quinta-feira, 5 de julho de 2018

MÚSICA: CHOPIS CENTIS - MAMONAS ASSASSINAS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: Chopis Centis
                             Mamonas Assassinas

Eu di um beijo nela
E chamei pra passear
A gente fomos no shopping
Pra mode a gente lanchar

Comi uns bicho estranho
Com um tal de gergelim
Até que tava gostoso
Mas eu prefiro aipim

Quanta gente
Quanta alegria
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia

Quanta gente
Quanta alegria
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia

P'arriba!
Joinha, joinha, chupetão, vamo lá
Chuchuzinho, vamo embora
Onde é que entra, hein?

Esse tal Chópis Cêntis
É muicho legalzinho
Pra levar as namoradas
E dar uns rolézinhos

Quando eu estou no trabalho
Não vejo a hora de descer dos andaime
Pra pegar um cinema do Schwarzenegger
Tombém o Van Daime

Quanta gente
Quanta alegria
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia
Bem forte, bem forte

Quanta gente
Quanta alegria
A minha felicidade
É um crediário
Nas Casas Bahia.
                                    Composição: Dinho / Júlio Rasec.

Entendendo a canção:

01 – Nessa música, o grupo internacionalmente explora uma variante linguística. Para isso, cria uma personagem que teria determinadas características de fala. No Terceiro verso, temos uma construção que está em desacordo com a norma culta. Identifique-a e reescreva-a na linguagem culta.
      “A gente foi... ou nós fomos ao shopping.”

02 – Pouco sabemos sobre a pessoa que fala nessa música, mas, por algumas pistas do texto, podemos imaginar. Em sua opinião, qual deve ser:
a)   O grau de escolaridade dela?
É uma pessoa de pouca ou nenhuma escolaridade.

b)   A profissão?
É um pedreiro de construção civil; são citados os “andaimes.”

c)   A classe social a que ela pertence?
Provavelmente uma classe social baixa.

d)   Os filmes a que normalmente ela assiste.
Pelo nome dos atores citados, supõe-se que goste de filmes de violência.

03 – No terceiro verso da terceira estrofe, é empregada uma gíria: “uns rolezinhos.” Qual o sentido dessa expressão, a partir do contexto?
      Provavelmente, dar umas voltas.

04 – Está errado quando, em uma conversa informal, os falantes pronunciam gírias? Por quê?
      Não. Como é uma conversa informal não tem essa obrigatoriedade quanto a linguagem.


6 comentários:

  1. Eu tenho uma pergunta desse texto no primeiro verso da canção ele disse eu di um beijo nela a correta seria a eu senti um beijo dela B eu esperei um beijo dela C eu dei um beijo nela ou D eu sonhei com beijo dela me responde por favor é para hoje ainda

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Apesar disso,esse uso compromete a compreensão do texto

      Excluir
  3. Porque aparece "di" no primeiro verso?

    ResponderExcluir