quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 6º ANO COM DESCRITORES - GABARITADA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 6º ANO

D6 - Identificar o tema de um texto.

Poema: SAPATO É MUITO CHATO

mas é um fato:

em pata de pato

não cabe sapato.

Não há sapato

pra pata de gato

ou pata de rato.

E eu constato

que nem no mato

se encontra sapato

pra carrapato!

Fonte: CIÇA. Trava-Trela. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. 



QUESTÃO 01 (Prova Rio, adaptada)

A palavra que retrata o tema da poesia é

(A) carrapato.

(B) sapato.

(C) gato.

(D) pato.

D6 - Identificar o tema de um texto.

Leia o poema

 Na minha casa de vento

tem chá de chuva

bolo de neblina

empadão de pensamento.

 

Na minha casa encantada

tem macarronada de nuvem

e pastel de trovoada.

 

A sobremesa é transparente

na minha casa de vento

sorvete de orvalho

pavê de faz-de-conta

e torta de tempo

(ruim ou bom, não importa).

Você quer jantar comigo?

(Roseana Murray)

 QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

O tema central desse poema é

(A) banquete

(B) casa encantada

(C) lanches

(D) casa de vento.

 

 D6 - Identificar o tema de um texto.

Leia este poema:

 Poema: Meu cachorro Relâmpago

                 Sérgio Caparelli

 

O meu cachorro Relâmpago

acordou com sarampo.

 Veio dona Manuela:

"Deve ser varicela".

 E depois a dona Dora:

"Para mim é catapora".

 

E a dona Fabíola:

"Mais parece varíola".

 Por fim, o veterinário:

"Oh, que belo disparate!

O cachorro se manchou

é com molho de tomate".

 (Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995).

 QUESTÃO 03 (SAEP 2012)

O texto trata principalmente

(A) de diferentes tipos de pessoas.

(B) de vários tipos de doenças tropicais.

(C) de cachorros.

(D) do veterinário de cães.

 

D6 - Identificar o tema de um texto.

Leia o poema

Poema: Guaraná com canudinho

Uma vaca entrou num bar

e pediu um guaraná.

O garçom, um gafanhoto,

tinha cara de biscoito.

Olhou de trás do balcão,

pensando na confusão.

Fala a vaca, decidida,

pronta pra comprar briga.

- E que esteja geladinho

pra eu tomar de canudinho.

Na gravata borboleta,

Gafanhoto fez careta.

Responde: - vaca sem grana

Se quiser, vai comer grama.

- Ah, é? muge a vaca matreira,

Quem dá leite a vida inteira?

- Dou leite, queijo, coalhada,

Reclamo, ninguém me paga.

Da gravata, a borboleta

Sai voando satisfeita.

Gafanhoto leva um susto,

Acreditando muito a custo.

E serve, bem rapidinho,

Guaraná com canudinho.

(Sérgio Caparelli. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM, 1998).

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

O assunto principal tratado no texto é

(A) a discussão dos bichos.

(B) a bicharada reunida.

(C) como servir a bebida.

D) o diálogo dos animais.

D1 - Localizar informações explícitas em um texto.

Leia a poesia

 Poesia: O sanfoneiro só tocava isso!

                Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo

 

O baile lá na roça foi até o sol raiar

A casa estava cheia, mal podia se andar.

Estava tão gostoso aquele rebuliço,

Mas é que o sanfoneiro só tocava isso!

 

De vez em quando alguém vinha pedindo pra mudar,

O sanfoneiro ria, querendo agradar,

Mas parece que a sanfona tinha qualquer enguiço,

É que o sanfoneiro só tocava isso!

 Fonte: http://www.poesiasefrases.com.br/o-sanfoneiro-so-tocava-isso/

QUESTÃO 05 (SAEP 2012)

Segundo o texto, a sanfona parecia com defeito porque

(A) o sanfoneiro sempre tocava a mesma música.

(B) o sanfoneiro ria, querendo agradar.

(C) a casa estava cheia e tinha muito rebuliço.

(D) o baile na roça foi até o sol raiar.

 

D1 - Localizar informações explícitas em um texto.

Leia o texto

Poesia: O elefantinho

Onde vais elefantinho?

Correndo pelo caminho,

Assim tão desconsolado?

Andas perdido bichinho?

Espetaste o pé no espinho?

O que sentes pobre coitado?

– Estou com um medo danado.

– Encontrei um passarinho.

 MORAES, Vinícius de. A Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das Letras, p.36.

QUESTÃO 06 (Prova da Cidade - 2010)

O elefante estava correndo porque

A) espetou o pé no espinho e sentia dor.

B) estava com medo de um passarinho.

C) estava procurando um bichinho perdido.

D) ficou perdido e desconsolado.

 

D 02 – Inferir informação em texto verbal.

Texto: Cuidado

Depois da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para brincar.

A mãe avisou:

— Cuidado! A roupa é nova, não vá se sujar.

Pouco depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:

— Mas você não sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que você não sabe que menino educado não fica deste jeito?

— Tudo isso eu sei. O que eu não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e jogar lama em mim.

QUESTÃO 07 

O menino ficou sujo de lama porque

(A) a mãe ficou zangada.

(B) era desobediente.

(C) era mal educado.

(D) o carro jogou lama nele.

D 02 – Inferir informação em texto verbal.

Texto: O porco e os espinhos

 Tem sempre uma pedra no caminho do amigo porco-espinho. Ele corre no mato, até se diverte, dá susto nos outros e tem namorada. Mas, coitadinho, não pode dar abraço apertadinho.

PIMENTEL, Luís. Novas ideias. São Paulo: Brasil.

QUESTÃO 08

O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele

(A) corre no mato.

(B) dá susto nos outros.

(C) tem namorada.

(D) tem espinho.

 

 D 02 – Inferir informação em texto verbal.

 Texto: O velho crocodilo    

Amanhã vai casar-se o velho crocodilo.  

Pensa e pensa sentado na margem do Nilo;

Pra noiva crocodila, o que dar de presente?

Talvez uma escova, uma fita ou um pente.

Pras pestanas? Pulseiras? Ou talvez um anel?

Finalmente decide: será um chapéu.

 

E sentado assim, lá na margem do Nilo,

Pensa em quem convidar o Senhor crocodilo.

Pensa: doce ou salgado será o banquete?

E quanto à sobremesa: quem sabe sorvete?

Ou quem sabe salame? Ou arenque do mar?

Pensa velho crocó: como é duro casar!

 Di-Versos hebraicos. Trad. Tatiana Belinky; Mira Perlow. São Paulo: Scipione, 1991.

QUESTÃO 09

Segundo esse texto, o velho crocodilo

(A) desistiu de casar.

(B) estava indeciso.

(C) fez a lista de compras.

(D) foi convidar um amigo.

 

D6 – Identificar o tema ou assunto de um texto.

Poema: Irene no céu

Irene preta

Irene boa

Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:

– Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

 Manuel Bandeira

QUESTÃO 10

O assunto do poema é

(A) a revolta de Irene com São Pedro.

(B) o encontro de Irene com São Pedro.

(C) a impaciência de São Pedro com Irene.

(D) a discussão de Irene e São Pedro.

D6 – Identificar o tema ou assunto de um texto.

Texto: Mãos à água!

Elas entram em contato com muitas coisas e podem levar micro-organismos nocivos para a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e sempre que em contato com a sujeira. A pele da palma das mãos é diferente da restante do corpo e pode ser lavada mais vezes.

Ciência Hoje das Crianças. jan./fev. 2007, ano 20, nº176.

QUESTÃO 11 

Qual é o assunto desse texto?

(A) A importância da água para o corpo.

(B) A importância de higiene com as mãos.

(C) Os cuidados de higiene com os alimentos.

(D) Os micro-organismos nocivos ao corpo.

 

D6 – Identificar o tema de um texto.

Texto: Menina e Menino

   Nem sempre os colegas entendem a amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as piadinhas sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma pessoa legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo de outro sexo tem até vantagens.

 Afinal, assim você vai poder entender mais como as meninas ou os meninos pensam.

Revista Recreio, v. 6, n. 273, p. 12, jun. 2005. 

QUESTÃO 12 

 O assunto desse texto é

A) a amizade entre menino e menina.

B) a forma de pensar das meninas.

C) o encontro com uma pessoa legal.

D) o respeito a pessoas diferentes.

 

D8: Realizar inferência do sentido de uma palavra ou de uma expressão em um texto.

Texto: O susto do periquito 

O Periquito Kito andava pela mata e procurava algo para comer. Encontrou muitas coisas gostosas, comeu muito e sentiu sono. Quando estava dormindo, acordou com uma chuva de coisas caindo em cima dele. Tomou um baita susto, começou a gritar e fugir, achando que era o fantasma da mata. 

Disponível em: <www.plenarinho.com.br.saladeleitura>. Acesso em: 14 abr. 2010.

QUESTÃO 13 

Na frase “Tomou um baita susto,” a palavra “baita” significa

A) alto.

B) bobo.

C) dolorido.

D) grande.

 

D6: Identificar o tema de um texto.   

Texto: Gato pula de torre 

Um felino deu trabalho aos bombeiros de Florianópolis, que tentaram resgatá-lo. Ele ficou cinco dias preso em uma chaminé de 15 metros de altura. Como a escada dos bombeiros estava quebrada, eles escalaram o local. Os bombeiros tentaram o resgate, mas o bichano pulou. Ele só foi salvo porque ficou preso em uma bananeira. 

Disponível em: <http://entretenimento.r7.com>. Acesso em: 12 abr. 2011.

QUESTÃO 14 

O assunto desse texto é

A) a preparação física dos bombeiros.

B) a tentativa de resgate de um gato.

C) os problemas no trabalho dos bombeiros.

D) os truques dos felinos para se defenderem.

 

D07: Realizar inferência de uma informação implícita em um texto. 

Texto: Toma lá, dá cá 

Na Vila Cotoxó, logo ali no meio da mata, fica a toca de um mico sapeca. É a toca do Mico Zeca. Mico Zeca é um macaco, dono de uma loja muito gozada. Na loja do Mico Zeca se leva comida para toda a semana, mas só se paga com banana. Todo dia é uma folia. Logo cedo já tem fila. – Bom dia, Mico Zeca! – Como vai, seu tatu? – Vou com uma fome danada. – Leve um pouco de caju. – Boa ideia! E como eu pago, Mico Zeca? – Ora, seu tatu, só um pouco de caju vale um pouco de banana. – Oba! – falou o tatu, com seu caju. E Mico Zeca, todo dia da semana, dava um pouco de comida por um pouco de banana.

MUNIZ, Flavia. Toma lá, da cá. São Paulo: Moderna, 1992. Adaptado: Reforma Ortográfica.

QUESTÃO 15 

Nesse texto, a maneira de pagar os alimentos na loja de Mico Zeca deixava os animais

A) satisfeitos.

B) endividados.

C) famintos.

D) surpresos.

D10:  Distinguir um fato de uma opinião.  

Texto: Regiões brasileiras 

Nosso país é realmente fantástico! Há abundância em tudo: vegetação, água, espécies animais, extensão territorial, etc. Justamente pela grande diversidade natural, social, econômica e também pela extensão territorial – temos 8 514 877 km2 em extensão, foi necessário dividir nosso país em regiões, dessa forma fica mais fácil administrar e estimular o desenvolvimento baseando-se nas características regionais. Atualmente o Brasil é formado por 26 estados e um Distrito Federal, divididos em cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. [...] 

Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/regioes-brasileiras.html>. Acesso em: 24 out. 2014. Fragmento.

QUESTÃO 16 

O trecho desse texto que apresenta uma opinião é:

A) “Nosso país é realmente fantástico!”.

B) “... temos 8 514 877 km² em extensão,...”.

C) “... foi necessário dividir nosso país em regiões,...”.

D) “Atualmente o Brasil é formado por 26 estados...”. 

 

D12:  Identificar o gênero do texto.

Leia o texto abaixo. 

 Identidade

 Às vezes nem eu mesmo

Sei quem sou.

Às vezes sou

“o meu queridinho”, 

 

Às vezes sou

“moleque malcriado”.

Para mim

Tem vezes que sou rei,

Herói voador,

Caubói lutador, jogador campeão.

 

Às vezes sou pulga,

Sou mosca também,

Que voa e se esconde

De medo e vergonha. 

 

Às vezes eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

Peito de aço,

 Goleador!

 

Mas o que importa

O que pensam de mim?

Eu sou quem sou,

Eu sou eu,

Sou assim, sou menino. 

BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o Arco-Íris. São Paulo, Moderna, 2002.

QUESTÃO 17

Esse texto é

A) um anúncio.

B) um poema.

C) uma fábula.

D) uma piada.

 

D06 – Identifica o tema de um texto

Texto: Viajando por aí...

Saiba como as mudanças no clima podem ajudar uma borboleta a expandir seu território  Com o aumento da temperatura causado pelo aquecimento global, a borboleta da espécie Aricia agestis conseguiu expandir seu território. Você já deve ter ouvido falar que o aquecimento global prejudica muitas espécies. Porém, um estudo feito por pesquisadores da Inglaterra e dos Estados Unidos mostrou que as mudanças no clima podem ajudar a borboleta da espécie Aricia agestis a expandir o ambiente em que vive.  Segundo os cientistas, o aumento da temperatura durante os verões dos últimos vinte anos fez com que essa borboleta ocupasse 79 quilômetros além de seu habitat natural. (...)  Apesar de ampliar os horizontes da borboleta, o aquecimento global ainda prejudica muitos bichos. “Nosso estudo mostra que as mudanças no clima mudam também as interações entre as plantas e os animais, e a consequência disso pode ser muito mais complexa do que se imagina”, completa a pesquisadora.

Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/> Acesso em: 1 jun. 2012. Fragmento.

QUESTÃO 18

O assunto desse texto é

A) a alimentação das borboletas.

B) a expansão do território de uma espécie de borboleta.

C) o aumento da temperatura.

D) o estudo das características de uma espécie de inseto.

 

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros

Texto: Alpinistas italianos são resgatados após atingirem o pico do Monte Aconcágua Outros dois integrantes do grupo foram encontrados mortos

Da agência - Buenos Aires  

Dois alpinistas italianos foram resgatados nesta sexta-feira do Monte Aconcágua, na Argentina. Eles foram levados, de helicóptero, para um hospital na cidade de Mendoza. Outros dois integrantes do grupo já haviam sido encontrados mortos na montanha.  Marco Afazio, de 39 anos, e Marina Acanazi, de 35 anos, estão internados em estado delicado. Já Mateo Refrigerato, de 35 anos, ainda espera, em estado crítico, por socorro em um acampamento. Após atingirem o cume, os três sobreviventes passaram duas noites com temperaturas entre 20 a 30 graus abaixo de zero, sem barraca, saco de dormir ou fogareiro.

 (...) Portal G1. Disponível em www.g1.com.br Acesso em: 09 de jan.2009 

QUESTÃO 19

A função desse texto é

A) denunciar uma prática.

B) explicar um fato.

C) fazer uma descrição.

D) noticiar um acidente.


D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa

Texto: O REFORMADOR DO MUNDO  

Américo Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.   – Asneiras, Américo?   – Pois então?!... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas, e lá adiante vejo colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?

LOBATO, Monteiro. O reformador do mundo. In: Obra Infantil Completa. São Paulo: Brasiliense, s.d. 

 QUESTÃO 20

Quando falou sobre a reforma da natureza, Américo estava 

A) num pomar. 

B) num rio. 

C) numa floresta. 

D) numa praça.  

 

 

 

 

 

 


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

CRÔNICA: ADORÁVEIS FELINOS - WALCYR CARRASCO - COM GABARITO

Crônica: Adoráveis Felinos

                Walcyr Carrasco

 SOU UM CASO ÚNICO. Dizem que os gatos jamais abandonam o lar. Mas eu tive uma gata branca que partiu sem dar satisfações. Encontrei-a em frente à casa de um amigo, de noite, miando com ar sofredor. Não tive dúvidas. Botei no carro e levei para casa. Nunca vou esquecer como era gostoso passar a mão em seus pêlos, horas e horas, meditando sobre a vida. Às vezes me lambia com sua linguinha cor-de-rosa, o que eu considerava um privilégio. Ficou por lá três meses. Um dia desapareceu.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3JwL39VaFMZAGEvW6CIzLYkoETo7jK3jMVFsB4ekPbgqNfXMbCl34jHmOSYpLhzdmu6Nk3WgZiqc4wUgvWTxCRypxhkxATNICHZg_qqU-MvEHNOBiOUzz_YY3rfb8w7uc3k2TTFCVRctov2EpYofnD76LIDTgHBTOa1PJIqiOwNkKLiy3sTjH1Esh8sU/s320/gato-do-deserto-conexao-planeta.jpg


