sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

CRÔNICA: SER JOVEM - ARTUR DA TÁVOLA - COM GABARITO


CRÔNICA: SER JOVEM

     Ser jovem é não perder o encanto e o susto de qualquer espera. É, sobretudo, não ficar fixado nos padrões da própria formação. Ser jovem é ter abertura para o novo na mesma medida do respeito ao imutável.
          É acreditar um pouco na imortalidade em vida, é querer a festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível, o distante. Ser jovem é ser bêbado de infinitos que terminam logo ali. É só pensar na morte de vez em quando. É não saber de nada e poder tudo.
          Ser jovem é ainda acordar, pelo menos de vez em quando, assobiando uma canção, antes mesmo antes de escovar os dentes. Ser jovem é não dar bola para o síndico mas reconhecer que ele está na sua. É achar graça do riso, ter pena dos tristes e ficar ao lado das crianças.
          Ser jovem é estar sempre aprendendo inglês, é gostar de cor, xarope, gengibirra e pastel de padaria. Ser jovem é não ter azia, é gostar de dormir e crer na mudança; é meter o dedo no bolo e lamber o glacê.
          É cantar fora do tom, mastigar depressa e engolir devagar a fala do avô É gostar de barca da Cantareira, carro velho e roupa sem amargura. É bater papo com a baiana, curtir o ônibus e detestar meia marrom.
          Ser jovem é beber chuvas, ter estranhas, súbitas e inexplicáveis atrações. É temer o testemunho, detestar os solenes, duvidar das palavras. Ser jovem é não acreditar no que está pensando exceto se o pensamento permanecer depois. É saber sorrir e alimentar secretas simpatias pelos crentes que cantam nas praças em semicírculo, Bíblia na mão, sonho no coração.
          É gostar de ler e tentar silêncios quase impossíveis. É acreditar no dia novo como obra de Deus. É ser metafísica sem ter metafísica. É curtir trem, alface fresquinha, cheiro de hortelã. É gostar até de talco. Ser jovem é ter ódio de cachimbo, da bala jujuba, de manipulação, de ser usado.
          Ser jovem é ser capaz de compreender a tia, de entender o reclamo da empregada e apoiar seu atraso. Ser jovem é continuar gostando de deitar na grama. É gostar de beijo, de pele, de olho. Ser jovem é não perder o hábito de se encabular. É ir para ser apresentado (“---Já conhece fulano?”) morrendo de medo.
          Ser jovem é permanecer descobrindo. É querer ir a lua ou conhecer Finlândia, Escócias e praias adivinhadas. É sentir cheiros raríssimos: cheiro de férias, cheiro de mãe chegando em casa em dia de chuva, cheiro de festa, aipim, camisa nova, marcenaria ou toalha lá do clube
          Ser jovem é andar confiante como quem salta, se possível de mãos dadas com o ar. É ter coragem de nascer a cada dia e embrulhar as fossas no celofane do não faz mal. É acreditar em frases, pessoas, mitos, forças, sons, é crer no que não vale a pena mas aí da vida se não fosse isso.
          É descobrir um belo que não conta. É recear as revelações e ir para casa com o gosto de seu silêncio amargo ou agridoce.
          Ser jovem é ter a capacidade do perdão e andar com os olhos cheios de capim cheiroso. É ter tédios passageiros, é amar a vida, é ter uma palavra de compreensão. Ser jovem é lembrar pouco da infância por não precisar fazê-lo para suportar a vida. Ser jovem é ser capaz de anestesias salvadoras.
          Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que tenha, trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta ou dezenove. É sempre abrir a porta com emoção. É esperar dos outros o que ainda não desistiu de querer. Ser jovem é viver em estado de fundo musical de superprodução da Metro. É abraçar esquinas, mundos, espaços, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, cocada preta, dentes brancos e dedos tímidos, todos prontos para os desencontros da vida. Com uma profunda e permanente vontade de SER.

                                      Artur da Távola. 8. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. P. 13-4.
Entendendo o texto:
01 – O texto se propõe a discutir o que é ser jovem.
           a) O jovem de que o texto trata é particularizado, ou seja, é um único jovem, ou representa toda a juventude?
       Representa toda a juventude.

           b) O tema é tratado de modo científico e objetivo ou poético e literário?
       De modo poético e literário.

           c) As características do texto associam-na a que tipo de gênero: texto de opinião, crônica argumentativa ou texto científico?
       É uma crônica argumentativa.

           d) Logo, a finalidade central do texto diz respeito a qual ou quais destes elementos: informar, transmitir conhecimentos científicos, promover reflexões acerca do tema, emocionar, propiciar uma experiência estética?
       Promover reflexões acerca do tema, emocionar e propiciar uma experiência estética.

02 – Com base em visão pessoal e abordando múltiplos aspectos da juventude, o autor do texto tenta definir o que é ser jovem. Considerando a natureza do objeto (o jovem), você acha que seria possível definir de modo único e objetivo o que é ser jovem? Por que?
        Resposta pessoal, ou, discussão em grupo.

03 – Troque ideias com os colegas e dê uma interpretação a estes trechos do texto:
           a) “Ser jovem é ser bêbado de infinitos que terminam logo ali.” (2º parágrafo)
      O jovem vive intensa e apaixonadamente as coisas, como se elas representassem tudo na vida; logo depois, entretanto, elas inexplicavelmente perdem a importância.

           b) “É não saber de nada e poder tudo.” (2º parágrafo).
      Não ter conhecimento aprofundados sobre a maioria dos assuntos não incomoda o jovem, pois ele se sente capaz de fazer qualquer coisa.

           c) “É ser metafísica sem ter metafísica.” (7º parágrafo)
      Como ele é uma pessoa que ainda está em formação, ele vive no dia a dia as questões que envolvem o “quem sou eu”, ou “que sentido tem a vida”, etc. Embora não fique preocupado com isso.

04 – O texto aborda diferentes características do jovem.
           a) Em alguma situação, o jovem é descrito fisicamente? Que aspectos do jovem são enfocados?
      Não. O jovem não descrito fisicamente, são enfocados aspectos comportamentais e psicológicos, mas não físicos.

           b) Identifique a característica do jovem destacada em cada um destes trechos:
       - “Ser jovem é ter abertura para o novo” (1º parágrafo)
      Ter capacidade de mudar e se deixar surpreender.

       - “é querer a festa, o jogo, a brincadeira, a lua, o impossível, o distante” (2º parágrafo)
       Apreciar tanto o prazer do lúdico quanto e de romper barreiras.

       - “É [...] detestar o solene, [...] é ter ódio, [...] de manipulação, de ser usado” (6º e 7º parágrafo)
      Ser simples, ser autêntico, ser livre.

       - “Ser jovem é não perder o hábito de se encabular” (8º parágrafo)
      Ser puro, tímido.

       - “É querer ir à lua ou conhecer Finlândia, Escócias e praias adivinhadas.” (9º parágrafo).
      Ser sonhador.

      - “É ter coragem de nascer a cada dia e embrulhar as fossas no celofane do não faz mal.” (10º parágrafo).
      Ter capacidade de se renovar ou recomeçar, de esquecer o passado e viver o presente.

05 – De acordo com o último parágrafo:
           a) Ser jovem depende de idade? Por que?
      Não, pois, de acordo com o texto, é possível ser jovem em qualquer idade.

           b) Interprete: “Ser jovem é viver em estado de fundo musical de superprodução da Metro”.
      É viver cada momento de modo intenso, como se fosse grandioso, especial, único e cinematográfico.

           c) Ser jovem é “Abraçar esquinas, mundos, espaços [...] com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa”. Na sua opinião, como seria esse tipo de abraço?
      O braço representa o desejo de conhecer e vivenciar intensamente cada uma das coisas que há no mundo.

           d) Nessa trajetória do jovem, tudo é fácil e maravilhoso? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
      Não, pois há “os desencontros da vida”, que também fazem parte da trajetória do jovem.

06 – Na última frase do texto, lemos: “Com uma profunda e permanente vontade de SER”.
          a) Essa frase pode sintetizar a posição do autor sobre o que é ser jovem? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois o que resume a juventude, na visão do autor, é o desejo de viver intensamente tudo o que a vida oferece.

           b)    Por que a palavra SER está escrita com letras maiúsculas?
      Ser pra valer, ser ou viver intensamente.



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