domingo, 12 de fevereiro de 2017

MANDAMENTOS PARA UMA BOA REDAÇÃO DO ENEM

MANDAMENTOS PARA UMA BOA REDAÇÃO DO ENEM

          Ao redigir, é importantíssimo que o aluno não cometa nenhum destes pecados transcritos a seguir, sob pena de padecer, sem indulgências, o inferno de mais um ano de espera!

01 – Esnobar. Mostrar que é “o bom”. Complicar. Escrever difícil.
         Não se preocupe em demonstrar cultura e conhecimento excessivos. As coisas realmente boas e valiosas são simples. Os grandes sábios são simples. As “grandes notas” vêm de redações simples.
          Não queira fazer experimentalismo linguísticos. Não tente neologismos (palavra nova formada da língua importada de língua estrangeira).
          Use apenas palavras comuns. Sem cair no lugar comum. Só recorra a um termo menos conhecido se ele se ajustar melhor no texto do que um termo usual.

02 – O palavrão:
         Nunca!

03 – Criticar a Universidade, as autoridades, é proibido.

04 – Ser negativista.
         Em tudo há um lado bom. Procure descobrí-lo. Se criticar, faça-o construtivamente.

05 – Evite definições. Elas são perigosas.
         Dado um tema como “A Liberdade”, a maioria tende a sair definindo:
         A Liberdade é ...
         A Liberdade é ...   
         A Liberdade é ..., monotonamente, maçantemente, insuportavelmente, de uma pobreza de espírito que revoltaria até São Francisco. 
         É sempre melhor bolar uma estória, relatar um episódio, dentro da qual e no decorrer do qual apareça o tema.

06 – O ponto final (.). Não o esqueça. Denota desleixo. Depõe contra você e ... é erro!

07 – O pingo no i. É preciso pôr os pingos nos is!...

08 – Cortar o t.

09 – A cedilha ç.

10 – A inicial maiúscula de período.

11 – As maiúsculas nos títulos.

12 – As iniciais de nomes próprios, maiúsculas.

13 – Erro gráfico até no título, é terrível!

14 – Estrangeirismo.
         O emprego de vocábulo que não pertença ao nosso idioma só pode ser feito quando não haja, em português, palavra de sentido correspondente. Termo técnico, por exemplo. Se usada, a palavra deve vir entre aspas (“ “) ou grifada.
          Ex.: “Know-how” (no-hau) = experiência.

15 – Eco.
         É a rima na prosa. Só os artistas têm direito de recorrer a ela, que pode fornecer belos efeitos.
         Exemplo de eco (defeito):
         Margarida levou toda a vida para atravessar a avenida.
         O Maneco entrou no boteco e bebeu uns trecos.

16 – A gíria:
         Via de regra não! A menos que se trate de diálogo, e entre como transcrição da linguagem de nível coloquial-popular. Fora daí, o uso da gíria será interpretado como pobreza vocabular. É negativo.

17 – Não abrevie palavras. Escreva-as todas por extenso, a menos que se trate de abreviações consagradas como por exemplo o “etc.”

18 – Evite repetir palavras. Use sinônimos. Há repetições que enfatizam. Mas fora o caso intencional da ênfase, repetir releva pobreza vocabular ou desleixo.
           Exemplo de repetição enfática:
           “Vamos, não chores ...
           A infância está perdida.
           A mocidade está perdida.
           Mas a vida não se perdeu.”
                                              (Drummond. “A Rosa do Povo”)

19 – Não escreva demais!
         No caso de não limitarem o número de linhas, não vá além de vinte e cinco. Entendo que o ideal para uma Redação são vinte linhas.
         OBS.: As provas, na sua maioria, determinam os limites mínimo e máximo.

20 – Não “encha linguiça”!
         À falta de ideias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes! Isso é redundância, é prolixidade (muito longo), é terrível defeito! É preferível poucas linhas bem redigidas a muitas mal escritas. Faça um trabalho honesto!

21 – Não aumente o tamanho da letra para dar impressão de que escreveu bastante. Isso indispõe o avaliador. Letra estilo “bicho-de-pé”, só se vê a linha (de tão pequena), não pode. O avaliador não vai colocar lente de aumento especialmente para corrigir sua redação.

22 – Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi pouco. Ninguém vai acreditar! ....

23 – Não cometa CACOFONIA, que é a palavra de sentido obsceno, chulo ou ridículo, formada pela junção de sílabas entre as palavras.

24 – Pensamento novo, período novo.
         É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período ideias que não se completam. Tome por norma: Ideia nova, período novo. Veja, entretanto, que isso nem sempre significa parágrafo novo!

25 – Oração subordinada sem principal – não diz nada! Não pode!
         Se há subordinada, tem que haver principal. Ou você já viu comandado sem comandante? Veja se entende alguma coisa:
         - Quando Maria chegou porque tinha visto um homem que ela não conhecia.
         - A menina que estava chorando quando a chamaram
         - Quando chove, se estamos sem agasalho.
         - O embrulho que chutou na calçada.
         Deu para entender? Por que não deu?
         E agora:
         - Quando Maria chegou, porque tinha visto um homem que ela não conhecia, desandou a chorar.
         - A menina que estava chorando quando a chamaram, foi eleita rainha.
         - Quando chove, es estamos sem agasalho, resfriamo-nos.
         - O embrulho que chutou na calçada furou-lhe o pé.
         Especialmente, tome cuidado com os períodos muito longos: resultam confusos e são propícios a períodos incompletos; os verbos nas formas nominais – gerúndio, particípio, infinito – equivalem a subordinadas; portanto, deve haver uma principal.


SIMULADO - PRONOME: OS SUBSTITUTOS DO NOME- CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO

PRONOME: OS SUBSTITUTOS DO NOME- CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO

     O cartunista Ziraldo é o criador das histórias em quadrinho da Turma do Pererê. Foi uma das primeiras histórias em quadrinho do Brasil que, nos anos 60 do século XX, chegou a superar em vendas as revistas com personagens estrangeiros.
     Veja a apresentação que aparece, num dos livros da Turma, de três de seus personagens:
     Saci-pererê é a maior figura da mitologia brasileira. “E o único com sobrenome!”, diria alguém. SUA lenda é a síntese de histórias inventadas na tradição dos três povos que formaram a nacionalidade brasileira: indígena, africano e português. ELE nasceu num taquaral, como bem explicou Monteiro Lobato, já com uma perna só, a esquerda (pois a direita é invisível). Usa um pito mágico não para fumar, mas para realizar pequenos truques. E voa por ai em SEU redemoinho domesticado, que atende por um assovio.
     Tininim é o menino esperto da fictícia tribo dos parakatokas, cuja aldeia fica dentro da Mata do Fundão. SEU nome foi tirado de um indiozinho txucarramã, que hoje deve ser um belo cacique. Parceiro inseparável do Saci-Pererê nas aventuras mais heroicas, Tininim detesta injustiças e adora a Mata do Fundão. Tininim só tem uma mania: de vez em quando, pensa que está doente e que vai morrer. ELE gosta de fazer um “drama”. Mas isso passa com a turma dando carinho para o coitado.


     Galileu ganhou o nome de um outro que, em Caratinga – MG, começou sua vida ao lado do autor das aventuras da turma do Pererê. ELE é, talvez, a figura mais marcante da turma. Galileu é o clássico bufão – no bom sentido, hem, Galileu? – que, aqui, nestas histórias, quer mais é se livrar dos dois compadres caçadores, que têm como sonho esticar SUA pele na parede da sala da fazenda. Mas, qual! Com o Galileu? ELE resiste a tudo e ainda tem um coração grande o bastante para perdoar aos compadres.
                                         ZIRALDO. O quiproquó. Curitiba: Nova Didática, 2000. P. 4, 5.



          PRONOMES PESSOAIS
Número              pessoa              caso reto                                       caso oblíquo
                                                 função de sujeito                        função de complemento
                                                 predicativo do sujeito                                verbal
                                                 vocativo
                               1ª                          eu                                        me, mim, comigo
Singular                2ª                          tu                                         te, ti, contigo
                               3ª                          ele/ela                               se, si, consigo, o, a, lhe
                               1ª                          nós                                      nos, conosco
Plural                     2ª                         vós                                       vos, convosco
                                3ª                         eles/elas                         se, si, consigo, os, as, lhes


          PRONOMES DE TATAMENTO
Pronome                                abreviatura                                   referência
Vossa Alteza                                V. A.                                 príncipes, duques
Vossa Eminência                        V. Ema                            cardeais
Vossa Excelência                        V. Exa                              altas autoridades em geral
Vossa Magnificência                 V. Maga                           reitores de universidades
Vossa Majestade                       V. M.                                reis, imperadores
Vossa Reverendíssima             V. Revma                         sacerdotes em geral
Vossa Santidade                        V. S.                                  papas
Vossa Senhoria                          V. Sa                                 funcionários graduados

                 PRONOMES POSSESSIVOS

      O pronomes possessivos são os seguintes:
      Número                 pessoa                    pronomes possessivos
                                           1ª                        meu, minha, meus, minhas
      Singular                       2ª                       teu, tua, teus, tuas
                                           3ª                       seu, sua, seus, suas
                                           1ª                       nosso, nossa, nossos, nossas
      Plural                           2ª                      vosso, vossa, vossos, vossas
                                           3ª                      seu, sua, seus, suas

               PRONOMES DEMONSTRATIVOS
Posição                                     posição                       pronomes                    pronomes  
Espacial                                    temporal                    variáveis                      invariáveis
Proximidade da                       presente                     este, esta                            isto
Pessoa que fala                                                            estes, estas                 
Proximidade da                      passado                       esse, essa                            isso   
Pessoa com quem                        ou                           esses, essas
 se fala ou coisa                     futuro
 pouco distante                     próximos de
proximidade da                         passado                     aquele, aquela                 aquilo
pessoa de quem                        remoto                      aqueles, aquelas
se fala ou coisa
muito distante

                          PRONOMES INTERROGATIVOS

          Pronomes interrogativos são usados em frases interrogativas diretas ou indiretas. São eles: quem, que, qual e quanto.
                           Quem chegou?  (interrogativa direta)
                           Gostaria muito de saber quem fez isso. (interrogativa indireta)
          O pronome interrogativo refere-se sempre a um ser sobre o qual não temos informações; esta é a própria essência da frase interrogativa. Por essa característica, os pronomes interrogativos assemelham-se aos pronomes indefinidos.

                           PRONOMES INDEFINIDOS

          Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de modo vago e impreciso.
                               Alguém me contou a verdade.
                               Algo me diz que não é este o caminho.
Os pronomes indefinidos são os seguintes:
                     Variáveis                                               Invariáveis
Algum, alguma, alguns, algumas                                 algo                                 referem-se
Nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas                 tudo                                a coisas
Todo, toda, todos, todas                                               nada
Outro, outra, outros, outras                                         quem                             referem-se
Muito, muita, muitos, muitas                                      alguém                           a pessoas
Pouco, pouca, poucos, poucas                                    ninguém
Certo, certa, certos, certas                                           outrem
Vário, vária, vários, várias                                             onde                              referem-se
Quanto, quanta, quantos, quantas                              alhures                         o lugares
Tanto, tanta, tantos, tantas                                           algures
Qualquer, quaisquer                                                      nenhures
Qual, quais                                                                       cada
Um, uma, uns, umas                                                      cada qual

                          PRONOMES RELATIVOS

          Pronomes relativos são aqueles que retomam um termo da oração que já apareceu antes (antecedente) projetando-o em outra oração.
                                            Não conhecemos os alunos. Os alunos saíram.
                                            Não conhecemos os alunos que saíram.
          Os pronomes relativos são os seguintes:
          Variáveis                                                       Invariáveis
O qual, a qual, os quais, as quais                        que, quem, onde, como
Cujo, cuja, cujos, cujas
Quanto, quanta, quantos, quantas.

1 – Fala com a gerência. Aposto que eles irão conseguir um lugar para.... Aliás, ... mesmos aconteceu coisa idêntica.
a)      Ti / com nós
b)      Ti / conosco
c)      Si / com nós
d)      Si / conosco
e)      Você / conosco

2 – Era para ... falar ontem ..., mas não ... encontrei em parte alguma.
a)      Mim / consigo / o
b)      Eu / com ele / lhe
c)      Mim / consigo /lhe
d)      Mim / contigo / te
e)      Eu / com ele / o

3 – Este é encargo para ... assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades entre ...
a)      Mim / eu e tu
b)      Mim / mim e tu
c)      Mim / mim e ti
d)      Eu / eu e ti
e)      Eu / mim e ti

4 – O pronome de tratamento usado para cardeais é:
a)      Vossa Santidade
b)      Vossa Magnificência
c)      Vossa Eminência
d)      Vossa Reverendíssima
e)      N.D.A.

5 – Classifique os pronomes destacados de acordo com o código:
a)      pessoal reto
b)      pessoal obliquo
c)      possessivo
d)      demonstrativo
(d) “Cesse tudo o que a Musa antiga canta...”
(d) O que sei é que te amo.
(b) Encontrei-o em casa.
(b) Não o esperava tão cedo.
(a) Ele deixou a sala apressado.
(c) Não encontrei meus amigos em parte alguma.
(d) O próprio repórter desconhecia os fatos.
(d) Achei o que procuravas.
(b) Achei-o num canto qualquer.

6 – Em: “Os que aqui se encontram almejam aprovação.”, o termo destacado é:
a)      Artigo
b)      Pronome pessoal oblíquo
c)      Pronome demonstrativo
d)      Pronome pessoal reto
e)      Pronome indefinido.

7 – Em: “Somos o que somos.”, o termo destacado é:
a)      Artigo definido
b)      Pronome pessoal oblíquo
c)      Pronome demonstrativo
d)      Pronome relativo
e)      N.D.A.

8 – Assinale a alternativa que não contenha pronomes demonstrativos.
a)      Ela própria requereu a dispensa.
b)      Não posso admitir tal comportamento.
c)      Aquilo que ouvi nem parece música.
d)      Não consigo compreender o que você fez.
e)      Certo aluno me disse que você iria.

9 – Assinale a alternativa que contenha erro no emprego do demonstrativo.
a)      Ela mesmo me afirmou que iria.
b)      Estes documentos que estão comigo são importantes.
c)      Esses documentos que estão com você são importantes.
d)      O trabalho foi feito por elas mesmas.
e)      Naquela época costumava-se dançar bolero.

10 – Assinale a alternativa em que há erro na classificação do pronome.
a)      Convidei-o para a festa. Pessoal oblíquo
b)      Não entendi o que você me falou. Pessoal obliquo.
c)      Nossos sofrimentos nos causam dano. Possessivo.
d)      Isto não se faz. Demonstrativo.
e)      Desejo-lhe boa viagem. Pessoal oblíquo.

11 – Em: “Ela mesma apresentou aquela proposta”, os termos em destaque são, respectivamente:
a)      Pronome possessivo, pronome demonstrativo
b)      Pronome demonstrativo, pronome possessivo
c)      Adjetivo, pronome demonstrativo
d)      Advérbio, adjetivo
e)      Pronome demonstrativo, pronome demonstrativo.




ATIVIDADES SOBRE: VOZ ATIVA/REFLEXIVA/PASSIVA-SINTÉTICA E ANALÍTICA- COM GABARITO

ATIVIDADES SOBRE: VOZ ATIVA/REFLEXIVA/PASSIVA-SINTÉTICA E ANALÍTICA- COM GABARITO

1 – Indique a voz verbal em cada frase de acordo com o código:
          VA – Voz Ativa  /VPS – Voz Passiva Sintética
          VR – Voz Reflexiva - VPA – Voz Passiva Analítica

a)      Assistimos a bons filmes durante o verão. ( VA )
b)      Alcançou-se finalmente o nível desejado. ( VPS )
c)       Atingiram-se os objetivos estabelecidos. ( VPS )
d)      Vários protestos foram registrados durante a cerimônia. ( VPA )
e)      O pagador de promessas flagelou-se em público. ( VR )

2 – Relacione os verbos ou locuções verbais destacadas às vozes:
       I    - ativa
       II   - passiva
       III  - reflexiva
a)      O vento sacudia as janelas fechadas. ( I )
b)      [...] João foi preso e está incomunicável. (II)
c)       [...] a polícia está prendendo todos os elementos suspeitos. (I)
d)      Ergui-me, guardei o livro, fui para a mesa onde ficara a xícara. (III) (I)
e)      Eles se olharam de relance. (III)

3 – Coloque na voz passava:
a)      Nem lhe permitiram queixas.
Queixas não lhe eram permitidos.
b)      O Ford quase o derrubou.
Ele quase foi derrubado pelo Ford.
c)       Pedro lê muitos livros todos os anos.
Muitos livros são lidos por Pedro todos os anos.
d)      Tua riqueza separou-nos para sempre.
Fomos separados para sempre por tua riqueza.
e)      A punhalada derrubou-a.
Ela foi derrubada pela punhalada.

4 – Coloque o verbo em destaque na voz passiva analítica:
a)      Quando a vaca, o motorista Plínio Sérgio tenta se desviar.
Quando a vaca é vista, o motorista Plínio tenta se desviar.
b)      Elias segurou o facão na mão.
O facão foi segurado na mão por Elias.
c)       Eles apanharão facas.
Facas serão apanhadas por eles.
d)      Compram-se livros.
Livros são comprados.
e)      Lucília faria umas batatas fritas.
Umas batatas fritas seriam feitas por Lucília.

5 – Passe os verbos em destaque da voz passiva analítica para a sintética:
a)      Os restos da vaca são colocados no chão.
Colocam-se os restos da vaca no chão.
b)      Pneus de bicicleta são recauchutados.
Recauchutam-se pneus de bicicleta.
c)       Sejam cumpridas as ordens.
Cumpram-se as ordens.
d)      O movimento era observado.
Observava-se o movimento.
e)      Bolos de aniversário são confeccionados.
Confeccionam-se bolos de aniversário.