domingo, 7 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): EU SEI QUE VOU TE AMAR - TOM JOBIM - COM GABARITO

Música(Atividades): Eu Sei Que Vou te Amar

                                                             Tom Jobim
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida.

Entendendo a canção:

01 – De que se trata essa linda canção?
      Fala da vida de pessoas apaixonadas, se uma for embora ela sentirá falta, chorará, diz ser fiel por toda vida... E as despedidas, quando seu amor vai embora sentirá falta dele também... Toda a vida pelo amor!

02 – Quando é feita um estudo de texto como esse é necessário pensar na questão cultural que está inserido o autor para entender detalhes da obra? Esse processo é percebido neste texto de Vinicius e Jobim?  Por exemplo, o amor exagerado, em que sociedade é visto isso?
       Não creio que esse processo da questão cultural possa ser percebido no poema, pois o autor o trata com parâmetros universais.

03 – Como se dá o processo de onda lírica no texto?
       No texto escrito, a onda lírica é marcada pela sugestão de repetição do sentimento, reiterado pela utilização de elementos linguísticos que guardam em si essa marca “eu sei, toda a minha vida...” junto a uma descrição de contrários (amar/sofrer).

04 – Qual a importância do movimento cíclico que há na música e onde ele aparece?
       Aí está o segredo da harmonia: O movimento cíclico está na música inteira.

05 – O que faz dessa composição refinada e ao mesmo tempo popular?
       Justamente esta harmonia entre letra e melodia. Além disso, se olharmos separadamente, tanto a melodia como a letra são elementos que sobrevivem sozinhos. O refinamento se dá, então, pela forma, e o fator popular, pela simplicidade.

06 – No texto dessa letra, observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica.
a)   O uso da segunda pessoa do singular, em ocorrências como “a cada ausência tua”, forma de tratamento empregada em situações comunicativas menos formais, sobretudo quando seu produtor utiliza no texto.
b)   O emprego da expressão: “há de apagar”, uma vez que, nesse caso específico, o verbo haver, por não ser sinônimo de existir, refere-se a uma forma típica do português falado espontaneamente.
c)   A ocorrência da expressão “eu sei que vou te amar”, porquanto, na linguagem coloquial, a tendência, é não empregar o pronome oblíquo proposto à locução verbal; desse modo, na modalidade padrão, a forma a ser empregada seria: eu sei que vou amar-te.
d)   A inversão sintática no verso “A cada ausência tua, eu vou chorar”, pois, como a linguagem coloquial ocorre principalmente em situações comunicativas menos tensas e formais, é natural o uso de inversões linguísticas, como a que se observa no verso citado.

07 – Como se dá a lírica da canção?
      É marcada pela sugestão de repetição do sentimento, reiterado pela utilização de elementos linguísticos que guardam em si essa marca “eu sei, toda a minha vida...” junto a uma descrição de contrários (amor/sofrer).

08 – Apesar de todo romantismo na letra, por que o eu lírico sofre a cada despedida?
      Porque ela esconde que o eu lírico não é a parceira dele e sim sua amante.

09 – Por que os autores utilizam a repetição da frase: “Eu sei que vou te amar”?
      Para afirmar sua certeza.

10 – Apesar de todo romantismo na letra, na verdade o que eu lírico esconde?
      Esconde que a música foi feita para sua amante, por isso ele sofre em cada despedida, sabe que vai esperar a vida toda pela promessa de viver com ela.

11 – Observe o primeiro verso de cada uma das estrofes:
          “Eu sei que vou te amar”.
          “Eu sei que vou chorar”.
          “Eu sei que vou sofrer”.

Cada um desses versos é formado por duas orações, ligadas pela conjunção que. Esses períodos são compostos por coordenação ou por subordinação?
      São compostos por subordinação.

12 – O verbo saber é transitivo direto e, portanto, exige complemento.
a)   Qual é o objeto direto desse verbo em cada um desses períodos?
Que vou te amar, que vou chorar, que vou sofrer, respectivamente.

b)   O que a repetição dessa estrutura sintática sugere quanto aos sentimentos do eu lírico?
Sugere que ele está certo dos seus sentimentos em relação à pessoa amada.

13 – O eu lírico dessa canção é correspondido no amor? Justifique a sua resposta com versos do poema.
      Não. Conforme demonstram os versos: “Eu sei que vou sofrer / A eterna desventura de viver / A espera de viver ao lado teu / Por toda a minha vida”.

14 – Explique o valor semântico das expressões adverbiais por toda a minha vida e desesperadamente, considerando o sentimento amoroso do eu lírico.
      As duas expressões acentuam o caráter dramático dos sentimentos do eu lírico.

15 – Classifique sintaticamente as orações destacadas, interprete os provérbios populares e identifique em qual situação são utilizados:
a)   Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.
Oração subordinada substantiva objetiva direta. Sugestão: É utilizado quando se quer sugerir que o interlocutor tem uma visão muito pessimista e ou imediatista.

b)   A árvore, quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.
Oração subordinada substantiva objetiva direta. Sugestão: É utilizado para sugerir que o perigo pode estar onde menos esperamos ou que falsos amigos acabam se voltando contra nós.

c)   Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
Ambas são orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Sugestão: É utilizado para sugerir que é possível conhecer o caráter de uma pessoa pela escolha que ela faz das companhias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário