Música(Atividades): Disneylândia
Titãs
Filho de imigrantes russos casado na Argentina
Com uma pintora judia,
Casou-se pela segunda vez
Com uma princesa africana no México
Música hindú contrabandiada por ciganos poloneses faz
sucesso
No interior da Bolívia zebras africanas
E cangurus australianos no zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefatos íncas no museu de Nova York
Lanternas japonesas e chicletes americanos
Nos bazares coreanos de São Paulo.
Imagens de um vulcão nas Filipinas
Passam na rede de televisão em Moçambique
Armênios naturalizados no Chile
Procuram familiares na Etiópia,
Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria prima brasileira
Para competir no mercado americano
Literatura grega adaptada
Para crianças chinesas da comunidade européia.
Relógios suiços falsificados no Paraguay
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada semi-nua com o namorado
árabe
Na baixada fluminense
Filmes italianos dublados em inglês
Com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na
Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África
do Sul.
Pizza italiana alimenta italianos na Itália
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtém visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia.
Entendendo a canção:
01 – A canção retrata o quê?
Retrata a
globalização, fronteiras econômicas, culturais, religiosas, artísticas,
acadêmicas, enfim... bem mais acessíveis buscando a máxima do capitalismo que é
consumir, consumir, consumir...
02 – Aqui, o título
“Disneylândia” nos faz lembrar que toda essa confusão que a música nos passa
nada mais é que o real da vida moderna. Cite como isto acontece?
É a
interpenetração de pessoas, é a liberdade de locomoção, é a liberdade de
expressão, é o todo dinâmico que ao mesmo tempo é caótico e supostamente
necessário.
03 – Que tipo de poesia é?
É uma poesia
abstrata e secamente concreta.
04 – Nos versos: “Crianças
iraquianas fugidas da guerra / Não obtém visto no consulado americano do Egito
/ Para entrarem na Disneylândia.”, O que o autor quis dizer?
Que todo este
processo de globalização tanto pode ser para o bem, como para o mal, pois em
meio a tantas “trocas” e intercâmbios, há também a presença globalizada do
preconceito, da intolerância, do racismo, que também transitam neste pacote
mundial.
05 – Já no verso:
“Literatura grega adaptada / Para crianças chinesas da comunidade europeia.”, o
que mostra neste trecho da música?
Mostra como a globalização interliga
tanto a sociedade que faz com que as culturas se unam. Como a literatura grega
é vista por chineses. A globalização faz com que todas as culturas se unam,
formando praticamente uma.
06 – Em que versos relata
sobre a globalização dos produtos comercializados em um local, mas é providos
de outras regiões?
“Lanternas japonesas e chicletes
americanos nos bazares coreanos de São Paulo...”
07 – Quando na música fala
que os “relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs mexicano
de Los Angeles”, que quer dizer?
Que é um país de contrabando que exporta
materiais ilegais a certos países que compra para revendê-las.
08 – Qual a relação entre a
globalização e a música “Disneylândia”?
A globalização baseia-se na importação de
produtos, onde são fabricados em um certo país e revendidos em outros. Assim
como cita um verso da música “Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na
África do Sul.”
09 – Analise o trecho da
música abaixo:
“Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria prima
brasileira
Para competir no mercado americano.”
O trecho acima, evoca uma
das principais características do mundo moderno:
a) A
integração dos mercados.
b) A
restrição da circulação de mercadorias.
c) O
modo de produção fordista.
d)
A dimensão cultural da globalização
que se manifesta através da música.
10 – Observe o trecho da
música “Disneylândia”, que faz referência ao processo de transformação do mundo
capitalista, principalmente a partir da década de 1980.
“Música hindú contrabandiada
Por ciganos poloneses faz sucesso
No interior da Bolívia zebras
africanas (...)
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria prima
brasileira
Para competir no mercado americano.”
Esse processo
ficou conhecido como:
a) Nova
Ordem Mundial.
b) Organização
do Espaço Mundial.
c) Regionalização
d) Globalização.
e) Ordem
Geopolítica.
A primeira guerra mundial teve como uma de suas causas a rivalidade nacional, De acordo com o que diz a letra da música seria possível uma guerra pelos mesmos motivos?
ResponderExcluirsim
ExcluirIdentifique na música globalização cultural , política , econômica e tecnológica ? Por favor não consigo fazer me de uma ajuda .
ResponderExcluirQuais são os pontos positivos da globalização retratados pela música?
ResponderExcluirpoypota
ResponderExcluirQuais países são citados na música?
ResponderExcluirAnálise e identifique como a globalização poderá agir sobre as pessoas
ResponderExcluir