TEXTO: MUITO COMPETENTE EM COISAS SEM
IMPORTÂNCIA
Um presidente de empresa, falando sobre
um funcionário, disse: “Ele é muito competente em coisas sem importância. É
pena que nas coisas realmente importantes ele não seja competente.”
Conheci uma diretora de marketing que
tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação”.
E de marketing? E de pesquisa? E de
mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para sua função, não faziam
seus olhos brilharem.
Esse
é um problema recorrente nas organizações. Desde vendedores que criticam tudo
na empresa - mas não visitam clientes,
não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas -até motoristas muito
competentes em criticar o chefe - mas que nada fazem para manter seus veículos em perfeitas condições de
uso. Isso para não falar de engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo
de status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e
não se apressam em dar seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e
laudos. Ou mesmo de secretárias
que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou
estudar um idioma estrangeiro.
Ter pessoas competentes no que
realmente interessa é um grande desafio para as empresas.
Há pessoas campeãs de relacionamento e
amizade que se esquecem de que a empresa precisa de profissionais competentes
em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas, participem e deem
resultado.
Pessoas competentes têm foco e
disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo e energia em coisas
acidentais e periféricas a seu objetivo principal e, por isso, conseguem o
sucesso que outras desfocadas e dispersas jamais conseguirão.
Pense nisso. Sucesso!
(MARINS, Luiz. TAM Magazine,
no 41, jul.2007, p.34)
01 – A finalidade do texto é mostrar o
desafio das empresas para:
(A) conseguir secretárias bonitas e
charmosas.
(B) ter funcionários focados num objetivo
principal.
(C) organizar festas e eventos de grande
porte.
(D) empregar tempo e energia em
assuntos banais.
02 – O autor defende a tese de que as
empresas:
(A) estão com um número elevado de
funcionários.
(B) possuem motoristas e veículos
possantes.
(C) sofrem com a escassez de pessoas
competentes.
(D) procuram vendedores bons e
honestos.
03 – Identifique, nos trechos abaixo, o
momento que evidencia a fala direta do locutor (autor) com o leitor.
(A) “Há pessoas campeãs de
relacionamento...”
(B) “Pessoas competentes têm foco...”
(C) “Elas não gastam tempo...”
(D) “Pense nisso. Sucesso!”
04 – Há falta de profissionais
competentes nas empresas porque:
(A) há muitos funcionários dispersos e
desfocados.
(B) as pessoas entendem tudo de
computação.
(C) os motoristas cuidam bem dos
veículos.
(D) as secretárias estudam idiomas
estrangeiros.
05 – Há pessoas com opiniões diferentes
em relação à tese defendida pelo autor. Para elas, basta que a empresa
tenha funcionários
(A) éticos e incompetentes.
(B) participantes e indisciplinados.
(C) com bom relacionamento e amizade.
(D) disciplinados e dispersos.
obrigado
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