domingo, 8 de julho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DISNEYLÂNDIA - TITÃS - COM GABARITO

Música(Atividades): Disneylândia

                                  Titãs        
     
Filho de imigrantes russos casado na Argentina
Com uma pintora judia,
Casou-se pela segunda vez
Com uma princesa africana no México

Música hindú contrabandiada por ciganos poloneses faz sucesso
No interior da Bolívia zebras africanas
E cangurus australianos no zoológico de Londres.
Múmias egípcias e artefatos íncas no museu de Nova York

Lanternas japonesas e chicletes americanos
Nos bazares coreanos de São Paulo.
Imagens de um vulcão nas Filipinas
Passam na rede de televisão em Moçambique

Armênios naturalizados no Chile
Procuram familiares na Etiópia,
Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria prima brasileira
Para competir no mercado americano

Literatura grega adaptada
Para crianças chinesas da comunidade européia.
Relógios suiços falsificados no Paraguay
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada semi-nua com o namorado árabe
Na baixada fluminense

Filmes italianos dublados em inglês
Com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné

Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul.
Pizza italiana alimenta italianos na Itália

Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtém visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia.

Entendendo a canção:
01 – A canção retrata o quê?
      Retrata a globalização, fronteiras econômicas, culturais, religiosas, artísticas, acadêmicas, enfim... bem mais acessíveis buscando a máxima do capitalismo que é consumir, consumir, consumir...

02 – Aqui, o título “Disneylândia” nos faz lembrar que toda essa confusão que a música nos passa nada mais é que o real da vida moderna. Cite como isto acontece?
      É a interpenetração de pessoas, é a liberdade de locomoção, é a liberdade de expressão, é o todo dinâmico que ao mesmo tempo é caótico e supostamente necessário.

03 – Que tipo de poesia é?
      É uma poesia abstrata e secamente concreta.

04 – Nos versos: “Crianças iraquianas fugidas da guerra / Não obtém visto no consulado americano do Egito / Para entrarem na Disneylândia.”, O que o autor quis dizer?
      Que todo este processo de globalização tanto pode ser para o bem, como para o mal, pois em meio a tantas “trocas” e intercâmbios, há também a presença globalizada do preconceito, da intolerância, do racismo, que também transitam neste pacote mundial.

05 – Já no verso: “Literatura grega adaptada / Para crianças chinesas da comunidade europeia.”, o que mostra neste trecho da música?
      Mostra como a globalização interliga tanto a sociedade que faz com que as culturas se unam. Como a literatura grega é vista por chineses. A globalização faz com que todas as culturas se unam, formando praticamente uma.

06 – Em que versos relata sobre a globalização dos produtos comercializados em um local, mas é providos de outras regiões?
      “Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo...”

07 – Quando na música fala que os “relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs mexicano de Los Angeles”, que quer dizer?
      Que é um país de contrabando que exporta materiais ilegais a certos países que compra para revendê-las.

08 – Qual a relação entre a globalização e a música “Disneylândia”?
      A globalização baseia-se na importação de produtos, onde são fabricados em um certo país e revendidos em outros. Assim como cita um verso da música “Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul.”

09 – Analise o trecho da música abaixo:
       “Casas pré-fabricadas canadenses
        Feitas com madeira colombiana
         Multinacionais japonesas
         Instalam empresas em Hong-Kong
         E produzem com matéria prima brasileira
         Para competir no mercado americano.”

O trecho acima, evoca uma das principais características do mundo moderno:
a)   A integração dos mercados.
b)   A restrição da circulação de mercadorias.
c)   O modo de produção fordista.
d)   A dimensão cultural da globalização que se manifesta através da música.

10 – Observe o trecho da música “Disneylândia”, que faz referência ao processo de transformação do mundo capitalista, principalmente a partir da década de 1980.
        “Música hindú contrabandiada
         Por ciganos poloneses faz sucesso
         No interior da Bolívia zebras africanas (...)
         Multinacionais japonesas
         Instalam empresas em Hong-Kong
         E produzem com matéria prima brasileira
         Para competir no mercado americano.”

 Esse processo ficou conhecido como:
a)   Nova Ordem Mundial.
b)   Organização do Espaço Mundial.
c)   Regionalização
d)   Globalização.
e)   Ordem Geopolítica.





7 comentários:

  1. A primeira guerra mundial teve como uma de suas causas a rivalidade nacional, De acordo com o que diz a letra da música seria possível uma guerra pelos mesmos motivos?

    ResponderExcluir
  2. Identifique na música globalização cultural , política , econômica e tecnológica ? Por favor não consigo fazer me de uma ajuda .

    ResponderExcluir
  3. Quais são os pontos positivos da globalização retratados pela música?

    ResponderExcluir
  4. Quais países são citados na música?

    ResponderExcluir
  5. Análise e identifique como a globalização poderá agir sobre as pessoas

    ResponderExcluir