sábado, 1 de abril de 2017

TEXTO: QUEM QUER SER PROFESSOR - TORY OLIVEIRA - COM GABARITO


TEXTO: – QUEM QUER SER PROFESSOR
                   Tory Oliveira

         Baixos salários, desvalorização e falta de plano de carreira afastam as novas gerações da profissão docente. Mas há quem não desista.
         “Você é louca!”. “É tão inteligente, sempre gostou de estudar, por que desperdiçar tudo com essa carreira?”. Ligia Reis, de 23 anos, ouviu essas e outras exclamações quando decidiu prestar vestibular para letras, alimentada pela ideia de se tornar professora na Educação Básica. Nas conversas com colegas mais velhos de estágio, no curso de história, Isaías de Carvalho, de 29 anos, também era recebido com comentários jocosos. “Vai ser professor? Que coragem!”. Estudante de um colégio de classe média alta em São Paulo, Ana Sordi, de 18 anos, foi a única estudante de seu ano a prestar vestibular para Pedagogia. E também ouviu: “Você vai ser pobre, não vai ter dinheiro”. Apesar das críticas, conselhos e reclamações, Ligia, Isaías e Ana não desistiram. No quinto ano de Letras na USP, Ligia hoje trabalha como professora substituta em uma escola pública de São Paulo. Formado em História pela Unesp e no quarto ano de Pedagogia, Isaías é professor na rede estadual na cidade de São Paulo. No segundo ano de Pedagogia na USP, Ana acompanha duas vezes por semana os alunos do segundo ano na Escola Viva.
          Quando os três falam da profissão, é um entusiasmo. Pelo que indicam as estatísticas, Ligia, Isaias e Ana fazem parte de uma minoria. Historicamente pressionados por salários baixos, condições adversas de trabalho e sem um plano de carreira efetivo, cursos de Pedagogia e Licenciatura – como Português ou Matemática – são cada vez menos procurados por jovens recém-saídos do ensino médio. Em sete anos, nos cursos de formação em Educação Básica, o número de matriculados caiu 58%, ao passar de 101276 para 42441.
         Atrair novas gerações para a carreira de professor está se firmando como um dos maiores desafios a ser enfrentado pela Educação no Brasil. Não por acaso, a valorização do educador é uma das principais metas do novo Plano Nacional de Educação. Uma olhadela na história da educação mostra que não é de hoje que a figura do professor é institucionalmente desvalorizada. [...]

                                                        OLIVEIRA, Tory. Carta Capital, 24 abr. 2011.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES

27/04/2011 – Enviada por Karine Oliveira – Acredito que buscar compreender cada vez mais o que é ser professor no Brasil (tanto em escolas particulares e públicas) é mesmo um desafio de todo e qualquer cidadão. A maioria ou quase todas as pessoas passa, em algum momento da vida, pela sala de aula. Além disso, independente de estudar ou não (independente da profissão) devemos investir em questionamentos que objetivem o desenvolvimento da sociedade ao invés de aceitar a realidade como algo impossível de ser mudado. A questão da valorização da profissão professor não pode ser mais adiada. Medidas e investimentos financeiros reais em pesquisas e em ensino (no ensino fundamental, médio e técnico) não podem mais esperar. Acredito que a presença de tantos comentários sobre o texto aqui publicado já é um indício de que a realidade da profissão professor é mesmo objeto de preocupação de muitas pessoas.
20/07/2011 – enviada por Aparecida – Excelente matéria. Faço letras e acho imprescindível a valorização desta profissão que para mim é a mais linda de todas as outras e que requer muito empenho e estudo.
21/07/2011 – enviada por Ray Santos Andrade – Ser professor é ser espartano, pois cada dia de sua jornada profissional é uma luta árdua com imensos desafios. Alias, é ele quem forma todas as profissões. Todavia, são mal remunerados e desrespeitados a todo momento. Se queremos formar alunos com as competências necessárias, é preciso que se invista mais na educação, pois, ao contrário, a péssima qualidade educacional permanecerá por toda vida.
03/03/2012 – enviada por Marcos – Quanto mais leio informações como essas desse texto, mais olho para os professores com admiração pela coragem de seguir em frente. Mal ou bem, são eles que contribuem para o conhecimento do povo.

                                                         Carta Capital, 24 abr. 2011. Disponível em:
             <http:///www.cartacapital.com.br/carta-na-escola/quem-quer-ser-
                                                                  Professor/>. Acesso em: 26 jan. 2015.

1 – De acordo com a reportagem, quais são os fatores que afastam os jovens da profissão docente?
       Os baixos salários, a desvalorização e a falta de plano de carreira.

2 – A partir da leitura da reportagem, podemos dizer que a carreira docente é uma profissão valorizada?
       Resposta pessoal. Professor, espera-se que os alunos perceba que não.

3 – No texto 2, a entrevista com Marcos Pontes, o jornalista afirma que “Ser astronauta é um sonho de infância comum”. A leitura da reportagem permite afirmar o mesmo sobre o desejo de ser professor? Explique.
       Não. Professor, espera-se que os alunos percebam que, muitas vezes, quem opta pela carreira docente enfrenta a desaprovação dos familiares e amigos, como é mostrado pela reportagem.

4 – Em sua opinião, por que algumas profissões são mais valorizadas do que outras?
       Resposta pessoal.

5 – Os autores dos comentários posicionam-se de forma positiva ou negativa em relação à reportagem?
       De forma positiva. Eles elogiam o texto e mostram-se solidários à situação dos professores.

6 – O que pode ter levado essas pessoas a comentarem a reportagem?
      Provavelmente, o interesse pelo assunto abordado ou a identificação com o tema, dê como exemplo para os alunos o comentário de Aparecida, que é estudante de Letras.


TEXTO: HÁ INCERTEZA NA MUDANÇA - ALDEBARAN L. DO PRADO JÚNIOR - COM GABARITO

TEXTO– HÁ INCERTEZA NA MUDANÇA

         O FILÓSOFO Bertrand Russel, ao afirmar que “a mudança é indubitável” mas o processo é uma questão controversa”, nos apresenta uma certeza e uma dúvida. A certeza se refere ao caráter dinâmico do universo no qual vivemos e a dúvida nos atinge quando questionamos se tal mudança será benéfica ou não.
          Vivemos num universo dinâmico e as mudanças climáticas, junto aos ciclos dos movimentos aparentes dos astros, criando dias e noites, talvez sejam as provas mais evidentes disso. É interessante perceber como este dinamismo permeia a vida do homem, não só individualmente, mas também socialmente. Impérios são criados, conhecem seu apogeu e depois são destruídos, cedendo lugar a outros. As formas de vida também sofrem alterações através do tempo (teoria da evolução das espécies, de Darwin) e até mesmo os minerais, sujeitos à erosão e à ação oxidante da nossa atmosfera, se transformam em outras substâncias.
          Correto está o filósofo, ao afirmar que “a mudança é indubitável”. Porém a questão do progresso, ou seja, uma mudança positiva, deve ser analisada com mais cuidado. A partir da definição de progresso como mudança positiva, podemos nos perguntar “positiva sob qual ponto de vista?”. Manuel Bonfim, em seu texto “A América Latina: males de origem”, associa o progresso social a uma sociedade continuamente mais justa. Por outro lado, a revolução industrial, período de significativo progresso tecnológico, condenou mulheres e crianças a jornadas de trabalho desumanas, em troca de salários miseráveis. O progresso, nesse caso, representa uma mudança positiva apenas para o capitalista.
          Passando da sociologia para a ecologia, podemos perceber, pelo texto “Bad evolution” de Alamma Mitchell, como o equilíbrio entre as espécies de uma lagoa pode ser alterado em função do aumento da temperatura. Entretanto, um ligeiro aumento na temperatura média do planeta pode reduzir o rigor do inverno em países “frios”, aumentando a capacidade de produção agrícola desses países. Nesse caso o aumento da temperatura média do planeta deve ser considerado uma mudança positiva ou negativa?
          Deve ficar claro que, muitas vezes, o ser humano não tem condições de avaliar o impacto causado por suas atividades. Sabemos que a instalação de uma usina termoelétrica provoca o aumento da acidez nas chuvas da região onde se encontra, mas qual o impacto sobre o meio ambiente devido a todas as outras atividades humanas? A aplicação de um determinado projeto social pode melhorar a vida de algumas pessoas em detrimento de outras. Como avaliar se isso é benéfico ou maléfico?
          As palavras de Bertrand Russel, publicadas em 1959, continuam atuais e talvez nunca percam a atualidade. Talvez a humanidade deva continuar mudando sempre, sem nunca saber qual o próximo passo. Talvez estejamos condenados a continuar mudando, sem saber se caminhamos em direção à perpetuação da vida ou ao seu extermínio.
          Talvez Herbert Spencer esteja certo... e o progresso seja apenas parte da natureza humana.
                                     Aldebaran L. do Prado Júnior. In: Vestibular Unicamp -
                                     Redações 2003. Campinas: Editora da Unicamp, p. 51.

