segunda-feira, 9 de julho de 2018

FILME(ATIVIDADES): MORTE AO REI - MIKE BARKER - SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

fILME(ATIVIDADES): MORTE AO REI

Data de lançamento 2003 (1h 42min)
Direção: Mike Barker
Gêneros HistóricoGuerra
Nacionalidade Reino Unido


SINOPSE E DETALHES
        Inglaterra, 1645. A nação está em ruínas. A guerra civil que dividia o país terminou. Os puritanos derrubaram o Rei Charles I (Rupert Everett), ganhando assim a batalha contra a corrupção. Surgem dois heróis pós-guerra; O Lorde General Thomas Fairfax (Dougray Scott) e o General Oliver Cromwell (Tim Roth). A missão de ambos é unir e reformar o país. Fairfax, membro da aristocracia, quer uma reforma moderada enquanto Cromwell exige a execução do Rei. O rei deposto acredita que seu reinado foi roubado por Fairfax e está determinado a reconquistá-lo. Encontra em Lady Anne Fairfax (Olivia Williams) uma simpatizante que se mantém fiel à monarquia. Fairfax se encontra cada vez mais dividido entre a fidelidade à esposa, Lady Ane, preservando sua classe social, e à causa revolucionária de seu companheiro. Cromwell age de forma cada vez mais agressiva e brutal e Fairfax percebe que precisa detê-lo, iniciando-se assim uma batalha onde a traição e a conspiração são as principais armas dos dois homens mais poderosos do país.

Entendendo o filme:

01 – Quais eram os grupos que se enfrentaram na guerra que Oliver Cromwell participou?
      Oliver Cromwell tinha um exército Puritano, que usou para enfrentar a Dinastia Stuart (onde foi criada a Lei do Cercamento) que deixou descontentes diversas pessoas.

02 – O que eles queriam? Qual o motivo da luta?
      O conflito se iniciou quando o parlamento impôs ao rei Carlos I a petição dos direitos, onde dizia que problemas com impostos, prisões, julgamentos e convocações do exército dó seriam possíveis com autorização do parlamento. O rei aceitou a imposição, mas não cumpriu. Após uma reunião onde o parlamento criticou as atitudes do rei, o mesmo dissolveu o parlamento e governou sem ele por onze anos.

03 – Quem era Oliver Cromwell?
      Foi um militar, ditador inglês e líder da Revolução Puritana que ocorreu na Inglaterra e substituiu a Monarquia por uma República. Governou como ditador com o título de Lorde Protetor do Estado Unificado (Inglaterra, Escócia e Irlanda).

04 – O que constava no Tratado que queriam que o rei assinasse?
      O rei Carlos I foi obrigado a assinar a Petição de Direitos, um documento que tornaria obrigatória a convocação regular do Parlamento e colocava os gastos do exército sob o controle de seus membros.

05 – Que poder tinha o Parlamento naquele momento?
      Absolutismo.

06 – Por que decidiram decapitar o rei?
     Criou-se uma comissão para o julgamento do rei e foi declarado culpado por traição, Carlos I foi decapitado em 1649.

07 – O que Oliver tornou-se após a morte do rei?
      Após a morte do monarca, Oliver Cromwell proclamou a república no país e ele assumiu o governo. Com o apoio do parlamento.

08 – Como foi o seu governo?
      Cromwell decretou, em 1651, o Ato de Navegação, medida de caráter mercantilista, que determinava que todo o transporte de mercadorias para a Inglaterra tinha que ser feito somente por navios ingleses. Não tendo que gastar dinheiro com fretes.
      Essa medida ajudou para que a Inglaterra se tornasse a maior potência marítima.
      Realizou várias reformas e favoreceu a ascensão econômica da burguesia.

09 – Quais os motivos que levaram à Inglaterra a tornar-se monarquia novamente?
      Em 1658, após a morte de Oliver Cromwell, pois ele não tinha sucessor, decidem restaurar a Monarquia.

10 – O período em que Oliver Cromwell dirigiu a Inglaterra, decretando, entre outros, o Ato de Navegação que consolidou a marinha inglesa em detrimento da holandesa, ficou conhecido como:
a)   Monarquia Absolutista.
b)   Monarquia Constitucional.
c)   Restauração Stuart.
d)   República Puritana.
e)   Revolução Gloriosa.

11 – A morte de Cromwell, em 1658, desencadeou uma nova onda revolucionária na Inglaterra, pois seu filho e sucessor, Richard, não conseguiu ter a mesma força política do pai. A situação na Inglaterra só se estabeleceu em 1688, com a chamada:
a)   Revolução Anarquista.
b)   Reforma Anglicana.
c)   Revolução dos Navegadores.
d)   Revolução Gloriosa.
e)   Revolução Industrial.





4 comentários:

  1. Faltou algumas perguntas. Mas gostei muito me ajudou bastante! continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por causa dessas perguntas meu trabalho vai ser o melhor da sala

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por causa dessas perguntas meu trabalho vai ser o melhor da sala

    ResponderExcluir