quarta-feira, 4 de julho de 2018

FÁBULA PARA SÉRIES INICIAIS: O QUE VALE UM AMIGO - COM GABARITO

Fábula: O QUE VALE UM AMIGO

    – O meu amigo não voltou do campo de batalha. Meu comandante, solicito autorização para ir buscá-lo.
        Respondeu o oficial:
      – Autorização negada! Não quero que você arrisque a vida por um homem que, provavelmente, está morto!
        O Soldado ignorando a proibição saiu e uma hora mais tarde voltou mortalmente ferido, transportando o cadáver do seu amigo.
        O oficial estava furioso:
        – Eu não lhe disse que ele estava morto?
        – Diga-me, valia a pena ir até lá para trazer um cadáver?
        E o soldado, moribundo, respondeu:
        – Claro que sim, meu comandante! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e disse-me: “Tinha a certeza que virias!”
      Moral: “Um amigo é aquele que chega quando todos já se foram”.

                                                                            Autor desconhecido.
Entendendo a fábula:

01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “O que vale um amigo”.

02 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto tem 10 parágrafos.

03 – Quais são os personagens da história?
      Os personagens da história são o soldado, o comandante e o amigo do soldado.

04 – Em que local se passa a história?
      A história se passa em um campo de batalha.

05 – Qual era o problema do soldado?
      O soldado estava preocupado, pois seu amigo não tinha voltado e ele queria buscá-lo.

06 – Qual era a opinião do comandante sobre esse problema?
      O comandante não deixou que o soldado fosse buscar o amigo, pois ele não queria que o soldado arriscasse a vida por um homem provavelmente morto.

07 – O que o soldado fez para resolver seu problema?
      Ele desobedeceu o comandante e foi resgatar o amigo.

08 – Quando o soldado voltou o que aconteceu?
      Ao voltar ele estava mortalmente ferido, trazendo o amigo morto e enfrentou o oficial furioso.

09 – Valeu a pena o soldado ariscar-se para buscar o amigo? Justifique sua resposta.
      Valeu a pena, pois quando ele encontrou o amigo, este ainda estava vivo e disse que sabia que ele viria.

10 – Explique a moral da história:
      A moral da história é que o verdadeiro amigo é aquele que está com você quando todos nos abandonam e é aquele com quem sempre se pode contar.

 "Cada boa ação que você pratica é uma luz que você acende em torno dos seus próprios passos" Chico Xavier

37 comentários:

  1. Muito bom obrigada deus te abencoe

    ResponderExcluir
  2. Obgda mim ajudou muito mais do que eu queria

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela ajuda vc me ajudou muito mesmo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Obrigada você me ajudou muito mais do que eu precisava 😊🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado mesmo me ajudou muito
    😍😍

    ResponderExcluir
  6. Obrigado vc mim ajudou muito 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Obg quem deus te abençoa obg mesmo valeu

    ResponderExcluir
  8. ಥ⌣ಥಥ⌣ಥಥ⌣ಥಥ⌣ಥಥ⌣ಥಥ⌣ಥ(҂⌣̀_⌣́)┐( ̄ヮ ̄)┌ヽ(´ー`)┌( ̄ω ̄;)(^~^)¯(°_o)/¯ヽ( ´¬`)ノ

    ResponderExcluir
  9. Obrigado mesmo você me ajudou muito e me ajude mais 😂😂😂😍😍😍😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘😍😍😎eu amei pq a professora passa atibidades difíceis fernanda gomes minha professora de inglês e de português

    ResponderExcluir
  10. Obgdddddddddddddddddd❤💓💓💓❤❤💖💗💗💋💕💓💖❤💗💕💋💓❤💖💗💕💘💓💖❤💋💘💗💕💖💓❤💋💗💕💕💖

    ResponderExcluir
  11. Obrigado me ajudou muito ☺️ 👅♥️♥️👄👄👅👅👅👅👁️👄👁️👅👅👅👅👅👅

    ResponderExcluir