INDUBITÁVEL: sobre o que não pode haver dúvida; incontestável.
1 – O texto dissertativo escolar geralmente apresenta uma estrutura organizada em três parte: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese, o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal, e a conclusão.
a)     Identifique os parágrafos que constituem essas partes:
A introdução é constituída pelo 1º parágrafo; o desenvolvimento, pelos 2º, 3º, 4º e 5º parágrafos; a conclusão, pelo 6º parágrafo.

b)    Qual é a ideia principal, ou a tese, defendida pelo autor na introdução?
A ideia de que o mundo em que vivemos muda com certeza, mas não temos como saber se essa mudança é ou não benéfica.

2 – O desenvolvimento é construído em quatro parágrafos.
a)     Que aspecto da tese é desenvolvido no primeiro desses quatro parágrafos?
O dinamismo é característica do universo, do planeta e da vida humana.

b)    Que aspecto é abordado nos outros três parágrafos?
A dificuldade de saber se a mudança é benéfica ou não.

3 – Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparações, dados históricos, dados estatísticos, pesquisas, causas sócio econômicas ou culturais, depoimentos – enfim, tudo o que possa demonstrar que o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. Quais desses tipos de argumento o autor utilizou em cada um dos parágrafos do desenvolvimento?
       No 1º parágrafo do desenvolvimento, o autor utilizou exemplo e alusão histórica; no 2º, citação e alusão histórica (revolução industrial); no 3º, citação e exemplo (a lagoa); no 4º, exemplo e relações de causa e efeito.

4 – Observe a conclusão do texto. Trata-se de uma conclusão do tipo síntese ou do tipo proposta?
      Uma conclusão do tipo síntese.

5 – Observe o título do texto. Você o considera adequado ao texto? Por quê?
      Resposta pessoal.

6 – Observe a linguagem do texto:
a)     Que variedade linguística foi empregada?
Uma variedade de acordo com a norma-padrão.

b)    Que pessoa gramatical dos verbos e pronomes predomina?
A 3ª pessoa do singular.

c)     A linguagem tende à pessoalidade ou à impessoalidade? Tende à objetividade ou à subjetividade?
Tende à impessoalidade e à objetividade.


CRÔNICA: AMANHECER NA CIDADE - IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO - COM GABARITO

CRÔNICA – AMANHECER NA CIDADE
                       Ignácio de Loyola Brandão


         Quem contempla o amanhecer nesta cidade? Nos últimos dias foi atordoante. O céu límpido clareia suavemente, sem uma nuvem. Os prédios parecem de papelão recortado, sem dimensão, reduzidos a um só plano como em quadro primitivo o sol explode tímido nas fachadas e laterais dos edifícios e a luz reflete-se estilhaçada de vidro para vidro. Essa função é a única justificativa que encontro para a arquitetura vitralesca que domina o modernismo. Não entendo caixotes de vidro fechados num país quente.
          Boêmios e os que se levantam cedo para o trabalho desfrutam o amanhecer. Sobrevivem ainda os boêmios poéticos que saindo de bares e boates caminhavam pela cidade a despertar, tomando um café forte – ou mais uma -, nos botecos e padarias? O que tenho visto, nas raras noites em que atravesso desperto, são jovens que saem das danceterias, mal olham para o dia, sobem nos carros e se arrancam em velocidade, pneus guinchando. Divertimentos mudam! Se não, estaríamos nas cavernas, ansiosos por um racha entre velociraptors.
          Os que trabalham e usam trens e ônibus não podem desfrutar o amanhecer, encontram-se sonolentos e o amanhecer para eles é familiar, significa o corte abrupto no sono e uma corrida para não perder a hora. Esperam raivosos pelas conduções atrasadas. Amontoam-se em veículos clandestinos (cada vez em maior número) apodrecidos, espremem-se em trens que não garantem a chegada à próxima estação, enfiam-se no escasso metrô, que justifica o apelido de metro e meio, tão curto é, para tão extensa cidade.
          Os que não olham o amanhecer nestes dias de novembro que lembram dias de maio perdem a cidade em um de seus momentos mais belos. Nestas manhãs tenho me reconciliado com São Paulo. Posso amá-la intensamente, ainda que esse amor se desgaste ao longo do dia, corroído pelo barulho, violência, medo, poluição, má-educação, buracos. O sol atinge minhas janelas, reflete-se nos vidros, incomoda, cega-me. Recuso-me a fechar as persianas, seria negá-lo, ofendê-lo, ele sobe tão alegre, bebendo o azul, satisfeito por essa súbita e inexplicável limpidez do ar. [...]
          O sol atinge a mesa, derramo o café sobre o tampo. Corro com um pano, há manchas de luz no café. Devo interpretá-las? Tolices. Passo lustra-móveis, essa mesa é meu xodó, ganhei-a em 1959 de Fernando de Barros, o cineasta. O único móvel existente na primeira quitinete que aluguei nesta cidade, na Praça Roosevelt, 168, apartamento 803. Quem mora lá, hoje? Era fácil encontrar e alugar quitinetes. Tão baratas! [...]
          O sol firmou-se, a empregada, na cozinha, ligou o rádio... elas adoram o volume máximo. Anuncia-se a próxima atração: “deve a mulher cortar o membro do homem que trai?”. Impressionantes as manifestações. Vocês vão ler no próxima semana. Neste mesmo lugar. Acima da coluna da Cecília Thompson, que não sei como não se irrita com as evasivas que lhe enviam os que servem mal ao público. Devia mudar o título da coluna para respostas mentirosas.

    BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Melhores crônicas de Ignácio de Loyola Brandão. São Paulo: Global, 2004, p. 146-147.

          Velociraptor: espécie pré-histórica, que viveu na região da Mongólia. Ágil e feroz, pesava perto de 80 kg. e media cerca de 2 metros de comprimento. Com uma forma que lembra um lagarto de pé, o velociraptor vivia em bando e era um terrível predador.
Entendendo o texto

1 – De que acontecimento o autor parte para elaborar sua crônica? Trata-se de um acontecimento cotidiano? Por quê?
      O amanhecer na cidade de São Paulo. Sim, é um acontecimento cotidiano, já que amanhece todos os dias.

2 – O autor inicia seu texto com uma pergunta: “Quem contempla o amanhecer nesta cidade”?
a)     Há dois grupos de pessoas que, supostamente, contemplariam o amanhecer. Que grupos são esses?
O grupo dos boêmios e o dos trabalhadores que acordam cedo.

b)    Esses dois grupos, de fato, contemplam o amanhecer? Por quê?
Não. O autor não sabe se ainda existem os “boêmios poéticos” de antigamente, que contemplariam o amanhecer. De acordo com o que vê, os boêmios da atualidades saem das danceterias, mal contemplam o dia, entram em seus carros e saem em alta velocidade. Já os trabalhadores não contemplam o amanhecer, pois, para eles, o amanhecer significa um corte abrupto do sono e uma corrida para não perder a hora. Estão sonolentos e raivosos nessa hora, a, assim, não podem desfrutar o amanhecer.

3 – O que há de especial no amanhecer dos dias de novembro, que parecem maio, para o autor?
        Nesses dias, ele se reconcilia com São Paulo e ama a cidade intensamente.

4 – Mesmo tratando de um aspecto positivo – e poético – da cidade, o autor insere algumas críticas, apresentando alguns aspectos negativos de São Paulo.
Localize no texto os problemas da cidade apresentados e escreva-os em seu caderno.
       Problema no transporte coletivo: conduções atrasadas, veículos lotados, clandestinos, “apodrecidos” e sem segurança. Metrô insuficiente para a grande cidade.
Além disso, apresentam-se os seguintes problemas: barulho, violência, medo, poluição, má educação e buracos. Para o autor, as construções inadequadas para um clima quente, bem como os rachas, também podem ser observadas pelos alunos como aspectos negativos.

5 – Enfim, o sol chega à janela, entra em sua casa e atinge sua mesa... e o autor derrama café.
a)     Esse acontecimento corriqueiro transporta o autor para outra época. Que época?
Década de 1950, quando ganhou a mesa, que era o único móvel da primeira quitinete que alugou em São Paulo.

b)    Em que outro momento do texto o autor refere-se a algo do passado com uma “ponta” de nostalgia?
No segundo parágrafo, quando se refere aos boêmios de outrora.

6 – No último parágrafo, fica evidente que se trata de uma crônica semanal, publicada em um jornal.
a)     Que evidências mostram isso?
O autor anuncia que seus leitores saberão na semana seguinte, por meio de seu texto, as manifestações ouvidas no rádio sobre a pergunta “deve a mulher cortar o membro do homem que trai?”. Além disso, ele situa seu texto no espaço físico do jornal, ou seja, no mesmo lugar, acima da coluna de Cecília Thompson.

b)    Transcreva do texto o trecho em que o autor fala diretamente com seus leitores.
“Vocês vão ler na próxima semana”.




sexta-feira, 31 de março de 2017

POEMA : MORTE E VIDA SEVERINA(FRAGMENTO) - JOÃO CABRAL DE MELO NETO - COM GABARITO

POEMA: MORTE E VIDA SEVERINA(FRAGMENTO) – ENEM (2011)
                            João Cabral de Melo Neto

TEXTO I
O meu nome é Severino,
Não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
Que é santo de romaria,
Deram então de me chamar
Severino de Maria;
Como há muitos Severinos
Com mães chamadas Maria,
Fiquei sendo o da Maria
Do finado Zacarias,
Mas isso ainda diz pouco:
Há muitos na freguesia,
Por causa de um coronel
Que se chamou Zacarias
E que foi o mais antigo
Senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
Ora a Vossas Senhorias?

    MELO NETO, João Cabral. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.


TEXTO II
          João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A auto apresentação da personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outros homens.
                              SECCHIN, Antônio Carlos. João Cabral: a poesia do menos.
                                                                            Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

          Com base no trecho de Morte e vida Severina (texto I) e na análise crítica (texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social a que ele faz referência aponta para um problema social expresso literariamente pela pergunta “Como então dizer quem fala/ora a Vossas Senhorias?”. A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da:
a)     Descrição minuciosa dos traços biológicos da personagem narrador.
b)    Construção da figura do retirante nordestino como um homem resignado com a sua condição.
c)     Representação, na figura da personagem narrador, de outros Severinos que compartilham sua condição.
d)    Apresentação da personagem narrador como uma projeção do próprio poeta, em sua crise existencial.
e)     Descrição de Severino, que, apesar de humilde, orgulha-se de ser descendente do coronel Zacarias.


O CORTIÇO - FRAGMENTO - ALUÍSIO AZEVEDO - COM GABARITO

ENEM (2011)

      Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfírio, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo.

                 AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática, 1983. (Fragmento).

       No romance O cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois:
a)     Destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas.
b)    Exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo
c)     Mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português.
d)    Destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses.
e)     Atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.


TEXTO: PALAVRA INDÍGENA - COM GABARITO


 ENEM (2011)

         Palavra indígena

         A história da tribo Sapucaí, que traduziu para o idioma guarani os artefatos da era da computação que ganharam importância em sua vida, como mouse (que eles chamam de angojhá) e Windows (Oventã).
         Quando a internet chegou àquela comunidade, que abriga em torno de 400 guaranis, há quatro anos, por meio de um projeto do Comitê para Democratização da informática (CDI), em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta e com antena cedida pela Star One (da Embratel), Potty e sua aldeia logo vislumbraram as possibilidades de comunicação que a web traz.
          Ele conta que usam a rede, por enquanto, somente para separação e envio de documentos, mas perceberam que ela pode ajudar na preservação da cultura indígena. A apropriação da internet se deu de forma gradual, mas os guaranis já incorporaram a novidade tecnológica ao seu estilo de vida. A importância da internet e da computação para eles está expressa num caso de rara incorporação: a do vocabulário.
          - Um dia, o cacique da aldeia Sapucaí me ligou. “A gente não está querendo chamar computador de computador”. Sugeri a eles que criassem uma palavra em guarani. E criaram aiú irú rive, “caixa pra acumular a língua”. Nós, brancos, usamos mouse, Windows e outros termos, que eles começaram a adaptar para o idioma deles, como angojhá (rato) e Oventã (janela) – conta Rodrigo Baggio, diretor do CDI.

                                                   Disponível em: www.revistalingua.uol.com.br.
                                                                                          Acesso em: 22 jul. 2010.

