quinta-feira, 19 de julho de 2018

CRÔNICA: ESOPO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Crônica: ESOPO


        Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente
        — Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está à venda no mercado.
        — Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?
        — Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
        Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.
        — Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo — A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos. Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?
        — Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?
        — É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
        Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:
        — Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
        Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.
        Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.
                                                                          Autor desconhecido.
Entendendo a crônica:

01 – Essa narrativa tem como protagonistas:
a-   (  ) o amo e o patrão
b-   (X) o chefe militar e o escravo
c-   (  ) o companheiro e o patrão
     d- (  ) o servo e o escravo

02 - A passagem “indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a-   (  ) respondeu Esopo;
b-   (  ) percebeu Esopo;
c-   (X) perguntou Esopo;
     d- (  ) assegurou Esopo.

03 – Segundo o texto, a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo. Como exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar:
a-   (  ) ensinamentos filosóficos e conceitos religiosos;
b-   (  ) discussões infrutíferas e obras literárias;
c-   (  ) rede de intrigas e desentendimentos;
    d- (X) ensinamento das verdades santas e criação de anedotas vulgares.

04 – Em “impressionado com a inteligência invulgar do serviçal…”, o adjetivo destacado significa:
a-   (X) rara
b-   (  ) medíocre
c-   (  ) impopular
     d- (  ) respeitosa

05 – Em “Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?”, a oração destacada tem o sentido de:
a-   (  ) finalidade
b-   (  ) condição
c-   (X) causa
     d- (  ) consequência

06 – De acordo com o texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem ser:
a-   (  ) confrontadas
b-   (X) armadas
c-   (  ) superadas
d-   (  ) rejeitadas

07 – Em “por ela mesma ensinadas…”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância com:
a-   (  ) “violências”
b-   (  ) “anedotas”
c-   (X) “verdades”
d-   (  ) “discussões”

08 – Em: “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a seguinte palavra:
a-   (X) pacote
b-   (  ) amo
c-   (  ) primeiro
     d- (  ) Esopo

09 – O sentido de negação, em determinadas palavras, é dado por prefixos, como em:
a-   (  ) “impressionado” e “intrigas”
b-   (X) “infrutíferas” e “desentendimentos”
c-   (  ) “desapontado” e “inteligência”
     d- (  ) “interrogou” e “ensinadas”

10 – Nessa história, a libertação do escravo se deve ao fato de Esopo:
a-   (  ) fazer boas compras
b-   (  ) ser educado
c-   (  ) falar muito bem
d-   (X) ter grande sabedoria.


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