Sofri. Imagino que voltou a seu antigo lar, utilizando seu absoluto senso de direção. Ou, pior, foi miar em outra freguesia com a mesma aparência de abandonada. Desde então passei a me dedicar aos cães. Nem por isso deixo de admirar os felinos. Têm personalidade. Só fazem o que querem. Mas quem ama os gatos faz qualquer coisa por eles. Um amigo separou-se da mulher. Sofria como doido. Por causa da gata, que ficara em seu antigo lar. Finalmente, ligou exultante:

           — Agora está tudo certo. Acabou-se o drama.

           — Que bom! Voltou com ela?

           — Não... mas trouxe a gata pra viver comigo.

Em outra oportunidade fui a uma gravação de um programa de televisão que exigia um gato azul. O gato devia ser perseguido, correr e pular para cima de uma árvore. Quanto otimismo! Ao chegar, vi um gato gordo pintado de azul — com uma rinçagem especial para pêlos de animais. Mais adiante, em outra gaiola, outro gato, também pintado. Era o duble. Puseram o primeiro gato no chão. Todos os atores saíram correndo, espantando. Ele continuou imóvel. Botaram o segundo. Mais imóvel ainda. Eram gatos gordos e peludos, que preferiam ficar deitados enquanto todos se esgoelavam em torno. Voltaram ao primeiro. A veterinária encarregada amarrou suas patas com umas cordinhas e puxou, para ver se ele andava. O bichano deixou-se arrastar no chão. Decidiram gravar por partes. Assim, os atores ficaram correndo de um lado para o outro, gritando.

      — Olha o gato!, olha o gato!

Enquanto isso, o astro observava a gritaria placidamente, certamente imaginando que os humanos são uns bichos muito esquisitos. Chegou o momento final. Bastava colocar o felino em cima da árvore. Todos olhariam para o galho e gritariam. Quem conseguiu? Tomado de fúria, o gato arranhou a todos que tentavam tirá-lo de seu cantinho confortável. Começou a chover e o gato desbotou. Exaustos, todos transferiram a gravação para outro dia.

Há alguns anos eu ia passando pelo Itaim. Em uma casa de esquina havia bem uns cem gatos no jardim. Parei para admirar. A dona, encantada, comentou.

         — Quer um filhotinho para começar sua coleção? Esse é o problema. Quem começa com um termina com vinte. Ou trinta, ou mais. Os filhotinhos são tão bonitos, tão graciosos! Dá dó de oferecer, a não ser que já se tenha chegado à centena.

São também bons gourmets. Gostam do que é bom. Conheci uma garota que tinha o hábito de comer latinhas de ração para gato. Dizia ter um sabor delicioso de peixe. Nunca tentei experimentar. Ainda! Pois um guloso como eu pode chegar a tudo. 

         Muita gente discute o amor felino.           

         — Gato não serve para guardar a casa.

De fato. Nunca ouvi dizer que um bichano tenha atacado ladrões, ou miado para prevenir o dono. Mas possuem uma fidelidade exemplar. São uma companhia silenciosa mas cálida. Ninguém se sente realmente sozinho quando tem um gato. E quem disse que um gato não tenta contribuir para o orçamento familiar? Observe. Basta caçar uma ratazana das bem grandes para atirá-la na porta da cozinha, de presente. Como se dissesse.

         -— Trouxe o jantar!       

Por mais que eu ame os cães, sou obrigado a reconhecer. Quando se diz que alguém é um cachorro, bem... tome cuidado. Gato ou gata é elogio. E pura sabedoria popular. Isso deve significar alguma coisa.

Entendendo o texto

01. Por que o autor afirma ser um caso único no que diz respeito ao abandono de um gato?

a) Porque ele encontrou uma gata branca abandonada e a levou para casa.

b) Porque ele nunca teve um gato como animal de estimação. c) Porque ele nunca teve problemas com gatos que abandonaram sua casa.

d) Porque ele prefere cães como animais de estimação.

   02. O que o autor considerava um privilégio em relação à interação com sua gata?

         a) As brincadeiras de caça que faziam juntos.

         b) Passar horas meditando enquanto acariciava seus pelos.

         c) Receber presentes que ela trazia da rua.

         d) Poder levá-la para qualquer lugar sem problemas.

   03.Por que o autor passou a se dedicar aos cães depois que sua gata desapareceu?

         a) Porque preferia animais mais ativos e brincalhões.

         b) Porque tinha medo de se apegar novamente a um gato.

         c) Porque acredita que os cães são mais fiéis que os gatos.

         d) Porque acha que os gatos são muito independentes.

    04. O que aconteceu durante a gravação do programa de televisão que exigia um gato azul?

        a) O gato fugiu do set de filmagem.

        b) O gato arranhou todos os atores.

        c) O gato ficou imóvel apesar das tentativas de animá-lo.

        d) O gato se recusou a ser pintado de azul.

  05. O que a dona da casa cheia de gatos ofereceu ao autor quando ele parou para admirar os felinos?

        a) Uma oportunidade de adotar um filhote de gato.

        b) Um jantar com pratos feitos à base de carne de gato.

        c) Um conselho sobre como cuidar de gatos de forma responsável.

       d) Um emprego na sua empresa de criação de gatos.

  06. O que a garota mencionada no texto tinha o hábito de comer?

       a) Latas de atum.

       b) Bolinhos de carne.

       c) Latas de ração para gatos.

       d) Comida enlatada para cachorros.

  07. Qual é a opinião do autor sobre a capacidade dos gatos de guardar a casa?

        a) Eles são excelentes guardiões e protetores.

        b) Eles não se preocupam em proteger a casa.

        c) Eles são melhores que os cães nessa função.

        d) Eles são mais agressivos que os cães.

   08. O que os gatos costumam fazer para contribuir com o orçamento familiar, de acordo com o autor?

        a) Trabalhar como caçadores de ratos.

        b) Pedir esmolas na rua.

        c) Ajudar nas tarefas domésticas.

        d) Assustar intrusos que tentam invadir a casa.

   09. O que o autor quer dizer quando afirma que "quando se diz que alguém é um cachorro, tome cuidado"?

       a) Que os cães são animais perigosos.

       b) Que os cães são mais leais que os humanos.

       c) Que chamar alguém de cachorro pode ser ofensivo.

       d) Que os cães são geralmente associados a qualidades negativas.

   10. Qual é a mensagem final que o autor quer transmitir sobre os gatos?

        a) Que são animais perigosos e não confiáveis.

        b) Que são mais inteligentes que os cães.

        c) Que são companheiros silenciosos e reconfortantes.

        d) Que são incapazes de contribuir para a família de forma útil.

 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

TEXTO: OS CACHORROS - RECREIO - COM GABARITO

 TEXTO: OS CACHORROS

Os zoólogos acreditam que o cachorro é originário de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas começaram a caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, poderiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros puderam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a levar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.

www.recreionline.com.br

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggRIyFDS0Jo-xGqZW_3xBURLgydPpz0CYe8LE8ySuCazhA5xCgKlOhSrz8o9VUTJsVZfIjboHRt68e2dBqnLzasjiuKEDptsUTXd_iAuqWSPhz_14ItQmqzPNXDDB-OZ650qUjpKMUIoKd1uOuq928eVsBfGsZubnfPbyylME4U3W4ZDoWWB_3aAIA6_U/s320/CACHORROS.jpg


Entendendo o texto

01. Qual é a origem dos cachorros, de acordo com os zoólogos? Os zoólogos acreditam que os cachorros se originaram de uma espécie de lobo que vivia na Ásia.

02. Quanto tempo atrás começou a amizade entre humanos e cachorros, de acordo com o texto?

A amizade entre humanos e cachorros começou há aproximadamente 12 mil anos.

03. Por que os cachorros chegaram a se aproximar dos humanos, de acordo com o texto?

Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, poderiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava.

04. Quais são algumas das maneiras pelas quais os cachorros ajudaram os humanos, conforme referência no texto?

Os cachorros ajudaram os humanos a caçar, a cuidar de rebanhos e a levar conta da casa, além de serem ótimos companheiros.

05. Como a parceria entre humanos e cachorros está descrita no texto?

A parceria entre humanos e cachorros é descrita como uma colaboração mútua onde uma ajuda o outro, resultando em uma relação bem-sucedida.

06. Qual é o assunto do texto?

A relação entre homens e cães.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM R OU RR - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com R ou RR

        No início ou no meio das palavras, depois de consoantes, usa-se r. entre vogais usa-se rr.

Exercícios:

01 – Copie as palavras, completando com r ou rr.

·        Relógio: relógio.

·        Carroça: carroça.

·        Rua: rua.

·        Ferradura: ferradura.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-1qPblgG47c9WjqgABNdXhkIEl8QuP_Uq-bGBU4gA2qANZN2LqubIKTrMwKFAb6neMwI8Y2m6GP2uu4xPoq0wLzyV8OXKWp8RZJdHqFijZolLPZq8XYbEUgJZTnoNSbzRRJLc2oKgl_CJnGR1XTk-I439xTkV4W-w6cNna6CxzOKBzGML0hslT2KoqG0/s1600/RR.png


·        Rádio: rádio.

·        Barraca: barraca.

·        Enriquecer: enriquecer.

·        Guerra: guerra.

·        Rapaz: rapaz.

·        Cachorro: cachorro.

·        Honra: honra.

·        Cigarra: cigarra.

02 – Separe as sílabas das palavras.

·        Carroça: car-ro-ça.

·        Relojoeiro: re-lo-jo-ei-ro.

·        Borracha: bor-ra-cha.

·        Riacho: ri-a-cho.

·        Ferradura: fer-ra-du-ra.

·        Honrado: hon-ra-do.

·        Ferrugem: fer-ru-gem.

·        Enriquecer: en-ri-que-cer.

·        Terreno: ter-re-no.

·        Raiva: rai-va.

·        Macarrão: ma-car-rão.

·        Rapadura: ra-pa-du-ra.

03 – Ordene as sílabas das palavras.

·        ro- ser-te: serrote.

·        re-mar-co: marreco.

·        pa-car-ra-to: carrapato.

·        ce-bur-ri: burrice.

·        ga-bar-ri: barriga.

·        li-re-ão-gi: religião.

·        rei-bar-ra: barreira.

·        dor-re-ma: remador.

·        re-dor-cor: corredor.

·        ca-re-do: recado.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM S OU SS - LH OU LI - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com S ou SS – LH ou LI

        Emprega-se S:

·        No início da palavra – sapo.

·        No meio da palavra, depois de consoante – ganso.

        Emprega-se SS:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihkwTZoZjcrbdR_ejdTCE3Cprw0aFvIvPKHHuA-aFdU6o90pwNXA03PiggPMWZ7_Q7cXu4xYlVpO2RQ-fTqxPpAovOcWsVGlB92J0Id7pHAFVJg73jZ77rAqlXueOP6xR0GvaEn-u1CNBgH22m3wKOH44hUj8kjjoq9RF-UTHz_fTRb6f3syO3Qz9Efdg/s320/Palavras-com-LH.jpg


·        No meio da palavra, entre vogais – tosse, osso.

Entendendo a ortografia:

01 – Complete as palavras com SSS.

·        Sino.

·        Bolso.

·        Massa.

·        Classe.

·        Sacola.

·        Pensar.

·        Professora.

·        Vassoura.

·        Sorvete.

·        Cansado.

·        Interessante.

·        Passado.

02 – Complete as palavras com lh ou li.

·        Palha.

·        Milho.

·        Família.

·        Filho.

·        Telha.

·        lio.

·        Trabalho.

·        Barulho.

·        Auxílio.

·        Marília.

·        Mobília.

03 – Ordene as sílabas e escreva as palavras.

·        re-lhu-o-do: orelhudo.

·        al-fi-li: filial.

·        lha-pi: pilha.

·        xi-li-au-ar: auxiliar.

·        be-a-lha: abelha.

·        Ju-nho-li: Julinho.

·        lho-ve: velho.

·        a-ção-fi-li: filiação.

04 – Organize frases com as palavras abaixo.

a)   Família: resposta pessoal do aluno.

b)   Maravilha: resposta pessoal do aluno.

c)   Imobiliária: resposta pessoal do aluno.