História: Dança
com a lua
Lisa e seus primos, David e Jonas,
estão de férias na casa da tia Lúcia. Hoje à noite, eles decidem ir dormir sob
as estrelas. Eles levam cobertores, lanternas e se acomodam em um campo próximo
à fazenda. O rebanho de quatro vacas da tia Lúcia rumina, calmamente, no pasto
ao lado. É noite de lua cheia. Tio Pedro disse às crianças que, quando é lua
cheia, os duendes se reúnem em uma clareira. Nem Lisa nem seus primos acreditam
nessas histórias de fadas e duendes, e decidem ir assim mesmo. Eles se
aproximam por entre as árvores, e o que eles veem lá no meio? Formas estranhas
se movem em silêncio na penumbra da noite. O que é isso? De repente, uma nuvem
esconde a lua e os nossos amigos logo se veem na escuridão completa. Brrr…
Eles não estão muito tranquilos. E se
realmente existem duendes? Talvez seja melhor voltar para casa! Naquela hora, a
lua reaparece e traz de volta a luz. As crianças enxergam melhor o que está
acontecendo. E o que acontece é que eles dão uma boa risada: um monte de
coelhos corre pelo chão. Coelhos? Sério? Lisa e seus primos não estão
totalmente convencidos, mas preferem acreditar que sim. Amanhã de manhã, vão
jurar que viram duendes dançando sob a lua.
MURAT, D’Annie. “365
histórias – uma para cada dia do ano!”.
Tradução de Martim G.
Wollstein. Blumenau: Blueditora, 2010. p. 87.
Entendendo a história:
01 – Quem narra a história acima?
a) a Lisa
b) a tia Lúcia
c) o tio Pedro
d) o narrador-observador
02 – Predomina no texto:
a) a descrição da casa da tia Lúcia.
b) a narração dos acontecimentos nas férias de
Lisa e seus primos.
c) a exposição das opiniões
dos personagens sobre os acontecimentos vivenciados.
d) a descrição do campo próximo à fazenda.
03 – Assinale a passagem que
apresenta o fato que motivou a história:
a) “Lisa e seus primos,
David e Jonas, estão de férias na casa da tia Lúcia.”
b) “[...] eles
decidem ir dormir sob as estrelas.”
c) “O rebanho de quatro
vacas da tia Lúcia rumina [...]”
d) “É noite de lua cheia.”
04 – O clímax da história
ocorre quando:
a) “Tio Pedro disse às
crianças que, quando é lua cheia, os duendes se reúnem em uma clareira.”
b) “Eles se aproximam por
entre as árvores [...]”
c) “Formas estranhas se
movem em silêncio na penumbra da noite.”
d) “[...] uma
nuvem esconde a lua e os nossos amigos logo se veem na escuridão [...]”
05 – A situação
problemática, em que Lisa e seus primos se encontram, começa a ser resolvida
quando:
a) eles decidem voltar para
casa.
b) a lua
reaparece, iluminando o local.
c) eles começam a rir.
d) as crianças veem um monte
de coelhos, correndo pelo chão.
06 – No trecho “Eles não
estão muito tranquilos.”, o termo em destaque refere-se:
a) à Lisa e os
seus primos.
b) aos coelhos.
c) aos duendes.
d) à Lisa e os seus tios.
07 – Na parte “Lisa e seus
primos não estão totalmente convencidos, mas preferem acreditar que sim.”, o
termo “mas” indica:
a) a comparação entre dois
fatos.
b) a explicação de um fato.
c) a oposição
entre dois fatos.
d) a conclusão de um fato.
08 – O texto foi escrito por
meio de uma linguagem:
a) culta
b) coloquial
c) regional
d) técnica.
ARMAZÉM DE TEXTOS É SENSACIONAL!!!!!!!!
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