sexta-feira, 5 de abril de 2024

GRAMÁTICA: INTERJEIÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Interjeição

        Interjeição é a palavra invariável usada para exprimir sensações, emoções e sentimentos. Exemplos: Puxa vida! Que bacana! / Oba! Como minha pipa subiu!

        As interjeições podem expressar sentimentos e emoções variadas:

Alegria: ah! Oh! Oba!

Advertência: cuidado! Atenção! Calma!

Animação: coragem! Avante! Eia! Vamos!

Aplauso: bravo! Bis! Mais um!

Alívio: ufa! Arre!

Chamamento: oi! Ô! Olá! Psit!

Desejo: oxalá! Tomara! Quem me dera!

Dor: ai! Ui!

Espanto: puxa! Oh! Xi! Uai! Ué!

Silêncio: psiu! Silêncio! Quieto!

Terror, medo: uh! Caramba! Que horror!

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        Quando a interjeição é expressa por mais de uma palavra recebe o nome de locução interjetiva. Exemplos: puxa vida! ora bolas! credo!

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe as interjeições e classifique-as.

a)   Cuidado! Não saia sozinho. Advertência.

b)   Caramba! Mas que cara legal. Terror/medo.

c)   Ufa! Mas que calor. Alívio.

d)   Psiu! Não faça barulho. Silêncio.

e)   Oxalá! Que você seja aprovado. Desejo.

f)     Bravo! Você é o máximo! Aplauso.

g)   Oba! Que delícia de sorvete. Alegria.

02 – Escolha no quadro a interjeição adequada para completar as frases.

        Avante! Olá! Ui! Bis! Oh! Ué!

a)   Ué! Como você engordou.

b)   Ui! Não aguento mais a dor.

c)   Avante! Siga em frente.

d)   Oh! Que alegria em vê-lo.

e)   Olá! Por onde você andava.

f)     Bis! Gostei muito da canção.

03 – Organize frases com as locuções interjetivas abaixo.

a)   Puxa vida! resposta pessoal do aluno.

b)   Ora bolas! resposta pessoal do aluno.

 

 

GRAMÁTICA: TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO - SUJEITO E PREDICADO - COM GABARITO

 Gramática: Termos essenciais da oração – Sujeito e Predicado

        São termos essenciais da oração: sujeito e predicado.

        Sujeito: é o ser do qual se diz alguma coisa.

        Para conhecer o sujeito de uma oração, pergunta-se ao verbo: “quem?” ou “o quê?”.

        A resposta será sempre o sujeito. Exemplo: O cachorro mordeu o garoto.

        Pergunta: quem mordeu o garoto?

        Resposta: o cachorro (sujeito).

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpzo4LggpGU08jQjF5tNAQkYoFjX5ShMJI_peTFN49NKNH_Ek-77IEwRBi0W9Bk6ZYxyC99jujsfu9JjPBpRtQQjffdhZA_6nVmZIeKpFdBKh8BkGQujBvPCnKqj-5c0Q_S8O3YGCgfVldEa2l6FLr1q1z9_FynN54jU058OzzyXl0b7sJpL3x8pzfwYM/s320/SUJEITO.jpg


        Núcleo do sujeito é a palavra mais importante do sujeito. Exemplo: Meu cachorro é manso.

        Sujeito: meu cachorro.

        Núcleo do sujeito: cachorro.

        O núcleo do sujeito pode ser representado por um substantivo ou por um pronome.

        O sujeito de uma oração pode ser classificado em:

        Simples – quando apresenta apenas um núcleo. Exemplo: Eliana viajou.

        Composto – quando apresenta mais de um núcleo. Exemplo: Eliana e Márcia viajaram.

        Oculto – quando não vem expresso na oração, mas pode ser identificado pela terminação do verbo. Exemplo: Viajamos de carro. (nós).

        Predicado: é o que se declara do sujeito. Exemplo: Meu gato comeu a carne moída. Meu gato: sujeito. Comeu a carne moída: predicado.

        O que meu gato fez? – comeu a carne moída. É o Predicado.

        Comeu é o núcleo do predicado.

        O núcleo do predicado é o verbo, a parte mais importante do predicado.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe o sujeito das orações.

a)   Marcos colheu as flores.

b)   Foi oferecido uma festa a Lia.

c)   Vicente viajou com a turma.

d)   Ele ganhou uma bicicleta.

e)   Nós ganhamos o jogo.

f)     Na festa, eu me diverti.

g)   Maria e Ana são boas amigas.

h)   Vocês querem sorvete?

02 – Leia as orações e complete de acordo com o modelo.

        Jorge brinca no parquinho.

        Sujeito: Jorge. Predicado: brinca no parquinho.

a)   Nós viajaremos cedo.

Sujeito: nós. Predicado: viajaremos cedo.

b)   Viviane e Carla são amiguinhas.

Sujeito: Viviane e Carla. Predicado: são amiguinhas.

c)   O médico, a enfermeira e o paciente estão no hospital.

Sujeito: O médico, a enfermeira e o paciente. Predicado: estão no hospital.

d)   Eles conversam muito.

Sujeito: eles. Predicado: conversam muito.

e)   Trabalha muito a professora.

Sujeito: a professora. Predicado: trabalha muito.

03 – Encontre um sujeito para as orações.

a)   Ela/ele/Vera vai à festa com mamãe.

b)   Nós gostamos de maçã.

c)   José e Maria gostam de titia.

d)   Eles viajarão cedo.

e)   Marcos e Carlos são colegas.

04 – Complete as orações com um predicado adequado.

a)   Os alunos: resposta pessoal do aluno.

b)   O cão: resposta pessoal do aluno.

c)   Pai e filho: resposta pessoal do aluno.

05 – Sublinhe o núcleo do sujeito nas orações abaixo.

a)   Aquele garoto é legal.

b)   Meu gatinho fugiu.

c)   Todos os cadernos estão usados.

d)   Aquela maçã está doce.

e)   Os dois gatos estão alegres.

f)     Os seus olhos estão inflamados.

06 – Pinte de vermelho o sujeito e de amarelo o predicado das seguintes orações.

a)   Eu estou muito alegre.

b)   O boi e a vaca são úteis ao homem.

c)   Meu avô é médico.

d)   Nós fizemos um lindo desenho.

e)   André e Daniel compraram uma linda bicicleta.

f)     Beberam o suco de laranja.

07 – Marque o núcleo do predicado, das frases abaixo.

a)   Marta viajou com Maria.

b)   Vera gosta de sorvete de coco.

c)   Ricardo vendeu os biscoitos.

d)   Trabalhei dia todo.

e)   Eles compraram o leite.

f)     Lia comprou a bolsa.

ORTOGRAFIA: POR QUE - POR QUÊ - PORQUE - COM GABARITO

 Ortografia: Por que – Por quê – Porque

        Usamos:

        Por que: no início de frases interrogativas.

        Por quê: isolado no final de frases interrogativas.

        Porque: para dar uma explicação, uma causa.

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Entendendo a ortografia:

01 – Complete as frases, usando corretamente por que, por quê ou porque.

a)   Você está triste porque não estudou.

b)   Por que você não foi à festa? 

        c)   Você está muito alegre, por quê

       d)   Eliana chegou tarde porque houve engarrafamento. 

       e)   Você ainda não almoçou. Por quê

        f)     Por que Vera está tão alegre?

02 – Crie frases, usando:

a)   Por que: resposta pessoal do aluno.

b)   Por quê: resposta pessoal do aluno.

c)   Porque: resposta pessoal do aluno.

03 – Analise morfologicamente os termos da oração abaixo.

        Eles não compareceram à nossa festinha.

Eles: dissílaba, paroxítona, pronome pessoal do caso reto, 3ª pessoa do plural.

Não: monossílabo tônica, advérbio de negação, palavra invariável.

Compareceram: polissílaba, paroxítona, verbo comparecer, 2ª conjugação, 3ª pessoa do plural, pretérito perfeito.

À: monossílabo tônico, junção da preposição a com o artigo definido a.

Nossa: dissílaba, paroxítona, pronome possessivo, feminino, singular.

Festinha: trissílaba, paroxítona, substantivo comum, diminutivo, feminino, singular.

04 – Relacione corretamente.

A – Por que.

B – Por quê.

C – Porque.

(A) Por que você não telefonou?

(C) Vamos sentar, porque a peça já vai começar.

(B) Joana chorou. Por quê?

(B) Neide está feliz. Por quê?

domingo, 31 de março de 2024

GRAMÁTICA: VERBOS IRREGULARES: DIZER - PÔR - IR - COM GABARITO

 Gramática: Verbos irregulares: Dizer – Pôr – Ir

        Quando conjugamos os verbos cantar (1ª conjugação), vender (2ª conjugação) e partir (3ª conjugação) apresentamos um modelo de conjugação sem alterações nos radicais e nas terminações, válidas para a maioria dos verbos.

        Esses verbos que seguem aqueles modelos de conjugações, que não apresentam alterações nos radicais e nas terminações, são chamados verbos regulares.

        Verbos irregulares são aqueles que apresentam alterações no radical ou nas terminações, ou nos dois ao mesmo tempo, não seguindo o modelo de conjugação.

        Exemplos: dar, poder, fazer, ir, dizer, ler, querer, perder, ouvir, saber, pôr.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzEtv1OYgxwq9rqNZuNLZ59pvyzQKxT-z65ox1wklQ_pB-ZklbTxznNrfkGwyub2z1uC9PHvKZJPhSwIzjF_cMAhzgcsw1Dx8doKY2ndbLRHRZucni6bnB4kJSOcfd_3CbC87fN729Wv8JhsuUrXcinYLxU-Ir3E8BasSVGWHmhPTQfJexfDtzN7QFvoU/s1600/VERBOS.jpg

        Para saber se o verbo é regular ou irregular, devemos compará-lo com o verbo modelo da sua conjugação nos tempos presente ou pretérito perfeito do indicativo.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe os verbos regulares e pinte os irregulares.

a)   Papai deu um presente à professora.

b)   Vera comprou os lápis e fez as pontas.

c)   Ela sabe perder, mas ele saiu triste.

d)   Vou dizer tudo o que aprendi na sala.

e)   Nós ouvimos tudo o que elas falaram.

f)     Mamãe pôs a casa em ordem e viajou.

02 – Complete as frases com o verbo pôr no presente do indicativo.

a)   Eu ponho as compras no carrinho.

b)   Eles põem os doces na geladeira.

c)   Nós pomos os ovos na cesta.

d)   Tu pões os brinquedos na caixa.

e)   Vós pondes o bolo no forno.

f)     Você põe o livro na mesa.

03 – Reescreva as frases, passando os verbos para o futuro do presente.

a)   Eu compus a música.

Eu comporei a música.

b)   Tu puseste a sacola na cadeira.

Tu porás a sacola na cadeira.

c)   Ele pôs a mesa.

Ele porá a mesa.

d)   Elas põem os lápis na caixa.

Elas porão os lápis na caixa.

e)   Você dispõe de tempo.

Você disporá de tempo.

f)     Nós pusemos os livros na sacola.

Nós poremos os livros na sacola.

04 – Escreva a pessoa e o tempo dos verbos destacados.

a)   Iremos ao cinema: 1ª pessoa do plural, futuro do presente.

b)   Vamos passear no parque: 1ª pessoa do plural, presente do indicativo.

c)   Disseram tudo que sabiam: 3ª pessoa do plural, pretérito perfeito/pretérito mais-que-perfeito.

d)   Iríamos ao circo com Zeca: 1ª pessoa do plural, futuro do pretérito.

e)   Faremos todo o enxoval: 1ª pessoa do plural, futuro do presente.

05 – Escreva os verbos na pessoa e no tempo pedidos.

Fazer – 3ª pessoa do plural, pretérito perfeito: fizeram.

Ir – 1ª pessoa do plural, futuro do presente: iremos.

Pôr – 1ª pessoa do plural, presente do indicativo: pomos.

Dizer – 3ª pessoa do singular, pretérito mais-que-perfeito: dissera.

Ir – 2ª pessoa do singular, futuro do pretérito: irias.

Pôr – 1ª pessoa do singular, pretérito imperfeito: punha.