terça-feira, 9 de janeiro de 2018

TEXTO: MOLÉCULAS QUE PODEM SER PRECURSORAS DE VIDA SÃO ENCONTRADAS NO ESPAÇO - COM GABARITO

Texto: MOLÉCULAS QUE PODEM SER PRECURSORAS
           DE VIDA SÃO ENCONTRADAS NO ESPAÇO


    No jato emitido por uma estrela jovem, uma equipe internacional de astrônomos detectou moléculas simples, mas aparentemente especiais. Os átomos de carbono, nitrogênio estão ligados da mesma maneira encontrada nas proteínas – moléculas mais complexas, essenciais à vida. “Isso mostra que moléculas que estão nos seres vivos podem ser produzidas a partir de compostos mais simples presentes no meio interestelar, cujas condições físicas e químicas são drasticamente diferentes daquelas na Terra”, explica Edgar Mendoza, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), primeiro autor do estudo aceito mês passado para publicação na revista MNRAS.
        Mendoza e sua orientadora de doutorado, Heloisa Boechat-Roberty, colaboraram com mais quatro astrônomos para realizar um estudo observacional que revelou a presença de moléculas que podem ser precursoras de vida, ou prebióticas, dentro de um jato de gás e poeira impulsionado por uma protoestrela denominada L1157 – mm, a aproximadamente 800 anos-luz de distância da Terra.
        Usando dados do telescópio internacional IRAM 30m, localizado na Espanha, a equipe identificou uma abundância relativamente alta de moléculas prebióticas, especialmente a formamida, numa região quimicamente complexa onde um jato de gás e poeira interage com o gás nativo, frio e denso que alberga o objeto protoestelar.
        Mendoza explica que ainda não se sabe exatamente como essas moléculas são produzidas de forma tão eficiente nessas zonas de choque. O grupo suspeita, entretanto, que resultam de reações químicas na superfície congelada de grãos de poeira, uma hipótese que esperam testar no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas, no próximo ano.

        Fonte: Moléculas no espaço. Pesquisa Fapesp. Disponível em:
                                                                                                               Acesso em: 25 mar. 2015.
Entendendo o texto:

01 – Qual é o assunto tratado no texto?
     A descoberta de moléculas no espaço que podem ser precursoras de vida.

02 – Com qual objetivo esse texto pode ter sido publicado?
     Divulgar uma descoberta cientifica, informando detalhes sobre um estudo que foi realizado.

03 – O texto utiliza várias palavras e expressões próprias da área científica. Em seu caderno, copie pelo menos três exemplos desses termos.
    Resposta pessoal. Sugestão: “protoestrelas”, “átomos de carbono”, “nitrogênio”, “oxigênio”.

04 – Explique por que, no primeiro parágrafo, as moléculas descobertas pelos cientistas foram caracterizadas como “simples”, mas “aparentemente especiais”.
     Porque, apesar de serem simples em sua constituição, as moléculas descobertas no espaço se assemelham às encontradas nos seres vivos.

05 – O que significa dizer que as moléculas encontradas no espaço podem ser “precursoras da vida”? Se não souber o significado do termo “precursor”, consulte um dicionário.
     Significa que as moléculas encontradas podem ter dado origem à vida.

06 – Em que as moléculas encontradas pelos astrônomos no espaço se assemelham às moléculas mais complexas encontradas no seres vivos?
     Nas moléculas simples encontradas pelos astrônomos, os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio estão ligados da mesma maneira encontrada nas proteínas, moléculas mais complexas encontradas nos seres vivos.

07 – Observe a imagem que acompanha o texto e responda:
a)   Qual é a principal função dessa imagem?
      Ilustrar a região do espaço onde os cientistas encontraram as moléculas.

           b) A legenda que acompanha a imagem facilita sua compreensão?
      Sim, a legenda informa aquilo que está sendo representado.

           c) Em sua opinião, o texto seria plenamente entendido sem a imagem?
      Sim, mas que percebam que a imagem amplia e facilita o entendimento do texto.

08 – Releia o trecho a seguir:
        [...] “Isso mostra que moléculas que estão nos seres vivos podem ser produzidas a partir de compostos mais simples presentes no meio interestelar, cujas condições físicas e químicas são drasticamente diferentes daquelas na Terra”, explica Edgar Mendoza, do Observatório de Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), primeiro autor do estudo aceito mês passado para publicação na revista MNRAS.
            a) Qual é a função das aspas nesse trecho?
Marcar o discurso direto, ou seja, a fala de Edgar Mendoza.

            b) Considerando a forma como Edgar Mendoza é caracterizado, que importância tem a reprodução da fala dele para o texto?
      EDGAR é caracterizado como autor do primeiro estudo relacionado a descoberta divulgada no texto, de forma que reproduzir sua fala dá mais veracidade às informações divulgadas.

09 – Quando o texto foi publicado, o estudo que deu origem à descoberta já havia sido finalizado? Como você concluiu isso?
     Não. O estudo ainda estava em curso. 




22 comentários:

  1. Muito bom. Obgd voltarei sempre para vcs me ajudarem

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Blog Armazem de Texto, este texto só tem 9 perguntas.

    ResponderExcluir