sábado, 20 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): VOU TIRAR VOCÊ DO DICIONÁRIO - ITAMAR ASSUMPÇÃO - COM GABARITO

Música(Atividades): Vou Tirar Você do Dicionário

     Itamar Assumpção
Eu vou tirar do dicionário
A palavra você
Vou trocá-la em miúdos
Mudar meu vocabulário
E no seu lugar
Vou colocar outro absurdo

Eu vou tirar suas impressões digitais
Da minha pele
Tirar seu cheiro
Dos meus lençóis
O seu rosto do meu gosto

Eu vou tirar você de letra
Nem que tenha que inventar
Outra gramática

Eu vou tirar você de mim
Assim que descobrir
Com quantos "nãos" se faz um sim

Eu vou tirar o sentimento
Do meu pensamento
Sua imagem e semelhança
Vou parar o movimento
A qualquer momento

Procurar outra lembrança
Eu vou tirar, vou limar de vez sua voz
Dos meus ouvidos
Eu vou tirar você e eu de nós
O dito pelo não tido

Eu vou tirar você de letra
Nem que tenha que inventar
Outra gramática

Eu vou tirar você de mim
Assim que descobrir
Com quantos "nãos" se faz um sim.

"Tudo que você disser
Deve fazer bem
Nada que você comer
Deve fazer mal"

"Eu quero as mulheres
Que dizem sim
E quem não tem vergonha
De ser assim?"


Analisando gramaticalmente:
01 – A que palavra se refere o pronome destacado em “Vou trocá-la em miúdos.”?
      Refere-se a ela.

02 – “E no seu lugar vou colocar outro absurdo.” A que ou a quem se refere o pronome destacado?
      O(a) seu(ua) amado(a).

03 – Retire do texto:
a)   Um pronome de tratamento:
Você.
b)   Um pronomes indefinidos:
Qualquer.
c)   Dois pronomes pessoais do caso reto:
Eu – nós.
d)   Três pronomes pessoais do caso oblíquo.
La – mim – se.

04 – “Eu vou tirar você e eu de nós”. Empregado duas vezes no trecho, o pronome eu tem papéis distintos: um, próprio da forma reta; outro não. Comente e explique o sentido do verso.
      Na gramática o “nós” ´´e a soma de um eu mais alguém. Se o “você” vais sair, o “nós” vai se renovar.

05 – Leia o texto abaixo e, em seguida, faça o que se pede:
                      “Eu vou tirar do dicionário
                       A palavra você
                       Vou trocá-la em miúdos
                      Mudar meu vocabulário.”
        Assinale a alternativa cujas palavras destacadas foram respectivamente acentuadas obedecendo às mesmas regras de acentuação das palavras sublinhadas no texto lido.
a)   Os líderes, políticos sempre prometem, mas não acabam com a miséria.
b)   Árdua tarefa estás prestes a cumprir por teu país.
c)   Alguém esteve durante minha ausência e levou os documentos.
d)   O heroico povo brasileiro mantém-se firme em sua .

06 – Na canção “Vou tirar você do dicionário”:
      “Eu vou tirar você de mim
       Assim que descobrir
       Com quantos "nãos" se faz um sim
       Eu vou tirar o sentimento
       Do meu pensamento
       Sua imagem e semelhança
       Vou parar o movimento
       A qualquer momento
       Procurar outra lembrança.”

      A palavra “não” é utilizada como substantivo. “Não” normalmente é um advérbio e modifica verbos. Aqui aparece como substantivo e tem de ser tratada como tal. Por isso deve fazer a flexão no plural: “com quantos nãos se faz um sim”. Não escreva, portanto, “os não”, mas sempre “os nãos”.

      De que tipo de derivação se trata?
      Derivação imprópria.

Compreendendo a canção:

01 – Que história o eu lírico nos conta na canção?
      O eu lírico sofreu uma grande decepção amorosa e faz a si mesmo uma proposta de esquecer esse grande amor.

02 – Por que o eu lírico usa na canção as palavras “dicionário”, “gramática” e “letra” comparando com seu relacionamento amoroso?
      Porque quando um idioma é internalizado pelo sujeito, fica difícil esquecê-lo. Assim, também será com aquele amor que trouxe forte desilusão.

03 – Nos versos: “Vou tirar do dicionário / A palavra você”.
      Por que o eu poético quer descartar a palavra “você”?
      Porque todas as lembranças estão ligadas a esta palavra, porque este “você” equivale a uma imagem de uma certa pessoa que o fez sofrer.

04 – No verso: “Com quantas nãos se faz um sim” é uma brincadeira com o provérbio. “Vou mostrar com quantos paus se faz uma canoa”, usada em situações em que alguém se propõe a resolver algum desafio para demonstrar sua coragem e capacidade. Neste caso, podemos imaginar o quê?
      Que o “sim” significa o esquecimento do amado e os “nãos” significam as características negativas do amado que causaram decepção no eu lírico.

05 – Cite os versos da 2 estrofe, onde o eu lírico fala da intimidade da relação amorosa e propõe-se a esquecer as marcas do outro, marcas que têm a ver com os sentidos de visão, do olfato e do tato.
      “Eu vou tirar suas impressões digitais
       Da minha pele
       Tirar seu cheiro
       Dos meus lençóis
       O seu rosto do meu gosto.”

06 – No verso: “Tirar o sentimento do meu pensamento”, revela o eu poético numa situação de que?
      Revela a oposição, o conflito entre RAZÃO e EMOÇÃO vivido por quem ainda ama, mas precisa esquecer esse amor.

07 – O eu poético decepcionado com seu relacionamento amoroso diz: “... o dito pelo não dito”, o que sugere este verso?
      Sugere que teve muitas palavras de promessa de felicidade, mas poucas ações para isso se concretizar.

08 – Que figura de linguagem foi usada nesse verso: “... limar de vez sua voz dos meus ouvidos”?
      Foi usada a figura aliteração da consoante “v” justo quando se fala de audição.

09 – Que análise podemos fazer dos seguintes versos:
a)   “Procurar outra lembrança”.
É substituir as imagens registradas tanto na razão como na emoção do eu lírico.

b)   “Eu quero as mulheres que dizem sim.”
Mulheres que dizem sim seriam aquelas capazes de esquecer um amor que as feriu, pois elas têm orgulho próprio e personalidade.

c)   “Tirar de letra”.
É a expressão da língua que significa resolver algo, transpor dificuldade.

d)   “Nem que tenha que inventar outra gramática.”
É tarefa difícil, é reformular uma sólida estrutura. Aqui tem a ver com o imenso esforço que o eu lírico fará para esquecer o antigo amor.






         


Nenhum comentário:

Postar um comentário