se a um questionário e fizessem um relatório, quais foram as empresas?
        As empresas Unilever, Nestlé, Pepsico e Novartis, Bunger, Sadia e Vigor.

10 – De acordo com o texto; quais foram as respostas das empresas?
         De todas essas empresas, apenas a Unilever entregou as respostas no prazo. Sadia e Novartis apenas enviaram relatórios e balanços com parte das informações solicitadas. A Nestlé não enviou nada, a assessoria da Vigor disse que a companhia não participaria, a Bunge nem sequer respondeu ao contato, e a Pepsico, que produz o achocolatado Toddy, fez uma ameaça: responsabilizaria o Idec por qualquer danos à imagem da empresa.

11 – De acordo com os técnicos do Idec, a nota da Unilever foi 69,27 pelas iniciativas da empresa, qual foi a constatação da Idec?
      Constaram que ela trabalha bem na comunicação e na elaboração de políticas responsáveis, mas o resultado prático poderia ser melhor.

12 – Um dos projeto considerados como bem-sucedidos foi o combate ao trabalho infantil nos municípios goianos de Silvânia e Itaberaí. Qual foi a decisão tomada?
      Sabendo que os fornecedores de tomate estavam usando crianças na mão-de-obra, funcionários da empresa se articularam com as prefeituras desse município e com os conselhos tutelares e descobriram que havia muitas crianças sem escola. A solução foi construir uma escola e uma creche, financiadas com recursos de incentivo fiscal.




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