quarta-feira, 25 de maio de 2022

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO - COM GABARITO

 DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO

Denotação: É a associação entre a forma sonora e o significado básico de uma palavra; sentido real.

Conotação: Sentido mais geral que se pode atribuir a um termo abstrato, sentido figurado, metafórico.

ATIVIDADES

01. Coloque (D) para denotativo e (C) para conotativo.

a)   ( D ) Hoje irei ao cinema.

b)   ( D) João quebrou o espelho do banheiro.

c)   ( C ) Pedro mora no coração de São Paulo.

d)   ( D ) Fiz um transplante de coração.

e)   ( C ) Kely completou vinte primaveras.

f)     ( C ) Minha mãe é meu espelho.

g)   ( D ) O cavalo venceu a corrida.

h)   ( C ) O leão caiu num sono profundo.

i)     ( C ) Aquela aluna é fera em Matemática.

j)     ( C ) Ele ficou uma fera quando soube da notícia.

k)   ( D ) O doce de leite está uma delícia.

l)     ( C ) Aquela garota é um doce de pessoa.

m)  ( C ) Na hora da prova, um frio percorreu todo o corpo.

n)   ( D ) Em Campos do Jordão, faz muito frio no inverno.

 02.  Analise as sentenças a seguir:

I.             O marido perdeu a cabeça, agrediu a esposa.

II.           O garoto levado caiu e machucou a cara.

III.         Os alunos quebraram a cara, pois não estudaram para a prova.

IV.         Você vai cair do cavalo, se não trabalhar corretamente.

a)   Denotativo, Denotativo, Conotativo, Denotativo.

b)   Conotativo, Denotativo, Conotativo, Conotativo.

c)   Denotativo, Conotativo, Denotativo, Conotativo.

d)   Conotativo, Denotativo, Denotativo, Denotativo.


03.  Apenas 2 frases estão no Sentido Conotativo, marque corretamente:

a)   A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.

b)   O metro é uma unidade de comprimento.

c)   Na primavera os campos florescem.

d)   Eu sou feito de açúcar e me derreto.

 

04. As frases abaixo encontram-se na linguagem conotativa, ou seja, figurada. Reescreva-as, passando-as para a linguagem denotativa.

a)   Devemos apertar o cinto, pois estamos com pouco dinheiro.

         Devemos economizar, pois estamos com pouco dinheiro.

     b)   O que você falou não tem pé nem cabeça.

        O que você falou é sem sentido.

    c)   A fome é um pesadelo que assusta muitos brasileiros.

        A fome é um problema muito sério que preocupam, muitos brasileiros.

    d)   Após receber a notícia, ele ficou com o coração na mão.

        Após receber a notícia, ele ficou apreensivo.

    e)   A aula está voando.

        A aula está acontecendo rápido.

domingo, 22 de maio de 2022

POEMA: PALAVRA - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

 Poema: Palavra

            Elias José


A palavra PALAVRA

É cheia de mistérios,

Azedume e doçura,

Liberdade e prisão,

Verdade e mentira,

Alegria e tristeza,

Voo livre e perigoso.          

Elias José. O jogo das palavras mágicas. São Paulo: Paulinas, 2000.

        Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 76-7.

Entendendo o poema:

01 – Observe que em quatro versos estão destacados pares de palavras. Em cada par, as palavras têm sentido semelhante ou oposto?

      Têm sentido oposto.

02 – As palavras destacadas no poema formam pares de sinônimos ou de antônimos?

      Formam pares de antônimos.

03 – Copie os “mistérios” das palavras, separando-os em duas listas.

·        Mistérios alegres: doçura, liberdade, verdade, alegria.

·        Mistérios tristes: azedume, prisão, mentira, tristeza.

04 – Em sua opinião, por que o poeta usou pares de palavras como esses para definir os mistérios da palavra?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Para o poeta, a palavra provoca sentimentos contraditórios.

05 – Numere estas palavras considerando a ordem alfabética.

(2) Doçura.

(6) Tristeza.

(1) Alegria.

(5) Prisão.

(4) Perigo.

(3) Liberdade.

