sábado, 28 de maio de 2022

CORDEL: CORDEL EM VERSOS - (FRAGMENTO) - MOREIRA DE AROPIARA - COM GABARITO

 Cordel: Cordel em versos - Fragmento

“EU resolvi escrever

Um cordel sobre CORDEL

Porque o cordel tem sido

Meu companheiro fiel,

E pra tirar do leitor

Alguma dúvida cruel”.

 

O cordel em minha vida

Esteve sempre presente;

Esteve, está e estará

Na vida de muita gente!

Comigo ele sempre foi

Um professor excelente.

 

É que nasci no sertão

Onde havia pouca escola.

Por lá os divertimentos

Eram: um joguinho de bola,

Forrós, vaquejadas e

Versos ao som da viola.

 

E as leituras de folhetos

Dos poetas do sertão.

Quando aparecia um.

Os jovens da região

Se reuniam e, atentos,

Ouviam a narração.

 

Pois o povo era sensível,

E, apesar de ser pacato,

De ter pouca informação

E, de residir no mato,

A leitura de folhetos

Foi sempre o grande barato.

 

Era comum na fazenda

A gente se reunir

Ao redor de uma fogueira

Pouco antes de dormir

Para ler versos rimados,

Cantar e se divertir.

 

O Pavão Misterioso,

Coco Verde e Melancia

E o de Pedro Malazarte

A gente com gosto lia.

Logo se emocionava

Com cada autor que surgia.

 

José Pacheco, a meu ver,

Foi um poeta moderno.

O seu folheto A chegada

De Lampião no inferno

É um dos mais bem-compostos,

Nasceu para se eterno.

 

E nesse clima poético

Pude me desenvolver.

Sempre lendo, sempre atento,

E depois de tanto ler

E de tanto ouvir, senti

Que precisava escrever.

 

Mas para escrever direito

Era preciso estudar,

Dominar a arte de

Rimar e metrificar.

E pra botar conteúdo

Eu tinha que pesquisar.

 

E li muitos e bons livros:

O Dicionário, a Gramática!

Devorei livros de História,

De Redação, Matemática,

E tudo que eu aprendia

Ia colocando em prática.

 

Fiz meus primeiros versinhos

Com quinze anos de idade;

Mas uns versos primitivos,

Sem muita propriedade,

Pois nessa idade ninguém

É poeta de verdade.

 

Mas prossegui pesquisando,

Lendo isso, lendo aquilo,

Questionando, indo atrás,

Curioso e intranquilo.

E escrevendo muito, até

Desenvolver meu estilo.

 

E li poesia branca,

Li poesia rimada,

Li poesia matuta,

Moderna, metrificada,

E descobri que pra ler

Qualquer estilo me agrada.

 

Mas na hora de escrever

Foi que eu pude constatar

Que minha paixão maior

Era mesmo o popular.

E as origens do cordel

Eu resolvi pesquisar.

 

[...].

         Moreira de Aropiara. Cordel em arte e versos. Xilogravuras de Erivaldo Ferreira da Silva. São Paulo: Acatu/Duna Dueto, 2008, p. 6-10.

         Fonte: Língua Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 25-7.

Entendendo o cordel:

01 – Observe a forma como o texto Cordel em versos se apresenta na página.

a)   Cada estrofe é formada por quantos versos?

Cada estrofe é formada por seis versos.

b)   O trecho é formado por quantas estrofes?

O trecho é formado por 15 estrofes.

c)   O que separa uma estrofe da outra?

Há um espaço em branco entre uma estrofe e outra.

d)   Considerando a forma como ocupam o espaço da página, o texto Cordel em versos e uma carta são parecidos? Por quê?

Não, porque o texto Cordel em versos está organizado em versos. Uma carta é organizada em parágrafos.

02 – Numere cada verso da primeira estrofe do texto Cordel em versos.

a)   Leia os versos 2, 4 e 6 dessa estrofe e observe as palavras finais de cada um deles. O que você percebeu?

Que o final de cada deles se rimam.

b)   Sua observação também se aplica às outras estrofes?

Sim. Em todas as estrofes o segundo, o quarto e o sexto verso rimam.

c)   Escolha mais uma estrofe e pinte com a mesma cor as palavras de cada verso que apresentam finais semelhantes.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Assinale as alternativas que estão de acordo com o poema de cordel que você leu: Por que o cordel era importante no sertão?

(X) Porque havia poucos divertimentos.

(   ) Porque os poetas ganhavam dinheiro com ele.

(X) Porque o povo se divertia com os versos.

04 – Converse com seus colegas: Por que o poeta afirma que o cordel foi para ele “um professor excelente”?

      Porque a literatura de cordel no sertão tinha a função de levar não só histórias como também informações que não chegariam por outros meios, já que havia poucas escolas.

 

 

 

POEMA: PERO VAZ DE CAMINHA - OSWALD DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Pero Vaz de Caminha

 A Descoberta

Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra

Os Selvagens

Mostraram-lhes uma galinha
Quase haviam medo dela
E não queriam pôr a mão
E depois a tomaram como espantados

As Meninas da Gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

 ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. In: Obras completas. 5. ed. São Paulo: Globo, p. 69-70. 

 

Poema: A Mão-de-obra

São bons de porte e finos de feição

E logo sabem o que se lhes ensina,

Mas têm o grave defeito de ser livres.

    PAES, José Paulo. In: Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1996, p. 86. (Seleção de Davi Arrigucci Jr.).

Fonte: Livro – Língua Portuguesa – Heloísa Harue Takazaki – ensino médio – Coleção Vitória-Régia – Volume único – 1ª edição Curitiba - IBEP. 2004, p. 92-3.

Entendendo o poema:

01 – Começaremos a análise, observando o poema de Oswald de Andrade. A construção desse poema tem a ver com a construção da obra de arte acima. De posse dessa informação, explique como o poema foi construído.

      A obra de Picasso se constitui de fragmentos, pedaços de papéis e elementos naturais recortados e colados. A obra de Oswald de Andrade também foi feita a partir de uma remontagem: o poeta escolheu, “recortou” e remontou frases da Carta de Caminha, criando uma nova configuração para o texto: um poema.

02 – Para cada conjunto de versos, no poema “Pero Vaz de Caminha”, Oswald de Andrade criou um título. Qual desse títulos...

a)   Dessacraliza o fato histórico, tratando o descobrimento com uma certa ironia, ao sugerir que a chegada dos portugueses foi fruto de um “acaso”?

“A Descoberta”.

b)   Contrapõe-se com as ideias do corpo do poema? Como?

“Os Selvagens”. A ideia de ferocidade presente no título é negada no poema: eles têm medo de uma galinha.

c)   Mistura tempos históricos e faz comparações?

“As Meninas da Gare”. As índias estão sendo comparadas às “meninas” da estação de trem.

03 – Tome o texto de Oswald como um todo: a ideia foi a de endossar ou inverter os sentidos da Carta original de Caminha? Explique.

      A ideia foi inverter, satirizar as ideias contidas na Carta de Pero Vaz de Caminha.

04 – A obra “Pau Brasil”, de Oswald de Andrade, foi publicada originalmente em 1929 e constitui a síntese de uma visão histórica. A ideia do poeta era entender o país, a formação e o pensamento brasileiros numa época de insatisfação política e de crescente nacionalismo. Nesse sentido, pode-se dizer que a colagem de Oswald de Andrade também reflete uma visão crítica que tem a ver com seu tempo? Por quê?

      Sim, a escolha do tema e a crítica às ideias da época sobre o “achamento” do Brasil estão presentes no texto de Oswald.

05 – Agora, releia o poema de José Paulo Paes, que é posterior ao de Oswald de Andrade. Pode-se dizer que esse poema, “A mão-de-obra”, dialoga tanto com a Carta de Caminha quanto com o poema de Oswald de Andrade? Explique.

      Sim. O poema de José Paulo Paes também é uma montagem de frases recortadas da Carta de Caminha, estrutura essa que “dialoga” intertextualmente com a obra de Oswald.

06 – Quanto ao sentido, o poema de José Paulo Paes endossa a visão de Caminha ou se aproxima da visão crítica de Oswald? Explique.

      Aproxima-se da visão crítica de Oswald. O título sugere que o interesse português sobre os primeiros povos que aqui estavam era a condição que apresentavam para o trabalho.

 

TEXTO EXPOSITIVO: RESPEITANDO O PISO TÁTIL - COM GABARITO

 Texto expositivo: Respeitando o piso tátil

       A norma técnica NBR 9050/2004 caracteriza o piso tátil pela diferenciação de textura em relação ao piso do lugar. Ele é instalado para servir de alerta ou de linha-guia perceptível por pessoas com deficiência visual.

        Assim, há dois tipos de piso tátil: o de alerta (com bolinhas salientes) e o direcional (com faixas lineares em relevo). O piso tátil deve ter, ainda, cor contrastante em relação às áreas próximas para permitir a orientação de pessoas que enxergam não utilizem esse recurso.

        O piso tátil de alerta deve ser instalado em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas, próximo a portas e sempre que houver algum obstáculo suspenso ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.

        O piso tátil direcional orienta a locomoção de pessoas com deficiência visual que sentem as faixas com os pés ou com bengala longa. Portanto, quando há esse tipo de piso, é provável que pessoas com deficiência visual transitem por lá.

        Então, se você estiver em uma calçada que tenha piso tátil, evite andar por ele. Dessa maneira, você colabora com a mobilidade das pessoas com deficiência visual e evita que elas esbarrem sem querer em você, poupando-as de situações constrangedoras e atrasos, que percam bengalas, por quebrá-las ou empená-las no choque, e que sofram acidentes mais graves, como colidir com um poste ou cair na rua ou na via de um trem ao tentar desviar de você.

        Se você não precisa, deixe o piso tátil livre. Não é simples?

                                   Piso tátil direcional e piso tátil de alerta. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.fernandazago.com.br/2012/01/acessibilidade-em-gestos-simples.html. Acesso em: 7 nov. 2017. Texto adaptado.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 190-2.

Entendendo o texto:

01 – Você já viu um piso tátil? Onde?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, em estações de trem e metrô, em shopping ou nas vias públicas de grande circulação.

02 – O que você faria se visse alguém desrespeitando o piso tátil?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – As explicações do texto vão alterar alguma coisa na sua atitude em relação às pessoas com dificuldades de visão? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que está sendo descrito no texto?

      O piso tátil.

05 – Quais são os dois tipos de piso tátil apresentados?

      Piso tátil direcional e o piso tátil de alerta.

06 – Que pessoas são beneficiadas por esses pisos?

      As pessoas com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão).

07 – Qual são as características e funções dos pisos tátil?

      Piso tátil de alerta: deve ser instalado em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas, próximo a portas e sempre que houver algum obstáculo suspenso ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.

      Piso tátil direcional: orienta a locomoção de pessoas com deficiência visual que sentem as faixas com os pés ou com bengala longa. Portanto, quando há esse tipo de piso, é provável que pessoas com deficiência visual transitem por lá.

08 – Pela informação dada no texto, o piso tátil lhe parece uma medida necessária?

      Sim, pois ele ajuda as pessoas com deficiência visual a se orientar e a se locomover com mais segurança e autonomia.

09 – Que orientação é dada na conclusão do texto?

      “Se você não precisa, deixe o piso tátil livre.”

10 – Você sabe o que significam as placas táteis abaixo? Onde elas costumam ser encontradas?


     

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfuCFUYWBGiGp5L12sZxWqXNVpmEegh_4ZwT5NSIRZDfXjmFy6QYm5CKVjn55GKIxh4Ew7Xqw4LuoacKCe3Yk6ipVzjlqc3hLkFXdq3wJ1C2rgGUoiZbEVGcaPATKK8PaJPLfNwEymmN8okOK-QJYvKfmWXlcRfcldD4STxvF2rOKhSx5YR6MDP-i5/s1600/TATIL.jpg 
São a identificação em braile dos andares de um edifício encontrada em
elevadores. As placas em braile próximas aos botões auxiliam os deficientes visuais em sua locomoção.

 

RESENHA: FILME CUERDAS - COM GABARITO

 Resenha: Filme Cuerdas

 Imagem: Cena do filme Cuerdas, 2014

Autores: Pedro Solís García (direção)

Técnica: Animação

        Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta-metragem de animação Cuerdas (“Cordas”) narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial, e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A menina, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste dele e faz de tudo que ele se divirta e consiga brincar. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos a importância do educar e da relação estabelecida entre ensino e aprendizagem. O filme é baseado na vida do diretor Pedro Solís, que é pai de um outro Nicolás, o qual também sofre de paralisia cerebral, e de Alejandra, que, assim como Maria, faz de tudo para o irmão se sentir pleno em sua infância.

        Eu sou cidadão?

        O conceito de cidadania é profundo e vai além de ter um documento, não jogar lixo no chão ou poder votar; ser cidadão também é respeitar as pessoas, ser solidário, zelar pelo planeta, ter o direito a receber educação, saúde, alimentação e moradia, entre outras coisas. Enfim, ser cidadão é fazer valer os nossos direitos e agir de acordo com os nossos deveres.

        É função da escola contribuir intencionalmente para que os alunos exerçam a cidadania de maneira plena.  

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 178-8.

Entendendo a resenha:

01 – Que lugar é esse?

      Provavelmente uma sala de aula.

02 – O que as crianças estão fazendo?

      Conversando com o professor(a).

03 – Como elas parecem se sentir?

      Pela fisionomia das crianças, estão felizes.

04 – Qual é o sentimento que Maria tem em relação ao Nicolás?

      O sentimento de amor e cidadania, vendo algumas das impossibilidades do amigo, faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar.

05 – Quais são as personagens principais do filme “Cuerdas”?

      As personagens são Maria e Nicolás.

06 – Você já ajudou alguém? Quem?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Costuma participar da resolução de problemas?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que significa ser cidadão?

      Ser cidadão é respeitar as pessoas, zelar pelo planeta, ter direito a educação, alimentação, saúde, moradia, etc.

09 – Qual é a função das escolas?

      A função das escolas é contribuir intencionalmente para que os alunos exerçam a cidadania de maneira plena.

POEMA: PIPA - JOSÉ DE NICOLA - COM GABARITO

 Poema: Pipa

              José De Nicola


Presa por um fio,

Agita-se a pipa no ar:

Dá pinote,

Sacode o rabo,

Pula cercas invisíveis.

 

Por um instante para,

Imóvel no espaço

Como águia

Em busca da caça.

 

Cá embaixo,

O menino-âncora

Sorri de felicidade

Sem entender

Que a pipa

Se alimenta

De liberdade.

José De Nicola. Alfabetário. São Paulo: Moderna, 2002.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 158.

Entendendo o poema:

01 – Segundo o poema, o que a pipa faz no ar?

      Agita-se, dá pinote, sacode o rabo, pula cercas invisíveis, fica imóveis.

02 – O que o poeta quis dizer com “a pipa se alimenta de liberdade”?

      Ele quis dizer que a pipa por estar pairando no ar, se encontra em liberdade. Se estive em terra, estaria presa nas mãos dos meninos.

03 – O que indicam as palavras agita-se, sacode e pula?

(   ) Nomes.        (   ) Características.           (X) Ações.

04 – Sublinhe os verbos do poema. Se você fosse procurar esses verbos no dicionário, como eles estariam escritos?

      Agitar, dar, sacudir, pular, parar, sorrir, entender, alimentar.

 

 

sexta-feira, 27 de maio de 2022

NOTÍCIA: REI E RAINHA DO MAR CHEGA AO RECREIO - FRAGMENTO - UOL ESPORTE - COM GABARITO

 Notícia: Rei e Rainha do Mar chega ao Recreio – Fragmento

     A Pedra do Pontal é um dos pontos mais conhecidos e bonitos do Recreio dos Bandeirantes. Esta enorme rocha separa as praias do Recreio e da Macumba e é muito procurado pelos turistas onde é possível escalar e admirar as belezas da zona oeste carioca. Será lá que vai acontecer a próxima etapa do Rei e Rainha do Mar nos dias 8 e 9 de outubro. Pela primeira vez o circuito será disputado na região do Recreio e trará algumas novidades para os cerca de 4 mil atletas inscritos.

        A etapa da Pedra do Pontal marca a estreia das crianças no Rei e Rainha do Mar em provas no Rio de Janeiro com a versão kids da natação em águas abertas e do beach run (corrida na areia). Sucesso nas etapas de Ubatuba e Salvador, as provas de águas abertas terão três distâncias: 100m (8 e 9 anos), 200m (10 e 11 anos) e 400m (12 e 13 anos). No beach run os pequenos vão correr entre 100m e 800m nas areias da Praia do Recreio.

        [...].

UOL Esporte, 28 set. 2016. Disponível em:  https://swimchannel.blogosfera.uol.com.br/2016/09/28/rei-e-rainha-do-mar-chega-ao-recreio/. Acesso em: 14 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 150-1.

Entendendo a notícia:

01 – Após ler a notícia, crie um subtítulo para a notícia.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o assunto da notícia?

      O circuito Rei e Rainha do Mar.

03 – Que novidade é anunciada na etapa da Pedra do Portal?

      A estreia de crianças na etapa realizada na região do Recreio dos Bandeirantes.

04 – Quais são as provas para os pequenos?

      Natação em águas abertas e corrida na areia.

05 – Quais são as palavras mais importantes desse trecho da notícia?

      Prova, etapa, crianças, natação, corrida na areia.

06 – Quem participa do evento noticiado?

      Quatro mil atletas inscritos.

07 – Que informações o subtítulo pode acrescentar ao título sobre o assunto da notícia?

      O subtítulo pode anunciar a estreia das crianças na etapa do Recreio.

 

TEXTO: MUSEU EMÍLIO GOELDI - GUIA DA SEMANA - COM GABARITO

 Texto: Museu Emílio Goeldi

  Museu Paraense Emílio Goeldi conserva um importante patrimônio histórico e científico da Amazônia, contribuindo para a formação cultural e identidade da região. Através de uma exposição diversificada da vegetação, composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas, forma um sub-bosque. [...]

        As exposições trazem materiais relacionados à Amazônia, fotos, documentos e objetos.

        [...] Não é preciso agendar visitas... [...].

       Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/belem/arte/estabelecimento/museu-emilio-goeldi. Acesso em: 16 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 138.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, o que o visitante pode ver no Museu Emílio Goeldi?

      Pode ver um sub-bosque com exposição diversificada da vegetação da Amazônia, e exposição de fotos, documentos e objetos da região. Composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas.

02 – Sublinhe no texto as palavras que têm a letra g.

      Goeldi, vegetação, região, gigantescas, agendar.

03 – Em quais palavras a letra g tem o som de j?

      Nas palavras região, vegetação, no primeiro g de gigantescas e em agendar.

04 – Em quais palavras a letra g não tem o som j?

      Nas palavras Goeldi e gigantescas (segundo g).

05 – Que palavra tem a letra j?​

      Objetos.

TIRINHA: MAGALI APETITE - MAURICIO DE SOUSA - COM GABARITO

 Tirinha: Magali apetite

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifuO8XfMa_usbJEjnbltvpMHGojId1EkWmcP5772daf7EUOgPufjTxTReaWQIOgHzpdGfFAbXLs4AoMo4-aX62wrqFGB_R6cf6gW622T5yAr81QT7NhTYZJXJbHdVajctdZ7JcJqGRBko8An4DOcD1p21Pf8xFDPMGsaQUR4rB00A0gL_6xB9b1GcX/w477-h194/magalii.jpg 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 136.

Entendendo a tirinha:

01 – Quem inicia o diálogo?

      A mãe de Magali.

02 – A quem ela se dirige?

      Ela se dirige ao médico.

03 – A quem o médico se dirige?

      O médico se dirige à mãe da Magali.

04 – O que ele fala?

      “Pede pra ela soltar o meu lanche!”.

05 – A palavra ela refere-se a quem?

      Ela refere-se a Magali, de quem se fala.

QUADRINHOS: DRIBLANDO A DOR - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Quadrinhos: Driblando a dor

 

 
Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAaWZfJHBNlDMFYL-6hFOpS8X0CIffTK9TOXHaTuCxoC-ABb-gUfEbXI4ZjoDDnEZH7QsdYLUI6x6YY3YSIkOM_AhuU-7Vsv0AF_XI4vaLhqhzws_Tao_8Euc9OKr4OrkxftuflNVrHlhWTX3IB5sxJA3rVSFKgEZ5sPUb1fdGSbByIXBtzqi53L7e/s1600/DRIBLANDO.jpg

Roberto Lent. Ilustrações de Flávio Dealmeida. Instituto Ciência Hoje.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 110-2.

Entendendo o quadrinhos:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra driblar? Se necessário consultar o dicionário.

      Driblar é lograr os outros adversários com movimento do corpo.

02 – O que aconteceu durante o jogo?

      Ptix leva uma pancada de Jamanta.

03 – O que aconteceu com Ptix logo depois do jogo?

      Ptix começa a sentir dor no lugar onde levou a pancada.

04 – Que personagem explicou o que aconteceu com Ptix?

      A explicação foi dada pelo neurônio Giraldo Cerebelim, que disse que o Acumbente foi o responsável pelo que aconteceu.

05 – Em sua opinião, essa história em quadrinhos foi escrita só para divertir o leitor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Além de divertir o leitor, a história procura explicar o funcionamento do cérebro.

06 – Observe os quadrinhos.

a)   Qual é a fala do narrador?

Logo depois do jogo...

b)   De quem são estas falas?

·        O que foi Ptix?

Zeca.

·        Agora que eu tô sentindo a pancada do Jamanta, Zeca!

Ptix.

c)   Qual personagem disse “Ai!”?

Ptix.

·        Por que esse balão é diferente dos outros?

Porque Ptix sentiu uma dor muito forte.

07 – Copie a onomatopeia deste quadrinho (2°) e escreva o som que ela imita.

      Pimba. Imita o som do chute que o Jamanta deu no Ptix.

·        Na sua opinião, a onomatopeia, nesse quadrinho, poderia ser excluída?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mesmo sendo possível entender a situação sem o uso da onomatopeia, sua presença reforça o significado do desenho.

08 – Em qual quadrinho há letreiros?

      No último quadrinho.

·        Para que eles foram usados?

Para destacar as características ou a função das personagens: o neurônio do setor de chutes e de pulos e o neurônio torcedor (Acumbente), do setor das emoções. Há também o letreiro que indica o fim da história.

09 – Explique por que Ptix não sentiu dor durante o jogo. Isso já aconteceu com você? Conte como foi.

      Resposta pessoal do aluno.

     

IMAGEM: À TURMA DO ZÉ NEURIM - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Imagem: À turma do Zé Neurim

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTQ3yqivBp1XqHSBPe5Q1fbpuiML-dP-o5Fj-EkSrQ4YqDR49WdStNj2O-sh7pqMFYE8miwTipEFkXqXFVzyUnprMaePUrXhSCuZfNlenJdGccfaUvlWgpcFqGFcdr_wBQAqJGKtdxLRHDEMXpO3bc_-sv0GPpedhw2BqogHTcf2_C2J9BCvVJRXhl/w358-h264/turma.jpg

Informações sobre a imagem

Autor: Roberto Lent

Artista: Flávio Dealmeida

        As personagens da imagem pertencem à Turma do Zé Neurim, história em quadrinhos publicada na revista Ciência Hoje das Crianças. O ilustrador Flávio Dealmeida trabalhou com o neurocientista Roberto Lent da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Juntos, criaram uma turminha de neurônios que vivem na cabeça do menino Ptix e, por meio de histórias em quadrinhos, explicam neurociência a crianças e adolescentes.

        O cérebro é o órgão mais complexo do corpo humano. Apesar de ser muito leve – pesa menos de um quilo e meio –, precisamos dele para tudo: andar, comer, sorrir, pensar... E o mais legal é que, quanto mais o usamos, mais ele se define! Isso torna nossa capacidade de aprendizagem quase ilimitada. Assim, é importante exercitá-lo por meio de diferentes estratégias, a fim de que as células que o constituem realizem com perfeição seu trabalho: passar informações umas para as outras, permitindo a comunicação entre todas as partes do corpo.

·        Zé Neurim (neurônio da memória): Diferentes áreas do cérebro estão associadas à memória.

·        Acumbente dos Prazeres (neurônio das emoções): Localiza-se na parte interna do cérebro.

·        Olívio Gravador (neurônio da audição).

·        Ocipitaldo Luzes (neurônio da visão).

·        Giraldo Cerebelim (neurônio dos movimentos).

 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 108-9.

Entendendo a imagem:

01 – O que você vê nesta imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma cabeça, onde mostra o cérebro e todas as funções.

02 – Quem são estas personagens?

      Zé Neurim, Acumbente dos Prazeres, Olívio Gravador, Ocipitaldo Luzes e Giraldo Cerebelim.

03 – Será que elas habitam nosso cérebro? E o que elas representam?

        Sim. Zé Neurim, é responsável pela memória e tem na cabeça um boné. Acumbente dos Prazeres é responsável pelas emoções e traz no peito um broche no qual está desenhado um coração. Olívio Gravador é responsável pela audição e usa fones de ouvido. Ocipitaldo Luzes é responsável pela visão e traz nas mãos um binóculo. Giraldo Cerebelim é responsável pelos movimentos, usa tênis e tem proteção nos pulsos, semelhante a um atleta ou a um profissional de Educação Física.

04 – Como você acha que o cérebro funciona?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O cérebro funciona interconectados uns aos outros, formando uma rede de comunicação por todo o sistema nervoso.

05 – O que você imagina que os neurônios fazem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Eles além de informações e estímulos de um neurônio para o outro ou de um neurônio para uma glândula ou uma fibra muscular, os neurônios ajudam a transmitir substâncias químicas pelo corpo.

06 – Você sabia que nosso cérebro necessita de exercícios?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, alguns pesquisadores defendem a necessidade de exercitamos o cérebro para manter sua eficiência.