terça-feira, 23 de janeiro de 2018

FÁBULA: A VOLTA DO PÁSSARO ENCANTADO - RUBEM ALVES - COM GABARITO

FÁBULA:  A VOLTA DO PÁSSARO ENCANTADO
                    RUBEM ALVES     

    Um dia ele voltou. Mas estava diferente.
        Triste.
     “--- Você mudou”, disse a Menina!
     “--- Eu sei”, ele respondeu. “Perdi a alegria. Não mais tenho vontade de voar!”
   “--- Como foi que isto aconteceu?”, perguntou a Menina.
  “--- Estou velho. Não sou como era...”, ele respondeu.
    “--- Quem lhe contou isto?”
   “--- O ESPELHO...”
        Com estas palavras, o Pássaro tirou de dentro de suas penas um espelho de ouro e começou a contemplar o seu rosto.
         “--- Não me lembro deste espelho”, disse a Menina.
         “--- Foi presente de alguém! Deixado à minha porta”, explicou o Pássaro.
         Como seu Pássaro! A Menina pensou. Ela nunca o havia visto se olhando num espelho. Seus olhos estavam sempre cheios de mundos, de montanhas e campos nevados, florestas e mares... Tão cheios de mundos que não havia neles lugar para sua própria imagem. Mas agora era como se os mundos não mais existissem. Os olhos de Pássaro estavam cheios do seu próprio reflexo. A Menina percebeu que seu Pássaro fora enfeitiçado. Com certeza alguém, com inveja, como a madrasta da Branca de Neve. E que instrumento mais terrível para o feitiço que um espelho? Mais terrível que as gaiolas. De dentro das gaiolas todos devem sair. Mas dentro dos espelhos todos querem ficar.
        A Menina se entristeceu... E jurou que tudo faria para quebrar qualquer feitiço.
        Mas de feitiços ela nada entendia. Procurou então os conselhos de um velho mago, que lhe revelou o segredo do poder de todos os bruxedos.
         “--- Uma pessoa fica enfeitiçada quando se torna incapaz de amar. E, para isto, não existe nada mais forte que um espelho. O espelho faz com que as pessoas só se vejam a si mesmas. E quem só vê o próprio reflexo não consegue amar. Adoece e morre. Narciso morreu assim, enfeitiçado por sua própria beleza, refletida na água da fonte. E foi a beleza da madrasta da Branca de Neve, refletida no espelho, que a transformou de mulher linda em bruxa horrenda!”.
        Contra o feitiço do espelho existe um só remédio: é preciso redescobrir o amor. Ficar de novo apaixonado! Somente o amor tem poder suficiente para arrancar as pessoas de dentro da armadilha do espelho. Mas não há receitas... Somente quem ama a pessoa enfeitiçada pode salvá-la! ...”
         Muito longe dali, o Pássaro se olhava no espelho e chorava os sinais do tempo gravados no seu rosto, e a única coisa que via era a sua própria imagem.
        De repente, entretanto, algo passou, bem no fundo da sua alma. Como se fosse um Vento leve, bem leve; ou um raio de sol crepuscular; uma pequena chama de fogueira no frio das montanhas; um sonho bonito, em meio à noite... E ele se lembrou da Menina. Onde estaria ela? Deixou sobre a mesa o espelho e saiu em “busca das marcas da sua Ausência”, no perfume das flores, no gosto dos frutos, no quarto vazio...
         Havia, por todos os lugares, a presença da sua Ausência. E naquele corpo, por tanto morto dentro do espelho, o Desejo cresceu, o rosto sorriu, as asas se abriram e o que era pesado voou...
         Ressuscitou...
         E cada um deles partiu, ignorando o que o outro fazia, em busca do reencontro...
         O feitiço fora quebrado.
         Estavam apaixonados.
         Voavam leves, ao Vento, com asas de saudade...
         E ambos traziam, no brilho dos olhos, os sinais da juventude eterna, que os anos não conseguem apagar... Porque os que estão apaixonados não envelhecem, jamais...

      ALVES, Rubem. A Volta do Pássaro Encantado. São Paulo: Paulus, 1989.

Entendendo o texto:
01 – Por que o Pássaro voltou triste?
       Porque estava se sentindo velho.

02 – Segundo a Menina, “os olhos do Pássaro estavam cheios do seu próprio reflexo”. O que ela quis dizer?
         O Pássaro via apenas o seu próprio reflexo; totalmente preso à sua imagem, ele não conseguiu enxergar nada além de si próprio.

03 – Narciso é um personagem da mitologia que ficou encantado ao ver seu reflexo na água. A madrasta da Branca de Neve é também uma personagem conhecida. Por que são mencionados no texto?
       Para dar exemplos do que é afirmado pelo mago: “E quem só vê o próprio reflexo não consegue amar.”

04 – Por que, segundo o texto, o espelho é o mais terrível instrumento para o feitiço?
       Porque isola a pessoa, torna-a justamente “cheia de si mesma”. Torna-a incapaz de amar.

05 – Por que as pessoas enfeitiçadas não conseguem amar?
       Elas só se preocupam consigo mesmas, com sua beleza ou felicidade, por isso são incapazes de sair de seu mundo pessoal, para conhecer e amar o outro.

06 – Como é possível vencer a armadilha do espelho?
       Descobrindo novamente o amor, pois só assim a pessoa enfeitiçada se esquece de si própria para se dedicar também ao ser amado.

07 – O que fez o Pássaro abandonar o espelho?
       A lembrança da Menina, que provocou saudades e o abrigou a sair à sua procura.

08 – Explique por que a Menina havia deixado “por todos os lugares a presença da sua Ausência”.
       Agora que a Menina estava distante, tudo que se relacionava a ela, como o perfume das flores, o gosto dos frutos e o quarto vazio, tornava forte a sua lembrança.

09 – Como o feitiço finalmente foi quebrado?

       Quando ele sentiu saudade da Menina esqueceu-se de si mesmo para amar o outro e não a si próprio. Por fim, o encanto do Pássaro com a Menina voltou.

3 comentários: