segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEXTO: RIO 450 - IMPÉRIO: SEGREDOS DE UM TRIÂNGULO AMOROSO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


TEXTO- RIO 450 – IMPÉRIO: SEGREDOS DE UM TRIÂNGULO AMOROSO

        Baronesa de Sorocaba 

      Em 1827, a nobre Maria Benedita de Canto e Melo passava em sua carruagem na Ladeira da Glória quando foi atacada a tiros. A baronesa de Sorocaba escapou ilesa, mas por toda a corte espalhou-se a história de que a mandante do atentado seria a irmã da vítima, Domitila de Canto e Melo, a marquesa de Santos, amante oficial de D. Pedro I. O motivo? Ciúme. 
          Este caso extraconjugal era tratado com um pouco mais de discrição por D. Pedro, que costumava dar algumas “escapadelas” para encontrar Maria Benedita. 
         Um dos truques do galanteador, dizem, era aproveitar as idas constantes ao Outeiro da Glória como desculpa para visitar Benedita, que vivia num casarão próximo à igreja. Arqueólogas que trabalhavam nas escavações de um terreno no entorno da Villa Aymoré encontraram, entre os achados do passado, um trecho do antigo caminho privativo que ligava o casarão da baronesa ao outeiro. Feito de calçamento pé de moleque, ele ainda guardava alguns dos furos usados para apoiar as tochas e estava em ótimo estado de conservação. 
         — Fizemos vários achados, num volume de cerca de 30 mil peças, com vestígios do século XVIII ao século XX. E um dos que mais nos surpreenderam foi este caminho, que estava atrás de onde estão as casas da Villa Aymoré. É um sítio arqueológico constituído por uma estrutura de caminho de pedra de mão, com cerca de cem metros, que . Estava muito bem preservado, apesar dos anos de abandono. Era o caminho privativo que a baronesa fazia para ir à igreja. Dizem que D. Pedro vinha frequentemente à igreja da Glória e depois passava para visitar a baronesa usando o atalho – diz a arqueóloga Jackeline de Macedo, que desde 2010 trabalha no monitoramento da área junto com a arqueóloga Ana Cristina de Oliveira Sampaio.
                               (Jornal O Globo – 24/5/2015 – Simone Cândida).

Após a leitura atenta do Texto, realize as questões propostas.

1ª QUESTÃO: A baronesa de Sorocaba foi atacada a tiros. Marque a opção que melhor explica o fato acima:
       A – ( ) Porque ela foi vítima de um assalto.
       B – ( ) Porque ela passou por um lugar que não era permitido.
       C – (X) Porque ela foi vítima de ciúmes.
       D – ( ) Porque queimaram o seu título de nobreza “baronesa”.
      E – ( ) Porque, naquela época, era comum as carruagens serem atacadas. 

2ª QUESTÃO: “Era o caminho privativo que a baronesa fazia para ir à igreja.” A palavra destacada na frase acima pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
       A – ( ) público.
       B – ( ) coletivo.
       C – ( ) próximo.
       D – ( ) longe.
       E – (X) exclusivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário