Artigo de Opinião: Uma
proposta sobre ciência e espiritualidade
Foi o poeta romano Lucrécio, escrevendo
em torno de 50 a. C., que famosamente deu voz à ciência como meio de
emancipação pessoal (de liberação de superstições que só fazem despertar o medo
e a escravidão do intelecto humano): nem mesmo o brilho do sol, a radiação que
sustenta o dia, pode dispersar o terror que reside na mente das pessoas. Apenas
a compreensão das várias manifestações naturais e de seus mecanismos internos
tem o poder de derrotar esse medo.
Já 400 anos antes, a maior influência
intelectual de Lucrécio, o filósofo Demócrito, escrevia que a compreensão da
estrutura racional do mundo era o único caminho para a felicidade, para o
encontro com a graça. Demócrito era conhecido como o “Filósofo Sorridente”; seu
sorriso, aqui, representando a graça que atribuímos aos santos e aos
iluminados. Será que a razão pode ficar à transcendências?
Para a maioria das pessoas, a proposta é
impossível; razão é o oposto de graça ou de transcendência, visto que seu uso
baseia-se na aderência a regras rígidas e a um ceticismo inabalável. Como que o
pensamento analítico pode ter essa maleabilidade, esse impacto emocional e,
mais ainda, espiritual?
Primeiro, precisamos eliminar a relação
entre a espiritualidade e o espirito enquanto manifestação sobrenatural. Um
ponto de partida aqui é que existe apenas a matéria. Em toda a sua incrível
complexidade, de elétrons a proteínas, de borboletas a estrelas, a matéria
mantém um vínculo apenas com as forças físicas que agem sobre os seus
constituintes.
Não há dúvida de que compreendemos
muito dessas manifestações, e é a isso que se refere Lucrécio quando escreve
sobre “A compreensão das várias manifestações naturais e de seus mecanismos
internos.” Este é o objetivo central das ciências físicas, a identificação
dessas manifestações naturais e de seus mecanismos internos.
Porém, não há dúvida, também, de que
pouco sabemos do mundo, de que estamos cercados por questões de uma
complexidade que nem temos como aferir.
Mas quando falamos do mundo,
desconhecido não significa divino, tampouco sobrenatural. Desconhecido
significa que temos um desafio pela frente, que só pode ser encarado se nos
dedicarmos ao seu estudo. E como se dá isso? Através dos métodos racionais da
ciência, que implicam uma devoção intelectual e espiritual, como Einstein havia
já percebido.
Espiritualidade é uma ligação com algo
maior do que nós, que nos seduz de forma incontrolável, que cria um querer
penetrar sempre mais profundamente nos mistérios que nos cercam, o que se impõe
como urgência.
Essa espiritualidade natural, como eu a
chamo, não é uma forma de misticismo. Misticismo pressupõe que o conhecimento
que é inacessível ao intelecto possa ser obtido através da contemplação ou de
uma união com o divino.
A ciência, ao menos para mim, começa
com uma ligação espiritual com a natureza, usando o intelecto como ponte entre
essa ligação e a busca pelo conhecimento. Unindo a atração espiritual pelo
desconhecido e o poder do intelecto, a ciência manifesta de forma única a
imersão do homem na realidade que o cerca.
Fonte: Folha de São Paulo, 7 set. 14.
Entendendo o texto:
01 – Assinale a alternativa
em que o termo presente na COLUNA B melhor substitui, no texto, o da COLUNA A,
mantendo-se a sinonímia a mais aproximada possível.
COLUNA A:
a – Famosamente.
b – Maleabilidade.
c – Aferir.
d – Contemplação.
e – Imersão.
COLUNA B:
(a)Evidentemente.
(b)Flexibilidade.
(c)Comprovar.
(d)Complacência.
(e)Fuga.
02 – Segundo o texto, é
correto afirmar que:
a)
Lucrécio se refere ao terror na mente das
pessoas como o medo do conhecimento.
b)
O medo que as pessoas têm, segundo Lucrécio,
poderia ser derrotado pela radiação solar.
c)
A emancipação pela ciência se dá pela
compreensão de que o homem e escravo de seu intelecto.
d)
O caminho para ser feliz, para
Demócrito, passa pela compreensão racional do mundo.
e)
Gleiser concorda que razão e transcendência
são inconciliáveis.
03 – Com base no texto,
analise as proposição a seguir, quanto à veracidade (V) ou falsidade (F), em
relação ao emprego de elementos linguísticos.
(V) O fragmento que aparece entre parênteses traz
uma explicitação, para o leitor, do que significa emancipação pessoal
oportunizada pela ciência.
(V) O advérbio Apenas
pode ser substituído no texto, sem comprometimento de sentido, por somente.
(F) O pronome Seus
retoma, no texto, o medo e a escravidão do intelecto humano.
Assinale a alternativa que preenche
correta e respectivamente os parênteses, de cima para baixo.
(a)
F – V
– F.
(b)
F – F
– F.
(c)
V – F
– V.
(d)
V – V – F.
(e)
F – V
– V.
04 – Com base no texto, é
correto afirmar que:
I – Gleiser parte do
pressuposto de que não há relação entre a espiritualidade e o sobrenatural.
II – O autor considera que
tudo já foi conhecido por meio da ciência.
III – O objetivo das
ciências físicas é identificar as manifestações da natureza e o seu
funcionamento.
Das proposições acima, apenas:
a)
I está correta.
b)
II está correta.
c)
III está correta.
d)
I e II estão corretas.
e)
I e III estão corretas.
05 – Conforme o texto, é
correto afirmar que:
a)
O estudo do desconhecido, na
ciência, ocorre por meio dos métodos racionais.
b)
O desconhecido, na ciência, está relacionado
ao sobrenatural.
c)
A relação entre espiritualidade e misticismo
é um argumento defendido pelo autor.
d)
A contemplação é uma forma de acesso ao
conhecimento científico.
e)
Einstein já havia percebido a importância da
religião na ciência.
06 – Com base no texto, é
correto afirmar que:
I – A maior parte das
pessoas considera impossível transcender por meio da razão.
II – A matéria é o que
existe, e sua relação se dá com as forças físicas.
III – O uso da razão
pressupõe tornar maleável a adesão ao ceticismo.
Das proposições acima:
a)
Apenas I está correta.
b)
Apenas II está correta.
c)
Apenas III está correta.
d)
Apenas I e II estão corretas.
e)
I, II e III estão corretas.
07 – Com base no texto, é
correto afirmar que:
I – A espiritualidade é
definida como necessidade de conexão com o divino.
II – A espiritualidade
natural e o misticismo são vistos, pelo autor, como formas distintas de se
relacionar com o que ainda não é conhecido.
III – Os métodos racionais
da ciência se constituem na forma de fazer frente ao desafio de compreender o
desconhecido.
Das proposições acima, apenas:
a)
Apenas I está correta.
b)
Apenas II está correta.
c)
Apenas III está correta.
d)
Apenas I e III estão corretas.
e)
Apenas II e III estão corretas.
08 – Conforme o texto, é
correto afirmar que:
a)
O sobrenatural só pode ser conhecido por
meios diversos da ciência.
b)
A atração pelo desconhecido demonstra a fuga
da realidade pelo homem.
c)
As duas formas possíveis de acesso ao
conhecimento são a contemplação e a espiritualidade.
d)
O intelecto serve de conexão entre
a espiritualidade e a busca pelo conhecimento na ciência.
e)
A inteligência humana é capaz de avaliar a
complexidade das questões da realidade material.
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