·        Pesquise um antônimo para perigo e forme uma frase.

Segurança, garantia.

 

 

 

IMAGEM: AURORA BOREAL - O CHUL KWON - COM GABARITO

 Imagem: Aurora boreal

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyzJxa7wX-K59Bmhw35SE1LvfNJX7_HDv3YT8ixydrEDlOw85fTW4QjLn7JRteqHJiMSa71N_4HIGzyvEivOb5lbq1duYNw5dmAx-eW9HQp6d9vQcGSvbWtd4l2Q9bXit0Rd_qmoysmKmtpiOo5C5aYn6FsDhyiPjWkCKSEhcTWZ6tk5YIvLBXTWrZ/s1600/BOREAL.jpg

 

Imagem: Aurora boreal vista no povoado de Aurora, em Yellowknife, no Canadá, 2014.

Autor: O Chul Kwon.

Técnica: fotografia.

        A fotografia capta um instante único. Mas, para captar uma imagem, os fotógrafos podem levar muito tempo, pois buscam registrar algo original. Principalmente quando se trata de imagens da natureza. A busca por uma composição pode levar tempo, seja no registro de animais, seja no de paisagens, como é o caso dessa imagem. Ela registra um momento único da aurora boreal. Para obter essa e muitas outras imagens fantásticas desse fenômeno, o fotógrafo coreano O Chul Kwon explorou durante cinco anos o povoado de Yellowknife, no Canadá, tirando fotos e produzindo vídeos. Com sua paisagem plana e condições meteorológicas claras, a reserva indígena que se localiza nessa área tem a maior porcentagem de ocorrências presenciadas de aurora boreal no mundo.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 60-1.

Entendendo a imagem:

01 – Que lugar é este?

      É a terra do povoado de Yellowknife, no Canadá.

02 – O que as pessoas estão fazendo?

      Estão sentado no chão fora de suas tendas.

03 – O que parecem observar?

      Estão olhando um fenômeno da natureza.

04 – Você já esteve em um lugar como este?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Gosta de explorar lugares ou fenômenos diferentes?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como você costuma buscar explicações?

      Resposta pessoal do aluno.


TEXTO DRAMÁTICO: BILIRI E O POTE VAZIO - CENA 16 - RICARDO KARMAN - COM GABARITO

 Texto dramático: Biliri e o pote vazio


Cena 16 – Premiação

 Cena anterior permanece na tela. Finalmente, o imperador vai falar com Biliri.

        Imperador – Ei, você, menino! (Biliri levanta o rosto.) Qual é o
seu nome?

        Biliri – Biliri.

        Imperador – Muito bem, Biliri. Um ano atrás eu lhe dei uma
semente para cultivar. O que fez com ela?

        Biliri – Ela está aqui, senhor. (Mostra o vaso.)

        Imperador – Veja, a Praça do Palácio Imperial está cheia de flores magníficas; uma mais linda do que a outra. Você não acha que
essas flores são bonitas?

        Biliri – São maravilhosas, majestade...

        Imperador – Então, Biliri, como você tem coragem de apresentar-se a mim com um vaso vazio? Não se sente envergonhado diante do sucesso de todos os outros?

        Biliri – (Chorando.) Eu plantei a semente que o senhor me deu.
Coloquei-a em terra úmida e com pouca luz, Cuidei dela todos os
dias, desde o amanhecer até a noite, quando todos dormiam. Mas ela não brotou. Conversei com ela como faço com todas as minhas
plantas, mas ela nada me respondia, majestade, parecia surda.

        Imperador – Surda? (Surpreso) Que coisa mais inesperada...
Quer dizer que você "conversa" com as plantas?

        Biliri – (Envergonhado) Eu sei... deve ser bobagem de criança. Já me falaram isso mil vezes, talvez seja mesmo bobagem, mas... eu gosto de falar com as plantas... e eu sinto que elas falam comigo. O senhor tem um jardim, não tem? O senhor já deve ter sentido isso alguma vez, não sentiu, imperador?

        Imperador – (Severo) Prossiga, menino. Por que não adubou a terra?

        Biliri – Eu adubei, sim, com esterco bem curado da estrebaria do Sr. Pô. Coloquei a semente em um vaso maior, com mais terra e depois em um menor e muito mais bonito. Veja!

        Imperador – Mais bonito? Flores não têm olhos....

        Biliri – Eu só queria que ela ficasse feliz. As plantas são sensíveis; o senhor sabe, não gostam de ser maltratadas... mas mesmo assim, ela não brotou.

        Imperador – Colocou água o suficiente?

        Biliri – Majestade, eu cuidei dela o ano inteiro. Dormia abraçado com ela. Regava bem cedinho, quando o sol nascia e à tardezinha, quando o sol se punha, mas mesmo assim, apesar de todo o meu esforço, ela não floresceu.

        Imperador – (Severo) E por que as flores dos outros floresceram tão magníficas, Biliri?

        Biliri – Não sei, não sei! Nada de bom nasceu de mim, majestade. Meu vaso é o mais feio de todos. É muito ruim saber disso. (Apontando a tela) Essas flores são tão lindas! Elas são melhores do que eu... Todos eles... devem ter o coração mais colorido também. É muito triste... Mas tudo o que eu falei é verdade. Esse vaso vazio foi o melhor que eu pude fazer... Meu pai disse que meu esforço era digno do imperador, por isso eu vim assim... Talvez tenha sido errado... Me perdoe... (Chora.)

        (Música – Tempestade 3° movimento)

        Imperador – Isso tudo é muito grave. Biliri! O mundo é cheio de flores falsas e de mentiras que se disfarçam de beleza. Mas a verdade sempre prevalece e é mais forte do que tudo, Ministro! Ministro!?

        Ministro – Sim, senhor!

        Imperador – Avise o povo! Diga a todos que eu já tomei a minha decisão.

        Ministro – Que ótima notícia, Imperador! Salve, aleluia! E qual dessa fores magníficas será a vencedora?

        Imperador – Nenhuma!

        Ministro – ... nenhuma?

        Imperador – Ministro Chao! Escondida nesta vasta multidão de ilusões, há apenas uma pessoa digna de ser a minha sucessora.

        Ministro – Como assim, Imperador! Todos essas flores são lindas...

        Imperador – A ignorância nos faz ver coisas que não existem. E beleza onde não há. Todas essas flores, todas essas crianças e os pais que as ajudaram, tudo isso é uma miragem da beleza imensa que poderia ser, mas do que não foi.

        Ministro – Miragem? Não consigo entender, majestade.

        Imperador – Levante-se, Biliri! Você me trouxe um vaso vazio. Me contou a sua história e me disse a mais pura e simples verdade. Você foi digno e honesto. E, agora, eu que lhe peço desculpas, Biliri, pois a semente que eu lhe dei, por mais que você cuidasse dela, jamais poderia ter germinado.

        Ministro – Jamais ter germinado? Como assim, Imperador?

        Todos na coxia – Ooohh...! (Murmúrios)

        Imperador – Não sei como essas crianças cultivaram todas essas flores magníficas, ministro. Não sei onde conseguiram essas sementes incríveis. Mas certamente não foram as sementes que lhes dei, pois as minhas sementes, senhor ministro, as minhas sementes estavam todas cozidas!

        Ministro – Cozidas?

        Todos na coxia – Ooohh...! (Murmúrios)

        Imperador – (Maroto) Sim, cozidas! Eu mesmo as cozinhei numa grande panela de bruxa; nenhuma dessas sementes poderia ter nascido, Biliri. Toda essa praça está manchada pela vergonha e falsidade. Você foi o único que enfrentou a verdade e teve a coragem de dizê-la diante de todos. Você trabalhou em vão, eu sei, mas agora será recompensado. Pois uma pessoa de bem pode salvar toda a humanidade. Ministro! Avise a todos, grite aos quatro ventos, diga ao povo da China que o país ganhou um novo Imperador e eu ganhei o filho que nunca tive. Sim, Biliri! Vou entregar-lhe todo o meu reino e torna-lo imperador deste país!

        (Música – Piano concerto n° 2 – 3° movimento)

        Ministro – Alvíssaras! Alvíssaras! O herdeiro foi escolhido! É tempo de alegria! Viva! Viva!

        Biliri – Obrigado, majestade!

        Ministro joga confete para o alto. Papel picado cai do céu e também na tela. Alegria geral. Todos comemoram.

a)   Todas as músicas são obras para piano de Beethoven.

Ricardo Karman. Kompanhia do Centro da Terra.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 12-8.

Entendendo o texto:

01 – Converse com os colegas.

a)   O que o imperador deu a Biliri um ano atrás?

Uma semente de flor para cultivar.

b)   Biliri plantou e cultivou a semente? O que aconteceu?

Biliri plantou e cultivou a semente, mas ela não floresceu.

c)   De que maneira Biliri cuidou da semente?

Biliri colocou a semente em terra úmida e com pouca luz, cuidando dela todos os dias. Ele também conversou com ela, adubou, regou e dormiu abraçado com o vaso.

d)   Por que Biliri levou o vaso até o imperador mesmo sem a semente ter florescido?

Porque o pai dele disse que seu esforço era digno do imperador.

e)   O que aconteceu com Biliri no final da história?

O imperador o nomeou o novo imperador da China.

f)    Essa é uma história que faz o leitor pensar. A que conclusões e reflexões podemos chegar ao tê-la?

A honestidade é um valor importante. Os outros meninos e pais não foram honestos, pois, ao perceberem que a semente fornecida pelo imperador não floresceu, trocaram-na por outra.

02 – Releia este trecho.

        Imperador – [...]. Um ano atrás eu lhe dei uma
semente para cultivar. O que fez com ela?

        Biliri – Ela está aqui, senhor. (Mostra o vaso.)

a)   Sublinhe as falas.

Um ano atrás eu lhe dei uma semente para cultivar. O que fez com ela? / Ela está aqui, senhor.

b)   Circule o nome das personagens.

Imperador e Biliri.

c)   Copie o que você não circulou nem sublinhou. Em sua opinião, o que significa essa frase?

(Mostra o vaso). Resposta pessoal do aluno.

03 – Copie do texto um exemplo de rubrica que indique:

a)   Ambiente.

Cena anterior permanece na tela.

b)   Objetos.

(Mostra o vaso) e (Apontando a tela).

c)   Movimentos e gestos.

(Biliri levanta o rosto) e (Finalmente, o imperador vai falar com Biliri).

d)   Estado emocional das personagens e entonação da voz.

(Chorando); (Surpreso); (Envergonhado); (Chora); (Severo); (Maroto); (Murmúrios).

04 – Releia estes trechos.

        “Cena anterior permanece na tela. Finalmente, o imperador vai falar com Biliri.”

        Biliri – Não sei, não sei! Nada de bom nasceu de mim, majestade. Meu vaso é o mais feio de todos. É muito ruim saber disso. (Apontando a tela) Essas flores são tão lindas! [...]”.

a)   Você consegue imaginar como essa peça estava sendo encenada? Que tela é essa a que as rubricas se referem?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Você já assistiu a algum espetáculo teatral que tivesse projeção de imagens?

Resposta pessoal do aluno.

05 – Releia em voz alta esta fala.

        Imperador – (Severo) Prossiga, menino. Por que não adubou a terra?”

a)   Pela indicação da rubrica, como o imperador fez essa pergunta a Biliri?

(X) Bravo.

(   ) Curioso.

(   ) Satisfeito.

b)   Biliri adubou a terra?

(X) Sim                 (   ) Não.

c)   O que mais Biliri fez para que a semente florescesse?

Cuidou dela todos os dias, conversou com ela, colocou-a em terra úmida com pouco luz e num vaso maior com mais terra, regou, dormiu abraçado com ela.

d)   Por que a semente não floresceu?

Porque o imperador entregou às crianças sementes cozidas.

e)   Em sua opinião, o imperador estava mesmo bravo na fala acima? Explique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não, pois sabia que havia dado a Biliri sementes que nunca floresceriam e que o menino não tinha nenhuma culpa por isso. A severidade na voz do imperador é justificada por seu desejo de testar o garoto e a sua honestidade.

06 – Por que Biliri foi escolhido o novo imperador da China?

      Porque ele foi o único a dizer a verdade ao imperador.

07 – O imperador disse: “[...] Todas essas flores, todas essas crianças e os pais que as ajudaram, tudo isso é uma miragem da beleza imensa que poderia ser, mas que não foi”.

a)   Consulte o dicionário para saber o significado da palavra imagem.

Figura, representação de uma pessoa, foto, quadro.

b)   O que o imperador quis dizer com “beleza imensa que poderia ser, mas que não foi”?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Que a beleza das flores poderia representar a beleza de caráter de cada pessoa segurando um vaso, mas que isso não era verdade, era apenas uma miragem, uma falsa realidade, porque todos haviam sido desonestos, menos Baliri.

08 – Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo e assinale a alternativa certa.

a)   Alvíssara: (  ) Sucesso. (X) Notícia. (  ) Criação.

b)   Murmúrio: (  ) Movimento. (  ) Organização. (X) Sussurro.

09 – O teatro é composta de coxia, palco e plateia. Explique o que é a coxia no teatro.

      Espaço não visual ao público que fica entre o palco e a parede, onde os atores aguardam para entrar em cena; bastidores.

10 – Que outro título você daria para o texto dramático?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

 

FILME(RESENHA): DIVERTIDA MENTE - PETE HANS DOCTER E RONALDO DEL CARMEN - COM GABARITO

 Filme(Atividades): Divertida Mente

Imagem: Cena do filme Divertida Mente, 2015

Autores: Pete Hans Docter e Ronaldo Del Carmen (direção)

Técnica: animação

        A animação conta o que se passa na mente de Riley Andersen, uma garota divertida de 11 anos de idade, quando seus pais decidem se mudar de uma cidade pequena para São Francisco, na Califórnia. As personagens da história são suas emoções: Alegria, Medo, Raiva, Tristeza e Nojinho. Alegria é a líder do grupo, ela se esforça para Riley ficar sempre feliz. Porém um problema ocorre, e Alegria e Tristeza são banidas da sala de controle. Ambas tentam retornar a seu posto e, com isso, a vida e as emoções de Riley se transformam de modo radical.

        Nova animação Divertida Mente brinca com os sentimentos; leia crítica

        Você já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto? É o que acontece com a menina Riley, a personagem de animação Divertida mente, que estreia no cinema na próxima quinta (18).

        No começo do filme, a vida de Riley parece tranquila. Ela vive com os pais em Minnesota, um estado dos Estados Unidos onde faz muito frio. Por isso gosta de jogar hóquei no gelo e de brincar com a neve.

        As coisas mudam quando a família dela vai morar em San Francisco, uma cidade grande, em uma região bem mais quente. Ali, tudo é novidade. E quase tudo é problema.

        Sabe de onde nós vemos toda a história de Riley? De dentro dela! Divertida mente mostra o que acontece no corpo dela quando ela tem emoções, sonhos, lembranças etc.

        Na cabeça da Riley trabalha uma “equipe de comando”: tem uma menina que cuida da alegria, outra que cuida da tristeza e também personagens responsáveis pelo medo, pelo nojo e pela raiva.

        A menina da alegria quer mandar na Riley, para deixá-la sempre feliz. Mas quem disse que tem jeito de evitar a tristeza o tempo todo? E a raiva, então?

        De vez em quando esses sentimentos também aparecem. Na Riley e em seus pais. O filme mostra a “equipe de comando” da cabeça deles.

        Dica: quando acabar a história, espere mais um pouco. Você vai conhecer o que se passa dentro da cabeça de... um cachorro e um gato!

                        Sérgio Rizzo. Disponível em: http://1.folha.uol.com.br/folhinha/2015/06/1641307-nova-animacao-divertida-mente-brinca-com-os-sentimentos-lei-critica.shtml.Folhinha. Acesso em: 30 out. 2017.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 84-9.

Entendendo o filme:

01 – Observe a imagem e converse com os colegas.

a)   Que lugar é esse?

É a imagem de uma cena da animação Divertida Mente.

b)   Quem são essas personagens?

Raiva, Medo, Alegria, Tristeza e Nojinho.

c)   O que elas estão fazendo?

O cenário de Divertida Mente.

02 – Agora, fale de você.

a)   Você costuma ir ao cinema?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Qual seu filme de animação preferido?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Você sabe como eram os filmes de animação quando surgiram?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Converse com os colegas.

a)   Você conhece esse filme? Já assistiu a ele?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Se já o viu, concorda com o que o autor escreveu sobre ele?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Se ainda não o viu, ficou com vontade de assistir ao filme depois de ler a resenha? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

d)   Você costuma ler resenhas de livros e filmes para se informar antes de escolher o que ler ou assistir?

Resposta pessoal do aluno.

e)   De que outra maneira podemos nos informar sobre livros e filmes?

Através dos jornais, as revistas e os sites informativos são o suporte ideal para esse gênero, uma vez que sua função social é informar o leitor/ouvinte.

04 – Essa resenha é sobre que tipo de obra: livro, filme ou texto teatral? 

      É a resenha de um filme.

05 – Em quais parágrafos da resenha está o resumo do filme?

      Do 2° ao 7° parágrafo.

·        Como é possível saber isso? Assinale a alternativa correta.

     (   ) Nesses parágrafos estão as partes importantes da história: o começo, o meio e o fim, e as personagens nela envolvidas.

     (X) Nesses parágrafos estão as partes mais importantes da história: as personagens principais, o conflito e o lugar onde acontece a história.

06 – Qual é o nome do autor da resenha?

      Sérgio Rizzo.

07 – Qual é o título da resenha?

      Nova animação Divertida Mente brinca com os sentimentos; leia crítica.

08 – Qual é o título do filme resenhado?

      Divertida Mente.

09 – Qual é a data de estreia do filme?

      Quinta (18).

10 – Esse filme é indicado para crianças ou para adultos? Como você chegou a essa conclusão?

      Para crianças. Pelo tema da animação e pela maneira como o autor da resenha escreve, dirigindo-se ao público infantil.

11 – Releia o primeiro parágrafo da resenha.

        “Você já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto? É o que acontece com a menina Riley, a personagem de animação Divertida mente, que estreia no cinema na próxima quinta (18).”. Que informações estão presentes nesse trecho?

(X) Título do filme, personagem principal, data da estreia.

(   ) Título do filme, resumo e personagem principal.

(   ) Resumo do filme, personagem principal e data de estreia.

12 – Para você, essa resenha é mais descritiva ou de opinião? Explique sua resposta.

      Essa resenha é mais descritiva, não há nela momentos em que o autor dá sua opinião de maneira explícita, mas, ao ler a resenha, temos a impressão de que é um bom filme.

·        De que maneira o autor se dirige ao leitor?

(X) Usado linguagem informal, como em uma conversa.

(  ) Usando linguagem formal , descrevendo o filme

13 – Releia o título da resenha: “Nova animação Divertida mente brinca com os sentimentos; leia a crítica

a)   Você considera o título adequado?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Por que o autor da resenha diz que a animação brinca com os sentimentos?

Resposta pessoal do aluno.

14 – Releia os trechos e observe os sinais de pontuação em destaque.

·        “Você já se mudou de casa, de cidade ou de escola? E de tudo isso junto?"

·        “Sabe de onde nós vemos toda a história de Riley? De dentro dela!”

·        “Mas quem disse que tem jeito de evitar a tristeza o tempo todo? E a raiva, então?”

Na sua opinião, por que o autor usou esses sinais de pontuação na resenha?

Provavelmente, o autor usou esses sinais de pontuação para dar a impressão de estar conversando com o leitor, para se aproximar mais dele e, assim, deixa-lo com vontade de assistir ao filme.

15 – Você acha que é possível perceber a opinião do autor sobre o filme na resenha?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A maneira como o autor explica o filme mostra que ele gostou dele e o recomenda.