quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A CRUZ E A ESPADA - RPM - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música(Atividades): A Cruz E A Espada
                                                 

Havia um tempo em que eu vivia
Um sentimento quase infantil
Havia o medo e a timidez
Todo um lado que você nunca viu

Agora eu vejo
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo
E o meu desejo se perdeu de mim

E agora eu ando correndo tanto
Procurando aquele novo lugar
Aquela festa o que me resta
Encontrar alguém legal pra ficar

Agora eu vejo
Aquele beijo era mesmo o fim
Era o começo
E o meu desejo se perdeu de mim

E agora é tarde, acordo tarde
Do meu lado alguém que eu nem conhecia
Outra criança adulterada
Pelos anos que a pintura escondia

Agora eu vejo
Aquele beijo era o fim, era o fim
Era o começo
E o meu desejo se perdeu de mim.

Agora eu vejo
Aquele beijo era o fim, era o fim
Era o começo
E o meu desejo se perdeu de mim.

Entendendo a canção:

01 – De que se trata a letra desta canção?
      É uma música que trata-se de quem não tem um grande futuro. Da grande geração perdida de meninos e meninas.

02 – Qual o título da canção? Qual o compositor? Quem canta?
      A Cruz e a Espada. Composição de Paulo Ricardo e de Luiz Shiavon. Cantada por RPM.

03 – Por que a canção fala do medo, da timidez e de um lado que nunca viu?
      Fala do trabalho que os meninos e meninas dão aos pais, e até mesmo as autoridades, que muitas vezes não sabem nem dos seus paradeiros. Por outro lado, fala do vazio de uma vida de prazeres momentâneos, que logo somem e transformam em depressão.

04 – Na terceira estrofe, qual a mensagem que nos traz em relação a esse sentimento?
      Fala da vida após a sua transformação, de uma boa pessoa, em um grande rebelde com ou sem causa.

05 – Nos versos: “Aquela festa o que me resta / Encontrar alguém legal pra ficar.”, o que se pode entender?
      Que a pessoa está desesperado em abandonar a vida ruim e amargurada que entrou, e está à procura de alguém que a entenda e ajude a deixar esta vida.

06 – Na quinta estrofe temos:
a)   “E agora é tarde, acordo tarde”.
É tarde para tentar mudar de vida.

b)   Do meu lado alguém que eu nem conhecia”.
Refere-se ao acordar do lado de uma pessoa que não sabe quem é, depois de uma noite de sexo só para satisfazer seu desejo.

c)   “Outra criança adulterada”.
Quer dizer que é mais um jovem perdido, que não deveria estar ali.

d)   “Pelos anos que a pintura escondia”.
Mais uma criança escondida atrás da maquiagem pesada e vulgar, para disfarçar a idade.

07 – O que se entende no refrão da canção?
      Que o beijo recebido faz referência a um fato que deu fim a uma etapa da vida e início de outra, onde o desejo e os instintos eram mais importantes do que tudo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário