domingo, 7 de janeiro de 2018

CONTO: EM DEZEMBRO (FRAGMENTO) - LUIZ VILELA - COM GABARITO

 CONTO:  Em dezembro (FRAGMENTO)

        Em dezembro mangas maduras eram vistas da janela – mas antes disso já tínhamos comido muita manga com sal, tirado escondido da cozinha. [...]
        - Quem comeu manga verde? Vamos, confessa, já.
        Nenhum confessava: os dois de castigo.
        Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu.
        - Dou um pedaço.
        - Quero a manga inteira.
        - A manga inteira não. Um pedaço. [...]
        - A manga inteira ou nada.
        - Então nada.
        Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando:
        - Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo.
        Fiquei fechado de castigo até a hora da janta.
        Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai apanhar é de vara, ouviu?
        Quem apanhou de vara foi a Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara:
        - Você enredou, agora vai apanhar. [...]
        Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim, ela disse que gostava. Pedi para ela dizer: “Eu te amo”. Ela disse. [...]eu falei que era mentira, que ela gostava é de Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim, e eu desci uma varada nas pernas dela. Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro [...]
        - Pede perdão, senão eu bato de novo!
        Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de novo, e dessa vez ela nem bem se mexeu, como se não tivesse sentindo dor. Foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se. [...]
        Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.
        No dia seguinte recebi uma caixinha embrulhada - dentro os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”.

Luiz Vilela. Contos da infância e da adolescência. São Paulo: Ática, 2001.

01 – Quem comeu manga verde?
      Foi o narrador.

02 – Por que a Vovó não queria quer eles comessem manga verde com sal?
      Porque era para esperar as mangas madurarem.

03 – O texto é narrado em 1ª pessoa. Que marcas gramaticais permitem dizer isto?
      São os verbos: mostrei, fiquei, perguntei, ameacei, etc.

04– Quais frases ou expressões revelam impressões do narrador?
·        “- Você enredou, agora vai apanhar.”
·        “Eu desci uma varada nas pernas dela.”
·        “Deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.”

05 – Em que momento o narrador descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relação a ele?
      No último parágrafo: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”.

06 – Em sua opinião, por que ele não acreditou quando ela disse, no quintal, que gostava dele?
      Porque ele não tinha a certeza dos sentimentos da Neusa.

07 – Que tempo verbal o narrador utiliza na maior parte de suas falas?
      No Pretérito Perfeito do Indicativo.

08 – Por que o narrador bateu em Neusa?
      Porque ela contou a vovó, que foi ele que tinha comido a manga verde.

09 – Qual o foco narrativo do texto lido? O narrador participa da história ou narra os fatos como observador apenas? Justifique sua resposta.
      O foco narrativo é subjetivo. O narrador participa da história, pois relata fatos que acontecem com ele. Os verbos estão na 1ª pessoa: “... tínhamos comido muita manga verde...”; “Mostrei para Neusa a manga...”; etc.

10 – O menino e a menina comiam juntos as mangas verdes e sofriam juntos o castigo. Que mudança ocorre nessa situação inicial?
      A menina quer a manga só para ela.

11 – Por que só o menino ficou de castigo?
      Porque a menina contou à avó que ele havia comido a manga que começava a amarelar.

12 – Qual foi a ameaça que a avó fez ao menino?
      A avó ameaçou-o com uma surra de vara.

13 – O que a menina diz ao menino antes de levar a primeira varada?
      Ela diz não gostar dele, sentir nojo dele.

14 – O menino exige que a menina lhe peça perdão. Perdão pelo que: por ela tê-lo denunciado ou pelo que ela acabava de dizer?
      Parece que por ambos os motivos. Os sentimentos se misturam.

15 – Qual o sentimento da menina em cada uma das seguintes passagens?
a)   “Ela pediu pelo amor de Deus”: Desespero.
b)   “Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim...”: Raiva.
c)   “Ela escondeu o rosto no braço e começou a chorar”: Dor, amargura, decepção.
d)   “... bati de novo, e dessa vez ela nem se mexeu...”: Orgulho, amor-próprio.

16 – A violência do menino teve resultado positivo?

      Não. A menina não quis mais saber dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário