sexta-feira, 7 de abril de 2023

FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO - EXERCÍCIOS - COM GABARITO

 FORMAÇÃO DO SUBSTANTIVO

 Quanto à formação, o substantivo pode ser:

PRIMITIVO: é aquele que dá origem a outras palavras.

                     Exemplos: ferro – pedra – terra

DERIVADO: é aquele que se origina, que se forma de outras palavras.

                      Exemplos: pedreira, pedregulho, pedrada, pedraria(derivados de pedra); terreno, terreiro, terráqueo, subterrâneo (derivados de terra).

 

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGnfaMqf2mGl8_xr-v_96tNmp00d9IzPa1Z34DYrsf2zgW6s0TqQQZOfSHrBZzOLDXyERaBpojU0ZJl48vjKkxGNtSLz5U6Mj80KIVxdANEkXr6nwJ59P7M5LGYD01jiuiui1ZqopxpSdxL1CCvMx7VVZQxhmIqj28zabdyA1avt2DRWRXvMQxqirG/s320/SUBSTANTIVO.jpg

SIMPLES: é aquele formado de apenas um radical.

Radical é a parte que contém a significação básica da palavra.

Ex: flor – maçã – couve – banana

COMPOSTO: é aquele formado com mais de um radical.

                       Exemplos:

                       Banana-maçã (composto de banana + maçã)

                       Couve-flor (composto de couve + flor)

                       Girassol (composto de gira + sol)

                       Planalto (composto de plano + alto)

Fonte: Gramática: Teoria e Exercícios.– Paschoalin & Spadoto – Teoria – São Paulo: FTD, 1996. p.34-6.

EXERCÍCIOS

01. Identifique os substantivos presentes nas frases.

a.   Os cabelos soltos caíam-lhe sobre a testa.

b.   João agradeceu o convite.

c.   A cada dia eu ficava mais alegre.

d.   A festa na casa de Rodrigo foi barulhenta.

e.   Fortaleza é uma bela cidade.

f.     A tristeza se estampava no seu sorriso.

g.   A discussão foi muito animada.

h.   Meus tios combinaram a pescaria.

i.     O preso denunciou os comparsas.

j.     Ele me deu vontade de rir.

k.   Sentia angústia com o trânsito.

l.     A neve era artificial.

m. Levei um susto com o caminhão.

n.   Os vizinhos ouviram alguns latidos.

o.   O baralho foi jogado no lixo. 

02. Forme frases em que apareçam os substantivos sugeridos em cada item. (Resposta pessoal)

a.   lago – água – sol

b.   floresta – silêncio – cor

c.   carro – cidade – barulho

03. Dê um nome próprio aos substantivos comuns: cidade, cachorro, estado, pessoa. (Resposta pessoal)

04. Classifique os substantivos destacados em concretos ou abstratos.

a.   Foi feita uma boa limpeza no jardim. (abstrato/concreto)

b.   A saudade dos pais era revelada pelas lágrimas.(abstrato/concreto/concreto)

c.   O fogo alastrou-se pela mata.(concreto/concreto)

d.   A saída dos alunos foi tumultuada. (abstrato)

e.   O saci brincou toda a noite no meio da floresta. (concreto/concreto/concreto)

f.     A euforia dos torcedores animava os jogadores.

(abstrato/concreto)

g.   O ânimo do aluno era evidente. (abstrato) 

05.  Com as palavras abaixo forme substantivos abstratos.

Modelo: bom- bondade

Mau – maldade

Pobre – pobreza

Rico – riqueza

Simples – simplicidade

Nobre – nobreza

Amigo – amizade

Feliz – felicidade

Justo – justiça

Frio – frieza

Tolo – tolice

Esperto – esperteza

Rápido – rapidez 

06. Forme um substantivo derivado de cada primitivo abaixo:

chuva – chuvisco

flor – florista/floreira

folha – folhagem

ferro – ferreiro / ferragem / ferrugem

casa – caseiro

carro – carroça

desenho – desenhista

máquina – maquinista

07. Classifique os substantivos como simples ou composto.

casa -          simples    

passatempo – composto

pedacinho – simples

água-viva – composto

sol – simples

beija-flor – composto

vaivém – composto

chuvisco – simples

aguardente – composto

porco – simples

cachorro-quente – composto

girassol – composto

 

 

 

domingo, 26 de março de 2023

PROTAGONISMO: SER RELEVANTE - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Protagonismo: Ser Relevante

“Aquilo que uma pessoa se torna ao longo da vida, depende basicamente
de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez.”

                                                                                         Antônio Carlos Gomes da Costa

O que é o Protagonista: Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque nas obras em que é possível construir uma trama, como filmes, livros, peças teatrais, etc. Trata-se, então, de um elemento da história narrativa, que ganha importância e protagonismo pelas ações realizadas por ele, para ele ou sobre ele.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMpEoGbm3fVJlQ_543-TQ5mume8ndPXfJ6L8XUBWNy-MHzy99fb8U0dvbAdLG0A9Cm5wkF1Igfa6PfQ_LBBV-vc4WzHwrEjDJZ7ew_BffdwsrXVJD5hA0lQfq2Tz6EHxhhoh-2RrAiYExvz0gcPJpCBA5pmkPJTq3IvGBKdn-LztTI0Y7s7jLi5Tz-/s320/JUVENIL.jpg
O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história. Ele também é considerado como o herói da trama, muito embora esta atribuição possa ser dada relutantemente ao avaliar a trajetória do personagem. O termo pode ser substituído por sinônimos como intérprete, personagem principal, ator, herói, entre outros.

Características de um protagonista:

O personagem protagonista possui traços e características como:

● Ser movido por um objetivo, dever ou curiosidade;

  Ter uma fala de personagem bem ampliada;

  Ser leal à causa, família e aliados;

 Ter a possibilidade de mudar as experiências;

  Ser valente e corajoso;  

  Ter inteligência ou força superior;

  Transmite confiança ou simpatia.

O líder protagonista

O líder protagonista tem algumas características que, se não são natas, são facilmente aprendidas durante sua trajetória, dá uma olhada:

É proativo: sabe aquele profissional que não espera, vai lá e faz? Sim, esse lema é que   vai levar você muito além porque conhecimento e iniciativa nunca é demais. Sugira melhorias, dê o pontapé inicial naquele projeto engavetado, mostre que seu time pode fazer mais e melhor.

  É entrosado: sempre pronto para ajudar, o protagonista, como líder ou liderado, é aquele que quer entender sobre todas as áreas da empresa, quer otimizar processos, quer trazer as pessoas para perto para encontrar as melhores soluções juntos.

  É parceiro: um networking(rede de contatos), faz toda a diferença dentro e fora da empresa, e o protagonista valoriza cada pessoa que contribui para o seu crescimento e quem ele pode ajudar a crescer também. Esse profissional gera sinergia e leveza em um ambiente colaborativo como toda organização deveria ter!

  É multiplicador de conhecimento: o protagonista é também quem normalmente dissemina o saber na empresa, que têm influência, são referência para treinamentos e uma ajuda útil no onboarding(socialização) de novos colaboradores. Eles são curiosos e altamente engajados. Eles não só estão dispostos a mergulhar fundo na cultura corporativa como também a aprender sobre os múltiplos aspectos do negócio. Quer saber um pouco mais sobre os multiplicadores?

  É resiliente: esse perfil de profissional estabelece metas para ele e para seu time, e sabe como focar para cumprir todas elas. Procura a melhor forma de enfrentar desafios no dia a dia, sempre com serenidade e paciência.

Os problemas e desafios sempre vão existir, mas são eles que aperfeiçoam nosso caráter, que geram em nós a resiliência, o aprendizado, a humildade, a honra.

O protagonismo para ser relevante está correlacionado a boas escolhas e atitudes que promovam condições de vida melhores, inclusive a sua. Nossas atitudes refletem nossos valores e a responsabilidade pelas consequências de cada uma delas é pessoa, para o bem e para o mal. Quando o que você faz se conecta a um propósito positivo, seu comportamento ganha relevância.

ATIVIDADES

01. Protagonista é o personagem ou o indivíduo que possui o papel de maior destaque. Cite 3 características próprias de um protagonista.

              - Ser valente e corajoso;  

              - Ser movido por um objetivo, dever ou curiosidade;

              - Ser leal à causa, família e aliados.

02. Se posicionar e atuar como ______________ é se assumir como principal responsável pelos rumos de sua existência.

         (  ) vítima   ( x ) protagonista   (  ) culpado   (  ) dono da razão  

 03.O termo protagonista pode ser substituído por sinônimos como:       intérprete, personagem principal. 

04.O protagonismo para ser relevante está correlacionado a quais ações/atitudes?

A boas escolhas e atitudes que promovam condições de vida melhores, inclusive a sua.

05.               Os problemas e desafios sempre vão existir, mas são eles que aperfeiçoam nosso caráter, que geram em nós quais sentimentos?             

 Geram em nós a resiliência, o aprendizado, a humildade, a honra.

06. Marque abaixo apenas a opção INCORRETA.

(   ) Cada um “colhe o que planta” – consciente ou inconscientemente.

(   ) A relevância está na habilidade de gerar algo bom a você e a outrem, de fazer um bom trabalho com impacto positivo.

( x  ) Se você não plantar, semear nada de positivo em sua vida, você ainda sim pode colher algo de bom e positivo.

(   ) O protagonista é, portanto, a figura central do texto narrativo, que persegue os objetivos centrais do enredo de uma história.

 07. Quem é o protagonista/ator principal na sua história de vida?

      Resposta pessoal.

 08. Líder protagonista tem algumas características que, se não são natas, quais são elas?

      Ser proativo, entrosado, parceiro, multiplicador de conhecimento, resiliente.


sexta-feira, 24 de março de 2023

ROMANCE: A MORENINHA - CAPÍTULO 19 - FRAGMENTO - JOAQUIM MANUEL DE MACEDO - COM GABARITO

 Romance: A Moreninha – Capítulo 19 – Fragmento  

                Joaquim Manuel de Macedo

        [...]

        -- Ora, ature-se um namorado!... mas venha cá, Sr. Augusto, então como é isso?... estamos realmente apaixonados?!

        -- Quem te disse semelhante asneira?...

        -- Há três dias que não falas senão na irmã de Filipe e...

        -- Ora, viva! quero divertir-me... digo-te que a acho feia, não é lá essas coisas; parece ter mau gênio. Realmente notei-lhe muitos defeitos... sim... mas, às vezes... Olha, Leopoldo, quando ela fala ou mesmo quando está calada, ainda melhor; quando ela dança ou mesmo quando está sentada... ah! ela rindo-se... e até mesmo séria... quando ela canta ou toca ou brinca ou corre, com os cabelos à négligé, ou divididos em belas tranças; quando... Para que dizer mais? Sempre, Leopoldo, sempre ela é bela, formosa, encantadora, angélica!

        -- Então, que história é essa? Acabas divinizando a mesma pessoa que, principiando, chamaste feia?...

        -- Pois eu disse que ela era feia? É verdade que eu... no princípio... Mas depois... Ora! estou com dores de cabeça, este maldito Velpeau!... Que lição temos amanhã?

        -- Tratar-se-á das apresentações de...

        -- Temos maçada! Quem te perguntou por isso agora? Falemos de D. Carolina, do baile, do...

        -- Eis aí outra! Não acabaste de perguntar-me qual era a lição de amanhã?

        -- Eu? Pode ser... Esta minha cabeça!...

        -- Não é a tua cabeça, Augusto, é o teu coração.

        Houve um momento de silêncio. Augusto abriu um livro e fechou-o logo; depois tomou rapé, passeou pelo quarto duas ou três vezes e, finalmente, veio de novo sentar-se junto de Leopoldo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb5Pac3VQXUqdck1ptEYXmpKvyK--3u2EJYiy8VUwQGkNELlZWQVDtBwAsmLD6ZRfKWTezNJwHPUTrTMTKO4h2MQf7g73GVePwkDD5W4S2IM7UzU4gdG4zbZJWeeNGiOzYswK1ePR1FJpYaZo6cudzGyaYRMuKf5nh3KU7K7k  Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb5Pac3VQXUqdck1ptEYXmpKvyK--3u2EJYiy8VUwQGkNELlZWQVDtBwAsmLD6ZRfKWTezNJwHPUTrTMTKO4h2MQf7g73GVePwkDD5W4S2IM7UzU4gdG4zbZJWeeNGiOzYswK1ePR1FJpYaZo6cudzGyaYRMuKf5nh3KU7K7kAqBBew1ngeCu0ZH28/s320/MORENINHA.jpeg
        -- É verdade, disse; não é a minha cabeça: a causa está no coração. Leopoldo, tenho tido pejo de te confessar, porém não posso mais esconder estes sentimentos que eu penso que são segredos e que todo o mundo mos lê nos olhos! Leopoldo, aquela menina que aborreci no primeiro instante, que julguei insuportável e logo depois espirituosa, que daí a algumas horas comecei a achar bonita, no curto trato de um dia, ou melhor ainda, em alguns minutos de uma cena de amor e piedade, em que a vi de joelhos banhando os pés de sua ama, plantou no meu coração um domínio forte, um sentimento filho da admiração, talvez, mas sentimento que é novo para mim, que não sei como o chame, porque o amor é um nome muito frio para que o pudesse exprimir!... Eu a mim não conheço... não sei onde irá isto parar... Eu amo! ardo! morro!

        -- Modera-te, Augusto, acalma-te, não é graça; olha que estás vermelho como um pimentão.

        [...].

MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. 23. ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 108-9.

Fonte: Práticas de Língua Portuguesa – Ensino Médio – Volume Único – Faraco – Moura – Maruxo – 1ª ed., São Paulo, 2020. Ed. Saraiva. p. 148-9.

Entendendo o romance:

01 – O diálogo entre os personagens permite a Leopoldo identificar contradições na fala de Augusto. Quais? Por quê?

      Ao mesmo tempo que atribui características negativas à Moreninha, Augusto a elogia, a ponto de provocar a estranheza do amigo. O trecho que comprova isso é: “Acabas divinizando a mesma pessoa que, principiando, chamaste feia?...”.

02 – Releia o quarto parágrafo do texto para responder às questões seguintes. Registre-as no caderno.

a)   Que relação a conjunção ou estabelece entre as orações?

Relação de alternância.

b)   Por que há tantas ocorrências dessa conjunção na fala de Augusto?

Augusto deseja expressar que, em qualquer circunstância, a moça o encanta.

03 – No diálogo de Leopoldo e Augusto, quais traços de linguagem indicam proximidade e intimidade fraternal entre esses personagens?

      Entre as possibilidades de expressões coloquiais, os estudantes podem identificar: venha cá; não é lá essas coisas; Olha, Leopoldo; Então, que história é essa?, Sr. Augusto (este último, podendo ser entendido como se usa até hoje de forma irônica com um interlocutor com quem se tem intimide).

04 – No texto, há mais de vinte reticências e mais de dez pontos de exclamação. Explique o efeito de sentido que o autor busca utilizando essa pontuação.

      Esse modo de pontuar o texto expressa o estado emocional dos personagens.

05 – Estudiosos da obra de Joaquim Manuel de Macedo apontam, em A Moreninha, que um fator que pode ter contribuído para o sucesso do autor junto ao público foi o uso de uma linguagem ágil, bem próxima do coloquial, com a narrativa marcada por muitos diálogos, para dar a impressão de a ação estar acontecendo no momento em que se lê, quase como se fosse uma cena teatral. Mas para você, jovem leitor do século XXI, certas expressões e a forma da linguagem podem não parecer nada próximas da linguagem coloquial que utiliza hoje. Com base nisso e considerando o público-leitor suposto de A Moreninha, discuta com os colegas e o professor as questões seguintes.

a)   Por que, para um leitor de hoje, muitas expressões e modos de dizer presentes no diálogo do romance parecem artificiais e com pouca probabilidade de ocorrer em uma conversa informal entre amigos? Justifique a resposta.

Resposta pessoal do aluno.

segunda-feira, 6 de março de 2023

CAMPANHA PUBLICITÁRIA: PEGUE A ESTRADA COM CONSCIÊNCIA - MINISTÉRIO DO TRANSPORTE - COM GABARITO

 Campanha publicitária: Pegue a estrada com consciência


 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhY7LNRR-bwLAolV6c0wsSp4y01Ti-F5EEYgExXq38o4XD9FZ45x42ELn03oHf3HsJEgLWVxDaUKRO-Cm0msEoT9JCDnroegZ4ZVjF0s1PpLL4iEJZ9QPMUDuK-1MgU9PkpeOVi5wZEAToa4N-egXMVHLf0fpmUiqI92cwJNBo2rbyJyj_xs7xDVNuK/s1600/correr.jpg

Ministério do Transporte. Campanha publicitária. Disponível em: http://www.comunicaquemuda.com.br/transportes-lanca-nova-campanha-de-transito/. Acesso em: 10 jul. 2018.

Fonte: Ensino Fundamental anos finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição – 1ª impressão – SOMOS – 2019 – São Paulo. p. 29-31.

        Dirija com um único sentido: viver. Pegue a estrada com consciência.

        “A pressa é inimiga da direção. Ponha a mão na consciência e tire o pé do acelerador; respeite os limites de velocidade nas estradas e abrace a vida”. O governo federal está melhorando as nossas estradas, investindo hoje por mês o que era investido por ano em 2004.

        O governo federal está cuidando das nossas estradas. Faça sua parte: dirija com responsabilidade.

Entendendo a propaganda:

01 – Procure ler a imagem sem considerar o texto e, depois, responda ao que se pede.

a)   A ideia que a imagem passa nessa campanha seria a mesma sem o texto escrito? Justifique sua resposta.

Não, pois, sem o texto a imagem remete apenas a uma situação corriqueira, um jogo de futebol em que se comemora um gol.

b)   O que essa campanha está dizendo e de que forma?

Por meio dos dois garotos que correm para se abraçar, essa campanha enfatiza que, se for para correr, que seja para o abraço (da vida) e não na estrada (acidente – morte).

02 – Como vimos, nas peças publicitárias, a linguagem não verbal tem bastante importância. De que forma a imagem dessa campanha ajuda a construir a mensagem?

      O uso dessa imagem se relaciona à mensagem “abraçar a vida”, presente no texto da campanha, sugerindo que a pressa só faz sentido em bons momentos e quando não há riscos.

03 – Como vimos na unidade anterior, nas peças publicitárias, há o interesse de persuadir o público-alvo a fazer algo. Que argumento sustenta essa campanha? Identifique a frase em que esse posicionamento fica claro.

      Correr na estrada pode ser fatal. “A pressa é inimiga da direção”.

04 – Em que ditado popular foi inspirada a frase “A pressa é inimiga da direção”?

      A frase foi inspirada no ditado “A pressa é inimiga da perfeição”.

05 – No texto da propaganda, a palavra sentido pode ser interpretada de duas formas. Quais são elas?

      No texto, essa palavra foi usada como sinônimo de objetivo e, quando relacionada à ideia de dirigir, pode ter o sentido de direção.

06 – No texto, são exploradas expressões com sentido figurado. Explique o que significa:

a)   “Ponha a mão na consciência [...]”.

Aja com responsabilidade, pense antes de agir.

b)   “[...] tire o pé do acelerador”.

Diminua a velocidade.

07 – Essa campanha consegue atingir seu objetivo, isto é, convencer o leitor de que correr na estrada é perigoso? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

08 – Um dos objetivos da propaganda é conscientizar o público sobre determinado assunto, levando-o a aderir a uma ideia ou a adotar um comportamento de valor considerado socialmente positivo. No caso dessa campanha, o que está sendo aconselhado ao público?

      O público é aconselhado a pegar a estrada com consciência.

09 – Sabemos que todo texto é produzido pensando-se em um público-alvo.

a)   Qual seria o público-alvo desse anúncio? Considerando-se o público-alvo, em que suportes esse anúncio poderia ser veiculado?

O público-alvo desse anúncio e constituído por motoristas. Poderia ser veiculado nos mais variados suportes: TV, revistas, jornais, outdoors, etc.

b)   O fato de a imagem remeter o jogo de futebol estaria relacionada à intenção de atingir o público-alvo? Explique sua resposta.

Por ser a paixão nacional despertaria o interesse do público, e só no final concluiria que o assunto não é futebol.

 

 

 

 


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

CRÔNICA: INQUILINOS - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

 CRÔNICA: INQUILINOS

                   Luís Fernando Veríssimo

 

Ninguém é responsável pelo funcionamento do mundo. Nenhum de nós precisa acordar cedo para acender as caldeiras e checar se a Terra está girando em torno do seu próprio eixo na velocidade apropriada, e em torno do Sol de modo a garantir a correta sucessão das estações. Como num prédio bem administrado, os serviços básicos do planeta são providenciados sem que se enxergue o síndico - e sem taxa de administração. Imagine se coubesse à humanidade, com sua conhecida tendência ao desleixo e à improvisação, manter a Terra na sua órbita e nos seus horários, ou se - coroando o mais delirante dos sonhos liberais - sua gerência fosse entregue a uma empresa privada, com poderes para remanejar os ventos e suprimir correntes marítimas, encurtar ou alongar dias e noites e até mudar de galáxia, conforme as conveniências de mercado, e ainda por cima sujeita a decisões catastróficas, fraudes e falência.

É verdade que, mesmo sob o atual regime impessoal, o mundo apresenta falhas na distribuição dos seus benefícios, favorecendo alguns andares do prédio metafórico e martirizando outros, tudo devido ao que só pode ser chamado de incompetência administrativa. Mas a responsabilidade não é nossa. A infraestrutura já estava pronta quando nós chegamos. Apesar de tentativas como a construção de grandes obras que afetam o clima e redistribuem as águas, há pouco que podemos fazer para alterar as regras do seu funcionamento.