          O uso das novas tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma série de novos termos que foram acolhidos na sociedade brasileira em sua forma original, como: mouse, Windows, download, site, homepage, entre outros. O texto trata da adaptação de termos da informática à língua indígena como uma reação da tribo Sapucaí, o que revela:
a)     A possibilidade que o índio Potty vislumbrou em relação à comunicação que a web pode trazer a seu povo e à facilidade no envio de documentos e na conversação em tempo real.
b)    O uso da internet para separação e envio de documentos, bem como a contribuição para as atividades relacionadas aos trabalhos da cultura indígena
c)     A preservação da identidade, demonstrada pela conservação do idioma, mesmo com a utilização de novas tecnologias características da cultura de outros grupos sociais.
d)    Adesão ao projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI), que, em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta, possibilizou o acesso à web, mesmo em ambiente inóspito.
e)     A apropriação da nova tecnologia de forma gradual, evidente quando os guaranis incorporaram a novidade tecnológica a seu estilo de vida com a possibilidade de aceso à internet.

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CRÔNICA: PEIXE NA CAMA - LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

CRÔNICA: PEIXE NA CAMA – ENEM (2010)
                    Luiz Fernando Veríssimo

         O “politicamente correto” tem seus exageros, como chamar baixinho de “verticalmente prejudicado”, mas, no fundo, vem de uma louvável preocupação em não ofender os diferentes. É muito mais gentil chamar estrabismo de “idiossincrasia ótica” do que de vesguice.
         O linguajar brasileiro está cheio de expressões racistas e preconceituosas que precisam de uma correção, e até as várias denominações para bêbado (pinguço, bebo, pé de cana) poderiam ser substituídas por algo como “contumaz etílico”, para lhe poupar os sentimentos.
         O tratamento verbal dado aos negros é o melhor exemplo da condescendência que passa por tolerância racial no Brasil. Temos como “crioulo”, “negão”, etc. são até considerados carinhosos, do tipo de carinho que se dá a inferiores, e, felizmente, cada vez menos ouvidos. “Negro” também não é mais correto. Foi substituído por afrodescendente, por influência dos afro-americanas, num caso de colonialismo cultural positivo. Está certo. Enquanto o racismo que não quer dizer seu nome continua no Brasil, uma integração real pode começar pela linguagem.

          VERISSIMO, Luiz Fernando. Peixe na cama. Diário de Pernambuco.
Entendendo o texto                                                                                          10 jun. 2006 (adaptado).

01.Ao comparar a linguagem cotidiana utilizada no Brasil e as exigências do comportamento “politicamente correto”, o autor tem a intenção de:

a) Criticar o racismo declarado do brasileiro, que convive com a discriminação camuflada em certas expressões linguísticas.
b)    Defender o uso de termos que revelam a despreocupação do brasileiro quanto ao preconceito racial, que inexiste no Brasil.
c)     Mostrar que os problemas de intolerância racial, no Brasil, já estão superados, o que se evidencia na linguagem cotidiana.
d) Questionar a condenação de certas expressões consideradas “politicamente incorretas”, o que impede os falantes de usarem a linguagem espontaneamente.
e)     Sugerir que o país adote, além de uma postura linguística “politicamente correta”, uma política de convivência sem preconceito racial.




quinta-feira, 30 de março de 2017

SIMULADO SOBRE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM GABARITO

SIMULADO SOBRE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM GABARITO


POEMA : A POESIA É UMA PULGA
A poesia é uma pulga,                                              nas palavras se balançam
coça ,coça, me chateia,                                             fala, fala, não se cala,
entrou por dentro da meia,                                        a poesia é uma pulga,
saiu por fora da orelha,                                             de pular não tem receio,
faz zumbido de abelha,                                             adora pular na escola...
mexe, mexe, não se cansa,                                      Só na hora do recreio!

                                                                               Sylvia Orthof

1)     Todos os verbos sublinhados  no poema indicam:
a)     estado             b) ação               c) fenômeno da natureza

2)     No verso “A poesia é uma pulga”, o que o verbo  ser indica? Marque a resposta correta.
a)     estado             b) ação              c) fenômeno da natureza

     3) Assinale a alternativa onde o verbo destacado indica estado.
         a) O povo todo correu para lá, com enxadas, foices, pedaços de pau.
         b) Os amigos estavam preocupados.
         c) Comprei uma bicicleta linda.
         d) Achei um lápis azul.

     4) Assinale a frase com verbo que indica ação.
        a) Minha mãe parece muito feliz hoje.
       b) Esses alunos ganharam o campeonato de estudantes.
      c) Esse rio estava largo e fundo.
      d) Em Sorriso, chove todos os dias durante o verão.

    5) Marque a alternativa em que todos os verbos estão na 1ª conjugação.
     a) conhecer, sofrer, vender, torcer, viver
     b) andar, caminhar, imaginar, passear, cantar
     c) subir, cuspir, evoluir, entupir, transferir
    d) colocar, crescer, escorrer, descartar, servir

   6) Coloque (x) na única alternativa que a frase em que o verbo indica fenômeno da natureza.
    a) A mãe cantou para o filho dormir.
    b) Eu vendi minha bicicleta.
    c) O pintor quebrou o pincel quando terminava o quadro.
    d) Naquela noite escura, trovejou muito.

   7) Marque a alternativa em que todos os verbos estão na 2ª conjugação.
    a) escrever, vender, chover, sofrer, correr
    b) cantar, amar, sonhar, brincar, estar
    c) partir, sorrir, abrir, desistir, fingir
   d) amar, correr, partir, sorrir, brincar

  8) Assinale a única alternativa em que o verbo está no INFINITIVO.
   a) Tirei o sapato e bati fortemente com o salto no vidro.
   b) Eu abro a janela e o sol bate no meu rosto.
   c) Luan Santana vai cantar no Show em Sorriso.
   d) Os gatos abrem e fecham os olhos sonhando com pardais.

9) Marque a alternativa em que todos os verbos estão na 3ª conjugação.
   a) pular, cantar, avistar, sonhar, encontrar
   b) sentir, cumprir, partir, abrir, sorrir
   c) parecer, correr, chover, perceber, escrever
   d) amar, correr, partir, sorrir, brincar

10) Encontre nas frases abaixo os verbos e marque qual tempo verbal estão:
Marcelo sugeriu um passeio ao zoológico.
Ontem, eu fui ao cinema.
A gente amarrava o bilhete numa pedra.

a)    Presente
b)    Passado (Pretérito)
c)    Futuro


“Uma longa viagem começa com um único passo.” Bom Simulado! Profª Jaqueline

segunda-feira, 27 de março de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): A MÃO DA LIMPEZA - GILBERTO GIL- COM GABARITO

 MÚSICA: A mão da limpeza

                                                                        GILBERTO GIL
O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Vai sujar na saída, ê
Imagina só
Que mentira danada, ê
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o negro penava, ê
Mesmo depois de abolida a escravidão
Negra é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão
É a mão da pureza
Negra é a vida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo com água e
Sabão.
Negra é a mão
De imaculada nobreza
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, ê
Imagina só
O que o branco sujava, ê
Imagina só
Eta branco sujão.

                  Gilberto Gil. Raça humana. Gege Edições Musicais, 1984. Faixa 6.

1 – Na primeira estrofe da canção, é citada uma expressão popular bastante preconceituosa, que é contestada e negada na segunda estrofe.
a)     Identifique a expressão.
“O negro, quando não suja na entrada, vai sujar na saída”.

b)    De acordo com o texto, por que a expressão popular é equivocada?
Contrariamente à expressão, o negro limpava o que o branco sujava.

c)     Essa expressão preconceituosa ainda é ouvida nos dias de hoje?
Sim.

2 – Há um jogo de ideias em torno do verbo “sujar”, que é empregado no sentido denotativo (próprio, referencial) e conotativo (figurado).
a)     Indique em qual estrofe o verbo “sujar” é empregado no sentido denotativo e em qual estrofe é usado no sentido conotativo.
Na primeira estrofe, o verbo “sujar” é empregado em seu sentido conotativo.
Na segunda estrofe, é empregado em seu sentido denotativo.

b)    Explique o sentido do verbo “sujar” em cada uma das estrofes.
Na primeira, significando “fazer algo errado”.
Na segunda, significando tornar algo sujo, anti-higiênico.

3 – Escolha a alternativa que melhor explica a denúncia feita na terceira e quarta estrofes.
a)     Depois da abolição da escravatura, os negros passaram a ter as mesmas oportunidades de trabalho que os brancos.
b)    Mesmo depois da abolição da escravatura, as oportunidades de trabalho são diferentes entre brancos e negros, cuja maioria permanece executando o trabalho manual, desvalorizado socialmente.
c)     Depois da abolição da escravatura, os negros preferiram os trabalhos manuais, por considerarem a limpeza algo nobre.