quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

NOTÍCIA: A AVALANCHE - FOLHA.UOL.COM - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

NOTÍCIA: A Avalanche

         Avalanche na face francesa do Mont Blanc deixa oito alpinistas desaparecidos.      
                           
            DA REDAÇÃO

        Ao menos oito alpinistas -cinco austríacos e três suíços- desapareceram após uma avalanche que aconteceu na noite de sábado para domingo, na face francesa do Mont Blanc, mais alta montanha dos Alpes.
        Outras oito pessoas ficaram feridas em consequência da avalanche, mas foram socorridas e estão fora de perigo -quatro delas já deixaram o hospital.
        As autoridades locais contabilizaram em oito o número de desaparecidos, porém a ministra francesa do Interior, Michele Alliot-Marie, não confirmou a informação. "É extremamente difícil saber com exatidão quantas pessoas ficaram presas na avalanche", disse a ministra.
        As tarefas de resgate foram suspensas ontem à tarde por causa do risco de desprendimento de placas de neve - cerca de 40 socorristas e três helicópteros participaram das buscas.
        Não há "possibilidade de encontrar algum sobrevivente", disse Alliot-Marie após sobrevoar o local.
        A avalanche aconteceu no lado norte do Mont Blanc, a 3.600 metros de altitude -o pico da montanha está a 4.810 metros.
        Segundo os primeiros registros, um bloco de gelo, ao cair, "provocou uma corrente de neve, que se transformou em avalanche", explicou o capitão da polícia militar, Daniel Pueyo. As condições meteorológicas eram "excelentes", concluiu.
        Caso se confirmem as mortes dos oito desaparecidos, passará de cem o número de vítimas nos Alpes franceses neste verão europeu.

               
 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2508200810.htm

Entendendo o texto:

01 – A notícia, como a reportagem, também é um texto jornalístico que apresenta registro dos fatos, informando de moto objetivo acontecimentos recentes de interesse geral. Qual é o fato informado na notícia lida?
       O desaparecimento de 8 alpinistas após uma avalanche na montanha dos Alpes, o Mont Blanc.

02 – Qual é a variedade linguística (formal ou informal) empregada no texto?
       É a variedade padrão, porque não tem gírias.

03 – A informação noticiosa precisa ser verídica, com dados objetivos, evitando-se especulações. Em que pessoa a notícia foi relatada?
       Na 3ª pessoa, de forma objetiva.

04 – Quase sempre a notícia apresenta uma linguagem clara, objetiva, concisa e direta, além de dados precisos. Por que a notícia tem essas características?
       O leitor tem interesse em saber os fatos, não a opinião do jornalista e suas interferências.

05 – A notícia, assim como a reportagem, compõem-se, em geral, de 3 partes: NOTÍCIA/MANCHETE (em negrito e letras grandes) - título, OLHO DA NOTÍCIA (resumo em letra diferenciada) - subtítulo, LEAD/ LIDE - primeiro parágrafo, CORPO DO TEXTO. No lead/lide responde às perguntas o que ocorreu, com quem, quando, onde, como e por quê. Como aconteceu o fato?

      Um bloco de gelo caiu e provocou uma corrente de neve que se transformou em uma avalanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário