Poema: Diversidade
(Diversidade é que é legal)
Um é feioso
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Outro é bonito
Um é certinho
Outro, esquisito
Um é magrelo
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Outro é gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho
Um é tranquilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso
Um é ligeiro
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento
Um é preguiçoso
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado
Outro, animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo
Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro, tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Outro, tristonho
Um divertido
Outro, enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato
De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura
Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina.
(Pode ser grande
ou pequenina)
Outro é menina.
(Pode ser grande
ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente
Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal
Vamos, venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai, como é chato!
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai, como é chato!
Tatiana
Belinky
Entendendo o poema:
01 – Todo o poema é
construído com pares de adjetivos de significados opostos. Exemplo:
“Um
é tranquilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso” (...)
a)
Qual é o efeito dessa construção para a
mensagem do poema?
O efeito era a oposição entre duas noções, dois conceitos ou duas
ideias.
b)
Qual a relação que se pode estabelecer entre
a construção dos versos e o título do poema?
O uso de adjetivos para caracterizar a pluralidade, diferença,
multiplicidade, ou seja, a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos.
02 – Releia a estrofe:
(...)
“Tudo é humano
Bem diferente
Assim, assado
Todos são gente” (...)
a)
A palavra “tudo” faz referência a informações
das estrofes anteriores. A que se refere esse pronome?
Referente a totalidade, a universalidade de todas as pessoas, a
diversidade.
b)
Explique o significado dos seguintes versos:
“Assim,
assado
Todos são gente.”
Significa que qualquer forma todos são gente.
03 – Volte a estrofe 16 –
Releia-a.
O primeiro verso da estrofe utiliza uma
expressão de registro informal.
a)
Qual é o efeito desse uso na construção do
poema?
Usa uma gíria “cada um na sua”, que significa que cada um deve viver
de seu jeito.
04 – Explique o efeito de
sentido do recurso utilizado no verso:
“Di-ver-si-da-de.”
A separação silábica representa que
devemos refletir o significado da palavra.
05 – Volte ao poema e
identifique pares de adjetivo que reforçam a ideia de diversidade.
·
Feioso / bonito.
·
Certinho / esquisito.
·
Magrelo / gordinho.
·
Castanho / ruivinho
·
Tranquilo / nervoso.
·
Birrento / dengoso.
06 – Dê sua opinião sobre o
que você entendeu por diversidade.
Resposta pessoal do aluno
o importante é respeitar a todos.
ResponderExcluirVerdade falou tudo
ExcluirO poema e muito bom gostei da esperiencia😃
Excluirvdd
Excluirmuito bom o poema é bem interessante, gostei de viver essa experiença
Excluirisso ai
ResponderExcluirOi gostei muito tirei 10 eeeee kkkkk
ResponderExcluirksksks
Excluirgostei
ResponderExcluirValeu
ResponderExcluirTirei 100
ResponderExcluirObg me ajudou bastante
ResponderExcluirQuero saber os pronomes da útimá e penúltima estrofe
ResponderExcluirGostei muito da resposta
ResponderExcluirValeu mesmo
ResponderExcluir