Música(Atividades): Era Um
Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones
Engenheiros do Hawaii
Era um garoto que como eu
Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo sempre a cantar
As coisas lindas da América
Não era belo, mas mesmo assim
Havia mil garotas afim
Cantava help and ticket to ride
Oh! Lady Jane e yesterday
Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na américa
Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá
Ra-tá-tá tá-tá, ra-tá-tá tá-tá
Era um garoto que como eu
Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo, mas acabou
Fazendo a guerra no Vietnã
Cabelos longos não usa mais
Não toca a sua guitarra e sim
Um instrumento que sempre dá
A mesma nota, ra-tá-tá-tá.
Entendendo a canção:
01 – Como nos apresenta a letra dessa canção?
Nos
apresenta um momento histórico marcante para a história do Estados Unidos.
02 – Durante o período da
guerra muitas “tribos” nasceram nos EUA, podemos perceber isto através do
verso: “Cantava viva à liberdade”, quem eram esses jovens?
Os jovens dessa
época se apegavam muito no pensamento de amor livre tendo como slogan do
movimento Hippie a frase “Paz e Amor”.
03 – Na quarta estrofe,
devido as baixas no exército norte americano muitos jovens foram convocados
para lutarem no Vietnã, através de cartas. O que aconteceu na vida destes
jovens?
A mudança de vida foi radical para estes
jovens, saíram do conforto de suas casas e da segurança do EUA, para lutarem na
selva.
04 – Quais foram as consequências do conflito citadas na
música?
A Guerra do
Vietnã trouxe grandes consequências para a vida desses jovens muitos morreram
na guerra e os que regressavam para os EUA estavam mutilados ou
psicologicamente afetados pelos horrores da guerra.
05 – Na quinta estrofe há
uma representação dos barulhos das armas utilizadas na guerra. Que figura
fonética é esta?
Onomatopeia
repetitivas para representar os sons de uma guerra.
06 – Qual o número de
soldados norte-americanos mortos no Vietnã?
Gira em torno de 58.203 mortos.
07 – Nos versos: “Cabelos
longos / não usa mais / Nem toca a sua / Guitarra e sim / Um instrumento.” Do
que se trata estes versos?
Ao ingressarem no exército os jovens
tinha seus cabelos raspados e aprendiam a utilizar armamentos como fuzis,
metralhadoras, submetralhadoras, etc.
08 – Em que período ocorreu
a Guerra do Vietnã? Quais eram as bandas que estavam no auge do sucesso?
Ocorreu entre os anos de 1955 e 1975; as
bandas Beatles e Rolling Stones estavam fazendo muito sucesso, principalmente
nos EUA.
09 – Qual a crítica da
música ao conflito?
É um repúdio à presença norte-americana
na Guerra do Vietnã, descrita pela insensatez desta guerra que sufocava o sonho
de liberdade da revolução cultural dos anos 60 e destruía uma nação de
camponeses pobres – o Vietnã.
10 – A música tem diversas
manifestações na sociedade, e os artistas compõem canções, muitas vezes, com
objetivos políticos ou simplesmente como forma de protesto. A canção
apresentada contém referências à Guerra do Vietnã e protesta contra a:
a)
Violência das guerras, que provocam sequelas
na produção cultural da sociedade.
b)
Opressão das grandes potências
militares mundiais a países pequenos, como o Vietnã.
c)
Fugacidade do tempo, que acaba tornando
violentas até mesmo as pessoas mais sensíveis.
d)
Banalidade dos conflitos armados, que afastam
as pessoas de seus sonhos.
e)
Liberdade artística de que se aproveitam as
pessoas sem talento para a música.
Olá.Uma boa análise seria da música Toda Forma de Poder. Dá para muitos alunos compreenderem a questão tanto sociologicamente, quanto linguisticamente.
ResponderExcluir