sexta-feira, 3 de abril de 2015

PROJETO DE LEITURA : "EU E O AUTOR"

PROJETO  DE  LEITURA : "EU  E  O  AUTOR"



Lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê, numa espiral quase sem fim, que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela. LAJOLO (2004, p.7)


JUSTIFICATIVA


        Tendo em vista as dificuldades de interpretação de textos e a falta de hábito de ler pelos alunos, observados na sala de aula, criei o Projeto: "Eu e o Autor", desde 1995 cuja a finalidade era despertar o interesse pela leitura, gerar afinidade e criar  uma atmosfera de amizade entre o leitor e o autor do livro, através do gênero textual: carta pessoal, tão pouco usado nos dias atuais.
        Por meio da carta o leitor interage com o autor, fazendo perguntas, questionando algumas passagens do livro, dando opiniões sobre o direcionamento da obra e  assim que recebe em sua casa uma carta-resposta do autor ele se surprende e motiva a continuar lendo. Desse modo o leitor foi cativado para a leitura.
          Com isso, motivando o aluno a participar ativamente do projeto, descobrindo o que ler, criando e recriando situações literárias e adequando-as à sua realidade e ao seu modo de vida.
         Assim, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma "Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:
[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido-nessa textura-, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia."

         Desta forma, a leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.

OBJETIVOS



  • Estimular o prazer e as competências de leitura e escrita com ações humanas de apreciação e produção estética e afetiva;


  • Promover uma prática constante de leitura motivando o aluno para esta ação;


  • Desenvolver o senso crítico, a criatividade, a oralidade e a  socialização;


  • Valorizar os autores brasileiros e suas obras literárias;


  • Resgatar o Gênero Textual: carta pessoal;


  • Proporcionar situações de leitura compartilhada;


  • Enriquecer e ampliar o vocabulário.


CONTEÚDOS  CURRICULARES INTERDISCIPLINARES


       Os principais conteúdos trabalhados no Projeto e suas respectivas Áreas:

 Linguagem: as tipologias textuais: narrativas, descritivas, expositivas, argumentativas e instrucional;leitura compartilhada;produção textual e cartazes;gêneros textuais: carta pessoal, texto didático, texto publicitário e reportagens;

 Ciências Humanas: a solidariedade, a leitura crítica da realidade e do contexto em que os alunos estão inseridos;o espaço geográfico do texto e também de locomoção entre a Escola e o Correios;

 Matemática: custo do envelope e do selo postal.

METODOLOGIA


       O projeto propôs aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Ayrton Senna a leitura de um livro paradidático infanto-juvenil "Procura-se um coração" de Lúcia Seixas, durante o primeiro bimestre, sendo uma aula semanal com o paradidático.
      Com o livro em mãos numa roda de leitura foi apresentado aos  alunos o livro, sua temática e a biografia da autora Lúcia Seixas.
    Em seguida começou a leitura compartilhada em voz alta se alternando e parando quando se faz necessário para discussão sobre o tema ou o significado de palavras desconhecidas.
     Durante os meses de fevereiro e março fizeram a leitura do livro com debates sobre a temática do livro"doação de órgãos", a partir dai despertou interesse nos alunos em saber mais sobre o assunto, então foram pesquisar na internet e trouxeram todo o material pesquisado para a sala de aula e diante do exposto, convidamos  a Enfermeira Fabiana Regina de Souza Molina - Coordenadora  da Central de Transplantes  de Mato Grosso -  para ministrar uma palestra sobre o tema e os alunos também fizeram uma exposição na escola,convidamos os demais alunos da escola para assistirem.
     Sendo assim, para concluir o projeto, os alunos escreveram uma carta para escritora Lúcia Seixas e foram ao Correios postá-la.
    Mas, alegria mesmo foi quando receberam a resposta da carta que enviaram para a escritora, a mesma postou em seu blog 
http://procuraseumcoracao.blogspot.com.br fotos dos alunos e comentou sobre o projeto.
   Desta forma o aluno fica motivado a ler outra obra de outro escritor e escrever novamente.

AVALIAÇÃO
        Acredito que este projeto sustentou uma proposta de trabalho para construção da leitura e da escrita de forma prazerosa e real.
     O trabalho foi altamente valorizado pelos alunos da própria turma, os demais da escola e também por outros educadores que tiveram a oportunidade de observar durante a culminância do projeto.
       A estratégia do projeto foi criar habilidade de leitura e escrita dos alunos, além da sensibilidade estética na produção textual.
       O envolvimento dos alunos com a pesquisa sobre "Doação de Órgãos", mostrou a função social que se deu com a leitura deste livro.
       Também, o interesse dos alunos por obras e autores brasileiros.
    A avaliação foi realizada a cada etapa do projeto, ouvindo os alunos, coordenação e direção da escola, os quais sinalizaram sucesso e desafios para futuros trabalhos.

AUTOAVALIAÇÃO

Assumi e encarei a diversidade de tarefas no âmbito das funções como uma oportunidade de melhoria;

Envolvi nas tarefas que me foram atribuídas com vista à execução do projeto, de forma pontual e rigorosa;
Demonstrei ter aptidão e conhecimentos adequados para coordenar este  projeto;
Procurei me atualizar os meus conhecimentos com relação a temática do livro durante a execução do projeto;
Acredito  que superei o objetivo.


OBS.: Vou escrever aqui algumas falas de escritores que já participaram deste Projeto.
...Agradeço a você e a seus alunos pelas deliciosas cartas que me enviaram.....Mas você é super gentil, sensível e deve conseguir que seus alunos amem as aulas, o estudo e os livros!Lúcia Goes (2/1/1996)

...Fiquei encantado com as cartas que recebi de seus alunos sobre meu livro. Agradeço, do fundo do coração. Isso é o mais gratificante para um escritor. Wagner Costa (12/12/1995)

...Quero, em primeiro lugar,parabenizá-la pelo trabalho efetuado com os alunos, tão importante para incentivar o gosto pela leitura...espero que continue estimulando em seus alunos o amor pelos livros... Rosana Rios (21/05/1996)

...De novo, as cartas de vocês me banharam de alegria, e vai aqui meu muito obrigado!Achei bonito e da melhor qualidade pedagógica o trabalho que você desenvolveu com "O Segredo da Amizade"...gostaria que me enviasse, pois pretendo mostrar nas minhas andanças e dizer com orgulho, carinho e esperança que em Juina(pois morava lá) há professoras com essa  sensibilidade e competência! Wagner Costa (3/12/1995)

...Que bom receber notícias de você e do belo trabalho que você continua desenvolvendo....e que desse modo sejam despertados para o prazer da leitura, tenho certeza de que todos os horizontes de seu sucesso e felicidade futuros estão sendo abertos à frente deles. Pedro Bandeira (nov/2012)

...Fiquei muito contente com as cartas de vocês, com o carinho, com as palavras amigas. E quero mandar um beijo bem gostoso para cada um, com os votos de que continuem a gostar de ler, sempre...Sonia Junqueira (1/2/1996)

...Fiquei encantada com as cartas..são lindas, emocionantes.Recebi deles muitos estímulos, excelentes comentários, desenhos, elogios, abraços, beijos e uma porção de convites para visitar Juina. Depois de ler as cartas fui procurar Juina no mapa.Achei e fiquei me perguntando como é que essa meninada vive, o que fazem, ...quem são esses meninos e meninas, como são os professores, como vivem? Coloquei as cartas deles num quadro para enfeitar a parede do meu estúdio, perto do computador. Vou lê-las sempre.Regina Chamlian (10/6/2002)

...Seus alunos são muito legais e você também deve ser, por dar estímulo e liberdade a eles. Eva Furnari (25/11/2001)

...Achei interessante este projeto e lindos acrósticos seus alunos fizeram...continue incentivando a leitura. Angela Carneiro (10/2/1996)

....Continuem lendo, lendo bastante. Ler é diferente de estudar. É muito mais gostoso do que estudar. E a gente aprende muito, muito mais! Se vocês não puderem comprar livros, visitem a biblioteca da sua escola, do seu bairro, peçam livros emprestado, peçam para seus pais comprarem para vocês. Mas nunca deixem de ler. No conhecimento está a diversão, está a felicidade. Na falta de leitura, na ignorância, está a tristeza, está a escravidão. Pedro Bandeira (15/7/1996)

...Eu achei simplesmente admirável o trabalho que você tem com os seus alunos. Fazê-los participar de primeiras experiências como ler e escrever cartas é muito mais que se preocupar em ensinar. É uma demonstração de puro amor à profissão e chega a emocionar. E olha que eu sou meio durão... quer dizer, durão uma ova! Eu me emociono facilmente e confesso que fiquei mole quando vi aqueles garranchos infantis me elogiando. Realmente, o trabalho desenvolvido por você merece que a gente fique aplaudindo sem parar. Aurélio de Oliveira (4/11/1996)

e muitas outras......






        Eu e meus alunos do Centro Educacional Ayrton Senna de Várzea Grande-MT no Correio postando carta para a Escritora Lucia Seixas.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE LEITURA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR   DE  LEITURA



HISTÓRIA  -       A  Biblioteca  e a Sala de Leitura em uma escola desempenham papel fundamental dentro da nova perspectiva do Ensino Fundamental e Médio onde deve-se priorizar a construção  do conhecimento, desprezando o repasse de conteúdos que não permite ao aluno sentir-se agente da sua própria história e da construção do seu conhecimento neste  contexto e acreditando que o ensino da história deve acontecer com a participação ativa do aluno, permitindo que este entenda, relacione e de opinião crítica sobre os fatos históricos vistos, sendo capaz de correlacioná-los com sua vivência, é que várias atividades podem ser  realizadas através de leituras de livros paradidáticos de apoio, assim como pesquisas e a interpretação de documentos históricos.
        As atividades abaixo poderão possibilitar aulas de história mais dinâmicas e  agradáveis ao aluno, como também  levar os profissionais a buscarem o auxílio  de  colegas, trabalhando assim com a interdisciplinariedade  e os temas transversais:

Dramatização

Segundo Araújo (2009, p. 174), “o teatro pode ser usado como prática pedagógica como uma maneira de representar, interpretar e conhecer o homem e a sociedade criada pelos homens”.

         Após a leitura de livros paradidáticos realizar debates e a dramatização ou teatros sobre os temas, épocas e modo de viver dos personagens, buscando a participação, o estímulo, convívio social, além do crescimento cultural e da linguagem oral e corporal. Esse tipo de atividade pode ser usada em todas as etapas do ensino e disciplinas curriculares. A dramatização ou apresentação teatral na escola é de grande valia, isso porque possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, além de promover uma socialização, aumento da criatividade, memorização entre outros fatores positivos na construção do conhecimento.
         O teatro permite ainda uma interação entre o aluno e o texto e consequentemente entre os participantes da dramatização, este dá a oportunidade de o aluno melhorar a percepção, o senso crítico, a forma de se expressar oralmente e de se comunicar em contextos sociais, como nos afirma Oliveira e Stoltz (2010, p.81).


Interpretação de Documentos Históricos

"Os infinitos herois desconhecidos valem tanto quanto os maiores herois da História" 
(Walt Whitman)

        A leitura, o levantamento de ideias principais e a discussão sobre documentos de época (ponto de vista das pessoas naquele momento histórico) tornam mais fácil a compreensão do fato histórico em si e possibilitam críticas sobre determinados comportamentos e "personagens" da história.

Pesquisas 

Conforme Demo (2003, p. 2), “Educar pela pesquisa tem como condição primeira que o aluno seja pesquisador, ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a
tenha como atitude cotidiana”.

       Por meio da pesquisa o aluno tem possibilidade de descobrir um mundo diferente, coisas novas, curiosidades. Dessa forma, o professor tem a incumbência de gerenciar e orientar os seus alunos na busca de informações, sua função é disponibilizar referências bibliográficas, oferecendo melhores condições de desenvolvimento da pesquisa. Além de atuar na orientação da construção de textos a partir do material da pesquisa, o professor deve ensinar como retirar as partes mais importantes do conteúdo pesquisado. Outro ponto de grande relevância que o educador deve abordar é a conscientização de que uma pesquisa não é uma mera cópia e sim uma síntese de um conjunto de informações. 
       A pesquisa na escola não deve ter apenas o objetivo de ocupar o aluno, de modo que o mesmo não fique sem fazer nada em casa, sua finalidade vai além, formar pessoas curiosas acerca do que se passa no mundo, assim, por meio dessa busca, o conhecimento será construído pelo próprio educando.


Leitura 


"[...] no momento da leitura, no entanto, a palavra se configura e se dispersa, rompe a linearidade, produz resultados indeterminados, imperceptíveis, muitas vezes. Na leitura, a atividade mental de um 'eu', como trabalho simbólico e fundamentalmente dialogia,polifonia. (Bahktin,1981.p.28)

       Ler livros de histórias permite  ao aluno dá vida à obra, mas é ela que lhe passa informações, conhecimento, sabedoria. Também por esse ângulo as expectativas colocadas na leitura compreendem-na como doadora, administrando benefícios a seus usuários. Esses resultados podem não ser imediatamente mensuráveis, mas se refletem a longo prazo, transformando o consumidor num ser elevado, enriquecido pela experiência herdada dos livros desta forma participando na sociedade, com espírito crítico, enriquecendo a cultura de como era o modo de vestir, pensar, viver e se comportar do homem nas diferentes épocas(idade média por exemplo), estabelecendo comparações com os dias de hoje podendo "ver" a evolução do homem no espaço geográfico e nas suas relações com o próprio ser humano e ampliando a visão de mundo.

Criar Novas Histórias

 "Através do recontar histórias, no desenvolvimento da linguagem
oral dos alunos em sala de aula, o que abrange os seguintes objetivos específicos:
identificar os aspectos narrativos (sequência temporal e causal) e o vocabulário
manifesto pelo leitor na reconstrução oral dos textos narrados por meio do
aspecto semântico e do pragmático."COELHO (1991) 

         Depois de ler um livro o aluno poderá baseando-se nele, criar novas  histórias dando seu próprio significado, reconstruindo através de suas experiências pessoais, pois a leitura não se constitui em um ato solitário, nem em atividade monológica do indivíduo como se pensava há algum tempo, pois no processo da leitura se dá a interação do leitor não apenas com o autor, como também com os leitores virtuais criados pelo mesmo no momento da escritura, estabelecendo dessa forma, relações plurais. Nessa medida, a leitura compreendida, sobretudo em seu caráter dialógico, constitui-se em precioso instrumento no processo de produção do conhecimento por oportunizar ao leitor o contato com diversificadas formas de visão e compreensão de mundo. Leitor e leitura se constituem portanto, como elementos vitais nesse processo de interlocução contínua, capaz de alargar indefinidamente as possibilidades de atribuição de sentidos.

Trabalhar com músicas 

"A música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro." Platão

     Interpretar músicas, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Trabalhar com lendas e mitos


"São narrações em que se procura explicar a origem dos seres vivos e de certos objetos ou a origem de algum costume." Théo Brandão

       As lendas e mitos são importantes para a promoção dessas descobertas que envolvem sentimentos, valores e costumes. Caracterizando essa temática como uma forma de estimular o encantamento, uma fonte que mistura a fantasia e realidade desenvolvendo o imaginário. 

Construir, Criar História em Quadrinhos

"Nas escolas em circulam diversos tipos de textos, livros, jornais, revistas e quadrinhos, os alunos leêm e escrevem mais rapidamente e se tornam capazes de buscar as informações de que necessitam."
Marcelo Campos Pereira.


        As Histórias em Quadrinhos, devido a sua diversidade de linguagem e riqueza artística, possibilitam muitos momentos prazerosos na complexa tarefa do ensino e aprendizagem da língua escrita. Cabe à escola utilizá-la de forma lúdica para estabelecer uma relação harmoniosa entre professor, aluno e texto. O aluno precisa compreender que ler é um exercício que se presta ao prazer e não serve apenas para a execução de tarefas escolares e atendimento de interesses transitórios
       
Júri Simulado

“As dinâmicas de grupo quando aplicadas no ambiente de sala de aula propiciam a integração e o relacionamento interpessoal entre alunos e professores." (Luis Alves)


          O Júri Simulado é uma proposta que tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas como:aborto, maioridade penal, pena de morte, JK: Herói ou vilão, socialismo ou capitalismo, inclusão ou meritocracia, Lei de Cotas, royalties do Pré-sal, festas open bar, dentre outras temáticas.
           O desenvolvimento da atividade de Júri Simulado é satisfatório, pois, além de ampliar os conhecimentos dos educandos envolvidos de forma direta e indireta, possibilita dotá-los de informações úteis na construção do saber, sensibilizando-os para o exercício da cidadania, bem como ampliação de sua percepção de mundo.  


A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

             É através da leitura que podemos enriquecer o aluno levando-o a pensar, repensar situações e buscar ver que existem vários pontos de  vista sobre um mesmo tema, que  existem interesses diferentes e formas diversificadas de contar e analisar um mesmo assunto, e é essa maneira diferente de ver as coisas que acontecem e de contá-las que resulta a nossa história, a nossa cultura.
                      Além das atividades sugeridas muitas outras podem ser desenvolvidas, pois cada professor, cada sala, cada assunto são realidades distintas e possuem objetivos diferentes, embora a meta maior seja a mesmo: levar o aluno a ser uma pessoa feliz e de sucesso, construindo uma sociedade mais participativa, atuante e consciente até termos um mundo realmente melhor, um homem compromissado com o meio  e principalmente com um relacionamento mais solidário e humano entre as pessoas. Um cidadão que busque e encontre soluções para os problemas que enfrenta hoje.


“O hábito da leitura proporciona possibilidades infinitas, uma vez que é possível conhecer tudo o que se deseja por meio dela”, Valéria Thomazini

PESQUISA NA ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

Temas para Pesquisa na Área Ciências da Natureza e Matemática


1. A decomposição do lixo.
Conheça o processo de biodegradação do lixo, a produção de resíduos e os problemas que acarretam ao ecossistema, através de conceitos de termoquímica e de reações.

2. Genética: determinação dos padrões de herança.
A partir do conhecimento da genética clássica e molecular, discuta com a turma as diferenças entre características genéticas, hereditárias,    congênitas e adquiridas.

3.Organizando a vida financeira.
Estimule os alunos aplicar a teoria à prática e utilizar os conceitos de Progressão Aritmética e Geométrica na hora de calcular seus gastos.

4. Como surgem as galáxias?
Amplie a compreensão da turma sobre o ciclo de vida das estrelas, levando-os a refletir sobre a essência da matéria e como ela se combina para dar origem ao Universo.

5. Como se formam os hidrocarbonetos?
Compare as moléculas de diferentes tipos de plástico para ensinar o conceito de ligações covalentes.

6. Estamos sozinhos no Universo?
Comente com a turma a recente descoberta de um novo planeta e levante hipóteses sobre as condições necessárias para o surgimento da vida.

7. O aproveitamento da energia solar.
Estimule a turma a pesquisar meios eficazes de geração de energia para entender como ocorre a captação da luz solar.

8. O que é diabetes?
Usando casos reais, debata com a classe quais sãos as principais causas dessa doença e como é possível tratá-la.

9. Conceitos de Física no estudo dos fenômenos climáticos.
Explique os conceitos utilizados na análise das alterações climáticas, como aquecimento global e efeito estuda, que afetam nosso planeta.

10. Como funciona uma hidrelétrica?
Analise com a turma quais as diferentes formas de energia utilizadas e as transformações pelas quais elas passam durante o processo de produção de energia elétrica.

11. É possível exercitar o cérebro?
Apresente para a classe o funcionamento do sistema nervoso e discuta as recentes descobertas da ciência sobre a maneira como processamos informações.

12. As relações trigonométricas na fotografia.
Pesquise com os alunos a presença das relações trigonométricas no cotidiano das pessoas e especialmente na fotografia.

13. Consequências do aquecimento global para os seres humanos.
Pesquise com os alunos como a mudança climática pode agravar problemas da humanidade como a fome e a pobreza.

14. O que é Neodarwinismo?
Estude com a turma o processo evolutivo e as contribuições da genética para o campo.

15. Do petróleo à gasolina.
Debata com a classe a importância econômica dos combustíveis fósseis e utilize os exemplos surgidos para ilustrar os processos químicos de transformação dos hidrocarbonetos.

16.Como o corpo reage ao excesso de exercício?
Os alunos pesquisam nas aulas de Educação Física e Biologia quais alterações fisiológicas ocorrem no corpo durante os esforços físicos extremos.

17.Ao planejar a pavimentação, a garotada aprende sobre polígonos.
Proponha a resolução de problemas sobre a colocação de pisos e pavimentos para discutir o cálculo de áreas.

18.Compare dados estatísticos usando gráficos.
Alunos transformam tabelas estatísticas em gráficos, facilitando a tarefa de comparar dados.

19. As ondas sonoras e suas propriedades físicas.
Utilizando elementos cotidianos e instrumentos musicais, explique à classe os conceitos físicos do som e os limites saudáveis para a audição.

20. Métodos contraceptivos: pesquise com os alunos uso e eficácia.
Ajude os alunos a conhecer o uso e os benefícios de cada método anticoncepcional - e a eficácia da camisinha.

21. Afinal, para que serve a próstata?
Explique para a turma as diferentes funções do órgão em homens e mulheres.

22. É possível se movimentar somente com a "força do pensamento"?
Aproveite as recentes descobertas da ciência para explicar os atos voluntários e reflexos.

23. O que causa e como prevenir o infarto do miocárdio?
Retome com a turma o sistema circulatório e discuta maneiras de prevenção da doença.

24. Como funciona o raio laser?
Mostre aos alunos as diferentes frequências do espectro luminoso e as aplicações dos diferentes tipos de radiação no cotidiano.

25. As diferentes formas do carbono.
Identifique com a turma as estruturas alotrópicas do carbono e explique suas diferentes aplicações.

26. Quais as causas das doenças relacionadas à visão?
Discuta com a turma como a tecnologia pode ajudar (ou atrapalhar) os diagnósticos médicos.

27.Homens também têm hormônios femininos?
Convide a turma a explorar a diferença entre os hormônios sexuais e suas funções no corpo humano.

28.De onde vem o petróleo?
Apresente à turma a composição e o processo de produção do petróleo e explique o que é a camada pré-sal.

29.Quais os efeitos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade?
Convide os alunos a investigar os efeitos do aquecimento global sobre a cadeia alimentar e a biodiversidade no Ártico.

30. Gravidez: o que pode e não pode?
Coloque a garotada para pesquisar sobre mitos e verdades a respeito do que é adequado ou não fazer durante a gestação.

31.Por que estudamos Matemática?
Coloque a garotada para explorar várias áreas do conhecimento e descobrir a importância desse campo de estudo em seu cotidiano.

32.Como funcionam os hormônios à medida que envelhecemos?
Explique a relação entre a diminuição na produção hormonal e o envelhecimento de homens e mulheres.

33.Como a Física explica o projeto de trem de alta velocidade?
Utilize os conceitos da Física para entender o projeto de um sistema de transporte que pode chegar à velocidade próxima à do som.

34.Como as drogas e outras substâncias psicoativas agem em nosso corpo?
Discuta os efeitos de substâncias que agem no sistema nervoso central e podem causar dependência.

35. A Física por trás dos sensores de movimento.
Entenda as novas tecnologias que antes estavam apenas nas telas do cinema.

36.Estatística para entender e construir gráficos.
Proponha para a turma a elaboração de gráficos a partir de informações coletadas na escola ou extraídas da internet.

37.Sistema Circulatório: os caminhos percorridos pelo sangue.
Apresente o sistema circulatório para a turma e explique suas principais características.

38.Nutrientes: importância e classificação em substância orgânica e inorgânica.
Discuta sua classificação e relembre conceitos importantes de anos anteriores do Ensino Médio.

39. Como explicar o fenômeno das aves que migram no frio?
Desvende com a turma alguns dos mistérios sobre os motivos e procedimentos desse acontecimento.

40. A relação entre divisão celular e câncer.
Explique à turma os processos de divisão celular e os problemas relacionados a eles que podem causar a doença.

41.Humano x bactérias: como ambos se defendem?
Analise o mecanismo de resistência das bactérias aos antibióticos e seu funcionamneto no corpo humano.

42.Ondas eletromagnéticas e meios de comunicação.
Estude os tipos de ondas eletromagnéticas e ajude os alunos a compreender como elas estão por trás do funcionamentos dos meios de comunicação mais corriqueiros, como o celular.

43. O papel dos hormônios no corpo humano.
Leve imagens do corpo humano para os alunos e proponha um estudo sobre o papel do sistema endócrino no organismo.

44. Apresente o processo de fermentação colocando a mão na massa.
Organize experiências em sala de aula e mostre como ocorrem os processos de fermentação.

45.Reprodução das plantas.
Explique os diferentes mecanismos de reprodução das plantas e analise como estão ligados à evolução.

46.Dualidade onda-partícula.
Apresente aos estudantes conceitos básicos da Física Moderna, uma nova explicação para os fenômenos da natureza.

47.Ligações covalentes e os gases do efeito estufa.
Use ligações covalentes e geometria molecular para entender o efeito estufa.

48.Propriedades químicas dos sais.
Aborde as propriedades dos sais e relembre conceitos como reação ácido-base, compostos iônicos e nomenclatura.

49.Migração e o que muda nas espécies quando os animais viajam.
Explique como os espécies sofrem alterações quando mudam de local.

50. Como a genética influi nas doenças hereditárias.
Apresente os princípios genéticos básicos para entender porque algumas doenças são hereditárias.

51.Bóson de Higgs e a origem do Universo.
Conte aos alunos como a colisão de prótons pode explicar a origem de toda a matéria existente.

52.Por que os peixes morrem em águas poluídas?
Mostre que a sujeira não é a unica culpada pela morte dos animais em águas contaminadas.

53.Os vestígios da evolução das espécies.
Pesquisar sobre orgãos vestigiais, criacionismo e evolucão das espécies.

54. Reconstituindo a queda do meteorito.
Use o caso do meteorito que caiu na Rússia para explicar cálculos de energia cinética e térmica.

55. O que é terapia genética?
Pesquisar e  explicar o que é a terapia genética e como ela funciona no organismo.

56.Como funcionam as pílulas anticoncepcionais?
Explique como funcionam as pílulas anticoncepcionais.

57.Monera: Que reino é esse?
Pesquisar  para apresentar bactérias e cianobactérias.

58. A expansão do universo.
Pesquisar e  discutir a expansão do universo com conceitos de Física.

59. Como funciona o relógio biológico?
Pesquisar e  discutir os ritmos do corpo e o relógio biológico.

60. Medula óssea: que órgão é esse?
Pesquisar e  explicar o que é a medula óssea e qual sua relação com a produção do sangue e o sistema imunológico.

61.Cetáceos: os mamíferos do mar.
Pesquisar e  abordar a biologia dos cetáceos, os mamíferos do mar.

62.Carbono: existe vida sem ele?
Pesquisar e  falar sobre as propriedades do carbono.

63.Como funciona a cirurgia bariátrica?
Pesquisar e  explicar o funcionamento do sistema digestivo e o que é a cirurgia de redução do estômago.

64.Viagens no tempo: uma realidade possível?
Discutir conceitos de física que possibilitariam uma viagem pelo tempo e espaço.

65. Como funciona o GPS?
Pesquisar e  explicar o funcionamento dos sistemas de GPS.

66. Biomimética: a ciência que imita a natureza.
Pesquisar e  abordar a biomimética: a ciência que imita a natureza.

67.Tatuagem e as camadas da pele.
Pesquisar e explicar a composição da pele e suas funções.

68.Ronco: o preço da evolução.
Pesquisar e  abordar a fisiologia do ronco e como ele está relacionado com a evolução.

69. Concentração dos nutrientes e molaridade.
Pesquisar os temas como molaridade, concentração e mols.

70. Limites do corpo humano.
A partir do exemplo dos atletas, proponha uma discussão com a turma sobre a resistência do corpo humano a situações limite.

71. O que é preciso para flutuar na água?
Pesquisar e  discorrer sobre os processos de flutuação.

72. Como medir o tempo de reação?
Pesquisar e discutir tempo de reação.

73. Sacolinhas plásticas são a melhor opção?
Pesquisar e  debater a proibição das sacolinhas nos mercados paulistanos e em outras cidades.

74. Órgãos vitais e anatomia humana.
Pesquisar e  depois  levar os alunos ao laboratório para ensinar órgãos vitais e funcionamento do corpo humano.

75. Cinco oceanos, cinco problemas.
Pesquisar e  discutir os principais problemas dos oceanos.

76. Relações entre economia e conservação da natureza.
Pesquisar e abordar os mecanismos de conservação da natureza e as relações entre preservação e economia.

77. O ABC da tabela periódica.
Pesquisar e  trazer as principais características da tabela periódica.

78. Vênus e Terra: tão longe, tão perto.
Pesquisar e  abordar o trânsito de Vênus e as principais diferenças e semelhanças entre Vênus e a Terra.

79.Destilados e o processo de separação de misturas.
Pesquisar e  enfatizar o  processo de separação de misturas, focando na destilação.

80.Por que a Ciência muda o que dizia ser verdade?
Pesquise  sobre as verdades transitórias da Ciência.

81. Como os prédios ficam de pé?
Pesquisar  sobre a estrutura das edificações.

82. Como uma onda no ar: a física do som.
Pesquisar e  discutir o princípio da propagação de ondas sonoras.

83. Na trilha da evolução.
Pesquise e discuta diferentes modelos de teorias evolutivas.

84. A extinção de espécies é uma questão de escolha?
Pesquise e  discuta os processos de extinção na natureza.

85. Cérebro: o universo das sinapses.
A partir de um debate sobre o autismo, explique como acontecem as transmissões de informações no cérebro e o quanto esse processo é responsável por nossas sensações.

86. O uso consciente dos medicamentos.
Pesquisar e  propor uma discussão sobre a superdosagem e alerta para os perigos da automedicação.

87. Transgênia x Hibridismo.
Pesquisar e  explicar as diferenças entre transgênia e hibridismo.

88. Essências e corantes: a química da gastronomia molecular.
Pesquisar e propor experiências para que os alunos compreendam o processo de destilação por arraste e a transformação dos ésteres.

89. Por que o cinto de segurança nos protege?
Pesquise e  discuta o impacto físico dos acidentes automobilísicos e fala sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.

90.Um projeto para transformar lixo orgânico em combustível.
Pesquisar e propor a elaboração de um projeto para transformar o lixo orgânico em combustíveis e fertilizantes nas cidades de médio porte.

91. Energia cinética e o funcionamento dos carros híbridos.
Pesquisar e  explicar o que é a energia cinética e mostrar o que ela tem a ver com o funcionamento dos carros híbridos.

92. Situações problema envolvendo o cálculo da inflação.
Explicae o que é a inflação e propor a resolução de situações problema envolvendo juros simples e compostos.

93. Aerodinâmica: por que os aviões voam?
Pesquisar e explicar porque os aviões voam e trabalha os conceitos de aerodinâmica.

94. Invasão biológica e desequilíbrio ambiental.
Discutir as consequências da introdução de espécies invasoras em diferentes habitats.

95. Biopirataria: o roubo da biodiversidade.
Pesquisar e  explicar o que é a biopirataria.

96. Diferentes tipos de radiação.
Pesquisar  sobre os diferentes tipos de radiação.

97. Charles Darwin e a evolução.
Pesquisar  sobre as teorias evolucionistas de Lamarck, Darwin e dos cientistas adeptos ao chamado Neodarwinismo.

98. O ciclo da água e a origem das formas de vida.
Pesquise e explique o ciclo da água  mostrando a sua importância para a existência de qualquer forma de vida.

99. Doping e os efeitos dos diuréticos no organismo.
Pesquisar e explicar porque as  substâncias como a furosemida, presente nos diuréticos, reagem no organismo.

100. Drogas: quando a busca por prazer se torna uma doença.
Pesquisar e  explicar como se dá a dependência química e os efeitos da abstinência no organismo.




quarta-feira, 1 de abril de 2015

TEMAS PARA PESQUISAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS -I

Temas para pesquisas na Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias


A Constituição Federal no artigo 3º, inciso IV define como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".

1. Cinco perguntas sobre falta de água.
Cinco perguntas e respostas sobre o uso da água no Brasil.

2. Por que só alguns países são desenvolvidos?
Você já se fez – ou ouviu seus alunos fazerem – a pergunta acima? Para o economista James Robinson, da Universidade Harvard, o segredo é a nação ter instituições políticas e econômicas sólidas.

3.O que é desindustrialização?
Explique as causas e consequências desse fenômeno, como ele atinge a economia brasileira e estimule a turma a analisá-lo nos contextos local e global.

4.O que é o protecionismo econômico?
Apresente para a turma a relação entre esse modelo de fomento à economia nacional e as razões históricas que levam alguns países a adotá-lo.

5.O direito do trabalho.
Problematize os aspectos e o histórico da legislação trabalhista usando o poema "Operário em construção", de Vinícius de Moraes, como exemplo.

6.Cáucaso: uma região turbulenta.
Discuta com a turma as causas e consequências dos conflitos históricos responsáveis pela instabilidade política na região.

7.O direito à aposentadoria.
Ao trabalhar o conceito de seguridade social com a turma, analise quais fatores impactam esse cálculo.

8.O que a Copa de 2014  nos deixou?
Proponha uma reflexão com a classe sobre os impactos negativos e positivos da realização do mega evento no Brasil.

9.Qual o impacto da escassez de água sobre a biodiversidade?
Os alunos pesquisam o que aconteceria com o meio ambiente, economia e sociedade.

10.O direito ao transporte público.
Problematize com a turma a mobilidade urbana, pensando nos desafios enfrentados por quem se locomove nas grandes metrópoles.

11. Produção   de alimento: merenda  da escolar diferente a cada estação.
Traga para a sala de aula o debate sobre as fontes de nossa alimentação.

12.Terceirização do trabalho.
Problematize com a turma o processo da terceirização, observando seu avanço nos anos 90 e sua relação com o neoliberalismo.

13.Por  que  as mulheres ganham menos que os homens?
Discuta as razões para o tratamento desigual e investigue com a turma o processo de inserção da mulher no mercado de trabalho.

14. Quais as causas do atual conflito na Ucrânia?
Discuta com a turma a atual situação política da Ucrânia e proponha a reflexão sobre causas dos protestos recentes no país.

15. Por que as cidades médias estão crescendo?
Questione com os alunos o crescimento das cidades médias e discuta as noções de desconcentração industrial e qualidade de vida.

16. Debata o poder das transnacionais e sua presença no cotidiano.
Chame os alunos para investigar a presença das mega corporações e discutir sua influência mundial.

17. Os tufões e furacões estão ficando mais intensos?
Discuta a relação entre a atividade humana, as mudanças climáticas e a ocorrência de fenômenos naturais.

18. Mesa redonda sobre mudanças climáticas.
Discuta as últimas informações sobre o fenômeno e questione a construção do conhecimento científico.

19. Discuta a importância do planejamento urbano.
Utilize conceitos de geografia urbana para debater a expansão das cidades e qualidade de vida.

20. É possível mudar o próprio bairro?
Use o exemplo do High Line Park, em Nova York, criado por moradores para promover a participação cidadã dos alunos.

21. Como a expectativa de vida influencia na economia?
Discuta as consequências do “envelhecimento” da população sobre o setor de Previdência Social.

22. O que seus alunos pensam sobre o Bolsa Família?
Em 2013,o Programa completou dez anos . Coloque a turma para pesquisar e opinar sobre ele.

23. Os EUA devem ou não fazer uma intervenção militar na Síria?
Proponha à turma uma atividade de pesquisa sobre os prós e contras de uma invasão norte-americana.

24. Quem controla os EUA?
Discuta a crise internacional provocada pelo vazamento de informações sobre atos de espionagem dos EUA.

25. O conflito entre Israel e Palestina.
Explore os motivos e a origem do confronto e promova um debate para que a turma aprenda a analisar diferentes pontos de vista.

26. Os diferentes domínios naturais e sua relação com o clima.
Identifique os domínios naturais brasileiros e estabeleça sua relação com o clima de cada região.

27.  Desemprego: definição, causas e consequências.
Explore com a turma como os conceitos de emprego e desemprego se relacionam com outros fatores, como a escolaridade e a renda.

28. Questões étnico-culturais no mundo contemporâneo.
Discuta com a turma a origem dos principais conflitos étnicos do mundo atual.

29. Fim da Segunda Guerra Mundial e Criação da ONU.
Reflita sobre o contexto mundial do pós-guerra e as necessidades que levaram à criação da ONU.

30.  Formação de montanhas: agentes internos e externos.
Como se formam as montanhas? Investigue com os alunos quais são os agentes responsáveis pela formação de montanhas e onde estão as maiores altitudes do planeta.

31. Industrialização no Brasil.
Seus alunos conhecem como surgiram as indústrias que hoje existem no nosso país? Conduza, junto dos estudantes, uma investigação sobre as diferentes fases da industrialização no Brasil.

32. Tipos de rios e domínios morfoclimáticos.
Apresente os domínios morfoclimáticos brasileiros para que os estudantes entendam a relação entre clima e relevo na formação dos nossos rios.

33. Por que o Nordeste ainda sofre com a seca?
Apresente as causas e consequências climáticas, humanas, políticas e sociais para o eterno impasse dos perídos de estiagem prolongada no semi-árido nordestino.

34. Os blocos supranacionais vão acabar?
Discuta o contexto de surgimento dos blocos econômicos, seu desenvolvimento e os problemas pelos quais passam atualmente.

35. Organização do Estado brasileiro.
Apresente a organização do Estado. E utilize o conceito de federalismo para analisar as funções da federação, dos estados e municípios.

36. Relações entre estudos e mercado de trabalho.
Discuta porque cada vez é preciso mais qualificação para conseguir um emprego.

37. O segredo dos produtos por R$1,99.
Apresente para a turma os motivos do aumento das vendas dos produtos super baratos.

38. Deriva continental e a formação dos continentes.
Mostre como as placas tectônicas determinam as posições das grandes porções de terra no planeta.

39. Mudanças na lei sobre migração em Cuba.
Discuta as razões das alterações nas determinações sobre entrada e saída de cubanos do país.

40. Os novos modelos de família no Brasil.
Abordar as mudanças no perfil das famílias brasileiras segundo as novas leis.

41. Primavera árabe: o movimento que derrubou a ditadura no Egito.
Discute a primavera árabe, suas causas e consequências.

42. Crescimento econômico: o que faz um país prosperar?
Fazer uma comparação entre crescimento econômico e desenvolvimento.

43.Furacões: por que eles são importantes?
Discutir os furacões e sua importância na dinâmica atmosférica.

44. O Estado de bem-estar social.
Discutir sobre  o estado de bem-estar social e seus principais desafios.

45. O xisto como fonte energética.
Pesquisar sobre  a produção de xisto no Brasil e no mundo.

46. El Niño e La Niña: entenda as diferenças.
Leve os alunos a entender conceitos-chave na compreensão dos fenômenos El Niño e La Niña e como eles afetam o clima global.

47. A "porosidade" das fronteiras secas brasileiras.
Pesquisar e debater sobre  a porosidade das fronteiras brasileiras.

48. O que é privatização?
Propor  um debate sobre os aspectos positivos e negativos das privatizações.

49. A distribuição da renda nos Estados Unidos.
Discutir sobre a  distribuição de renda e crise nos EUA.

50. A chegada da Venezuela no Mercosul.
Pesquisar e discutir a chegada da Venezuela no Mercosul.

51. Golpismo ou democracia? A crise política do Paraguai.
Pesquisar e debater o  impeachmant de Lugo, presidente do Paraguai e também a política latino-americana.

52. Para entender melhor a Amazônia.
Mostrar as diversas faces da  a Amazônia aos alunos.

53. O que vamos ser quando envelhecermos?
Discutir as consequências socioeconômicas das alterações nas pirâmides etárias de diferentes populações.

54.  Expropriações e governos populistas na América do Sul.
Discutir  o caso de expropriação da petrolífera YPF, comandado pela presidenta da Argentina Cristina Kirchner, discutindo com os alunos as ações populistas dos governos na América do Sul.

55. Crescimento é sinônimo de desenvolvimento econômico?
Pesquisar e discutir  os conceitos de crescimento e desenvolvimento econômico.

56. O Brasil já pode ser considerado um país desenvolvido?
Discutir índices econômicos e  os conceitos de desenvolvimento no mundo globalizado.

57. Os mangues e o novo código ambiental.
Pesquisar  sobre a importância dos mangues como ecossistema e os riscos ambientais da exploração deste bioma.

58. Bicicletas como meio de transporte.
Propor uma discussção sobre o uso de bicicletas como meio de transporte e a implementação de ciclovias no ambiente urbano.

59 . Quais são as alternativas ao uso da energia nuclear?
Propor  uma discussão sobre os usos da energia nuclear e outras matrizes energéticas.

60. Como funciona o sistema tributário no Brasil?
Propor  uma discussão sobre o sistema tributário no Brasil.

61. Fluxo marítimo-mercante e a importância do canal do Panamá.
Propor  uma discussão sobre a importância política e econômica do Canal do Panamá para os fluxos mercantis.

62. Malvinas: os motivos do conflito entre Argentina e Grã-Bretanha.
Propor uma discussão sobre o conflito nas ilhas Malvinas, envolvendo Argentina e Grã-Bretanha.

63.Como interpretar os dados do Censo?
Ensinar os alunos a ler e interpretar os dados do Censo
.
64. Por que somos um país de rodovias?
Discutir por que somos um país de rodovias em detrimento de outros sistemas de transporte, como as ferrovias.

65. Somos 7 bilhões: e agora?
Discutir os desafios demográficos para a população mundial, que bateu a marca de 7 bilhões de habitantes.

66. Campo, cidades e municípios: o grande salto do Brasil urbano.
Discutir as diferenças entre campo, cidade e município e fala sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras de médio porte.

67. Transição demográfica brasileira: o que muda nos planos econômico, social e cultural?
Pesquisar e discutir  as transformações na pirâmide etária e na demografia brasileira.

68. Rochas extraterrestres: estrelas cadentes ou asteroides desgovernados?
Explicar o que são os asteroides e analisar o impacto desses objetos na superfície terrestre.

69. Crescimento econômico chinês e as disputas pelo poder.
Pesquisar e discutir  o crescimento econômico e as disputas de poder no Partido Comunista Chinês.

70. Economia e sua relação com o mercado interno e externo.
Explicar a linha tênue que separa os mercados interno e externo e discutir o trânsito de mercadorias no mundo.

71. Catástrofes naturais: inevitáveis ou previsíveis?
Discutir as catástrofes naturais e as diferenças  de eventos previsíveis na dinâmica da natureza.

72. Nova ordem mundial?
Pesquisar e  debater o papel dos Estados Unidos na configuração de uma nova ordem mundial após os atentados de 11 de setembro.

73. Terremotos e suas repercussões na vida urbana.
Discutir como se formam os terremotos e como os abalos sísmicos afetam a vida nas cidades.

74. Como se formam as nuvens e as tempestades?
Pesquisar  sobre a formação de nuvens e tempestades.

75. A crise na Espanha e as noções de Liberalismo X Intervencionismo.
Pesquisar e discutir  sobre a crise econômica na Espanha e as noções de Liberalismo e Intervencionismo estatal.

76. Energias limpas em debate.
Debater sobre as possiblidades econômicas e ecológicas das diferentes opções energéticas.

77. Rendição Nuclear.
Pesquisar e  debater sobre o uso da energia nuclear por países europeus, riscos e vantagens desta matriz, além de sua importância geopolítica.

78.Megalópole chinesa: desafios urbanos para o século 21.
A partir da proposta chinesa de gestão de uma imensa megalópole, discuta com a turma o papel e o significado das grandes aglomerações urbanas no mundo contemporâneo.

79. Novos estados e territórios federais no Brasil.
Falar sobre a criação de dois novos estados no país.

80. Em busca da inovação.
Pesquisar sobre a criação do Vale do Silício, um bom exemplo de como o futuro da economia mundial é cada vez mais virtual e integrado em redes.

81. Os Estados Unidos e a geopolítica.
Debater sobre o impacto da morte de Osama bin Laden para a imagem do presidente americano Barack Obama.

82. A recuperação do Mar Morto.
Pesquisar e discutir sobre os planos para tentar salvar o Mar Morto da seca, levanta sua importância histórica e geopolítica.

83. Um novo panorama na imigração brasileira.
Analisar o novo panorama da imigração interna no Brasil.

84.A nova pirâmide etária brasileira.
Pesquisar  sobre nova constituição da pirâmide etária brasileira, analisar dados e mostrar qual é a expectativa para a constituição da população nos próximos anos.

85. Viagem ao centro da Terra.
Pesquisar e discutir sobre a viabilidade de uma viagem ao centro da Terra.

86.Cartografia: análise de imagens de satélite.
Pesquisar e debater  sobre imagens captadas por satélites.

87. Produção de grãos e alimentação.
Pesquisar  sobre produção mundial de arroz.

88. Terremotos e tsunamis no Japão.
Pesquisar  sobre os terremotos e tsunamis no Japão.

89. Conflitos na Líbia.
Pesquisar e debater  sobre os conflitos na Líbia.

90. Revolta popular no Egito.
Discutir sobre os conflitos no Egito.

91. O declínio dos Estados Unidos.
Investigar e discutir  sobre as razões e consequências da crise norte-americana.

92. Alimentos orgânicos: saúde, ambiente e viabilidade econômica.
Pesquisar  sobre o que são alimentos orgânicos e suas relações com temas ambientais e de saúde pública.

93.  Reunião do G20: o futuro da economia mundial em jogo.
Explicar sobre a origem e evolução do G20.

94. Economia de água e de energia.
Pesquisar  sobre os impactos das ações individuais e coletivas no meio ambiente.

95. Censo demográfico e território nacional.
Pesquisar sobre as disparidades presentes no território nacional, analisadas com base em informações sobre a realização do Censo Demográfico.

96. Imigração estrangeira.
Discutir  sobre os fluxos migratórios para o Brasil.

97. Colômbia: a busca da paz e pela estabilidade política.
Pesquisar sobre a atuação das FARC na Colômbia.

98. Descompassos na produção e consumo mundial de alimentos.
Pesquisar e discutir sobre o atual sistema global de produção e consumo de alimentos.

99. A longa batalha pela igualdade racial.
Discutir sobre a diminuição das desigualdades raciais no Brasil.

100. Ecoturismo no Brasil.
Pesquisar sobre Ecoturismo.

terça-feira, 31 de março de 2015

PROJETO DE SALA DE LEITURA "CRESCENDO COM OS LIVROS"

PROJETO DE SALA DE LEITURA

"CRESCENDO COM OS LIVROS"

INTRODUÇÃO
           O presente projeto quer proporcionar aos educandos mais estímulos ao gosto e o hábito de ler bem e ainda participar de atividades relacionadas a leitura.
          Cabe a escola, formalmente, estabelecer o elo entre leitura e escrita, ao educando aprofundar seus níveis de desempenho, pois a leitura é para ampliar os limites do próprio conhecimento para obter informações simples e complexas; lê-se em busca de lazer e descontração e por meio da leitura de ficção e da poesia, compreendê-se ao prazer do texto.

"Uma fonte inesgotável de observação
indireta é a leitura. É por meio dela que
se consegue despertar a sensibilidade
e a imaginação, ampliar o vocabulário 
e fortalecer o pensamento."
ANDRADE,2002.p.133

           É uma função essencial da escola ampliar o domínio dos níveis de leitura e escrita, orientar a escolha dos materiais de leitura, bem como conhecer e analisar a realidade do processo de leitura, para que ocorra mudanças eficazes no desenvolvimento de interiorização da leitura dos educandos, na qual,  determinarão a viabilidade da utilização dos materiais adequados como incentivos para  melhoramento da leitura e escrita.


HIPÓTESES
         A criação da sala de leitura poderia ser um dos elementos a despertar no educando o gosto pela leitura.
         Se o educando, questionar os métodos de trabalho, que o funcionou com uns, e não com outros.Investindo energia, imaginação, trabalho, nunca perdendo a perspectiva de que nenhuma, que
modo, a poder dizer com consciência profissional: "Fiz tudo o que estava ao meu alcance".
         O aluno poderia perceber o quanto tem a descobrir num livro, se o material for cuidadosamente elaborado, podendo assim despertar o gosto pela leitura e tornar-se leitor do próximo milênio.
          A leitura de um texto não é mera decodificação de sinais gráficos, mas a busca de significações marcadas pelo processo de produção desse texto e também marcadas pelo processo de produção de sua leitura.
"O texto não é um amontoado de frases soltas,
mas é um todo semântico, onde todos os 
elementos devem referir-se mutuamente"
 (ORLANDI,p.85)

          Através dos bons resultados nas atividades propostos pelos educadores, mostrará a importância da leitura para o desenvolvimento do intelectual, da linguagem e a personalidade do educando. E também criar situação em que os pais participem  ativamente do processo escolar.

METODOLOGIA

          O projeto será na Escola ............................ no  Município de ............................., Estado de .............; contará com uma sala de leitura, na qual, o educando poderá ter acesso no período que não estiver na sala de aula; em caso de educando que reside distante da Escola poderá levar o livro para casa com prazo de devolução e para que o educando desperte para o gosto pela leitura é necessário que o material seja cuidadosamente elaborado e que obedeça os seguintes critérios:
Atividades preliminares visam  incentivar, à aquisição de conhecimentos necessários a compreensão, além de apontar o caráter lúdico de que as atividades do texto se revestirão.
Atividades com texto apresenta-se um roteiro de leitura, que explora, intensa e extensivamente, os meados do texto, numa perspectiva analítica-sintética e fornecer ao aluno  a oportunidade de apresentar a sua leitura.
Atividades complementares é o momento de trazer a problemática do texto para a realidade do educando. É o momento também de integrar com outras áreas, transferir conhecimentos, de verificar o quanto se pode crescer com a leitura.

JUSTIFICATIVA

       O tema "Crescendo com os livros", nasceu da preocupação com uma educação voltada para a  atualidade e a qualidade considerando os aspectos: o gosto pela leitura, a compreensão e o  desenvolver das potencialidades intelctuais e espirituais. Pois hoje não lemos só livros, temos que ler outros tipos de escrita que aparecem  em diferentes contextos: na rua, em casa, na escola, nos veículos de comunicação(jornais, os quadrinhos, o rádio, CDs, a TV, o computador,CD Rom). Cabe a escola trabalhar sistematicamente esses textos que circulam,  de forma aleatória, em torno dos alunos e de todos, porque é importante aprender a ler também os textos desses veículos já que obedecem a outras regras para serem constituídos.
        Então surge a problemática: que alternativas  a escola poderá utilizar para despertar efetivamente o gosto pela leitura e escrita dos alunos?
        Por que a educação brasileira enfrenta uma questão fundamental: formar indivíduos com uma nova consciência social, capaz de uma ação concreta na política e no processo histórico real para a construção de um novo modelo de civilização humana para o Brasil.

..."Sem a   ampliação, em todos os âmbitos,
de construção da cidadania real, a integração
do Primeiro Mundo continuará a ocorrer à 
custa da exclusão da maioria. O preço social
ético-valorativo desta exclusão será certamente
maior do que pagamos hoje."
(Fávero,Horta,Frigotto,1992,p.p.5,14)

          A  leitura como uma atividade deve se fazer  presente em todos os níveis educacionais das sociedades letradas, pois começa na alfabetização, no momento que o aluno passa a compreender o significado potencial de mensagens registradas através da escrita.
         Para SILVA, o gosto pela leitura, que sem dúvida resulta de práticas de leitura, também é produzido socialmente e, por isso mesmo, também se sujeita as regras encontradas no conjunto da estrutura social. Dessa forma, a uma política burguesa de reprodução corresponde uma estética da representação e uma atitude frente aos objetivos culturais.
         A nossa capacidade de ler melhora cada vez mais a nossa capacidade de aprender  de modo geral. É também um recurso educacional que pode mudar o pensamento, o agir e o sentir do aluno. Esse tipo de aprendizagem na escola proporcionará novos conhecimentos e habilidades nos alunos.

"A leitura em si implica o reconhecimento de um
sentido, operado pelo deciframento dos signos 
que foram codificados por outrem para veiculá-lo"
(...) (AGUIAR E BORDIN, 1993.p.15) 
   
             A  leitura é a apreensão dos significados escritos ou a comprensão dos escritos de um outro em uma obra.
            A escola é o local privilegiado de contato com os livros, pois é nela que os alunos devem tomar gosto pela leitura.
         A escola mesmo localizada no centro da cidade, recebe os alunos de vários bairros dos arredores, até mesmo da zona rural. E  estes alunos na maioria são carentes, muitos deles de família completamente desestruturada, tornando assim o ensino aprendizagem mais difícil de ser realizado.
             Mas além desses obstáculos há também outros motivos para que o aluno tenha dificuldade em aprender a ler e interpretar.Se o aluno é disléxio,tem dificuldade e torna-se inseguro,ansioso e fica desmotivado, o que desencadeia  várias reações, principalmente a indisciplina como forma de chamar atenção.
            A preocupação da escola com relação ao estímulo pela leitura, surgiu com as dificuldades dos alunos em sala de aula  que não sabiam ler e outros liam com muita dificuldades, impedindo-os de compreender os conteúdos lidos.Então sentiu-se a necessidade de ter uma Sala de Leitura, pois seria um ambiente diferente da sala de aula e consequentemente motivaria mais os alunos com as variedades de livros, atividades mais atrativas.
          A leitura desempenha papel fundamental para o aluno e deve ocupar-se lugar primordial em sua vida escolar, sendo que através dela, que o cidadão contribuirá social e culturalmente para a melhoria da vida de seu país.
            Todas as formas de ler são relevantes, devendo pois ser comtempladas.
        Segundo Ezequiel, a existência de um volumoso número de analfabetos, a inexistência de bibliotecas populares, a ausência de uma política para a promoção da leitura, são, em verdade, fenômenos muito bem "calculados" pelo poder dominante. Pois, a presença de leitores críticos sem dúvida incomodaria bastante a política da ignorância e da alienação, estabelecidas pelos regimes ditatoriais e disseminada através dos aparelhos ideológicos do Estado, (Silva, 1995, p.50,51).

"...Nos mostra que os setores mais poderosos da
sociedade realmente não têm nenhuma intenção de 
privilegiar a imaginação e a criatividade, pois não
desejam que as pessoas aprendam a pensar, já
que o pensamento criativo seria a arma mais eficaz 
de transformação do mundo e portanto de ameaça
a uma ordem social conhecida, estabelecida
e vantajosa para eles."
 (RODARI,1982.p.8)

     Desta forma, entendemos que para mudar a sociedade são necessários homens criativos que saibam usar sua imaginação...criatividade, e a partir disto ser crítico diante dos acontecimentos a sua volta.


EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

        Para o funcionamento da Sala de Leitura necessitamos de:
Reformar o espaço já existente na Unidade Escolar;
Equipamentos: - 41 cadeiras com almofadas;              
                               - 10 mesas para a biblioteca;
                               - 01 armário com fichário de aço
                                                           com 04 gavetas;
                               - 02 armários de aço;
                               - 01 escrivania.
Materiais:    -  Livros Infantis; Livros paradidáticos; Dicionários e Enciclopédia



CRONOGRAMA


ATIV/MESES                MAR ABR     MAIO       JUN      JUL AGO SET  OUT

Elaboração do Projeto     X

Revisão Bibliográfica         X
Desenv.das as etapas do proj.         X                X     X
Procedimentos /metodológicos     X                        X
Avaliação do Projeto      X

BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Maria Margarida e MEDEIROS, João Bosco.
                      Comunicação em Língua Portuguesa,São Paulo.
                       Editora Atlas, 5ª edição,2009.
BORDINI, Maria da Glória e AGUIAR, Vera Teixeira de:
                   Leitura - A Formação do Leitor, Porto Alegre-
                   Mercador Aberto Editora, 2ª edição, 1993.
FAVERO, Osmar & HORTA, José Siverino Baia & FRIGOTTO,
                   Gaudêncio. "Políticas Educacionais no Brasil:
                    Desafios e Proposta".Caderno de Pesquisa. São
                    Paulo: Fundação Carlos Chagas, nº 83, nov/92,
                    p.p.5-14.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional
                    São Paulo, Editora Paz e Terra, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo,
                    Editora Paz e Terra, 1996.
____________A importância do Ato de Ler - São Paulo,
                    Editora Cortez e Autores Associados, 1997.
LIPMAN, Malthew. A filsofia vai Escola. São Paulo, Editora
                    Summus, 1990.
MORAIS, Antonio Manoel Pamplona. Distúrbio da Lingua-
                   gem uma abordagem psicopedagógica. São
                   Paulo. Edicon, 1992.
RODARI, Gianni. Gramática da Fantasia:[Tradução de
                  Antonio Negrini; direção da coleção de Fanny
                  Abramivich].- São Paulo: Summus, 1982.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O Ato de Ler, São Paulo:
                   Cortez, 1996.
________________________Leitura na Escola e na
                    Biblioteca, São Paulo: Papirus,1995.              

PROJETO SALA DE LEITURA "LER É SABER"

PROJETO  SALA DE LEITURA "LER É SABER"


APRESENTAÇÃO

          A leitura é essencial para o conhecimento humano, através dela é que crescemos culturalmente, e esta deve ser uma prática constante para que possamos formar bons leitores e por outro lado auxiliar a produção de texto. A escola é o único veículo de interação de alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leitores e práticas de leitores competentes.
A leitura é, certamente, uma atividade
humana. E como atividade especificamente
humana, ela constitui um trabalho simbólico.
É esse trabalho simbólico da leitura que eu
gostaria de destacar como núcleo das minhas reflexões.
(Zilberman,2001.p.24)
           Ela fornece  experiência, abre horizontes, desenvolve a imaginação,  incita à reflexão, desafia a sensibilidade, o questionamento e desperta para  a compreensão de muitos problemas que se enfrentam na vida. Através dela o aluno é levado a observar o comportamento dos personagens e as situações que os envolvem, e isto o estimula a argumentar.

JUSTIFICATIVA

        É necessário um momento de conscientização do aluno, da necessidade em ampliar seu horizonte. A sala de leitura dará essa prática. Ele estará se apropriando de um conhecimento mais amplo e mais  consistente. O trabalho isolado do professor na sala de aula, não é  suficiente.
        É necessário um desenvolvimento maior de forma concisa que oportunize uma prática de leitura que venha caracterizá-lo como bom leitor e consequentemente torna-lo independente sabendo posicionar-se  frente algo novo.

OBJETIVO

"Formar um leitor competente supõe
formar alguém que compreenda o que lê; 
possa aprender a ler também o que não 
está escrito, identificando elementos implícitos;
que estabeleça relações entre o texto que lê
e outros textos já lidos; que saiba que vários
sentidos podem ser atribuídos a um texto[...] BRASIL,1998,p.36

  E, é pensando em expor os leitores 
a estes diversos contextos e de criar o hábito da leitura que devemos:
Colocar à disposição dos alunos, a sala de leitura da escola, com todo e qualquer material que possa ser um convite prazeroso para o ato de ler: revistas, jornais, livros, etc.
Promover uma prática constante de leitura organizada em torno de uma diversidade de textos e gêneros textuais proporcionando ao educando um convívio estimulante com a leitura, sensibilizando-o para o livro.
Considerar que a sala de leitura será também um espaço privilegiado para questões relacionadas ao desenvolvimento intelectual do educando e à ampliação de sua visão de mundo.

METODOLOGIA

       A princípio receberão orientação sobre manuseio  dos livros, jornais ou revistas da sala de leitura; o cuidado e a conservação dos mesmos. Em seguida terão acesso aos mesmos inteirando do assunto, o tipo de leitura que gosta, estabelecendo relações intertextuais, comparações, extrapolando seus conhecimentos de mundo, sendo capazes  de refletir, explorar os conteúdos, desenvolver sua habilidade de captar as informações.
        Procurar em todas as aulas, despertar o interesse e a participação ativa, fazendo com que procurem cada vez mais a sala de leitura como um recanto de prazer aprimorando sua habilidade e seu conhecimento.

AVALIAÇÃO

         Os alunos responderão uma ficha, demonstrando que as visitas à sala-de-leitura foi produtiva, que houve assimilação das leituras feitas e se  despertou realmente o interesse do leitor.
          Terão sempre o acompanhamento do professor que estará presente em todos os momentos observando-os de uma maneira avaliativa.

CRONOGRAMA

1º SEMESTRE
Realizar-se-á  uma campanha com a comunidade para adquirir livros, revistas e jornais para enriquecer a sala de leitura.

2º SEMESTRE
Realizaremos um Bingo para aquisição de novos materiais.