sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MUSICA(ATIVIDADES): DIÁSPORA(DRAMA DOS REFUGIADOS) - TRIBALISTAS - COM GABARITO

Música(Atividades): Diáspora
              Tribalistas

Acalmou a tormenta
Pereceram
Os que a estes mares ontem se arriscaram
E vivem os que por um amor tremeram
E dos céus os destinos esperaram

Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Como os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu...

Atravessamos pro outro lado
No rio vermelho do mar sagrado
Os center shoppings
Superlotados
De retirantes refugiados

You, where are you?
Where are you?
Where are you?

Onde está
Meu irmão
Sem irmã
O meu filho sem pai

Minha mãe
Sem avó
Dando a mão pra ninguém

Sem lugar
Pra ficar
Os meninos sem paz

Onde estás
Meu senhor
Onde estás?
Onde estás?

Deus Ó Deus onde estás
Que não respondes
Em que mundo em qu'estrela tu t'escondes
Embuçado nos céus

Há dois mil anos te mandei meu grito
Que embalde desde então corre o infinito
Onde estás senhor Deus

Atravessamos o mar Egeu
O barco cheio de fariseus
Com os cubanos, sírios, ciganos
Como romanos sem Coliseu

Atravessamos pro outro lado
No rio vermelho do mar sagrado
Os center shoppings
Superlotados
De retirantes refugiados

You, where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?

Onde está
Meu irmão
Sem irmã
O meu filho sem pai

Minha mãe
Sem avó
Dando a mão pra ninguém

Sem lugar
Pra ficar
Os meninos sem paz

Onde estás
Meu senhor
Onde estás?
Onde estás?

Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
Where are you?
                 Arnaldo Antunes / Carlinhos Brown / Marisa Monte

Entendendo a canção:
01 – Que tema é abordado nesta canção?
      O drama dos refugiados, que atravessam a história, ou seja, a questão das migrações no mundo.

02 – Nos versos:
      “Atravessamos o mar Egeu
       O barco cheio de fariseus
       Como os cubanos, sírios, ciganos
       Como romanos sem Coliseu...

       Atravessamos pro outro lado
       No rio vermelho do mar sagrado
       Os center shoppings
       Superlotados
       De retirantes refugiados.”

Aqui fica nítida que preocupação?
      Preocupação com um dos maiores dramas do mundo contemporâneo: a diáspora moderna. Os casos citados são exemplos polêmicos.

03 – No entanto, a canção não se trata de uma comparação simplista entre Cuba (rio vermelho / center shoppings) e Síria (mar sagrado / superlotados), pois a ação se centra em que?
      Nos desencontros e na separação de pessoas promovida por forças externas aos que sentem a necessidade de fugir.

04 – Que análise podemos fazer da segunda estrofe?
      Que vivemos num mundo onde o indivíduo é abandonado a própria sorte, a conexão com o universo (Deus) é a forma de busca de conforto existencial em uma situação limite.

05 – Antunes cita um trecho de vozes d’África de Castro Alves na canção com que intensão?
      “Deus Ó Deus onde estás
       Que não respondes
       Em que mundo em qu'estrela tu t'escondes
       Embuçado nos céus


       Há dois mil anos te mandei meu grito
       Que embalde desde então corre o infinito
       Onde estás senhor Deus.”
      De dar maior historicidade para o drama dos refugiados ao trazer a própria realidade brasileira para este contexto.

06 – Como é sintetizado o significado de diáspora?
      Como a dispersão de povos, por motivos políticos ou religiosos, mostrando um mundo com fronteiras.

07 – Análise geograficamente a letra da canção.
      Os trechos se referem ao atual estado que estão países com problemas políticos e religiosos, e que para sair desse territórios conflituosos, principalmente aos asiáticos partindo para Europa (Mar Egeu), e consequentemente perdendo membros da família em busca de oportunidades num outro lugar para um novo recomeço.





4 comentários:

  1. Obrigada pela análise! Me ajudou muito!

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  2. O que significa atravessar o mar egeu nessa música

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  3. Qual crítica a música faz em relação a estrofe abaixo?“Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?Em que mundo, em qu'estrela tu t'escondesEmbuçado nos céus?Há dois mil anos te mandei meu gritoQue embalde...”

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