domingo, 21 de janeiro de 2018

TEXTO: O SAPO E O ESCORPIÃO - ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

TEXTO: O SAPO E O ESCORPIÃO


  Era uma vez um sapo e um escorpião que estavam parados à margem de um rio.
  -- Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? – perguntou o escorpião ao sapo.
  -- De jeito nenhum. Você é a mais traiçoeira das criaturas. Se eu te ajudar, você me mata em vez de me agradecer
-- Mas, se eu te picar com meu veneno – respondeu o escorpião com uma voz terna e doce --, morro também. Me dê uma carona. Prometo ser bom, meu amigo sapo.
         O sapo concordou.
         Durante a travessia do rio, porém, o sapo sentiu a picada mortal do escorpião.
         -- Por que você fez isso, escorpião? Agora nós dois morreremos afogados! – disse o sapo.
         E o escorpião simplesmente respondeu:
         -- Porque esta é a minha natureza, meu amigo sapo. E eu não posso muda-la.

                                                        Heloisa Prieto. O livro os medos. São Paulo:
                                                                 Companhia das Letrinhas, 1998, p. 25.

1 – No trecho “—Você me carrega nas costas para eu poder atravessar o rio? – perguntou o escorpião ao sapo”, que palavra o escorpião usa para se dirigir ao sapo?
       Você.

2 – Na frase “Mas, se eu te picar com meu veneno”, que sentido a palavra meu acrescenta à palavra veneno?
       Sentido de posse.

3 – Durante a travessia do rio, o escorpião pica as costas do sapo e este, aborrecido, exclama: “Agora nós dois morreremos afogados!”. A quem se refere a palavra nós?
       Ao sapo e o escorpião.

4 – Leia a fala do escorpião no final da fábula e responda: A palavra la na expressão mudá-la se refere a que termo, citado anteriormente?
       Refere-se a natureza do escorpião.

5 – Qual das frases a seguir pode servir de moral da fábula em estudo? Indique-a.
      a)   É burrice tentar ser uma coisa que não é.
      b)  Seja sempre você mesmo.
     c)     Devagar e sempre se chega na frente.
    d)    Fazer a coisa certa na hora certa é uma grande arte.

    e)    Nada elimina o que a natureza determina

7 comentários:

  1. Obrigado eu ia errar tudo ainda bem q achei as respostas obrigado de verdade ♥️

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. E eu sei que tá tudo certo pq uma vez peguei resposta daqui e não errei nenhuma na tarefa...

    ResponderExcluir
  3. 🤢🤢🤢🤢🤢🤢🤢🤢🤢🤢🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

    ResponderExcluir
  4. Outra resposta para a número
    Questão 02

    ResponderExcluir