quarta-feira, 4 de julho de 2018

MÚSICA: A PAZ - GILBERTO GIL - COM QUESTÕES GABARITADAS


Música: A Paz
                                         Gilberto Gil

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais".
                                            Composição: Gilberto Gil / João Donato
Entendendo a canção:

01 – Qual a contradição apontada pelo texto?
      Fala da contradição entre a paz e a guerra.
      Exemplo: “A paz fez um mar da revolução
                       Invadir meu destino; A paz
                       Como aquela grande explosão
                       Uma bomba sobre o Japão
                       Fez nascer o Japão da paz.”

02 – O que você sabe a respeito da bomba que jogaram sobre o Japão? Comente:
      Em 06 de agosto de 1945, um Boeing lançou uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, a mando do governo dos Estados Unidos e causou a morte de mais de 140 mil pessoas.
      Dois dias depois, dia 08, uma bomba mais poderosa foi lançada em Nagasaki, onde cerca de 70 mil pessoas morreram.

03 – Que mensagem a canção lhe transmitiu? 
      Fala que apesar de tanta contradição, como por exemplo, precisar ter guerra para ter com resultado a paz, todos queremos amor e paz.

04 – Qual é o assunto no texto. A guerra ou a paz? Justifique.
      O autor fala da guerra no Japão, da bomba retratando uma nova situação diante do caos ocasionado por essa explosão, ou seja, a paz. Então ele trata da paz, conforme o título.

05 – A qual acontecimento histórico o texto se refere?
      Final da Segunda Guerra – Bomba Atômica em Hiroshima e Nagasaki.

06 – Transcreva os versos que registram esse acontecimento.
      “Uma bomba sobre o Japão
       Fez nascer o Japão da paz.”

07 – Que expressões do texto sugerem fim?
      A última estrofe: “Eu vim
                                  Vim parar na beira do cais
                                  Onde a estrada chegou ao fim
                                  Onde o fim da tarde é lilás
                                  Onde o mar arrebenta em mim
                                  O lamento de tantos "ais".”




3 comentários: