CRÔNICA: O inventor de palavras
Ruth Rocha
“Marcelo vivia fazendo perguntas a todo
mundo:
— Papai, por que é que a chuva
cai?
— Mamãe, por que é que o mar não
derrama?
— Vovó, por que é que o cachorro
tem quatro pernas? As pessoas grandes às vezes respondiam. Às vezes, não sabiam
como responder.
— Ah, Marcelo, sei lá...
— Mamãe, por que é que eu me chamo
Marcelo?
— Ora, Marcelo foi o nome que eu e seu
pai escolhemos.
— E por que é que não escolheram
martelo?
— Ah, meu filho, martelo não é nome de
gente! É nome de ferramenta...
— Por que é que não escolheram
marmelo?
— Porque marmelo é nome de fruta,
menino!
— E a fruta não podia chamar Marcelo, e
eu chamar marmelo?”
--- Porque marmelo é nome de fruta,
menino!
--- E a fruta não podia chamar Marcelo,
e eu chamar marmelo?
No dia seguinte, lá vinha ele outra
vez:
--- Papai, por que é que mesa chama
mesa?
--- Ah, Marcelo, vem do latim.
--- Puxa, papai, do latim? E latim é
língua de cachorro?
--- Não, Marcelo, latim é uma língua
muito antiga.
--- E por que é que esse tal de latim
não botou na mesa nome de cadeira, na cadeira nome de parede, e na parede nome
de bacalhau?
---Ai, meu Deus, este menino me deixa
louco!
Daí a alguns dias, Marcelo estava
jogando futebol com o pai:
--- Sabe, papai, eu acho que o tal de
latim botou nome errado nas coisas. Por exemplo, por que é que bola chama bola?
--- Não sei, Marcelo, acho que bola
lembra uma coisa redonda, não lembra?
--- Lembra, sim, mas ... e bolo?
--- Bolo também é redondo, não é?
--- Ah, essa não! Mamãe vive fazendo
bolo quadrado...
O pai de Marcelo ficou atrapalhado.
E Marcelo continuou pensando:
“Pois é, está tudo errado! Bola é bola,
porque é redonda. Mas bolo nem sempre é redondo. E por que será que a bola não
é a mulher do bolo? E bule? E belo? E Bala? Eu acho que as coisas deviam ter o
nome mais apropriado. Cadeira, por exemplo. Devia chamar sentador, não cadeira,
que não quer dizer nada. E travesseiro? Devia chamar cabeceiro, lógico! Também,
agora, eu só vou falar assim”.
Logo
de manhã, Marcelo começou a falar sua nova língua:
--- Mamãe, quer me passar o mexedor?
--- Mexedor? Que é isso?
--- Mexedorzinho, de mexer café.
--- Ah, colherinha, você quer dizer.
--- Papai, me dá o suco de vaca?
--- Que é isso menino?
--- Suco de vaca, ora! Que está no
suco-da-vaqueira.
--- Isso é leite, Marcelo. Quem é que
entende este menino?
Rocha,
Ruth. Marcelo, marmelo, martelo e outras
Histórias. Rio de
Janeiro: Salamandra, p. 8-14.
Entendendo a história:
01 – Explique o que é cismou com o nome.
Implicou, antipatizou.
02 – Onde era falado o
latim?
Em Roma, no Império Romano.
03 – Qual a diferença do redondo de bola e de bolo?
Redondo de bola é
esférico, do bolo é cilíndrico.
04 – Dê um sinônimo de
apropriado.
Adequado.
05 – Você acha que uma
criança deve fazer sempre perguntas? A quem? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
06 – Reescreva a frase
mudando palavras, mas conservando o significado: Marcelo vivia fazendo perguntas a todo mundo.
Marcelo
perguntava a toda gente.
07 – Na frase: “Vovó, por que é que o cachorro tem quatro
pernas?” – Há uma expressão de reforço, que pode ser retirada sem
prejudicar o sentido:
a)
Qual é?
É que.
b)
Que palavra da frase tem dois dígrafos?
Cachorro.
c)
Explique a acentuação gráfica de: Vovó.
Oxítona terminada em –o.
08 – “Ah, Marcelo, sei lá...”
a)
Qual a classe de palavras de Ah?
Interjeição.
b)
O que indica lá no texto?
É um reforço de fala: sei lá é negativo.
09 – Que pronomes faltam em:
E eu chamar marmelo? Mesa chama mesa?
E eu chamar-me marmelo? Mesa chama-se mesa?
10 – “Puxa, papai, do latim?” Qual a classificação da palavra puxa?
Interjeição.
11 – O garoto perguntou: “A bola não é mulher do bolo?” Em
linguagem gramatical como seria feita a mesma pergunta?
A bola não é feminino de bolo.
12 – Explique como Marcelo
formou as palavras:
·
Sentador: de sentar, como andar –
andador.
·
Cabeceiro: de cabeça, como
travesseiro.
·
Mexedorzinho: de mexer.
Obrigado me ajudou muito!
ResponderExcluirE também me ajudou estou adorando kkkkk
ResponderExcluirObrigadooo me ajudou tbmmm, vou sempre entrar aqui 🤭
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