quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TEXTO: VIVER, TAMBÉM É PRECISO - ILUSTRAÇÃO: ALCY - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto: VIVER, também é preciso

        Horas extras, segundo pesquisas, fazem mal à saúde

        Grande parte dos trabalhadores brasileiros faz horas extras. Pesquisas demonstram que os patrões lucram com isso; os trabalhadores concordam e aproveitam para melhorar sua renda mensal. Apesar disso, a longo prazo todos saem perdendo.

        Aumento do trabalho

        Nos últimos vinte anos, as exigências de produção tornaram o trabalho mais rápido, cansativo e estressante. Isso porque eliminaram o tempo livre, criaram o trabalhador multifuncional e polivalente, e aumentaram significativamente o desgaste mental. Trabalhar acima dos nossos limites significa sofrimento psíquico, estresse e, por fim, adoecimento.

        Jornada prolongada

        Para uma simples jornada de trabalho oficial de 40 ou 44 horas semanais, como já acontece em muitas empresas, os problemas de fadiga e estresse já têm provocado um alto índice de adoecimento. Fazer horas extras é arriscar ainda mais a saúde, pois duas horas extras não significam um desgaste de apenas duas horas a mais de trabalho.

        Uma bomba-relógio

        Trabalhar duas horas extras no final da jornada significa um desgaste enorme. É fácil entender a razão: imagine um atleta ter de correr mais 8 Km ao final dos 42 Km de uma maratona. Pois é exatamente isso que você faz quando trabalha mais duas horas ao final das suas 8 horas normais. Ou trabalha no seu dia de descanso após uma semana inteira exaustiva. Além disso, você perde o tempo que teria para fazer outras coisas como descansar, passear, estudar, namorar, ou simplesmente pensar na sua vida. Ca entre nós, você já pensou nisso?
                                                   Extraído do site: www.smabc.org.br.
Entendendo o texto:

01 – Qual é o título do texto?
      Viver, também é preciso.

02 – Quem lucra com as horas extras? E por que os trabalhadores fazem a horas extras?
      De acordo com a pesquisa, é o patrão. Para poder complementar a renda mensal.

03 - Nos últimos vinte anos, as exigências de produção tornaram o trabalho mais rápido, cansativo e estressante, por que isso acontece?
      Isso porque eliminaram o tempo livre, criaram o trabalhador multifuncional e polivalente, e aumentaram significativamente o desgaste mental.

04 – Quais as consequências que traz o trabalho acima das nossos limites?
      Nos traz o sofrimento psíquico, estresse, e por fim, o adoecimento.

05 – Com a jornada de trabalho oficial, já existe os problemas de fadiga e estresse que provoca o adoecimento. O que acontece quando fazemos a horas extras?
      Aumenta o risco a saúde, e quanto mais horas extras, pior.

06 – De acordo com o texto, se fizer duas horas extras por dia, significa um desgaste enorme. Qual o nome dado pelo texto?
      Uma bomba-relógio.

07 – Quando se faz horas extras após às 08 horas normais ou trabalho no dia do descanso. Quais as perdas que temos, de acordo com o texto?
      Perdemos: de descansar, de passear com a família, de estudar, de namorar ou simplesmente pensar na vida.

08 – Você como trabalhador, faria horas extras?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Após ler o texto, por que você acha que horas extra, fazem mal à saúde?
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário