sábado, 7 de julho de 2018

FILME(ATIVIDADES): ZUZU ANGEL - SERGIO REZENDE - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): ZUZU ANGEL


Data de lançamento 4 de agosto de 2006
Direção: Sergio Rezende
Gênero Drama
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Brasil, anos 60. A ditadura militar faz o país mergulhar em um dos momentos mais negros de sua história. Alheia a tudo isto, Zuzu Angel (Patrícia Pillar), uma estilista de modas, fica cada vez mais famosa no Brasil e no exterior. Paralelamente seu filho, Stuart (Daniel de Oliveira), ingressa na luta armada, que combatia as arbitrariedades dos militares. Resumindo: as diferenças ideológicas entre mãe e filho eram profundas. Numa noite Zuzu recebe uma ligação, dizendo Stuart tinha sido preso pelos militares. As forças armadas negam. Pouco tempo depois ela recebe uma carta dizendo que Stuart foi torturado até a morte na aeronáutica. Então ela inicia uma batalha aparentemente simples: localizar o corpo do filho e enterrá-lo. Mas Zuzu vai se tornando uma figura cada vez mais incômoda para a ditadura.

Entendendo o filme:
01 – Que período do governo brasileiro é retratado no filme?
      Ditadura Militar.

02 – O que caracterizava esse período?
      A falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

03 – Como as pessoas que não se conformavam com o que estava acontecendo no Brasil naquela época procuravam se manifestar contra o Regime de Governo da Ditadura Militar?
      Panfletagem, pichações, organização de passeatas, greves, comícios, propagandas ou até mesmo através da luta armada.

04 – O que acontecia com as pessoas que não se conformavam essa forma de governo?
      Métodos de tortura utilizados, que, muitas vezes, eram tão cruéis, levando à morte dos torturados ou deixando-os loucos.

05 – Por que o governo militar insistia em afirmar que não havia tortura no Brasil?
      Queriam parecer nacionalistas quando na verdade foram traidores da pátria, pois deram as diretrizes da segurança nacional nas mãos do governo dos EUA. 

06 – Quem eram os torturados e qual o motivo de suas prisões?
      Os militares. Discordar dos desmandos do governo militar. 




Um comentário: