terça-feira, 31 de julho de 2018

TEXTO: CIRURGIA ESTÉTICA - DOUTOR BUMBUM É O BRASILEIRO TÍPICO - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: Cirurgia Estética       
      
  Doutor Bumbum é o brasileiro típico


        Antes de mais nada: não estou defendendo esse médico, mas vamos analisar os fatos e o que eles nos apresentam. Nós reclamamos de políticos corruptos, porém eles nascem dentro da nossa sociedade. Quando falamos nas vítimas do Bumbum, não estamos falando de pessoas humildes, sem recursos, morrendo por descaso na fila do SUS, tentando uma cirurgia do câncer. Estamos falando de pessoas com salário e estudo, bancários, dentistas, modelos, que estão fazendo cirurgias estéticas por questões pessoais, o que nada tem de errado. Porém, vejamos a mente do brasileiro como funciona:
        EU QUERO uma cirurgia estética, que todo mundo minimamente alfabetizado sabe que tem um risco e deve ser feita em lugar adequado, por profissional habilitado, com equipe de apoio e suporte técnico, ainda mais quem tem R$ 20.000,00 pra pagar! Então o que leva uma pessoa esclarecida a aceitar pagar pra ser operada em um apartamento qualquer ou na própria casa?!? Simples, é o famoso "jeitinho brasileiro" de levar alguma vantagem, de gastar muito menos por uma coisa que sabe que tem um preço correto, quando está sendo feita de forma adequada, no lugar certo. 
        Quando uma pessoa está gastando valores do tipo R$ 20.000,00 por coisas que sabe que deveriam ser muito mais e em condições muito diferentes, ela não é mais, ao meu ver, apenas uma vítima inocente, mas uma cúmplice de seu próprio destino, pois, assim como o motorista sabe que não pode beber e dirigir bêbado, ele está assumindo o risco. Mas, infelizmente, muitas vezes o risco assumido se realiza e a pessoa sofre as consequências, nesse caso uma delas foi a morte. 
        Lembremos que, no ocorrido, tanto o Doutor Bumbum quanto suas clientes devem ser responsabilizados na forma da lei. Assim, como só existe o traficante porque tem o usuário, só existem clínicas e cirurgias clandestinas porque existe quem quer pagar por elas. 

                                                                   Lemuel Araújo - 22/07/18.
Entendendo o texto:
01 – Por que o autor resolve adiantar o seu posicionamento sobre a postura do médico em questão? 
      Para se isentar de comentários que possa surgir ao lerem a reportagem.

02 – Posicione-se sobre essa afirmação presente no texto: "Nós reclamamos de políticos corruptos, porém eles nascem dentro da nossa sociedade", explicando seu raciocínio: 
      Verdade. O problema em geral está na população que esbraveja se sentindo vítima da corrupção, que ela mesma alimenta, sempre tentando levar vantagem em tudo.

03 – Observe que há uma oposição entre dois grupos de pessoas citados pelo autor no primeiro parágrafo. O que mudaria, afinal, se fosse um grupo em vez do outro? Explique:
      Se fosse o outro grupo não haveria divulgação na mídia e nenhum médico iria preso, pois é comum acontecer no SUS.

04 – O autor do texto é contra cirurgias estéticas? Justifique sua resposta, acrescentando uma passagem do próprio texto para reforçá-la: 
      O autor não posiciona contra as cirurgias plásticas, mas sim em um lugar adequado, por profissional habilitado, com suporte técnico e equipe de apoio.

05 – Por que a passagem "EU QUERO" encontra-se em destaque no texto? O que isso revela? Comente: 
      É o clímax do texto, o ponto alto da tensão, pois revela que a vítima é uma pessoa esclarecida e que sabia dos riscos que corria.

06 – Concorda com a resposta que o autor deu à própria pergunta feita no texto? E que resposta VOCÊ daria a ela? 
      Resposta pessoal do aluno. Possível resposta: Concordo com o autor. As pessoas estão acostumadas a aproveitar as oportunidades, mesmo que incorretas, para se dar bem nas situações. E o barato aqui, saiu caro. (Colocou em risco a própria vida).

07 – Por que o autor escolheu utilizar duas vezes o valor da cirurgia no texto? 
      Para mostrar que o valor não cobriria o custo de uma sala de cirurgia, de um anestesista em um hospital, e que a vítima sabia disto.

08 – Explique a passagem "ao meu ver" utilizada no penúltimo parágrafo do texto e sua importância: 
      Quando ele diz, ao meu ver, está dando sua opinião.

09 – Posicione-se sobre a passagem destacada no mesmo parágrafo citado acima, justificando seu ponto de vista:
      Ciente dos riscos que iríamos correr, com certeza somos sim cúmplice do nosso destino. 

10 – Dê a sua opinião sobre as comparações utilizadas no texto, explicando da melhor forma possível: 
      Resposta pessoal do aluno. 

11 – Que mensagem o texto lhe transmitiu? 
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Podemos afirmar que o texto é um artigo de opinião? Por quê? 
      Sim. Porque é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. Uma característica muito peculiar é a persuasão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário