domingo, 22 de outubro de 2023

MÚSICA 1(ATIVIDADES): CRUZADA - TAVINHO MOURA - COM GABARITO

 Música 1(ATIVIDADES): Cruzada

               Tavinho Moura

Não sei andar sozinho
Por essas ruas
Sei do perigo
Que nos rodeiam
Pelos caminhos
Não há sinal de sol
Mas tudo me acalma
No seu olhar

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhq6r0l3cJYMn9f-J1IAHsgW9WKR9u-75go7qGjMpKvSZu6VXRYJ_o3mSX5Mx2XvzXM0_Ezp1QhI29ntrpZvePIR7tyiG5uNZP47X8LP9Ac3XzkPyLRdZkofHmV66k5OvW2oqE8voJ5Wr9MQ_2-dgumKDfoYSm8oGVhJ-P9BbepJSuPJba23mmZAuW7eQ4/s320/CRUZADA.jpg


Não quero ter mais sangue
Morto nas veias
Quero o abrigo
Do teu abraço
Que me incendeia
Não há sinal de cais
Mas tudo me acalma
No seu olhar

Você parece comigo
Nenhum senhor te acompanha
Você também se dá um beijo
Dá abrigo

Flor nas janelas da casa
Olho no seu inimigo
Você também se dá um beijo
Dá abrigo
Se dá um riso
Dá um tiro

Não quero ter mais sangue
Morto nas veias
Quero o abrigo
Da sua estrela
Que me incendeia
Não há sinal de paz
E tudo me acalma
No seu olhar

Você parece comigo
Nenhum senhor te acompanha
Você também
Se dá um beijo
Dá abrigo

Flor nas janelas da casa
Olho no seu inimigo
Você também
Se dá um beijo
Dá abrigo
Se dá um riso
Dá um tiro

Não quero ter mais sangue
Morto nas veias
Quero o abrigo
Da tua estrela
Que me incendeia
Não há sinal de paz
E tudo me acalma
No teu olhar
No teu olhar
No teu olhar

Composição: Márcio Borges / Tavinho Moura.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o sentimento que o eu lírico expressa em relação a andar sozinho pelas ruas?

      O eu lírico expressa que não sabe andar sozinho e sente perigo nas ruas.

02 – O que acalma o eu lírico na canção?

      O olhar da pessoa amada acalma o eu lírico na canção.

03 – Qual é o desejo do eu lírico em relação ao sangue nas veias?

      O eu lírico não quer mais ter sangue morto nas veias.

04 – O que o eu lírico busca no abraço da pessoa amada?

      O eu lírico busca o abrigo e o calor no abraço da pessoa amada.

05 – Que elemento é mencionado nas janelas da casa na canção?

      Flores nas janelas da casa são mencionadas na canção.

06 – O eu lírico menciona a presença de algum senhor na canção? Quem seria esse senhor?

      O eu lírico menciona que nenhum senhor o acompanha, indicando independência ou a ausência de um tutor.

07 – Qual é a importância da estrela na letra da canção?

      A estrela é mencionada como algo que incendeia o eu lírico, proporcionando abrigo e emoção. Ela simboliza a paixão e o desejo.

 

 

 

CONTO: A VINGANÇA DA VELHA SENHORA (PIPOCAS) - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 Conto: A vingança da velha senhora

           PIPOCAS...

           Moacyr Scliar

        O conto começa por jovens, que toda noite se encontravam para conversar, e quase sempre eles falavam sobre sexo, sobre o colégio, política e quase sempre a evolução da humanidade, na esquina da casa de um deles havia uma ¨velha¨ casa. Esta casa estava quase toda em ruínas, a pintura estava descascada, paredes esburacadas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnYfdabt5iDvPn5vl4GPT6aLS-h1LLyc0At_O69793OWyGe4zD_MlqGc_lWnIbDa-8L0kY74LCqA_9mgzuTYawhSnVf5O_kKvIO2oXxWSWnN_3V8oayNn7QrHWqHFBmu9GR4FmXmFpmAeyU1_h5vpwqxfT8hgraaqvkB8xfcETcEu4l0CNj-ifsZWesBw/s320/CASA.jpg


        Enquanto os jovens ali sentados falando da vida chegando até de madrugada, quando começavam a circular as carroças dos padeiros, pois então os jovens ali falando e começaram a falar na velha casa, eles falaram que nessa casa havia, uma velha senhora que naquela casa morava sozinha, esquisita pela vizinhança, então entre eles mesmos começaram a falar que ela sempre andava sempre de cara feia e sempre reclamando parecendo que a vida estava de mal com ela.

        Pois essa velha senhora era tão chata, que nem os deixavam sentar nos degraus de sua velha casa, eles ficaram até tarde e foram sentar-se nos degraus de sua velha casa, quando então sentiram seus traseiros molhados, quando foram ver era água que a velha tinha jogado por debaixo da porta, então os amigos entre si resolveram deixar a velha senhora em paz e toda noite sentavam-se em frente de sua casa para bater papo.

Livro indicado PIPOCAS de Moacyr Scliar. Agradecemos a quem irá ler esse conto e desejamos uma ótima leitura...

Entendendo o conto:

01 – Onde costumavam se encontrar os jovens para conversar no início do conto?

      Os jovens costumavam se encontrar na esquina da casa de um deles.

02 – Como os jovens descreviam a aparência da velha casa na vizinhança?

      A casa estava quase toda em ruínas, com pintura descascada e paredes esburacadas.

03 – Como os jovens descreviam a personalidade da velha senhora que morava na casa?

      Os jovens a descreviam como esquisita, com um olhar carrancudo e sempre reclamando, como se a vida estivesse contra ela.

04 – Por que os jovens não gostavam da velha senhora?

      Os jovens não gostavam da velha senhora porque ela era muito chata e não permitia que eles se sentassem nos degraus de sua casa. Ela até jogou água neles quando tentaram sentar-se lá.

05 – O que os jovens decidiram fazer para evitar conflitos com a velha senhora?

      Para evitar conflitos com a velha senhora, os jovens decidiram não se sentar nos degraus de sua casa e, em vez disso, sentavam-se em frente à sua casa para conversar.

06 – Qual era o título do livro em que esse conto foi encontrado?

      O conto "A Vingança da Velha Senhora" faz parte do livro "PIPOCAS" de Moacyr Scliar.

07 – Como os jovens se comportaram em relação à velha senhora depois de serem alvo de sua vingança?

      Após serem alvo da vingança da velha senhora, os jovens decidiram deixá-la em paz e continuaram se encontrando em frente à sua casa todas as noites para conversar.

POEMA: CANTIGA DE VIÚVO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: CANTIGA DE VIÚVO

            Carlos Drummond de Andrade

A noite caiu na minh’alma,
fiquei triste sem querer.
Uma sombra veio vindo,
veio vindo, me abraçou.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBJOqbUv0rIWC_dmrMIQG0lrxyCTym37XLJRfI6vqMlr2aZ5lHqmHWk_DZGec8xC1QprLqW5O2zi6jyTTJ07af3KPx7SOkDNSMgeF__YzdSOmLpNaLHjf8xXQbtwcNUNsWASmELF2iuoyhaoB3iXWQ0TPK2_A5fHxc7aRap39kRuV9jS-uYXtfR25zcNw/s1600/ALMA.jpg


Era a sombra de meu bem
que morreu há tanto tempo.

Me abraçou com tanto amor
me apertou com tanto fogo
me beijou, me consolou.

Depois riu devagarinho,
me disse adeus com a cabeça
e saiu. Fechou a porta.
Ouvi seus passos na escada.
Depois mais nada...

acabou.

 Carlos Drummond de Andrade, Fazendeiro do ar.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o sentimento predominante no poema "Cantiga de Viúvo"?

      O sentimento predominante no poema é a tristeza.

02 – Quem é a sombra que o eu lírico descreve no poema?

      A sombra descrita no poema é a sombra de alguém que o eu lírico amava e que morreu há muito tempo.

03 – Como a sombra é descrita quando abraça o eu lírico?

      A sombra é descrita como abraçando o eu lírico com amor, apertando-o com fogo e o beijando, proporcionando consolo.

04 – O que a sombra faz após abraçar o eu lírico?

      Após abraçar o eu lírico, a sombra ri devagarinho, diz adeus com a cabeça e sai, fechando a porta.

05 – O que o eu lírico ouve após a sombra sair e fechar a porta?

      O eu lírico ouve os passos da sombra na escada.

06 – Qual é a sensação final do eu lírico no poema?

      A sensação final do eu lírico é de que tudo acabou após a saída da sombra.

07 – Qual é o tema central do poema "Cantiga de Viúvo"?

      O tema central do poema é a solidão e a saudade de alguém que partiu, deixando o eu lírico com um profundo sentimento de perda.

CRÔNICA: NO MUNDO DAS LETRAS - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

 Crônica: No Mundo das Letras

                Moacyr Scliar

        Vem à livraria nas horas de maior movimento, mas isso, já se sabe, é de propósito: facilita-lhe o trabalho. Rouba livros. Faz isso há muitos anos, desde a infância, praticamente. Começou roubando um texto escolar que precisava para o colégio: foi tão fácil que gostou; e passou a roubar romances de aventura, livros de ficção científica, textos sobre arte, política, ciência, economia. Aperfeiçoou tanto a técnica que chegava a furtar quatro, cinco livros de uma vez. Roubou livros em todas as cidades por onde passou. Em Londres, uma vez, quase o pegaram; um incidente que recorda com divertida emoção.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaYHscdRocjtUib3dsdQHa0oN0Vl9iBUjSQLz0q_vDb2M9nZtIvutMM7Amcu5BU__eg9WjAasM8-fr3RQe9vfGQEbvfuDtrQ1FmgSe8kq0u7C6m4HHuSB_Xrm1Cr2CtU5aC37vk-c0jPleskHHhZBoifTHKdWIAU-cefDrvqKB-B54_a4AjUMtcq7Rq6g/s1600/LIVRARIA.jpg


        No início, lia os livros que roubava. Depois, a leitura deixou de lhe interessar. A coisa era roubar por roubar, por amor à arte; dava os livros de presente ou simplesmente os jogava fora. Mas cada vez tinha menos tempo para ir às livrarias; os negócios o absorviam demais. Além disso, não podia, como empresário, correr o risco de um flagrante. Um problema – que ele resolveu como resolve todos os problemas, com argúcia, com arrojo, com imaginação. Zás! Acabou de surrupiar um. Nada de espetacular nessa operação: simplesmente pegou um pequeno livro e o enfiou no bolso. Olha para os lados; aparentemente ninguém notou nada. Cumprimenta-me e se vai.

        Um minuto depois retorna. Como é que me saí, pergunta, não sem ansiedade. Perfeito, respondo, e ele sorri, agradecido. O que me deixa satisfeito; elogiá-lo é não apenas um ato de compaixão, é também uma medida de prudência. Afinal, ele é o dono da livraria.

SCLIAR, Moacyr. No Mundo das Letras. In: SCLIAR, Moacyr; FONSECA, Rubem; MIRANDA, Ana. Pipocas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Entendendo a crônica:

01 – Moacyr Scliar, autor da crônica “No Mundo das Letras”, é gaúcho e ganhou alguns prêmios, tais como Prêmio Jabuti e Prêmio José Lins do Rego. Atente para as seguintes afirmações sobre o autor:

 I. O estilo de Moacyr Scliar é leve e irônico.

II. O autor faz parte da literatura contemporânea.

III. Os textos de Moacyr Scliar são diretos e com escrita simples.

Está correto o que se afirma em:

A) I e II apenas.

B) I, II e III.

C) I e III apenas. 

D) II e III apenas.

      A correta é a letra B.

02 – Quem é o protagonista da crônica e qual é o seu hábito peculiar?

      O protagonista da crônica é um homem que frequenta uma livraria movimentada e tem o hábito de roubar livros.

03 – Como e quando o protagonista começou a roubar livros?

      O protagonista começou a roubar livros na infância, começando com um texto escolar que ele precisava para a escola.

04 – Por que o protagonista roubava livros?

      Inicialmente, o protagonista roubava livros para uso pessoal, mas com o tempo a leitura deixou de lhe interessar. Ele passou a roubar por amor à arte e dava os livros de presente ou simplesmente os jogava fora.

05 – Como o protagonista aprimorou suas habilidades de roubo de livros?

      O protagonista aprimorou suas habilidades a ponto de conseguir furtar quatro ou cinco livros de uma só vez.

06 – Onde o protagonista roubou livros ao longo de sua vida?

      O protagonista roubou livros em várias cidades por onde passou, incluindo Londres.

07 – Por que o protagonista parou de roubar livros da maneira convencional em livrarias?

      O protagonista parou de roubar livros de livrarias convencionais porque seu tempo se tornou escasso devido aos negócios, e ele não podia arriscar um flagrante como empresário.

08 – Qual é a reviravolta surpreendente no final da crônica?

      No final da crônica, o leitor descobre que o protagonista é o dono da livraria, surpreendendo o narrador e demonstrando sua habilidade de roubar um livro da própria loja sem ser notado.

ATIVIDADES DA MÚSICA: APRENDENDO A JOGAR - ELIS REGINA - COM GABARITO

 Atividades da Música: Aprendendo a Jogar

              Elis Regina

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiARZJUQr33fHV6g6h68nAeRoq24FcVSsHG7DXbeBemofxoqJdrucIo1kX-96aA3yz37LHm6XnqjkKL2pBXyQTwtyX1V0B6fP4jMm1E52NrC_wv7T5IgEkvWh2-FwUf3RuOvWyoq0fJoHHv_OyaNtHePLcIj2PAcZGatCUK4ufAQRQB5ZBHbfbK_C67xMg/s1600/ELIS.jpg


Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar

Água mole em pedra dura
Mais vale que dois voando
Se eu nascesse assim, pra Lua
Não estaria trabalhando

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar

Mas em casa de ferreiro
Quem com ferro se fere é bobo
Cria fama, deita na cama
Quero ver o berreiro na hora do lobo

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar

Vivendo e aprendendo a jogar
Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas aprendendo a jogar

Quem tem amigo cachorro
Quer sarna para se coçar
Boca fechada não entra besouro
Macaco que muito pula quer dançar

Composição: Guilherme Arantes

Entendendo a canção:

01 – Quem é a intérprete da canção "Aprendendo a Jogar"?

      A intérprete da canção é Elis Regina.

02 – Qual é o tema principal da música "Aprendendo a Jogar"?

      O tema principal da música é o aprendizado na vida, lidando com vitórias e derrotas.

03 – O que a música diz sobre "água mole em pedra dura"?

      A música menciona "água mole em pedra dura" como uma metáfora para a persistência e paciência necessárias para alcançar objetivos.

04 – Qual é a lição transmitida na frase "Mais vale que dois voando"?

      A frase sugere que é mais vantajoso ter dois pássaros voando do que apenas um na mão, enfatizando a importância da diversificação e da busca por novas oportunidades.

05 – Quem é mencionado na música como "quem com ferro se fere"?

      A música menciona "em casa de ferreiro, quem com ferro se fere é bobo," referindo-se à ironia de alguém que, mesmo tendo conhecimento ou recursos, acaba prejudicando a si mesmo.

06 – O que a canção diz sobre "criar fama, deitar na cama"?

      Essa frase sugere que se alguém ganha fama ou notoriedade, deve estar preparado para as consequências e críticas que essa fama pode trazer.

07 – Qual é a lição transmitida na frase "boca fechada não entra besouro"?

      Essa frase enfatiza a importância de falar e se expressar para alcançar seus objetivos e evitar que oportunidades passem despercebidas.

 

sábado, 21 de outubro de 2023

ATIVIDADES COM A MÚSICA: AS ROSAS NÃO FALAM - CARTOLA - COM GABARITO

 ATIVIDADES COM A Música: As Rosas Não Falam

            Cartola

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgljV3L8PKOnBK1RVDX42r08_IDxeghV29U6Ltpy_Xhg4yR9t1kfFdmwnjZtSD1venpULP0fgABglFafeAQsBOh-g8ptpTAkLd5njCRUESY9AT6IoYbu03r3YRpFznHAZ25bsSoQYQ62ue5v5sSreXC4apPTk19z4fbJB9cmvTM3dAbwochoEFxPEmq7B4/s320/cartola_19761.jpg


Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem, sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas
Mas, que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente, as rosas exalam
O perfume que roubam de ti, ah

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim.

Composição: Cartola.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o sentimento expresso pelo eu lírico no início da canção?

      O eu lírico expressa esperança em relação ao seu coração.

02 – O que está acontecendo no final do verão, de acordo com a letra?

      O verão está terminando no final da canção.

03 – O que o eu lírico faz quando volta ao jardim?

      O eu lírico volta ao jardim com a certeza de que deve chorar.

04 – Por que o eu lírico se queixa às rosas na música?

      O eu lírico se queixa às rosas porque elas não podem responder ou ajudá-lo, já que as rosas não falam.

05 – O que as rosas fazem de acordo com a letra?

      As rosas simplesmente exalam o perfume que roubam de alguém.

06 – Quem o eu lírico gostaria que viesse ver seus olhos tristonhos?

      O eu lírico gostaria que a pessoa amada viesse ver seus olhos tristonhos.

07 – Como a canção termina? O que o eu lírico espera que a pessoa amada faça?

      A canção termina com o eu lírico expressando a esperança de que a pessoa amada venha para que possam compartilhar seus sonhos.

 

 

MÚSICA(ATIVIDADES): CINEMA BRASIL - FRANCIS HIME - COM GABARITO

 Música(ATIVIDADES): Cinema Brasil

            Francis Hime

Linda, que a tela era linda
E eu me lembro ainda do filme que vi
Que tinha Eliana, Oscarito
Otelo, Adelaide, Cyl Farney, Dercy
Canções, Carnavais e Cassinos
Ambientes tão finos, humor infantil
E uma geração de meninos
Amou para sempre o Cinema Brasil.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ5ciJyeCWkYlzAiwtVFaZxu8tiwjgsazKpaBkV2hYy1x2N362-GL90fYVO34iyGwW6YT0fWCJZEoGZgHmWU51qTSPDLk0siYEAETs8C-MpodH43ire_8lnOAB3YAZoezvmZdsgCZDK16xIo4F6CmomFZcF-RJ-A1zGSYBrQ-MFeP0VVuq3ZaRNlZjyt0/s1600/CINEMAA.png


Ginga de Orfeu lá no alto
No morro, no asfalto, a quarenta graus
No mar, no sertão, na verdade
Na grande cidade, na lama e no caos
Pois quando o cinema era novo
Falava do povo, falava por nós
E uma juventude guerreira
Levou a bandeira com seu porta-voz.

Linda, que Leila era linda
Todas as mulheres do mundo dirão
Foi Dina com Macunaíma
Foi Márcia em Ipanema abrindo o verão
Foi gloriosa Darlene
Querendo vingança aos santos clamar
Ou foi Adriana tão cedo
Que o dono do enredo mandou lhe chamar.

Linda, que a tela era linda
E eu me lembro ainda do filme que vi
Sacana, o malandro Carvana
Descola uma grana e sai por aí
Meu filme prossegue infinito
No eterno conflito entre os que vêm e vão
E o emblema da última cena é Fernanda serena,
Que escreve uma carta,
Que sonha que é santa
Que cata feijão
Mina, Fernanda divina, que a tela ilumina
De pura invenção.

Linda, que a tela é tão linda
E é mais linda ainda na imaginação
Linda, que a tela é tão linda
E assim será sempre na nossa paixão.

Composição: Francis Hime.

Entendendo a canção:

01 – Quais são alguns dos atores mencionados na canção?

      Alguns dos atores mencionados na canção são Eliana, Oscarito, Otelo, Adelaide, Cyl Farney e Dercy.

02 – Que tipos de ambientes e elementos culturais são mencionados na música?

      A música menciona ambientes como Carnavais, Cassinos, morros, asfalto, mar, sertão e grande cidade, bem como elementos culturais do Brasil.

03 – Qual é o tema principal da música?

      O tema principal da música é a celebração do cinema brasileiro e sua influência na cultura e na imaginação das pessoas.

04 – Quem é mencionado como o "porta-voz" da juventude guerreira na música?

      Na música, é mencionado que uma juventude guerreira levou a bandeira com seu porta-voz, mas o nome do porta-voz não é especificado.

05 – Quais são algumas das mulheres mencionadas na canção?

      Algumas das mulheres mencionadas na canção são Leila, Dina, Macunaíma, Márcia, Darlene e Adriana.

06 – Qual é o emblema da última cena na música?

      O emblema da última cena na música é Fernanda serena, que escreve uma carta, sonha que é santa e cata feijão.

07 – Qual é a mensagem geral da canção "Cinema Brasil"?

      A mensagem geral da canção é uma celebração do cinema brasileiro, sua influência na cultura e na imaginação das pessoas, e a nostalgia em relação a essa era cinematográfica. A música também destaca a diversidade de ambientes e personagens retratados no cinema brasileiro.

 

POEMA: LEVAVA EU UM JARRINHO - FERNANDO PESSOA -COM GABARITO

 Poema: Levava eu um jarrinho

             Fernando Pessoa

Levava eu um jarrinho

P’ra ir buscar vinho

Levava um tostão

P’ra comprar pão;

E levava uma fita

Para ir bonita.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyqbcIGqe5eZJ4-3TMSM_9jy2q1cmd_z6AL5RUnvfUmCYte4A6wu_hEPIQK_sPQw6ehGAG_cwNfE43Qul6Sp8yYyxSQWcRVCcFHP23eKyMZpkVKxn7TUy7exQ896H7Ve9o8oiM2qSW5nNoD_09Yz7tY1ZvinbyHdzIxKwV38OdpXihsBxKI9qo5Jb6sEQ/s320/jarro-1.jpeg


Correu atrás

De mim um rapaz:

Foi o jarro p’ra o chão,

Perdi o tostão,

Rasgou-se-me a fita...

Vejam que desdita!

Se eu não levasse um jarrinho,

Nem fosse buscar vinho,

Nem trouxesse uma fita

Para ir bonita,

Nem corresse atrás

De mim um rapaz

Para ver o que eu fazia,

Nada disto acontecia.

Quadras ao Gosto Popular. Fernando Pessoa. (Texto estabelecido e prefaciado por Georg Rudolf Lind e Jacinto do Prado Coelho.) Lisboa: Ática, 1965. (6ª ed., 1973). 

 - 118-119.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o título do poema?

      O título do poema é "Levava eu um jarrinho".

02 – Quais eram os objetos que a pessoa estava carregando no poema?

      A pessoa estava carregando um jarrinho, um tostão e uma fita.

03 – Por que a pessoa levou um tostão consigo?

      A pessoa levou um tostão consigo para comprar pão.

04 – O que aconteceu com o jarrinho no poema?

      No poema, o jarrinho caiu ao chão.

05 – Por que a pessoa perdeu o tostão?

      A pessoa perdeu o tostão quando o jarrinho caiu.

06 – O que aconteceu com a fita no poema?

      A fita rasgou-se no poema.

07 – Qual é a ironia presente no poema?

      A ironia presente no poema está relacionada ao fato de que, se a pessoa não tivesse levado o jarrinho, o tostão e a fita, nada disso teria acontecido, sugerindo que as coisas simples da vida podem levar a infortúnios inesperados.

 

 

POEMA: AOS HOMENS DO NOSSO TEMPO - HILDA HILST - COM GABARITO

 Poema: Aos Homens do nosso Tempo

              Hilda Hilst

Amada vida, minha morte demora.

Dizer que coisa ao homem,

Propor que viagem? Reis, ministros

E todos vós, políticos,

Que palavra além de ouro e treva

Fica em vossos ouvidos?

Além de vossa RAPACIDADE

O que sabeis

Da alma dos homens?

Ouro, conquista, lucro, logro

E os nossos ossos

E o sangue das gentes

E a vida dos homens

Entre os vossos dentes.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtIxg7HpqxbYHkfxaysBW38J3foxBVzNuwLlo3gpdmHmV_Z3Lu3V8BM7WqbzD7xiwKqhlTUt20N5YVNZBnvkOUcLymYMl5VNHOTwbSU-BZZBnhPJ_SZaZk4OMhvSjCKDWKwTKqbVhWcb2mKINjGa_0k9P8_Z0m4qCaz0GuxQy49q3obID_s_I3rzqTHgM/s320/Homem-solit%C3%A1rio-e1516999249884.png

Ao teu encontro, Homem do meu tempo,

E à espera de que tu prevaleças

À rosácea de fogo, ao ódio, às guerras,

Te cantarei infinitamente à espera de que um dia te conheças

E convides o poeta e a todos esses amantes da palavra, e os outros,

Alquimistas, a se sentarem contigo à tua mesa.

As coisas serão simples e redondas, justas. Te cantarei

Minha própria rudeza e o difícil de antes,

Aparências, o amor dilacerado dos homens

Meu próprio amor que é o teu

O mistério dos rios, da terra, da semente.

Te cantarei Aquele que me fez poeta e que me prometeu.

 

Compaixão e ternura e paz na Terra

Se ainda encontrasse em ti, o que te deu.

 Hilda Hilst.

Entendendo o poema:

01 – Qual é o título do poema e quem é a autora?

      O título do poema é "Aos Homens do nosso Tempo" e a autora é Hilda Hilst.

02 – Qual é a principal preocupação ou tema do poema?

      O poema aborda a falta de compreensão e empatia dos homens do tempo da autora em relação à vida, à poesia e à natureza.

03 – Que críticas a autora faz aos políticos e líderes em seu poema?

      A autora critica os políticos e líderes por sua ganância, falta de compreensão da alma humana e priorização do ouro, conquista e lucro em detrimento da vida das pessoas.

04 – Que tipo de convite o poema faz aos homens do tempo da autora?

      O poema faz um convite para que os homens do tempo da autora conheçam a poesia e convidem poetas e amantes da palavra, os "alquimistas," para se sentarem à mesa com eles.

05 – Como o poema descreve as coisas que serão simples e redondas?

      O poema sugere que, quando os homens do tempo compreenderem a importância da poesia e da palavra, as coisas se tornarão simples, redondas e justas.

06 – Quem é mencionado como responsável por tornar a autora uma poeta?

      A autora menciona "Aquele que me fez poeta" como alguém que a prometeu algo, embora não seja especificamente identificado.

07 – Qual é o desejo final da autora em relação aos homens de seu tempo?

      O desejo final da autora é que os homens de seu tempo encontrem compaixão, ternura e paz na Terra, e que redescubram o que lhes foi dado pela poesia.

 

 

MÚSICA(ATIVIDADES): AS SÍLABAS - LUIZ TATIT - COM GABARITO

 Música(Atividades): As Sílabas

             Luiz Tatit

Cantiga diga lá
A dica de cantar
O dom que o canto tem
Que tem que ter se quer encantar
Só que as sílabas se embalam
Como sons que se rebelam
Que se embolam numa fila
E se acumulam numa bola

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh04r7PPYy6so4OB1MI7Um_94xFNii597E8I8ePgJhirupiKersTo0VNMX3YFr18PucL783W8bOc_07xESAX7wwAC-9_08YzEvaepL-vDLM5_ow24qFsHqTXf1qviA1CPJQiC6jbi6MTnjRxiF2MmyPIWs0uLGULA9dGoG3MCv59fJ28nB1SIIoXSx0_wA/s320/SILABAS.jpg


Tem sílabas contínuas:
Ia indo ao Piauí
Tem sílabas que pulam:
Vox populi
Tem sílaba que escapa
Que despenca
Rola a escada
E no caminho
Só se ouve
Aquele boi-bumbá
Tem sílaba de ar
Que sopra sai o sopro
E o som não sai
Tem sílaba com esse
Não sobe não desce
Tem sílaba legal
Consoante com vogal
Tem sílaba que leve oscila
E cai como uma luva na canção.

Composição: Luiz Tatit.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema principal abordado na música "As Sílabas" de Luiz Tatit?

      A música "As Sílabas" aborda o tema das sílabas e seus diferentes aspectos na linguagem e na música.

02 – Que tipo de sílabas são mencionadas na música?

      Na música, são mencionadas várias características e tipos de sílabas, incluindo sílabas contínuas, sílabas que pulam, sílabas que escapam e outros.

03 – Qual é a importância das sílabas no canto, de acordo com a música?

      As sílabas são destacadas como elementos importantes para encantar através do canto, desempenhando um papel fundamental na musicalidade da canção.

04 – Quais são alguns exemplos de sílabas que "se embalam" na música?

      A música menciona "sílabas contínuas" que "se embalam" como sons que se rebelam.

05 – Que exemplo de sílaba é dado na música com a expressão "Vox populi"?

      A expressão "Vox populi" é apresentada como um exemplo de sílaba que pula.

06 – Qual é a característica de uma sílaba que "tem sílaba de ar" na música?

      Uma sílaba que "tem sílaba de ar" é aquela em que o som não sai porque o sopro escapa.

07 – Como a música descreve uma sílaba que "cai como uma luva na canção"?

      A música descreve uma sílaba que "cai como uma luva na canção" como aquela que leve oscila, ajustando-se perfeitamente à música.

 

 

CRÔNICA: ÉPICO - LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

 Crônica: Épico

              Luís  Fernando Veríssimo

        O futebol de calçada era com narração, e o próprio jogador fornecia a narração. Jogava e descrevia sua jogada ao mesmo tempo, e nunca deixava de se auto entusiasmar. “Sensacional, senhores ouvintes!” (Naquele tempo os locutores tratavam o público de “senhores ouvintes”.)

        “Sensacional! Mata no peito, põe no chão, faz que vai mas não vai, passa por um, por dois… Fau! Foi fau do beque! O juiz não deu! O juiz está comprado, senhores ouvintes!”

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVa4fDn4te90gxYHewP_1k3YLRZQTbNt6gsPZfi6xJA0rJADpJF4fFiZAahUoQfMBuwxt4eO4RrBrxuwh1rj3rkU8mIkBsbuICTru3M0HAjFMhhyphenhyphenBGSS0wVdjIdg1gDjolonYqOmd9Oba8b4FKX7ypYjnh4mh4albba1o0D3xdYe7VnLFvJaWQg2hu5VM/s320/futebol.jpg


        Fau era “foul” e beque era “back”, na língua daquela terra estranha, o passado. E o juiz, claro, era imaginário. Tudo era imaginário no futebol de calçada, a começar pela nossa genialidade. A bola era de borracha, quando não era qualquer coisa remotamente redonda. A bola número cinco oficial de couro ganha no Natal não aparecia na calçada, tá doido? Estragar uma bola de futebol novinha jogando futebol?

        Mas éramos gênios na nossa própria narração.

        “Lá vai ele de novo. Cabeça erguida! Passa a bola e corre para receber de volta… Que lance! O passe não vem! Não lhe devolvem a bola! Assim não dá, senhores ouvintes… Só ele joga nesse time!”

        A narração dava um toque épico ao futebol. Lembro que na primeira vez em que fui a um campo, acostumado a só ouvir futebol pelo rádio, senti falta de alguma coisa que não sabia o que era. Tudo era maravilhoso, o público, o cheiro de grama, os ídolos que eu conhecia de fotografias desbotadas no jornal ali, em cores vivas… Mas faltava alguma coisa. Faltava uma voz me dizendo que o que eu estava vendo era mais do que estava vendo. Faltava a narrativa heroica. Faltava o Homero.

        Na calçada éramos os nossos próprios heróis e os nossos próprios Homeros.

        “Atenção. Ele olha para o gol. Vai chutar. Lá vai a bomba. O goleiro treme. Ele chuta! A bola toma efeito. Entra pela janela. E lá vem a mãe, senhores ouvintes! A mãe invade o campo. Ele tenta se esquivar. Dá um drible espetacular na mãe. Dois. A mãe pega ele pela orelha. Pela orelha! E o juiz não vê isso!”

        Mesmo se nem tudo merecesse o toque épico.

Luiz Fernando Veríssimo.

Entendendo a crônica:

01 – Qual é o tema central da crônica "Épico" de Luiz Fernando Veríssimo?

      O tema central da crônica é a nostalgia e a imaginação associadas ao futebol de rua, com ênfase na narração épica que os jogadores faziam de suas próprias jogadas.

02 – Qual é o estilo de narração usado pelos jogadores de futebol de calçada mencionado na crônica?

      Os jogadores de futebol de calçada usavam um estilo de narração épico, descrevendo suas jogadas com entusiasmo, mesmo que fossem imaginárias.

03 – O que significam as palavras "fau" e "beque" no contexto da crônica?

      "Fau" é uma versão abreviada de "foul", que significa falta no futebol. "Beque" é uma abreviação de "back", referindo-se a um jogador de defesa.

04 – Por que o autor menciona que o juiz no futebol de calçada era imaginário?

      O autor menciona que o juiz era imaginário porque o futebol de calçada era informal e não tinha árbitros reais. As decisões eram baseadas na imaginação e na narração dos jogadores.

05 – Como a narração contribui para tornar o futebol de calçada mais emocionante?

      A narração contribui para tornar o futebol de calçada mais emocionante, dando um toque épico às jogadas e criando uma sensação de heroísmo, mesmo em situações simples.

06 – O que o autor sentiu falta quando foi a um campo de futebol pela primeira vez?

      O autor sentiu falta da narração épica que estava acostumado a ouvir no futebol de calçada quando foi a um campo de futebol pela primeira vez. Ele sentiu que faltava algo que tornasse a experiência mais emocionante.

07 – Qual é o papel da narração na experiência do futebol de calçada, de acordo com a crônica?

      A narração desempenha um papel importante na experiência do futebol de calçada, pois torna as jogadas mais emocionantes, cria uma sensação de heroísmo e eleva a experiência esportiva dos jogadores, tornando-os seus próprios heróis e Homeros.