Podemos, isto sim, é colaborar na manutenção da Terra. Todos os argumentos conservacionistas e ambientalistas teriam mais força se conseguissem nos convencer de que somos inquilinos no mundo. E que temos as mesmas obrigações de qualquer inquilino, inclusive a de prestar contas por cada arranhão no fim do contrato. A escatologia cristã deveria substituir o Salvador que virá pela segunda vez para nos julgar por um Proprietário que chegará para retomar seu imóvel. E o Juízo Final, por um cuidadoso inventário em que todos os estragos que fizemos no mundo seriam contabilizados e cobrados.

– Cadê a floresta que estava aqui? - perguntaria o Proprietário. - Valia uma fortuna.

– Este rio não está como eu deixei… E, depois de uma contagem minuciosa:

– Estão faltando cento e dezessete espécies.

A Humanidade poderia tentar negociar. Apontar as benfeitorias - monumentos, parques, áreas férteis onde outrora existiam desertos - para compensar a devastação. O Proprietário não se impressionaria.

– Para o que eu quero o Taj Mahal? Sete Quedas era muito mais bonita.

– E a catedral de Chartres? Fomos nós que construímos. Aumentou o valor do terreno em…

– Fiquem com todas as suas catedrais, represas, cidades e shoppings. Quero o mundo como eu o entreguei.

Não precisamos de uma mentalidade ecológica. Precisamos de uma mentalidade de inquilinos. E do terror da indenização.

 Fonte: Jornal A Gazeta – Rio de Janeiro (RJ) – 12/jul/2007.

VERISSIMO, Luís Fernando. O mundo é bárbaro: e o que nós temos a ver com isso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 19.

 

Fonte da imagem -  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitEbosvJ1uCsua3a5bBZVs0WC3ZUIVOOG3KvqdlPgOQZoeuMPhLVCgTYSOP3hz4bF__MDA-M8pKtxaUdj6p4nCiQuHq_WOcnsMLnLl7LPx3IwOJnKgv5boSKdiArznxhNFSfzngA3Cr9Xhq_mWxrmK-7Zrzpg5G0uOvInOxUwcOlR6G75NNLq_XlKO/s320/planeta-terra.jpg

Entendendo o texto

 01. Que temática é abordada na crônica?

Funcionamento e manutenção do Planeta Terra.

02. O cronista compara o funcionamento do mundo com o quê?

Como um prédio bem administrado.

03. Qual a crítica feita a humanidade?

Que ela é conhecida por sua tendência ao desleixo e a improvisação, que na ordem humana constitui um defeito incorrigível, estão perversamente implicados na política e na economia.

    04.Para bem comparar o funcionamento do mundo à boa administração de um prédio, o autor do texto se vale do fato de que, em ambos os casos,

         a. as necessidades humanas imprimem a tudo as leis do mercado, a fim de evitar nossas falhas pessoais.

        b. a distribuição e a qualidade dos serviços costumam ser justas, salvo em casos excepcionais.

        c. a presença de um síndico só se faz sentir de modo positivo quando se trata de prevenir catástrofes.

      d. a infraestrutura se acomoda às necessidades dos usuários, não cabendo falar em incompetência administrativa.

      e. os serviços se oferecem com certa naturalidade, sem que se perceba a presença de um responsável.

 

05.Atente para as seguintes afirmações:

I.             O autor mostra-se descrente quanto à competência dos homens para administrar o funcionamento do mundo, tal como acusa o segmento mesmo sob o atual regime impessoal.

II.           As expressões “gerência (…) entregue a uma empresa privada” e “conveniências do mercado” ajudam a ilustrar o que entende o autor por sonhos liberais.

III.         Ao dizer que a infraestrutura já estava pronta quando nós chegamos, o autor exime a humanidade de responder pelo que seriam as falhas de funcionamento do mundo natural.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

a.    I, II e III.

b.    I e II, apenas.

c.    I e III, apenas.

d.    II e III, apenas.

e.    II, apenas.

06. Quem ousará remanejar os ventos e suprimir correntes marítimas, se tais poderes estivessem à disposição dos nossos interesses e caprichos?

       Na opinião do autor do texto, o síndico ideal seria aquele cujos serviços sequer se notem, pois ele manterá com discrição sua eficiência e sua dedicação ao trabalho.