quinta-feira, 27 de novembro de 2025

NOTÍCIA: APLICAÇÕES DA ENERGIA SOLAR - PORTAL DA ENERGIA - COM GABARITO

 Notícia: Aplicações da energia solar

        Conheça as principais formas de aplicação da energia solar:

        Microgeração urbana

        Uma das aplicações da energia solar que mais estão em pauta atualmente é a microgeração urbana, que significa utilizar a energia solar para consumo próprio do imóvel onde as placas fotovoltaicas estão instaladas.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7Wl6EjaX5vC7Hb-G44757fqfeAd4rtrEKL8CiChnhQwAfKJVccfeLI4B1yNzo9L7YXdwkq0ZG_uSMYJoqqahb_maBxWuoypGQ53fvdHT2kmp5y8WQRmgBvM29vdrtWlvqiIU9Why3_Ol6Sb7XIDqXQ7Z1FunzA9OCFYomfPuHzpTXiebJS4JKl5JRKHg/s320/SOLAR.jpg

        As placas solares não apenas proporcionam energia elétrica para o consumo residencial, como podem estar diretamente ligadas à rede de distribuição energética e injetar eletricidade nesta rede. Esta possibilidade gera novos modelos e oportunidades para a microgeração urbana.

        No caso brasileiro, regulamenta-se a utilização de créditos de carbono, que permitem que o usuário troque a energia que sobrou durante os picos de produção por abatimentos em sua conta, nos momentos em que seu uso é maior que a produção de suas placas.

        Outros modelos de negócio colaborativos entre o microgerador e a rede inteira podem ser formulados, no futuro, o que torna esta possibilidade um dos grandes pontos fortes entre todas as aplicações da energia solar.

        Aquecimento solar

        A utilização do aquecimento solar não corresponde, necessariamente, à geração de energia elétrica, mas é uma das formas mais populares de utilização da energia solar. Neste caso, utiliza-se a energia térmica do Sol para aquecer água – geralmente de uso residencial.

        São diferentes tipos de sistema que circulam os fluidos através de placas que captam a energia e aquecem a água presente neles, sem gastar energia elétrica no processo.

        Usinas solares

        As usinas solares são versões em grande escala da utilização de placas fotovoltaicas, que reúnem grandes quantidades de placas com a intenção de gerar alta tensão e altos níveis energéticos disponíveis na rede elétrica.

        Além das usinas de placas fotovoltaicas, há o modelo de usina heliotérmica, que funciona basicamente como usinas tradicionais que utilizam calor e vapor para movimentar turbinas que acionam geradores. Neste caso, o calor é recebido em diversas placas de captação solar, que concentram a captação destes diversos pontos em uma única central de aquecimento do fluido, que faz as turbinas funcionarem.

        Dispositivos autônomos

        Outra forma interessante de utilização da conversão solar em energia elétrica é a instalação de dispositivos autônomos, também chamados de autogeradores. Esses dispositivos podem ser bombas elétricas, irrigadores, postes de iluminação, ou qualquer outro aparelho exposto à luz solar, cuja demanda de eletricidade consiga ser suprida por placas solares.

        No caso de um poste de iluminação autônomo, o funcionamento é igual ao de um poste regular, com a adição de uma placa fotovoltaica sobre ele e, se desejado, uma bateria de 12 V para suprimento autônomo em momentos que não houver sol.

        Geração de energia em locais remotos

        Entre as aplicações da energia solar que mais apresentam vantagens, está a geração de energia elétrica em locais remotos. Zonas rurais ou de habitação em florestas muito distantes de sistemas de distribuição energética podem ser supridas pela instalação de placas fotovoltaicas em locais apropriados, garantindo energia de baixo custo de manutenção por cerca de 30 anos após a instalação.

PORTAL DA ENERGIA. Aplicações da energia solar: conheça as principais. Disponível em: http://portaldaenergia.com/aplicacoes-da-energia-solar-conheca-as-principais. Acesso em: 17 set. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 32-33.

Entendendo a notícia:

01 – O que caracteriza a microgeração urbana e qual é o benefício do sistema brasileiro de compensação para os usuários?

      A microgeração urbana é a utilização da energia solar para consumo próprio do imóvel onde as placas fotovoltaicas estão instaladas. O benefício do sistema brasileiro é a regulamentação dos créditos de carbono, que permitem ao usuário trocar a energia que sobrou nos picos de produção por abatimentos em sua conta de luz, quando o uso for maior que a produção.

02 – A utilização do aquecimento solar corresponde, necessariamente, à geração de energia elétrica? Explique a função principal desta aplicação.

      Não, a utilização do aquecimento solar não corresponde, necessariamente, à geração de energia elétrica. Sua função principal é utilizar a energia térmica do Sol para aquecer água (geralmente para uso residencial), fazendo circular fluidos através de placas que captam o calor, sem gastar eletricidade no processo.

03 – Quais são os dois modelos de usinas solares descritos na notícia, e qual deles funciona de maneira semelhante às usinas tradicionais que usam calor e vapor?

      Os dois modelos são as usinas de placas fotovoltaicas (versões em grande escala da microgeração) e as usinas heliotérmicas. O modelo heliotérmico funciona de maneira semelhante às usinas tradicionais, pois utiliza o calor concentrado por diversas placas para aquecer um fluido e gerar vapor, que movimenta turbinas para acionar geradores.

04 – O que são os dispositivos autônomos (ou autogeradores) e quais são alguns exemplos citados de aparelhos que podem se utilizar dessa tecnologia?

      Dispositivos autônomos são aparelhos expostos à luz solar cuja demanda de eletricidade consegue ser suprida por placas solares instaladas neles. Exemplos citados incluem bombas elétricas, irrigadores e postes de iluminação.

05 – Por que a geração de energia em locais remotos é considerada uma das aplicações da energia solar com mais vantagens?

      Ela apresenta grandes vantagens porque permite suprir a demanda de eletricidade em zonas rurais ou de habitação em florestas que estão muito distantes dos sistemas de distribuição energética. Isso garante energia com baixo custo de manutenção por cerca de 30 anos após a instalação.

06 – Qual a relação entre as placas solares de um imóvel de microgeração urbana e a rede de distribuição energética?

      As placas solares podem estar diretamente ligadas à rede de distribuição energética e são capazes de injetar eletricidade nessa rede.

07 – Por que a microgeração urbana é citada como um dos grandes pontos fortes entre todas as aplicações da energia solar em termos de futuro?

      A microgeração urbana é promissora porque, no futuro, podem ser formulados novos modelos de negócio colaborativos entre o microgerador e a rede de distribuição inteira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário