quarta-feira, 4 de julho de 2018

TEXTO: VIOLÊNCIA - CHICO ANÍZIO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Violência

        Tanto quanto Justino, Tavinho se achava dono e senhor de Maria Rita, de quem recebia agrados escondidos nas vielas sem luz da vila. A faca oscilava de um lado para o outro, ameaçadora. Tavinho, braços erguidos, defendia o rosto de um corte possível. Nenhum dos dois falava nada. Fez-se um círculo largo, deixando espaço para os contendores. Tudo indicava um final sangrento para a briga covardemente favorável a Justino, portador da peixeira.
        -- Aquela quenga não vale uma vida – gritou alguém.
        -- Cala a boca, corno.
        Justino queria casar com Maria Rita, de quem já obtivera a impressão de um sim. Não sabia, no entanto, que este mesmo sim fora dito a Tavinho. Cada passo que um dava provocava igual recuo no adversário.
        Então Jesuíno abriu a roda e ficou entre os dois, mandando Maria Rita pra longe daquilo. Algumas vozes fizeram-se ouvir, aconselhando Jesuíno a deixar a encrenca ser resolvida ente os dois. “Saia daí”, “Não se meta nisso”, “Eles podem machucar o senhor”, “O senhor vai se ferir”, “Deixe isso com eles” ..., palavras e frases esparsas e indecisa. Jesuíno as ouvia sem dar importância. Então, começou a falar:
        -- Por que tudo isso?
        -- Por causa de Maria Rita, aquela menina de Zé Honorato.
        Jesuíno considerou insuficiente o motivo para uma vida ficar ameaçada.
        -- É mesmo difícil acabar com a violência no mundo – começou. – Mas podemos, se quisermos, acabar com o nosso desejo de violência. Maria Rita não é de um ou de outro e a escolha será dela. Somente ela poderá elege o preferido. Esta briga nada decidirá. Que lucro poderá trazer a qualquer um dos dois o desfecho talvez fatal deste desentendimento? Perder ou ganhar faz parte da vida e nenhuma derrota justifica uma vida ser arrancada. Se cada um cuidar de si e eliminar os sentimentos de vingança, o mundo pouco a pouco se tornará menos violento.
        Zé Honorato, abraçando a filha, fez-se ouvir.
        -- Nenhum dos dois presta. Ela não é de ninguém. Desses aí, minha filha não é.
        Justino abaixou a faca e começou a mudar a expressão de rancor. Tavinho relaxou o corpo e os dois olharam Maria Rita de olhar abaixado, evitando encará-los.
        -- Vamos eliminar a violência. É um trabalho árduo, mas vale a pena. Cada indivíduo tem que cuidar de si, auto observando-se, transformando o ódio num sentimento mais positivo, mais construtivo.
        Justino e Tavinho deram-se as costas e pediram ao povo que arredasse do caminho para eles passarem, cada um para um lado. Jesuíno seguiu falando aos demais que aos poucos se achegavam.
        -- O mundo precisa de harmonia e para isso os sentimentos devem ser de celebração. Há muita coisa a ser louvada e um dia essas coisas serão festejadas.
        Zé Honorato começou a ir embora levando Maria Rita pela mão.
        -- A violência é inútil, só gera maus frutos. Essa é a sabedoria, é o que a vida nos ensina e aos ensinamentos da vida os inteligentes não podem das as costas.
                        Chico Anízio. Jesuíno, o profeta. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

Entendendo o texto:
01 – Na frase: “Zé Honorato, abraçando a filha, fez-se ouvir.”
A quem se refere o pronome se?
      A Zé Honorato.

02 – Que palavra pode ser substituída pelo advérbio “muito” na frase: “É mesmo difícil acabar com a violência no mundo”. Reescreva a frase usando “muito”:
      É muito difícil acabar com a violência no mundo.

03 – A quem se refere o pronome “quem” no primeiro parágrafo?
      Refere-se à Maria Rita (de quem: da qual).

04 – Escolha um trecho da fala de Jesuíno e escreva abaixo:
      “-- É mesmo difícil acabar com a violência no mundo – começou. – Mas podemos, se quisermos, acabar com o nosso desejo de violência. Maria Rita não é de um ou de outro e a escolha será dela. Somente ela poderá elege o preferido. Esta briga nada decidirá. Que lucro poderá trazer a qualquer um dos dois o desfecho talvez fatal deste desentendimento? Perder ou ganhar faz parte da vida e nenhuma derrota justifica uma vida ser arrancada. Se cada um cuidar de si e eliminar os sentimentos de vingança, o mundo pouco a pouco se tornará menos violento.”

05 – Quem era os dois que estavam brigando?
      Justino e Tavinho.

06 – Qual deles é que portava uma faca?
      Justino.

07- Quem entrou no meio deles, para apartar e acabar com a briga?
      Foi Jesuíno.

08- Por causa de quem eles estavam brigando?
      Eles estavam disputando o amor de Maria Rita.

09 – Quem é Zé Honorato, e o que ele disse?
      É o pai de Maria Rita. “-- Nenhum dos dois presta. Ela não é de ninguém. Desses aí, minha filha não é.”

10 – Qual foi a última mensagem deixada por Jesuíno?
      “-- O mundo precisa de harmonia e para isso os sentimentos devem ser de celebração. Há muita coisa a ser louvada e um dia essas coisas serão festejadas.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário