sábado, 11 de abril de 2015

PROJETO MULTIDISCIPLINAR: DIREITOS E DEVERES NAS RELACÕES SOCIAIS


PROJETO MULTIDISCIPLINAR:  DIREITOS E DEVERES NAS RELAÇÕES SOCIAIS

Segundo Nogueira (2001, p.90), "um projeto na verdade é, a princípio, uma irrealidade que vai se tornando real, conforme começa a ganhar corpo a partir da realização de ações e consequentemente, as articulações  desta"


Justificativa

O objetivo desse projeto é buscar incentivar que a comunidade escolar inicie, retome ou aprofunde ações educativas que levem a formação ética e moral de todos os membros que atuam na Instituição, partindo do pressuposto que esse trabalho é fundamental para a formação da cidadania e construção do pensamento autônomo e crítico das crianças, adolescentes e adultos.

Objetivo Geral

Iniciar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral de todos os membros que atuam e participam da Escola, levando ao cotidiano, reflexões sobre a ética, seus valores e fundamentos, desenvolvendo ações conjuntas com a comunidade escolar e sociedade local, abordando os seguintes eixos temáticos: Ética – Convivência – Direitos e Deveres – Educação no Trânsito – Solidariedade – Meio Ambiente – Reciclagem.
Trabalhar a construção de relações interpessoais mais democráticas na escola construindo valores socialmente desejáveis, promovendo o envolvimento das famílias e comunidade circunvizinha da escola.

Objetivos Específicos

• Desenvolver o espírito de solidariedade nos alunos.
• Alertar para a necessidade da educação no trânsito.
• Respeitar as regras para se manter boa convivência, alertando para os seus direitos e deveres.
• Valorizar a natureza despertando para a preservação da mesma.
• Perceber que a reciclagem é um dos meios de preservar o meio ambiente.
• Reconhecer o verdadeiro papel do cidadão na sociedade.

TEMAS SUGERIDOS

 Minha casa, minha vida, meu mundo.
 Cidadania, vamos entrar nessa? Direitos e Deveres do cidadão.
 O cidadão e a educação no trânsito.
 Ser cidadão solidário.
 Cidadania na escola.
Cidadania e o meio ambiente.
 Cidadania e reciclagem.
 O papel do cidadão na sociedade, ENTRE  OUTROS.

Etapas:

• Escolha do tema
• Lançamento do Projeto com os alunos
• Pesquisas
• Confecção do material necessário
• Visitas aos locais abordados nos temas
• Culminância do Projeto

Avaliação:

O Projeto valerá 3,0 pontos, sendo utilizados os seguintes critérios:

• Pesquisa
• Domínio do Conteúdo
• Confecção do Material necessário
• Apresentação 
• Presença na Culminância
• 1 Kg de alimento não perecível.

Culminância:
A culminância será realizada na escola com a apresentação das atividades realizadas ao longo do desenvolvimento do projeto. O mesmo será aberto para visitação dos pais e comunidade.

Ações Complementares:
  •  Minha casa, minha vida, meu mundo.

          Oficinas sobre o tema a ser abordado.

  •  Cidadania, vamos entrar nessa?

          Construção de placas e faixas chamando atenção para os  direitos e deveres.
          Estudo dos artigos sobre direitos e deveres (adaptado á faixa etária)
  •  O cidadão e a educação no trânsito.

         Trabalho sobre a violência no trânsito.
         Confecção de materiais sobre o trânsito.
         Leitura e reflexão de livros sobre o assunto.
         Sinalização dos semáforos e placas.
         Construção de uma rodovia.
         Maquete com os meios de transportes.
         Entrevista com uma mãe que foi acidentada numa moto.
        Textos sobre álcool e trânsito.
        Passeio por meios de transporte terrestre (ônibus)e marítimo.
        Vídeo sobre acidentes na estrada.
  •  Ser cidadão solidário

Objetivo: Motivar os alunos a desenvolver atitudes solidárias através da realização de uma campanha voltada para a doação de alimentos, materiais de limpeza, brinquedos, roupas, sapatos, etc.
Confecção de panfletos incentivando a fazer doações (distribuição na escola e comunidade).
Confecção de cartazes sobre o tema.
Elaboração de uma historinha em quadrinhos sobre a temática (distribuição na escola).

  •  Cidadania na escola

Objetivo: fazer com que os alunos observem as necessidades encontradas na escola e como lidar com a relação aluno/aluno e aluno/professor.
Desenvolver o espírito cidadão na escola com base nas necessidades encontradas no corpo docente e discente.
Questões a serem trabalhadas: postura na sala de aula, relacionamentos, bulling, preservação do espaço físico.

  • Cidadania na realização das atividades

Fazer um levantamento das principais atividades não realizadas, assim como as mais frequentes justificativas.
Identificar as razões para as notas baixas em determinadas disciplinas.
Identificar os motivos mais frequentes para as faltas dos alunos ( o levantamento dos dados será feito através de pesquisas aos alunos e entrevistas junto á coordenação).
Os alunos deverão apresentar solução para os problemas levantados.

  • Cidadania na higiene pessoal

Mostrar a obrigação na higiene pessoal como: tomar banjo antes de vir para a escola, escovar os dentes, usar desodorante, evitar entrar suado na sala de aula, usar roupas limpas, lavar as mãos ao sair do sanitário.
Mostrar os prejuízos sociais e de saúde provenientes da falta de higiene.

  • Relacionamento aluno/aluno e aluno/professor:

Entrevistar os alunos da escola com o objetivo de identificar os comportamentos os comportamentos ou atitudes que mais criam dificuldades para os outros.
Entrevista com o coordenador de disciplina, professores, direção e coordenação, para fazer um levantamento da postura do aluno do que mais causa dificuldades entre os próprios alunos e para os professores.
Pesquisar também na internet.
Apresentar medidas de solução.

  • Cidadania, preservação do espaço físico:

Identificar os principais danos aos: móveis da escola, instalações sanitárias, pintura das paredes.
Apontar os prejuízos em longo prazo da falta de preservação dos utensílios, equipamentos, móveis e instalações sanitárias.
Mostrar que preservação é obrigação e não opção.

  •  Cidadania e o meio ambiente

Objetivo: Levar os alunos a perceber a importância do seu papel na preservação do meio ambiente.
Questões a serem observadas: preservação da água doce e salgada, aquecimento global, poluição sonora e visual, lixo no lixo, reflorestamento (distribuição de sementes).
Confecção de cartilhas, pesquisas, painéis, distribuição de sementes.
Confecção de cartilhas.
Reflorestamento.
Preservação da água.

  •  Cidadania e reciclagem

Elaborar um vídeo com a turma sinalizando aspectos sobre cidadania e reciclagem.
Trazer um palestrante para expor o tema estudado pela turma.
Confeccionar algumas reciclagens e distribuir para a comunidade.
Promover um teatro sobre cidadania.
Confeccionar cartazes com imagens sobre cidadania e reciclagem.
Mostrar os aspectos positivos e negativos do processo de reciclagem.
Realizar uma entrevista – gravada – com um funcionário da (Empresa de Limpeza Urbana de Várzea Grande )e com os familiares.

  •  O papel do cidadão na sociedade

Objetivo: Levar os alunos a perceber as necessidades das comunidades inseridas nos bairros da escola e adjacência.
Questões a serem observadas:
Numero de escolas públicas nos bairros e as séries existentes em cada uma delas. Número de alunos, professores trabalhando, faixa etária atendida, questões sobre violência e evasão escolar.
Numero de postos de saúde, casos mais atendidos nos postos, hospitais, maternidades.
Áreas de lazer nos bairros analisados.
Coleta de lixo, saneamento básico, ruas calçadas.
Policiamento nas ruas, postos, delegacias. As questões que mais são percebidas nesses lugares e um questionamento: Quem normalmente é detido... adulto, criança ou adolescente?

Trabalhos a serem desenvolvidos:
Entrevista com moradores, delegado, coordenador de saúde, professores, adolescentes.
Elaboração de painéis sobre o processo desse projeto.
Elaboração de um quadro estatístico mostrando o número de crianças, adolescentes e adultos estudando hoje em escolas públicas dentro dos bairros analisados.
Criação de poesias e paródias sobre o que tem sido visto nestes bairros.
Criação de um vídeo mostrando a programação realizada.

PROJETO: O PRAZER DE LER COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

"O PRAZER DE LER COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
PROJETO

"Nas escolas em circulam diversos tipos de textos, livros, jornais, revistas e quadrinhos, os alunos leem e escrevem mais rapidamente e se tornam capazes de buscar as informações de que necessitam."
(Marcelo Campos Pereira)

 Justificativa

O presente projeto foi idealizado para que os alunos do 1º ano/9 anos, tenham prazer pela leitura. Este gênero literário colorido, ilustrado e cheio de recursos gráficos estimula a curiosidade e a diversão.
Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura de quem está entrando no mundo das letras. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para as crianças.
Afinal estão presentes em brincadeiras, jogos, roupas, embalagens, peças de teatro e desenhos na televisão.
As imagens aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler, pois a utilização de balões faz com que somente de olhar seja possível saber se um personagem está pensando, gritando, ou conversando. E com estas informações, fica fácil o texto.

Objetivo geral
Estimular as crianças o prazer de ler, formando assim leitores competentes.

Objetivos específicos
  • Leitura e manuseio de histórias em quadrinhos;
  • Valorização da leitura como fonte de prazer e cultura na escola e em casa;
  • Envolvimento de alunos, escola e pais em situações de leitura;
  • Acionar estratégias de leitura que permitem descobrir o que está escrito onde (seleção, antecipação e verificação);
  • Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto;
  • Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em constante estimulo ao uso do valor sonoro quando ainda não é sabido, alterando imagem e som;
  • Textos poéticos, parlendas, quadrinhos e canções.

Desenvolvimento

Em roda de conversa com os alunos  perguntar quais personagens elas conhecem. Discutir as principais características de cada um e apresente informações comportamentais e físicas;
Mandar um bilhete aos pais, para falar com eles sobre a importância do projeto. Convidá-los a participar com doações de gibis para o acervo da turma;
Ao receber as doações, catalogar e organizar os gibis por títulos para ficar mais fácil, para animar a garotada e controlar os empréstimos;
Fazer carteirinhas para todos (clube do gibi);
Aproveitar os momentos de organização do acervo para ensinar a manusear o material corretamente: as páginas devem ser viradas com cuidado e   com as mãos limpas, não rasgar nem amassar. Explicar que é preciso se comprometer a devolver o gibi na data estipulada para que os outros colegas possam ler depois;
Preparar copias das capas dos gibis para toda a turma assim falar sobre cada um, assim todos farão uma observação minuciosa das expressões fisionômicas dos personagens e dos detalhes das cenas. Chamar a atenção para o formato dos balões e as onomatopeias, depois de analisar perguntar: "O que será que vem no próximo?", assim estimular as crianças a antecipar o enredo. Depois, leia o trecho completo para a turma;
Para leitura compartilhada, distribuir copias de algumas histórias para que todos possam ler em duplas ou em trios;
Depois que a turma conhecer algumas histórias com segurança, escolher uma e recortar os quadrinhos e embaralhá-los. Organizar a sala em grupos e distribuir um montinho para cada um. O desafio é remontar na ordem correta;
Repita os momentos de leitura várias vezes durante a semana - o ideal é fazer disto uma atividade permanente durante o ano. É hora de convidar os pais que se dispuser a vir à escola para poderem ser leitores ou simplesmente ouvir a história na roda;
Fazer com os alunos leituras em vários lugares da escola, e também colocar pufs e deixá-los curtir os quadrinhos à vontade.

Avaliação

Observar em todo tempo durante e depois dessas atividades se as crianças buscam espontaneamente a leitura de gibis e com que frequências, se comentam as histórias preferidas e se adquiriram o hábito de levá-los emprestado para casa.
Observar cada etapa se foi bem trabalhada caso tenha necessidade, buscar alternativas para o sucesso do projeto.

Recursos materiais:
Gibis variados;
Papel A4;
Televisão;
Som;
Tapetes.

Referência bibliográfica:
Guia do Educador "Alfabetização", ano 2, nº 3, 2009.
Nova Escola, ano XXII, nº 200, dezembro de 2007.
Como Utilizar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula, ed. Contexto.



PROJETO DE CIÊNCIAS SOBRE ELETRICIDADE


PROJETO DE CIÊNCIAS SOBRE ELETRICIDADE  para o ensino fundamental

 “Para atingir grandes feitos, precisamos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.
Anatole France (1844 – 1924), 


Ensine ao ensino fundamental sobre segurança de tomadas em casa.
Os projetos de ciências sobre eletricidade para o ensino fundamental devem ser relativamente simples e não ser muito técnico. Nesse momento do ensino, os alunos do ensino fundamental devem ser ensinados a apreciarem os efeitos da eletricidade em suas vidas, tais como energizar suas TVs, computadores, luzes e micro-ondas. Faça com que seus jovens cientistas se envolvam com a ideia da eletricidade; deixe a ciência mais técnica sobre eletricidade para alunos mais velhos. Projetos de energia elétrica no nível do ensino fundamental também apresentam uma oportunidade para ensinar sobre o uso de eletrodomésticos de forma segura.

Introduzindo a eletricidade

Introduza o conceito de eletricidade aos seus alunos do ensino fundamental. Demonstre a importância da energia elétrica, desligando todos os itens elétricos na sala, tais como as luzes, computadores e monitores. Peça a eles para pensar como era a vida antes da eletricidade ser descoberta. Instrua seus alunos a escreverem um diário que descreva um dia típico sem eletricidade, para ajudá-los a pensar sobre o quão difícil seria fazer as tarefas diárias sem ela.

Eletricidade estática

Reúna seus alunos em torno da bancada ou da mesa principal da sala de ciências e disponha de uma colher de sopa de pimenta em pó. Peça a um voluntário para ajudá-lo e pegar um pente de plástico e um pano de lã. Peça ao seu voluntário para esfregar o pente de plástico no pano de lã por 30 segundos -- ele só precisa de cerca de cinco segundos de fricção para ser eficaz, mas você pode usar o tempo para explicar como o pente está se carregando positivamente, enquanto a pimenta está carregada negativamente. Peça ao seu voluntário para passar o pente a poucos centímetros da superfície da pimenta -- esta será atraída pelo pente. Explique aos alunos do ensino fundamental que isso ocorre porque a pimenta está carregada negativamente e é atraída para o pente que está carregado positivamente.

Eletricidade feita através de carvão

Ensine à sua turma de ensino fundamental através desse projeto de pesquisa a investigar as diferentes fases de produção de energia elétrica. Divida a turma em cinco grupos iguais e forneça a cada um uma grande folha de papel, canetas, adesivos, fitas, tesoura sem ponta, cola colorida e outros materiais decorativos. Peça a cada grupo para fazer um cartaz para cada uma das cinco fases da produção de energia eléctrica: a mineração de carvão; o carvão no centro do gerador de energia; a corrente elétrica de alta tensão que vai da linha de transmissão ao transformador; a voltagem que vai para as casas; e os aparelhos elétricos sendo usados ​​em casa. Ajude cada grupo com seu cartaz, certificando-se de que todos os alunos estejam bem familiarizados com a fase de produção de energia elétrica que estão trabalhando. Prenda os cartazes concluídos no quadro em ordem e fale sobre cada estágio para a turma.

Saúde e segurança

Discuta sobre o tema de saúde e segurança ao longo de suas aulas sobre eletricidade. Você não precisa fazer um projeto separado; fale para os alunos sobre a forma segura de usar os aparelhos em casa, por exemplo, enquanto ensina a eles as noções básicas de segurança no laboratório de ciências. Ou ensine aos alunos sobre como eles só devem lidar com um circuito elétrico com uma mão de cada vez, limitando assim a possibilidade de levar um choque.

PROJETO : HORTA COM SABOR DE CONHECIMENTO

 HORTA COM SABOR DE CONHECIMENTO- PROJETO
 Uma Teia Adubada com Múltiplos Sabores e Saberes

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
                                                                                          Paulo Freire

A oficina tem por objetivo reconhecer e melhor utilizar as hortaliças e frutas da própria localidade, a partir de orientações que valorizam a prática de cardápios de alto valor nutritivo e baixo custo, considerando a filosofia da escola de educar para a sustentabilidade.


O projeto "Horta do Conhecimento",  atende essa unidade todas as terças-feiras, mantendo na escola uma horta de cultivo de mandioca, cariru, cheiro-verde, couve, chicória, jambu, espinafre, cebolinha e algumas espécies medicinais, tais  como: manjericão, anador, hortelãzinho, hortelã-do-maranhão, capim-marinho, babosa, gengibre e boldo. 

Os alunos vêm colhendo e experimentando em seus lanches essas hortaliças em forma de sopa, sucos verdes, vitaminas, sanduíches, biscoitos, bolos e pastéis com recheio de hortaliças, consumindo esses alimentos frescos e nutritivos e aprendendo a importância de se alimentar corretamente para se ter saúde. 

A oficina envolve toda a comunidade escolar: as mães prepararam os pratos principais, os alunos maiores fizeram a sobremesa, e os estudantes menores capricharam no suco! O cardápio inteiro utiliza as hortaliças fresquinhas da horta da Unidade Pedagógica. 

A dinâmica teve início com um breve café da manhã, seguido de uma roda de conversa com a intenção de propor uma reflexão sobre o conceito de cozinhar com os produtos da terra, aproveitando as cascas, talos, folhas e frutas, que são altamente nutritivos. Nessas conversas informais, os responsáveis relataram as suas experiências tanto de cozinha, higiene pessoal, ambiental e, até mesmo, acerca de métodos contraceptivos.

    
Mães marcando presença na oficina!  
No refeitório, os alunos menores produziram um delicioso suco. Na sala de aula, os estudantes maiores fizeram o doce de mamão verde com coco. No quintal, as mães prepararam o risoto de jambu com camarão, o escondidinho de camarão com legumes e a farofa das cascas de legumes.
      
Preparo do suco verde pelos alunos. 
  


    
Estudantes do Ciclo 1 caprichando na sobremesa.  
       


Prato principal sendo produzido pelas mães.  




sexta-feira, 10 de abril de 2015

TRAVA - LÍNGUAS - PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROJETO: TRAVA - LÍNGUAS

Cascudo (Literatura Oral no Brasil , 1984 )  diz:  "que os 
trava-línguas muitas vezes não são estórias , mas jogos de 
palavras difíceis de serem pronunciadas. São antes brincadeiras" . 



Duração: 05 (cinco) aulas
Avaliação: formativa e processual

Justificativa:


O trava- língua trata-se de uma modalidade de Parlenda, uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. A finalidade é entreter a criança, ensinando-lhe algo. Cascudo (Literatura Oral no Brasil, 2012) incluiu o trava - língua nos contos acumulativos, dizendo que os trava-línguas muitas vezes não são histórias, mas jogos de palavras difíceis de serem pronunciadas. São antes brincadeiras. Todos os trava-línguas são propostos por fórmulas tradicionais, como: ''fale bem depressa''; ''repita três vezes''; ''diga correndo'', e similares. O importante no trava-língua é que ele deve ser repetido de cor, várias vezes seguidas e tão depressa quanto possível. Lido, e devagar, perde a graça e a finalidade.

Objetivos:


  •       Explorar a origem dos Trava-línguas;
  •       Desenvolver a leitura e a escrita;
  •       Trabalhar a linguagem oral;
  •       Pronunciar com clareza e rapidez as palavras usadas em           músicas, trabalhadas no dia a dia da sala de aula;
  •       Estimular a memória auditiva;
  •       Desenvolver a atenção e a concentração;
  •       Memorizar, produzir e reproduzir Trava-línguas;
  •       Ampliar o vocabulário;


Atividades significativas:


  •   Roda de conversa para levantar conhecimentos prévios das crianças sobre os trava – línguas;
  •   Pesquisar na internet/ livros/revistas sobre a origem dos trava - línguas;
  •  Ler em grupo e individualmente trava - línguas;
  •  Produzir e reproduzir e memorizar trava – línguas usando a criatividade;
  •  Gravar a voz das crianças ao pronunciar trava – línguas e depois ouvir na sala;
  •  Produzir livro ou historinha usando a linguagem trava – língua;
  •  Atividades impressas com trava – língua para trabalhar a linguagem escrita;

 A letra do meu nome - Os alunos poderão copiar do quadro por ex: O __ATO __OEU A __OUPA DO __EI DE __OMA. Depois, colocar a 1ª letra do seu nome no lugar dos traços, como por exemplo: Fernanda: O FATO FOEU A FOUPA DO FEIDE FOMA. Priscila: O PATO POEU A POUPA DO PEI DE POMA. Posteriormente, solicitar que cada aluno leia o que conseguiu escrever.
  Brincando com o alfabeto: as crianças recebem trava – línguas incompletos: __abia __ue o __abiá __ssobia? E solicite que as crianças escolham letras do alfabeto que deixe a frase mais engraçada. Essa atividade pode ser com recorte e colagem... Use a criatividade! 


TRAVA – LÍNGUAS:

O peito do pé do pai do padre Pedro é preto. 
A babá boba bebeu o leite do bebê. 
O dedo do Dudu é duro
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada. 
Quem a paca cara compra, cara a paca pagará 
O Papa, papa o papo do pato. 
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia 
Norma nina o nenê da Neuza 
A chave do chefe Chaves está no chaveiro. 
Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar? 
Um limão, dois limões, meio limão. 
É muito socó para um socó só coçar! 
Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce! 
O padre pouca capa tem, pouca capa compra. 
Chega de cheiro de cera suja! 
É preto o prato do pato preto 
Bagre branco; branco bagre 
Um tigre, dois tigres , três tigres. 
Três tristes tigres trigo comiam. 

O DESENLADRILHADOR
Essa casa está ladrilhada.
Quem a desenladrilhará?
O desenladrilhador que a desenladrilhar,
Bom desenladrilhador será!

O tecelão
Tecelão tece o tecido
Em sete sedas de Sião
Tem sido a seda tecida
Na sorte do tecelão.

Atrás da Pia
Atrás da pia tem um prato
Um pinto e um gato
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.

Sapo no saco
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.

Mafagafos
Um ninho de mafagafa
Com sete mafagafinhos
Quem desmafagaguifá
Bom desmafagaguifador será.

VELHO FÉLIX
Lá vem o velho Félix,
Com um fole velho nas costas,
Tanto fede o velho Félix,
Como o fole do velho Félix fede.

TEMPO
O tempo perguntou ao tempo,
Quanto tempo o tempo tem,
O tempo respondeu ao tempo,
Que não tinha tempo,
De ver quanto tempo,
O tempo tem.


SEU TATÁ
O seu Tatá tá?
Não, o seu Tatá não tá,
Mas a mulher do seu Tatá tá.
E quando a mulher do seu Tatá tá,
É a mesma coisa que o seu Tatá tá,tá?

O Pintor Português
PAULO PEREIRA PINTO PEIXOTO,
POBRE PINTOR PORTUGUÊS,
PINTA PERFEITAMENTE
PORTAS, PAREDES E PIAS,
POR PARCO PREÇO, PATRÃO.

O Rato Roeu
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA,
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA,
O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…
O RATO A ROER ROÍA.
E A ROSA RITA RAMALHO
DO RATO A ROER SE RIA.
A RATA ROEU A ROLHA
DA GARRAFA DA RAINHA.

O PINTO PIA
A PIPA PINGA.
PINGA A PIPA,
O PINTO PIA.
PIPA PINGA.
QUANTO MAIS
O PINTO PIA
MAIS A PIPA PINGA.

GATO ESCONDIDO
GATO ESCONDIDO
COM RABO DE FORA
TÁ MAIS ESCONDIDO
QUE RABO ESCONDIDO
COM GATO DE FORA.


O SABIÁ
Sabia que o sabiá
sabia assobiar?


PAPA PAPÃO
Se o papa papasse pão.
Se o papa papasse papa.
Se o papa papasse tudo,
Seria um papa papão.

O RATO
O rato roeu a roupa,
Do rei de Roma.
e a rainha, de raiva,
roeu o resto.

PALMINHA
Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.

SABER
Sabendo o que sei e sabendo
O que sabes e o que não sabes
E o que não sabemos, ambos saberemos
Se somos sábios, sabidos
Ou simplesmente saberemos
Se somos sabedores.

Bão Balalão
Bão, babalão,
Senhor Capitão,
Espada na cinta,
Ginete na mão.
Em terra de mouro
Morreu seu irmão,
Cozido e assado
No seu caldeirão.

Ou Bão-balalão!(variação)
Senhor capitão!
Em terras de mouro
Morreu meu irmão,
Cozido e assado
Em um caldeirão;

Lanço o laço no salão.
O lenço, lanço. A lança, não.

Tatu tauató, tatuetê taí.
Tem tanto tatu, não tem.

PROJETO: "PARÓDIA NA ESCOLA”

PROJETO: "PARÓDIA  NA  ESCOLA”

 O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. (José Arthur Giannotti)


Justificativa
 A finalidade com este material é estimular nos estudantes o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, de modo a desenvolver a linguagem oral e linguagem escrita, as habilidades de inferência, conclusão, extrapolação, análise crítica e reflexão. A diferente leitura de gêneros musicais proporciona ao aluno essa vivência pela riqueza de informações que elas contêm.
  
Objetivos Gerais
Valorizar a música como fonte de prazer, que interage entre os alunos como importante fator de aprendizagem a compreensão do aluno sobre si e sobre o meio cultural, para juntos acreditarmos num futuro melhor. Fazer com que desenvolvam sua criatividade de raciocínio lógico e que aprendam a respeitar seus colegas num trabalho em equipe. Aprender a escutar, compreender, interpretar e produzir. Reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade. Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e imaginação por meio da música popular, proporcionar a observação das características inerentes ao gênero.

 Objetivos Específicos 
Desenvolver: a criatividade, interpretação, leitura, raciocínio lógico e o trabalho em grupo.
 - Conhecer diferentes ritmos musicais. 
- Desenvolver no aluno aptidões por alguns gêneros musicais. - Ouvir e cantar por prazer.
 - Reconhecer a música como fonte de prazer e lazer. 
Conteúdo - Estilo musical (ler, interpretar e criar paródia musical).

 Procedimento 
Passar para os alunos um breve resumo sobre o que é paródia. - Passar uma música e mostrar de como pode ser transformada em paródia. - Pedir aos alunos que formem duplas e que criem paródias . - Será realizado um concurso de paródia englobando toda a sala. - Haverá uma premiação para as três melhores paródias.

 Duração - 30 dias  

Avaliação
Analisar o progresso dos alunos no que tange a leitura e interpretação das músicas, bem como a efetiva participação. Os alunos serão avaliados diariamente nas aulas de acordo com os trabalhos apresentados por eles e na apresentação de suas paródias na classe. 


PROJETO:OSCILADOR DE SAL

EXPERIÊNCIA QUÍMICA: OSCILADOR DE SAL

"A teoria sem a prática de nada vale,a prática sem a teoria é cega"Lênin

PROJETO: OSCILADOR DE SAL
Objetivo
Uma experiência interessante que pode virar uma pesquisa .  
  
Descrição
Essa experiência é sugerida no livro Grande Circo da Física de Jearl Walker.
Encha um aquário com água doce e coloque nele um frasco cilíndrico com um furo no fundo e contendo água salgada. Mergulhe parcialmente o frasco na água do aquário.
Inicialmente, a água salgada desce pelo furo mas, logo após, é a água doce que sobe pelo furo. Essa troca de água salgada e doce pode continuar por várias horas, sendo o período de oscilação da ordem de uns 4 segundos.  
  
Análise
Segundo Jearl Walker, há uma instabilidade na junção entre a água salgada e a água doce, criando ondas que se propagam hora em um sentido, hora no outro. É claro que isso não explica nada. O autor indica uma referência em uma revista chamada Geophysical Fluid Dynamics, do ano de 1970. Como é muito difícil pra gente ter acesso a essa revista o melhor é encarar o projeto como um trabalho de pesquisa e analisá-lo experimentalmente. Quer dizer, você monta o experimento, observa os resultados, faz anotações, varia as condições, faz mais anotações, e assim por diante. Isso já é um belo trabalho científico, mesmo que você não tenha uma explicação para o que observou. Muito pesquisador tarimbado faz isso. De qualquer modo, você pode levar seu material para a feira e mostrar o fenômeno na hora. Mas, o melhor mesmo é sua pesquisa.
Uma boa experiência de Feira de Ciência não precisa ser espetacular. Basta ser científica, bem feita e bem apresentada. Um júri de alto nível não se deixa impressionar com fogos de artifício sem substância e gosta quando vê que a equipe levou seu trabalho a sério.  
  
Material
Um aquário.
Um frasco de vidro com um pequeno furo na parte de baixo.
Sal comum.  
  
Dicas
Vale a pena colocar algumas gotas de colorante de comida na solução de água e sal para ver melhor as idas e vindas da água através do furo.
Não tente fazer o furo no frasco você mesmo. Peça a alguém em uma vidraria. Pode também usar uma garrafa de refrigerante de 2 litros, cortada de modo a se tornar um cilindro de uns 10 centímetros de altura.  


quinta-feira, 9 de abril de 2015

FRASES SOBRE EDUCAÇÃO

FRASES SOBRE EDUCAÇÃO


A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”. (Paulo Freire)

"O objetivo da educação é substituir uma mente vazia por uma mente aberta." (Malcolm Forbes)

"A única educação eterna é esta: estar seguro o bastante de uma coisa para dizê-la a uma criança"(Gilbert Chesterton)

"A principal função do EDUCADOR é cuidar para que ele não confunda o bem com a passividade e o mal com a atividade." (Maria Montessori)

"Educação é a arte de formar homens, e não especialistas."(Montaigne)

"O mais importante na construção do homem, não é instruí-lo - terá algum interesse fazer dele um livro que caminha? - mas educá-lo."(Saint-Exupéry, in "Cidadela")

"Sem a Educação das Sensibilidades, todas as Habilidades são tolas e sem sentido"(Rubem Alves)

"A escola insiste em estragar a leitura. Ela deve ser uma coisa solta, vagabunda, sem relatórios."(Rubem Alves)

"A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. " (Içami Tiba)

"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas."(Rubem Alves)

"O valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior, com o estimulo ao pensamento, ao passo que os dogmas, em geral, são construidos pela aceitação de uma verdade revelada que jamais poderia ser atingida pelo esforço racional..." (Celso Antunes)

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo."(Rubem Alves)

"A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." (John Dewey)

"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível das crianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes, mas com olhos de homens e crianças, e com este ato você reduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno e professor que existe na escola tradicional".(Célestin Freinet)

“A escola, em sua singularidade, contém em si a presença da sociedade como um todo” ( Edgar Morin)

"Crianças gostam de fazer perguntas sobre tudo. Mas nem todas as respostas cabem num adulto."(Arnaldo Antunes)


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".
(Rubem Alves)

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Sir Arthur Lewis)

“A ciência nunca teria sido ciência se não tivesse sido transdisciplinar” (Edgar Morin)

"Como professores temos que acreditar na mudança, temos que saber que é possível, do contrário não estaríamos ensinando, pois a educação é um constante processo de modificação." ( LEO BUSCAGLIA )

"Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses." (Rubem Alves)

"Habilidade todo professor ensina, mesmo quando não sabe que está ensinando.Sensibilidade é diferente de habilidade e nem todas as sensibilidades possíveis se apreende na escola." (Celso Antunes)

"Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. A educação do futuro deve enfrentar o problema de dupla fece do erro e da ilusão. O maior erro seria subestimar o problema do erro; a maior ilusão seria subestimar o problema da ilusão. O reconhecimento do erro e da ilusãao é ainda mais difícil, porque o erro e a ilusão não se reconhecem como tal."(Edgar Morin)

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro." (Henry Thoreau)

"Há uma mesa cheia de maravilhas. A educação é o processo de levar as pessoas a ela. Você pode enfeitar a mesa, pode pôr nela toda a comida do mundo, mas não pode obrigar ninguém a comer." ( LEO BUSCAGLIA )

"A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces." (Aristóteles)

"Nos habituamos todos de tal forma a comandar as crianças e a exigir delas uma obediência passiva que não pensamos na possibilidade de haver uma outra solução paraa educação que não seja a fórmula autoritária (...)". (Célestin Freinet)

"Nenhum professor jamais ensinou alguma coisa a alguém. As pessoas aprendem por si." ( LEO BUSCAGLIA )

"O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard )

" Os educadores experientes não são aqueles que estimulam a transpor as barreiras exteriores, mas os obstáculos secretos. Não são aqueles que transformam seus filhos e alunos em depósito de informações mas os que estimulam seu apetite intelectual e os animam a digerir informações". ( Augusto Cury )

"...educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".
("Pais brilhantes, Professores fascinantes" - Augusto Cury)

"Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes" 
( Paulo Freire )

" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
 ( Cora Coralina )

" O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender." ( Affonso Romano de Sant'Anna )

"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende". ( César Coll )

"Não se pode falar de educação sem amor". ( Paulo Freire )

"O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão". ( Lauro de Oliveira Lima )

"A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal". ( Friedrich Froebel )

"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um livro lido nos pertence realmente".( Eno T. Wanke )

" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."( Rubem Alves )

"De que adiantará um discurso sobre a alegria se o professor for um triste?" ( Artur da Távolla )

"Educar é de certo modo transformar um animal humano em cidadão".( Ferreira Goulart )

"O saber "entra" pelos sentidos e não somente pelo intelecto".
( Frei Betto )

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".(Anísio Teixeira )


"As crianças têm uma sensibilidade enorme para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz". ( Paulo Freire )

"A arte de ensinar é a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propósito de serem satisfeitas mais tarde".(Anatole France, escritor francês)

" Os educadores precisam compreender que ajudar as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha."
 (Carl Rogers)

"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor".
 (Pe. Antônio Vieira, padre jesuíta e educador)

"A escola é um edifício com quatro paredes e o amanhã dentro dele". (George Bernard Shaw, dramaturgo irlandês)

"A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência. A inteligência tem seus limites, a estupidez não". (Claude Charbol, escritor francês)

"A morte do homem começa no instante que ela desiste de aprender". (Albino Teixeira, poeta português)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer". (Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões." (Emil Zatopek, atleta africano)

"Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros e mais ainda com os meus alunos." (Provérbio Judaico)

"Aprendi silêncio com os falantes, tolerância com os intolerantes e gentileza com os rudes. Ainda, estranho, sou ingrato a esses professores". (Khalil Gibran, escritor indiano)

"Aquilo que você mais sabe ensinar, é aquilo que você mais precisa aprender." (Richard Bach, escritor norte americano)

"Com o conhecimento nossas dúvidas aumentam." 
(Goethe, poeta alemão)

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples." (Ralph Waldo Emerson, filósofo e poeta norte americano)

"Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras, filósofo grego)

"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que é uma coisa e, já, um avanço do conhecimento saber o que ela não é."
(Carl Jung, psicólogo austríaco)

"Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio". (Krisnamurti, místico indiano)

Para refletir...
"Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire).

"Os analfabetos no século XXI não serão os que não souberem ler ou escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender." (Alvin Toffler)

“Sonhar é acordar-se para dentro” (Mario Quintana).

A educação que se quer nos dias atuais requer do aluno habilidades cognitivas mais complexas do que as exploradas tradicionalmente. Nesse sentido, é fundamental para um educador saber selecionar adequadamente as estratégias e os recursos de aprendizagem que melhor ajudarão o aluno a alcançar os resultados esperados. No novo papel, o professor cria espaços de aprendizagem, de atividades e desempenha muitas funções novas como mediador, ativador, articulador, orientador e especialista da aprendizagem (Reflexões pedagógicas).

Alunos  e professores devem saber que seu maior tesouro é o diálogo, o professor deve saber que a prática de ensino é na verdade uma troca de experiências,” (Pedagogia  da Autonomia)    

                                                              
Segundo Demo (2003, p. 7), “a aula que apenas repassa
conhecimento, ou a escola que somente se define como
socializadora de conhecimento, não sai do ponto de partida, 
prática, atrapalha o aluno, porque o deixa como objeto de ensino e
instrução”.

Conforme Demo (2003, p. 2), “educar pela pesquisa tem como
condição primeira que o profissional da educação seja pesquisador,
ou seja, maneje a pesquisa como princípio científico e educativo e a
tenha como atitude cotidiana”.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

É impossível ensinar sem essa coragem de querer bem, sem a valentia dos que insistem mil vezes antes de uma desistência. É impossível ensinar sem a capacidade forjada, inventada, bem cuidada de amar. (Paulo Freire)

(...)Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades.Ao contrário,esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos.(...)  Gabriel Chalita

"Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"
(Gabriel Chalita)

"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".(Augusto Cury)

"Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender".(Augusto Cury)


"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".


"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais".



"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".


"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".

"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais


"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. Implica em invenção e em reinvenção".

"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ...""Estudar é um dever revolucionário""A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"

"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".
"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".

"Ai de nós, educadores e educadoras, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis".

"Educar é educar-se na prática da liberdade, é tarefa daqueles que sabem que pouco sabem - por isso sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam igualmente saber mais."

"Crescer como Profissional, significa ir localizando- se no tempo e nas circunstâncias em que vivemos,para chegarmos a ser um ser verdadeiramente capaz de criar e transformar a realidade em conjunto com os nossos semelhantes para o alcance de nosso objetivos como profissionais da Educação".

"Se nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção"...
"O educador se eterniza em cada ser que educa".


""Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade. "


“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”.

" Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo.A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida"


" É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática."

É preciso ousar, aprender a ousar , para dizer NÃO a burocratização da mente a que nos expomos diariamente" ."É preciso ousar para jamais dicotomizar o cognitivo do emocional.Nao deixe que o medo do difícil paralise você".



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"."A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias".


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.""Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Todos educam-se entre si, mediatizados pelo mundo".(Paulo Freire )


"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" (Piaget)

"A educação deveria ser a coisa mais agradável que existe, pois envolve a construção de nossa vida, daquilo que gostaríamos de ser. É um crime a escola ter se tornado chata, enfatizando aprendizados que nada têm que ver com a vida." (Eduardo Chaves)

"Mesmo que se admita a possibilidade de que o ensino pode resultar na aprendizagem de algumas coisas, o ensino, como é entendido no contexto da educação tradicional, produz, nos alunos, a maior parte das vezes apenas um "tomar ciência", um "ficar sabendo" - não aprendizagem." (Eduardo Chaves)

Sobre o professor:
"Ele deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as idéias, debater, pesquisar, questionar-se. São as competências que todo professor supostamente tem; o que falta é aplicá-las na própria ação." Perrenoud na Nova Escola

"O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente", diz Nóvoa.

"Dois elementos fundamentais na educação corporativa são a percepção e a motivação. A percepção é a primeira das qualidades a se trabalhar em um processo educacional. Após a mesma podemos criar compreensão, construir conhecimento e promover ações adaptativas a um novo mundo, aquele que agora tem esta pessoa dotada de novos conhecimentos e competências. Motivar significa mostrar o motivo para que a ação seja realizada. É clássico que o ser humano só se sente motivado para atender às suas necessidades, e que no processo de aprendizado e desenvolvimento, a motivação é prima do prazer e do sentido." - (Eugênio Mussak)

"É a escola cidadã, que forma cidadãos conscientes e por inteiro, que na busca de sua felicidade pessoal sejam também integrados à comunidade em que vivem, capazes de pensar, associar idéias, inventar e interferir, sob as mais diversas maneiras, na estrutura da sociedade, a fim de melhorá-la !" -(Vera Vaz)

"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje." (Paulo Freire)