segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): ERA UM GAROTO QUE COMO EU AMAVA OS BEATLES E OS ROLLING STONES - COM GABARITO

Música(Atividades): Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones

                                                              Engenheiros do Hawaii
Era um garoto que como eu
Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo sempre a cantar
As coisas lindas da América

Não era belo, mas mesmo assim
Havia mil garotas afim
Cantava help and ticket to ride
Oh! Lady Jane e yesterday

Cantava viva à liberdade
Mas uma carta sem esperar
Da sua guitarra, o separou
Fora chamado na américa

Stop! Com Rolling Stones
Stop! Com Beatles songs
Mandado foi ao Vietnã
Lutar com vietcongs

Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá, tatá-rá tá tá
Ratá-tá tá tá

Ra-tá-tá tá-tá, ra-tá-tá tá-tá

Era um garoto que como eu
Amava os Beatles e os Rolling Stones
Girava o mundo, mas acabou
Fazendo a guerra no Vietnã

Cabelos longos não usa mais
Não toca a sua guitarra e sim
Um instrumento que sempre dá
A mesma nota, ra-tá-tá-tá.

Entendendo a canção:
01 – Como nos apresenta a letra dessa canção?
      Nos apresenta um momento histórico marcante para a história do Estados Unidos.

02 – Durante o período da guerra muitas “tribos” nasceram nos EUA, podemos perceber isto através do verso: “Cantava viva à liberdade”, quem eram esses jovens?
      Os jovens dessa época se apegavam muito no pensamento de amor livre tendo como slogan do movimento Hippie a frase “Paz e Amor”.

03 – Na quarta estrofe, devido as baixas no exército norte americano muitos jovens foram convocados para lutarem no Vietnã, através de cartas. O que aconteceu na vida destes jovens?
      A mudança de vida foi radical para estes jovens, saíram do conforto de suas casas e da segurança do EUA, para lutarem na selva.

04 – Quais foram as consequências do conflito citadas na música?
      A Guerra do Vietnã trouxe grandes consequências para a vida desses jovens muitos morreram na guerra e os que regressavam para os EUA estavam mutilados ou psicologicamente afetados pelos horrores da guerra.

05 – Na quinta estrofe há uma representação dos barulhos das armas utilizadas na guerra. Que figura fonética é esta?
      Onomatopeia repetitivas para representar os sons de uma guerra.

06 – Qual o número de soldados norte-americanos mortos no Vietnã?
      Gira em torno de 58.203 mortos.

07 – Nos versos: “Cabelos longos / não usa mais / Nem toca a sua / Guitarra e sim / Um instrumento.” Do que se trata estes versos?
      Ao ingressarem no exército os jovens tinha seus cabelos raspados e aprendiam a utilizar armamentos como fuzis, metralhadoras, submetralhadoras, etc.

08 – Em que período ocorreu a Guerra do Vietnã? Quais eram as bandas que estavam no auge do sucesso?
      Ocorreu entre os anos de 1955 e 1975; as bandas Beatles e Rolling Stones estavam fazendo muito sucesso, principalmente nos EUA.

09 – Qual a crítica da música ao conflito?
      É um repúdio à presença norte-americana na Guerra do Vietnã, descrita pela insensatez desta guerra que sufocava o sonho de liberdade da revolução cultural dos anos 60 e destruía uma nação de camponeses pobres – o Vietnã.

10 – A música tem diversas manifestações na sociedade, e os artistas compõem canções, muitas vezes, com objetivos políticos ou simplesmente como forma de protesto. A canção apresentada contém referências à Guerra do Vietnã e protesta contra a:
a)   Violência das guerras, que provocam sequelas na produção cultural da sociedade.
b)   Opressão das grandes potências militares mundiais a países pequenos, como o Vietnã.
c)   Fugacidade do tempo, que acaba tornando violentas até mesmo as pessoas mais sensíveis.
d)   Banalidade dos conflitos armados, que afastam as pessoas de seus sonhos.
e)   Liberdade artística de que se aproveitam as pessoas sem talento para a música.




Um comentário:

  1. Olá.Uma boa análise seria da música Toda Forma de Poder. Dá para muitos alunos compreenderem a questão tanto sociologicamente, quanto linguisticamente.

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