domingo, 27 de fevereiro de 2022

TIRA: HAGAR GRUPO DE GUERREIROS - VERBO TER E HAVER - COM GABARITO

 Tira: Hagar grupo de guerreiros

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Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 59-60.

Entendendo a tira:

01 – Observe situação de comunicação em que estão as personagens da tira. A que equivale a afirmação de Hagar, conforme permitem inferir o negrito e as exclamações empregadas na fala dele?

(  ) Um pedido aos companheiros.

(X) Uma advertência aos companheiros.

(  ) Um ensinamento aos companheiros.

02 – Observe a caracterização física de Eddie Sortudo, a personagem que fala no segundo balão.

a)   Qual é a diferença entre o porte físico e as vestimentas dele e dos outros vikings?

Eddie é franzino, bem mais magro que os outros vikings, e usa um funil na cabeça, em vez de chapéu viking.

b)   Pela expressão dos outros vikings, um comentário como o de Eddie Sortudo era esperado? Por quê?

Não, ele surpreende, porque o esperado era que todos, ao se apresentarem, se mostrassem de acordo com a condição exigida pelo líder, ou seja, garantissem não serem covardes.

c)   Que relação há entre a resposta de Eddie e o humor da tira?

O humor da tira é construído com base na quebra de expectativa entre o esperado como comentário e o que diz o viking, que não garante ser totalmente corajoso, por sentir um frio na barriga.

03 – Os verbos ter e haver, em algumas situações, podem ser considerados sinônimos. Observe estas orações que aparecem nas falas das personagens na tira.

        “Não há lugar no meu grupo para guerreiros covardes!”

        “Você tem lugar para alguém”.

a)   Identifique o sujeito e o objeto de cada oração.

A 1ª oração não tem sujeito; o objeto direto (do verbo haver) é lugar. Na 2ª oração, o sujeito é você; o objeto direto (do verbo ter) é lugar.

b)   É possível substituir o verbo haver pelo verbo ter na primeira oração, sem que haja mudança de sentido? Em caso afirmativo, como ficaria a oração?

Sim. /Não tem lugar no meu grupo para guerreiros covardes!

c)   É possível substituir o verbo ter pelo verbo haver na segunda oração, sem que haja mudança de sentido? Em caso afirmativo, como ficaria a oração?

Não.

d)   Na(s) frase(s) em que a substituição indicada nos itens b e c é possível, qual é a diferença entre a versão com verbo ter e a versão com o verbo haver?

Na 1ª oração, o verbo ter pode ser empregado no lugar de haver e adquire o sentido de existir, tornando-se impessoal; nesse caso, a oração é sem sujeito. Na 2ª oração, o verbo ter tem o sentido de “possuir”, e, nesse caso, não pode ser substituído por haver.

e)   Levante hipóteses: Por que, na situação da tira, Hagar emprega haver e não ter?

Como Hagar está em uma posição de liderança, ele opta por empregar uma linguagem mais formal.

 

ANÚNCIO: HAVAIANAS - PREDICATIVO DO SUJEITO - COM GABARITO

 Anúncio: Havaianas

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http://orangesketch.blogspot.com/2009/08/havaianas-fit-nova-campanha-estreia-em.html.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 57-8.

Entendendo o anúncio:

01 – Na oração “Você vai deixar os homens mudos”, da parte verbal do anúncio:

a)   Qual é o sujeito? Você.

b)   Qual é a predicação da locução verbal vai deixar? Locução transitiva direta.

c)   Qual é a função sintática do termo os homens? Objeto direto.

d)   A qual outro termo da oração se refere o termo mudos? Qual é a sua classificação sintática? Refere-se a homens, que é objeto direto; logo, sua classificação sintática é predicativo do objeto.

02 – Na oração “Muitos ficam bem melhores assim”:

a)   Qual é o sujeito? O sujeito é muitos.

b)   Qual é a predicação do verbo ficar? Verbo de ligação.

c)   Qual é a função sintática do termo melhores? Predicativo do sujeito.

03 – Classifique os predicados das orações:

a)   “Você vai deixar os homens mudos”. Predicado verbo-nominal.

b)   “Muitos ficam bem melhores assim”. Predicado nominal.

04 – Segundo o anúncio, a mulher que usa sandálias da marca anunciada vai “deixar os homens mudos”.

a)   Considerada apenas na frase da qual faz parte, qual é o sentido da expressão “deixar os homens mudos”?

Os homens ficarão encantados, sem palavras para comentar a beleza das mulheres que usam essa marca de sandália.

b)   Esse sentido ´literal ou figurado?

É figurado.

05 – Observe agora toda a parte verbal do anúncio:

        “Você vai deixar os homens mudos.

         E, acredite, muitos ficam bem melhores assim”.

Dois termos da segunda frase fazem referência a termos da primeira. A qual termo da primeira frase faz referência:

a)   Muitos? Homens.

b)   Assim? Mudos.

06 – Depois da leitura da oração “muitos ficam bem melhores assim”, a frase “Você vai deixar os homens mudos” ganha um novo sentido.

a)   Qual é esse sentido?

O de que os homens vão ficar quietos, vão parar de falar.

b)   Como se dá a mudança de sentido da frase “Você vai deixar os homens mudos”?

A expressão “deixar os homens mudos” é ambígua. Inicialmente a entendemos em sentido figurado, com o significado de deixar os homens encantados. Após a leitura de “muitos ficam bem melhores assim”, a expressão “deixar os homens mudos” perde o sentido figurado e recupera o sentido literal, ou seja, passa a significar deixar os homens quietos, calados.

c)   Que efeito tem no anúncio a mudança de sentido da expressão “deixar os homens mudos”?

Um efeito humorístico.

d)   De acordo com a exploração de sentidos da expressão “deixar os homens mudos”, feita no anúncio, quais seriam as vantagens, para as mulheres, de usar sandálias da marca?

Os homens ficariam encantados e quietos, o que seria um ganho no caso de homens que falam muita bobagem.

07 – Considerando que o anúncio lido tem finalidade publicitário, responda:

a)   A quebra de sentido de um trecho do texto verbal observada é importante para que o anúncio cumpra seu objetivo? Por quê?

Sim, pois, com isso, o anúncio atrai a atenção do leitor e ganha sua simpatia.

b)   Levante hipóteses: Onde esse anúncio provavelmente foi veiculado? Justifique.

Provavelmente, em revistas femininas, pois mostra o produto a partir de um interesse das mulheres (atrair os homens) e procura mostrar cumplicidade com elas, ao fazer crítica a homens.

 

TIRA: ESPELHO MEU - FERNANDO GONSALES - VERBO TRANSITIVO DIRETO - COM GABARITO

 Tira: Espelho meu


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Fernando Gonsales.

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 56.

Entendendo a tira:

01 – Observe a fala da bruxa no 1° balão:

a)   Qual é a predicação do verbo achar?

Verbo transitivo direto.

b)   Qual é a função sintática dos pronomes você e me?

Você: sujeito; me: objeto direto.

c)   O termo a mais linda de todas atribui uma característica a quem: ao sujeito ou ao objeto?

Ao objeto.

d)   Logo, sintaticamente, o termo a mais linda de todas desempenha a função sintática de predicativo do sujeito ou de predicativo do objeto?

Predicativo do objeto.

02 – Compare o balão do último quadrinho ao 1° balão da tira. Note que as estruturas sintáticas são semelhantes. Que termo do último balão corresponde sintaticamente a:

a)   Me? A sinceridade.

b)   A mais linda de todas? Uma coisa perigosa.

03 – Observe, agora, a fala da bruxa no 2° quadrinho. Qual é a função sintática:

a)   Do pronome me? Objeto direto.

b)   Do termo bonita? Predicativo do objeto.



TIRA: MIRIAN POODLE - PREDICADO VERBAL E NOMINAL - COM GABARITO

Tira: Mirian Poodle

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Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 53.

Entendendo a tira:

01 – A linguagem dos quadrinhos costuma reproduzir a linguagem oral, falada no dia a dia.

 a)   Que palavra ou expressão pode substituir a palavra , sem que o sentido do texto do 2° quadrinho seja alterado?

Então, naquele momento.

b)   Qual é o sentido da expressão estar duro(a)?

Estar sem dinheiro.

02 – No 7° ano, você aprendeu a reconhecer dois tipos de predicado: o verbal e o nominal. Leia as orações a seguir, retiradas da tira, e classifique o predicado delas como verbal ou nominal, utilizando seguinte código:

(1)  Predicado verbal.

(2)  Predicado nominal.

a)   (1) “Mas aí fui ao shopping”.

b)   (1) “e comprei roupas, bolsas, sapatos”.

c)   (2) “Agora estou deprimida”.

d)   (2) “porque estou dura”.

03 – Na oração “Acordei deprimidíssima com minha última desilusão amorosa”:

a)   Qual é o sujeito? Eu (desinencial).

b)   O verbo acordar é significativo ou de ligação? Significativo.

c)   A que termo da oração o adjetivo deprimidíssima atribui características? Ao sujeito (eu).

d)   Portanto, qual é a função sintática de deprimidíssima? Predicativo do sujeito.


sábado, 26 de fevereiro de 2022

TEXTO: CROISSANT - MARCELO DUARTE - VERBO TRANSITIVO DIRETO - COM GABARITO

 Texto: Croissant

         Marcelo Duarte

    Em 1869, os turcos otomanos se preparavam para invadir Viena, na Áustria. Planejavam atingir o centro da cidade à noite, cavando galerias subterrâneas. Os padeiros vienenses, que começavam seu trabalho durante a madrugada, deram o alarme. O exército local conseguiu evitar a invasão. Aí o imperador da Áustria pediu aos padeiros que fizessem um pão que tornasse o fato inesquecível. Assim nasceu o croissant, representando a lua crescente do estandarte otomano.

Marcelo Duarte. O livro das invenções. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 82.

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 50-1.

Entendendo o texto:

01 – Na oração “que tornasse o fato inesquecível”, presente no texto:

a)   Qual é a predicação do verbo tornar?

Verbo transitivo direto.

b)   Se o verbo tornar apresenta complemento(s), identifique-o(s) e classifique-o(s).

O fato: objeto direto.

02 – Nessa oração, a palavra inesquecível é adjetivo, pois indica uma característica do substantivo a que se refere.

a)   Qual é esse substantivo?

Fato.

b)   Como ficaria o adjetivo inesquecível se o substantivo estivesse no plural?

Inesquecíveis.

03 – Você conhece a história de algum invento? Conte para os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

 

ANÚNCIO: ADIVINHA - COM GABARITO

 Anúncio: Adivinha

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http://www.putasacada.com.br/aniversario-de-sao-paulo-diversas-agencias
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                                 Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 42-3.

Entendendo o anúncio:

01 – O anúncio propõe uma advinha a seus leitores: quem faria aniversário no dia 25 do mês em que ele foi publicado.

a)   O trecho “Está frio. Está esquentando. Está quente. Está esfriando. Esfriou. Está gelado. Está quente de novo”, do anúncio, faz parte de uma conhecida brincadeira. Em que consiste essa brincadeira?

Consiste em dar pistas a uma pessoa que está procurando algo (uma resposta ou um objeto). “Está quente” significa que a pessoa está perto do que procura, ao passo que “Está frio” significa que ela está longe.

b)   Na parte inferior do anúncio, lemos, em letras menores: “Uma homenagem a São Paulo. E uma pequena crítica a São Pedro”. Conclua: Quem fazia aniversário?

A cidade de São Paulo, que faz aniversário em 25 de janeiro.

02 – A cidade de São Paulo é conhecida por sofrer grandes variações climáticas em um mesmo dia. Levando em conta esse dado, responda:

a)   Qual é o sentido do trecho “uma pequena crítica a São Pedro”?

São Pedro é responsabilizado pelo clima. No trecho, o anúncio adota, como uma forma de brincadeira, esse ponto de vista popular e manifesta uma espécie de solidariedade aos habitantes da cidade, que sofrem com as mudanças repentinas de temperatura.

b)   Qual é o novo sentido que o trecho “Está frio. Está esquentando. Está quente. Está esfriando. Esfriou. Está gelado. Está quente de novo” adquire?

O de ser um retrato das variações climáticas sofridas pela cidade.

03 – As orações do trecho “Está frio. Está esquentando. Está quente. Está esfriando. Esfriou. Está gelado. Está quente de novo” têm sujeito? Justifique sua resposta.

      Em princípio, todas as orações são sem sujeito, pois o verbo estar indicaria temperatura. Contudo é possível que levante a hipótese de São Paulo ser o sujeito elíptico. Ex.: São Paulo está frio.

 

TIRA: ECLIPSE - FERNANDO GOZALES - COM GABARITO

 Tira: Eclipse

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Fernando Gonzales. http://zeca.astronomos.com.br/astronomia/humor.htm

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 34-5.

Entendendo a tira:

01 – Quando veem o céu escuro, os vampiros resolvem sair.

a)   A quem se refere a forma verbal vamos pegar em “Vamos pegar uns pescocinhos”, ou seja, qual é o sujeito dessa forma verbal? Como se classifica o sujeito dessa oração?

A forma verbal se refere aos dois vampiros que conversam; assim, o sujeito é nós e é classificado como desinencial, pois pode ser inferido pela desinência do verbo.

b)   Que relação há, na tira, entre o fato de escurecer e a saída dos vampiros para “pegar uns pescocinhos”?

Segundo a lenda, os vampiros não podem se expor à luz do sol. Assim, eles só podem sair para pegar suas presas quando está escuro, ou seja, à noite.

02 – Observe os predicados:

        “Escureceu!” – “É eclipse!”.

        Esses predicados se referem a um sujeito mencionado anteriormente?

      Não.

03 – Compare estas duas orações:

Agora o céu ficou escuro.

Agora escureceu.

a)   Em qual dessas orações o predicado se refere a um sujeito simples? Qual é esse sujeito?

Na 1ª oração. O sujeito é o céu.

b)   Em qual o predicado não se refere a um ser especificamente, apenas faz uma indicação a respeito do tempo?

Na segunda oração.

04 – O humor da tira está no último quadrinho, quando os vampiros dizem: “É eclipse! É eclipse!”.

a)   Explique qual é o mal-entendido que gera o humor da tira.

Ao ver o céu escuro, os vampiros acham que anoiteceu e, por isso, saem atrás de possíveis presas. No entanto, tratava-se de um eclipse, ou seja, uma sobreposição momentânea da lua sobre o sol, e eles são surpreendidos pela luz do sol.

b)   Qual é o sujeito da oração “É eclipse!”?

Não há sujeito nessa oração; trata-se de uma oração sem sujeito. 








POEMA: MÁQUINA DO TEMPO - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

Poema: Máquina do tempo

             Roseana Murray

Como pequena aranha

faço a máquina do tempo

com alguns fios de teia.

Passo por dentro

de suas linhas

e saio lá no futuro,

do lado de lá do vento:

desinventaram a guerra,

ninguém sabe mais matar.

Todos dividem com todos

o pão e a vida.

A alegria corre como um rio.

(Pera, uva ou maçã?. São Paulo: Scipione, 2005. p. 48.

                                    Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 33-4.

Entendendo o poema:

01 – O eu lírico do poema imagina um tempo diferente.

a)   Interprete: Com que o eu lírico constrói a teia desse tempo futuro?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ele constrói com “alguns fios de teia”, que podem ser a metáfora da palavra, da criação literária, capaz de criar mundos imaginários perfeitos.

b)   Em que esse mundo será diferente do mundo em que vivemos?

Nesse mundo não haverá guerra, nem morte, nem fome. Haverá só alegria.

02 – Discuta com o professor e com os colegas: O sujeito das formas verbais desinventaram e dividem é indeterminado ou desinencial? Por quê?

      O sujeito é desinventaram é indeterminado, pois não há referência anterior a algum termo que possa ser o sujeito; já o sujeito de dividem é todos.

03 – Indetermine o sujeito das orações, empregando os verbos na 3ª pessoa do plural. Veja o exemplo:

Faço a máquina do tempo.

Fizeram a máquina do tempo.

a)   Ele elogiou você. Elogiaram.

b)   O menino derrubou o vaso. Derrubaram.

c)   Atirei coisas velhas no lixo. Atiraram.

d)   Ana falou mentiras sobre você. Falaram.

e)   O aluno devolveu a tarefa de Paulo. Devolveram.

04 – Indetermine o sujeito das orações, empregando os verbos na 3ª pessoa do singular + o pronome se. Veja o exemplo:

Eu preciso de uma secretária com experiência.

Precisa-se de uma secretária com experiência.

a)   As crianças comem bem nas férias.

Come-se bem nas férias.

b)   Os alunos lutaram por boas notas.

Lutou-se por boas notas.

c)   Os oradores falaram com desenvoltura.

Falou-se com desenvoltura.

d)   O Brasil necessita de bons técnicos.

Necessita-se de bons técnicos.

e)   Os torcedores assistem a bons jogos aos domingos.

Assiste-se a bons jogos aos domingos.

 

 


TEXTO: CAIXA-D'ÁGUA LIMPA É SAÚDE NA CERTA! SABESP - COM GABARITO

 Texto: Caixa-d’água limpa é saúde na certa!

           Siga as dicas da SABESP e limpe sua caixa-d’água no mínimo de seis em seis meses.



 












1 – Programe o dia da lavagem da sua caixa-d'água. De preferência para fim de semana.

2 – Posicione bem a escada, para não correr o risco de escorregar.

3 – Comece com o Fechamento do registro da entrada da casa ou amarrando a boia.

4 – Utilize a água da caixa-d’água para o próprio consumo antes do dia da limpeza ou guarde-a em algum vasilhame para uso durante o período em que estiver realizando a limpeza.

5 – Deixe um palmo de água na caixa-d’água. 

6 – Tampe a saída da água para que a água que ficou no fundo seja utilizada na lavagem e para que a sujeira não desça pelo cano.

7 – Lave as paredes e o fundo da caixa-d’água com escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio (nunca use sabão, detergente ou outros produtos químicos). Evite escova de aço e vassoura.

8 – Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos, deixando-a bem limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo. Evite passá-los nas paredes.

9 – Ainda com a saída da caixa-d’água fechada deixe entrar um palmo de altura de água, e adicione dois litros de água sanitária e deixe em repouso por duas horas. Com uma brocha, balde ou caneca de plástico, molhe as paredes internas com a solução desinfetante.  

10 – A cada 30 minutos, verifique se as paredes internas da caixa-d’água secaram. Se isso tiver acontecido, faça quantas aplicações da mistura forem necessárias até completar duas horas.

11 – Não use de forma alguma essa água durante duas horas.

12 – Passadas as duas horas, ainda com a boia da caixa-d’água amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa e a esvazie. Abra todas as torneiras – armazenando a água – e acione as descargas (você está assim desinfetando os canos da residência).

13 – Com a água armazenada, você pode lavar o piso do quintal, banheiros e pisos. 

14 – Tampe bem a caixa-d’água para que não entrem insetos, sujeiras ou pequenos animais. Isso evita a transmissão de doenças. A tampa tem que ter sido lavada antes de ser colocada no lugar.  

15 – Anote do lado de fora da caixa a data da limpeza. Abra a entrada de água da casa e deixe a caixa encher. Esta água já pode ser usada. 

Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Recursos Híbridos Saneamento e Obras. Sabesp.

          Fonte: Língua Portuguesa – Linguagem & Vivência – Siqueira & Bertolin – 7ª série – Ensino Fundamental – 1ª ed. 2004. p. 46-7.

Entendendo o texto:

01 – Que modo verbal foi usado no texto da Sabesp? Esse tipo de modo verbal combina com o texto? Por quê?

      O modo imperativo. Sim, porque o modo imperativo é usado para expressar ordens, conselhos, sugestões.

02 – Qual é o plural de Caixa-d’água?

      Caixas-d’água.

03 – Como se chamam os sinais gráficos usados no substantivo composto caixa-d’água?

      Hífen ou traço-de-união (liga palavras, pronomes aos verbos, separa sílabas) e apóstrofo (indica queda de uma letra).

04 – Observe o uso do sufixo –izar na formação de verbos:

        Útil + izar = utilizar.

        Real + izar = realizar.

        Agora forme outros verbos com o sufixo –izar:

·        Local: localizar.

·        Legal: legalizar.

·        Ameno: amenizar.

·        Industrial: industrializar.

·        Comercial: comercializar.

·        Final: finalizar.

·        Eterno: eternizar.

·        Atual: atualizar.