REPORTAGEM: O
turismo da bondade
Jovens adeptos do
intercâmbio voluntário viajam pelo mundo para trabalhar em instituições filantrópicas
e, segundo eles, buscar o crescimento pessoal.
No mundo inteiro, o intercâmbio
estudantil é uma maneira tradicional de os jovens viajarem para o exterior para
aprender um segundo idioma e entrar em contato com outras culturas. Agora, uma
variante desse tipo de programa vem se popularizando, inclusive no Brasil – o
intercâmbio voluntário. Ele consiste em viajar para outro país não apenas para
estudar, mas para engajar-se em atividades filantrópicas ou auxiliar entidades
de preservação ambiental. Segundo os estudantes, essa é uma forma de se sentir
útil, ajudar o próximo ou colaborar para a saúde do planeta, obtendo como
recompensa o crescimento pessoal. De quebra, o voluntariado enriquece o
currículo. Nos Estados Unidos e em vários países da Europa, muitas escolas de
ensino médio e faculdades exigem que o aluno, para receber o diploma, tenha
cumprido um mínimo de horas de trabalho voluntário. Exercer esse trabalho em outro
país é mais enriquecedor e divertido. As agências de intercâmbio brasileiras
informam que a procura por programas desse tipo cresceu três vezes nos últimos
dois anos.
Há duas formas de hospedagem: a
primeira delas é ficar na casa de uma família e dividir o dia entre o estudo e
o voluntariado; a segunda é ficar na própria instituição em que se trabalha. No
caso da Alemanha, a maior quantidade de bolsas desse tipo tem como destino o
Brasil. Depois de fazer voluntariado na Dinamarca, cuidando de crianças órfãs,
o alemão Maximilian Georgi, de 21 anos, decidiu que gostaria de dar
continuidade à experiência num local no qual as pessoas vivessem uma realidade
diversa da sua. Escolheu o Brasil e há três meses trabalha com crianças
carentes em Porto Alegre. “É um choque de realidade”, conta ele. [...]
Uma pesquisa realizada neste ano por
algumas agências mostrou que o Brasil é o segundo destino favorito para fazer
intercâmbio voluntário. O primeiro lugar coube ao Peru, entre outros motivos,
pela peculiaridade de o país manter vivas as tradições indígenas.
[...]
Já a estudante paulista de veterinária
Raissa Seabra Bittencourt, de 18 anos, procurou um programa que a ajudasse na
profissão que escolheu. Em julho passado, ela foi trabalhar em um parque
nacional, na África do Sul, que abriga animais selvagens. Chegou a cuidar de
guepardos e de outros felinos acidentados. “Notei grande diferença na minha
bagagem quando retornei à faculdade", diz Raissa.
(Carolina
Romanini, Veja, 02.12.2009)
Entendendo o texto:
01 – Identifique:
Título: O Turismo da Bondade
Subtítulo: Jovens
adeptos do intercâmbio voluntário viajam pelo mundo para trabalhar em
instituições filantrópicas e, segundo eles, buscar o crescimento pessoal.
Autoria:
Carolina Romanini.
Veículo de
publicação: Revista VEJA.
Data: 02/12/2009.
02 – Justifique o título do texto.
São jovens fazendo intercâmbio voluntário
em instituições filantrópicas pelo mundo.
03 – Quais as vantagens,
segundo os estudantes, dessa forma de intercâmbio estudantil?
Ele consiste em viajar para outro país
não apenas para estudar, mas para engajar-se em atividades filantrópicas ou
auxiliar entidades de preservação ambiental. Atingindo assim, o crescimento
pessoal.
04 – Se você tivesse uma oportunidade,
gostaria de fazer um intercâmbio? Para onde? E fazer o quê?
Resposta pessoal
do aluno.
Questões 5 a 7, assinale a alternativa correta:
05 – De acordo com o texto, é correto afirmar que:
(A) O intercâmbio
voluntário já é uma prática em outros países mas, no Brasil, o interesse por
esse tipo de intercâmbio não tem mostrado avanços.
(B) Aqueles que optam pelo
intercâmbio voluntário visam, prioritariamente, à inserção mais rápida no
mercado de trabalho internacional.
(C) Os países da América
Latina são os que mais recebem voluntários da Europa, que vêm com o intuito de
se aprimorar na profissão que escolheram.
(D) A diversão e o
amadurecimento interior, promovidos pela experiência de intercâmbio, colaboram
para a formação pessoal dos jovens.
(E) Uma das formas de
hospedagem é o voluntário passar um curto período em diferentes casas que
pertencem a famílias carentes.
06 – Pela leitura do texto,
conclui-se que o objetivo principal da jornalista é:
(A) Passar
informações que possam esclarecer os leitores sobre um fato, em princípio, desconhecido
por eles.
(B) Construir o texto de
forma a expressar as ideias em nível poético, literário e com aspectos líricos.
(C) Reunir argumentos e
dados para criticar os jovens brasileiros que não praticam o intercâmbio
voluntário.
(D) Usar o texto como meio
para expor seus sentimentos e dúvidas em relação ao tema abordado.
(E) Discutir os recursos
linguísticos necessários para a elaboração de um bom texto jornalístico.
07 – Assinale a alternativa
que preenche, correta e respectivamente o texto a seguir:
Muitos jovens estão ....... espera do
início das inscrições para as vagas de serviço voluntário disponíveis em países
africanos. .............. partir de setembro, todas as informações relativas
...........essas vagas, estarão no site das agências conveniadas.
(A) à ... A ... a
(B) à ... a ... à
(C) à ... À ... à
(D) a ... À ... a
(E) a ... À ... à.
08 – Quais são as duas
formas de hospedagem, que existe no turismo da bondade?
·
Primeiro é ficar na casa de uma
família e dividir o dia entre o estudo e o voluntariado.
·
Segundo é ficar na própria
instituição em que se trabalha.
09 – Qual foi o País
escolhido pelo alemão Maximilian Georgi? E qual trabalho ele veio fazer? E o
que ele disse?
Ele escolheu o Brasil. Veio trabalhar com
crianças carentes em Porto Alegre. “E um choque de realidade.”
10 – Qual o País que ocupa o
primeiro lugar em fazer intercambio voluntário? E qual ficou em segundo lugar?
De acordo com uma pesquisa o Peru, ocupou
o primeiro lugar. O segundo lugar ficou para o Brasil.
11 – De acordo com o texto, quem
foi trabalhar no Parque Nacional na África do Sul? Em que época? Qual tipo de
animais ela foi cuidar?
Foi a estudante de veterinária Raissa
Seabra Bittencourt. Em julho passado. Cuidava de guepardos e outros felinos.
12 – Qual foi a conclusão
que Raissa tirou desta experiência?
“Notei grande diferença na minha bagagem
quando retornei à faculdade".
qual a data
ResponderExcluir😉 OBRIGADOOOO!!!!!
ResponderExcluirMim ajudou muito, obrigado
ResponderExcluirQual o gênero do texto
ResponderExcluirMe ajudou bastante
ResponderExcluirMinha professora fez uma prova com todas essas questões e tirei total
MUITO OBRIGADOOOOO!
ResponderExcluirIndique onde começa e termina a lead ( lide ) do texto *
ResponderExcluirSegundo o texto, o cientista americano está preocupado com
ResponderExcluirMe salvo
ResponderExcluirMuito obrigada 😘 ajudou bastante
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