ORGANIZADORA: EDITORA MODERNA – EDITORA RESPONSÁVEL: VIRGÍNIA AOKI
PLANEJAMENTO 2º SEMESTRE (DE 31/07/2017 à 05/10/2017)
PROFESSORA:
|
||||
COORDENADOR PEDAGÓGICO:
|
||||
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMA: 6º ANO
|
||||
OBJETIVO GERAL DA ÁREA DO CONHECIMENTO: LINGUAGENS
As disciplinas que
compõe esta área de conhecimento têm por objetivo tornar o aluno capaz de
aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho
e em outros contextos relevantes para sua vida; conhecer e usar língua
estrangeira moderna como instrumento de acesso a informações; compreender e
usar a linguagem corporal; compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes
linguagens; compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de
significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.
|
||||
OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Criar situações nas
quais o aluno possa aprendê-la, não somente por palavras, mas saber
combiná-la em expressões complexas e aprender pragmaticamente,
concretizando-a em seu mundo.
|
||||
DATA
|
CH
|
CONTEÚDO
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
02/08
|
4H
|
Gênero Textual:
Notícia – Carteira de Identidade gratuitamente.
Classe Gramatical –
Substantivo – Comum e Próprio – Conceito e Atividades.
|
Aula
dialogada tendo como base o livro EJA, desenvolverá leitura, discussão e
interpretação do poema no caderno.
No
quadro desenvolverá o conteúdo gramatical e em folhas fotocopiadas fará os
exercícios.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
09/08
|
4H
|
Gênero Textual: Poema – Morte e vida Severina.
Pesquisa no dicionário das palavras desconhecidas.
Classe Gramatical: Substantivo- Concreto e Abstrato -
Conceito, Classificação e Atividades.
|
Aula dialogada, através do livro EJA, leitura, discussão e
interpretação do poema no caderno.
Com uso do dicionário farão a pesquisa das palavras
desconhecidas.
Desenvolverão as atividades de gramática no caderno.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
16/08
|
4H
|
Linguagem não verbal
– Quadro “Os retirantes”.
Classe Gramatical –
Substantivo – Primitivo e Derivado- Conceito e Classificação.
|
Aula dialogada para
a compreensão da pintura.
No caderno
desenvolverá exercícios e resoluções sobre substantivos primitivos e
derivados.
Pesquisa, recorte e
colagem em revistas dos substantivos.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
23/08
|
4H
|
Gênero Textual:
Poema – Poeminha do contra.
Produção Textual-
Poema
|
Aula dialogada a
partir da leitura do poema no livro EJA, e por fim, fazerem a interpretação no
caderno.
Discussão sobre os possíveis
temas: Amor, Infância, Solidão ou outro para incentivar a produção do poema.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
30/08
|
4H
|
Características do
poema.
Gênero Textual:
Poema – Soneto 4 – Camões.
Classe Gramatical –
Substantivo – Composto e Simples.
|
Aula dialogada com
leitura do poema no livro EJA com explicações sobre as características do
poema.
Através de pesquisas
em revistas, recortes e colagem no caderno.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
06/09
|
4H
|
Gênero Textual –
Poemas – Quadrilha / Triste Partida.
Variedades
Linguísticas/regionais/sociais/situacionais.
Classe Gramatical:
Substantivo – Gênero e Número- Conceito e Atividades.
|
Aula dialogada por
meio dos poemas será explicado sobre as distintas formas de utilizar uma
mesma língua com leitura e interpretação no caderno.
Atividades sobre
gênero e número do substantivo no caderno.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
13/09
|
4H
|
Gênero Textual –
Poema – Vício na fala.
Canção: O Cuitelinho
|
Aula dialogada com
leitura e interpretação do poema, percebendo as características já estudadas
e dando ênfase ao preconceito linguístico.
Ouvir a canção utilizando o notebook, e a partir de então perceber
a diferença da norma culta padrão e o
linguajar popular.
Identificar na
canção palavras escritas como se falam e reescrevê-las o mais próximo da
norma culta.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
20/09
|
4H
|
Gênero Textual –
Música – Saudosa maloca.
Classe Gramatical –
Adjetivo – Conceito.
|
Aula dialogada, após
ouvir a canção o aluno fará a interpretação no caderno, encontrando palavras
ou expressões que representem variedade social.
Atividades no quadro
sobre adjetivos para ser desenvolvidas no caderno.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
27/09
|
4H
|
Gênero Textual –
Notícia – Culturas africanas influenciaram nosso idioma.
Pesquisa de
vocábulos que tem raízes africanas.
|
Aula dialogada a
partir da leitura da notícia no livro EJA.
Pesquisa, recorte e
colagem em revistas de vocábulos que tem raízes africanas.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
04/10
|
4H
|
Texto: Declaração
Universal dos Direitos Humanos.
Música Declaração
Universal dos Direitos Humanos (Clésio Tapety)
Produção Textual
Narrativa.
|
Aula dialogada a
partir da leitura, discussão e interpretação do texto.
Incentivar a
produção textual sobre o Tema: Direitos Universal.
|
Avaliação contínua e
diagnóstica.
|
quero o plano de geografia de 8/9
ResponderExcluirTenho só de Língua Portuguesa.
ResponderExcluirsobre o uirapuro
ResponderExcluirGostaria dos planejamentos de língua portuguesa completos da editora moderna do 6° ao 9° ano
ResponderExcluirOI, boa tarde!
ResponderExcluirpoderia compartilhar esse plano de 6 ao 9 comigo?
albertofreitas.br@gmail.com me ajudaria muito, preciso elaborar e não sei por onde começar. obrigado!
Boa tarde.
ResponderExcluirVc pode me passar do 6° ao 9 ° anos, de todos os bimestres, de língua portuguesa, por favor?!
Meu email é: icpaa@hotmai.com.br
Mto obrigada
*hotmail
ResponderExcluirGostaria o plano de matemática
ResponderExcluirmonemelo6@hotmail.com
Tem esse livro em pdf (professor)?
ResponderExcluirvoce tem o manual do professor EJA MODERNA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ?
ResponderExcluirNão, gostaria.de conseguir Geografia
ResponderExcluirBoa noite, você tem o planejamento da E.J.A. da 6 a 9 fase? poderia compartilhar?
ResponderExcluir