Música(Atividades):
Eu Sei Que Vou te Amar
Tom Jobim
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida.
Entendendo a canção:
01 – De que se trata essa
linda canção?
Fala da vida de pessoas apaixonadas, se
uma for embora ela sentirá falta, chorará, diz ser fiel por toda vida... E as
despedidas, quando seu amor vai embora sentirá falta dele também... Toda a vida
pelo amor!
02 – Quando é feita um
estudo de texto como esse é necessário pensar na questão cultural que está
inserido o autor para entender detalhes da obra? Esse processo é percebido
neste texto de Vinicius e Jobim? Por exemplo, o amor exagerado, em que
sociedade é visto isso?
Não creio que esse processo da questão
cultural possa ser percebido no poema, pois o autor o trata com parâmetros
universais.
03 – Como se dá o processo
de onda lírica no texto?
No texto escrito, a onda lírica é
marcada pela sugestão de repetição do sentimento, reiterado pela utilização de
elementos linguísticos que guardam em si essa marca “eu sei, toda a minha
vida...” junto a uma descrição de contrários (amar/sofrer).
04 – Qual a importância do
movimento cíclico que há na música e onde ele aparece?
Aí está o segredo da harmonia: O
movimento cíclico está na música inteira.
05 – O que faz dessa composição refinada e ao mesmo tempo
popular?
Justamente esta harmonia entre letra e
melodia. Além disso, se olharmos separadamente, tanto a melodia como a letra
são elementos que sobrevivem sozinhos. O refinamento se dá, então, pela forma,
e o fator popular, pela simplicidade.
06 – No texto dessa letra,
observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica.
a)
O uso da segunda pessoa do singular, em
ocorrências como “a cada ausência tua”, forma de tratamento empregada em
situações comunicativas menos formais, sobretudo quando seu produtor utiliza no
texto.
b)
O emprego da expressão: “há de apagar”, uma
vez que, nesse caso específico, o verbo haver, por não ser sinônimo de existir,
refere-se a uma forma típica do português falado espontaneamente.
c)
A ocorrência da expressão “eu sei
que vou te amar”, porquanto, na linguagem coloquial, a tendência, é não
empregar o pronome oblíquo proposto à locução verbal; desse modo, na modalidade
padrão, a forma a ser empregada seria: eu sei que vou amar-te.
d)
A inversão sintática no verso “A cada
ausência tua, eu vou chorar”, pois, como a linguagem coloquial ocorre
principalmente em situações comunicativas menos tensas e formais, é natural o
uso de inversões linguísticas, como a que se observa no verso citado.
07 – Como se dá a lírica da
canção?
É marcada pela
sugestão de repetição do sentimento, reiterado pela utilização de elementos
linguísticos que guardam em si essa marca “eu sei, toda a minha vida...” junto
a uma descrição de contrários (amor/sofrer).
08 – Apesar de todo
romantismo na letra, por que o eu lírico sofre a cada despedida?
Porque ela
esconde que o eu lírico não é a parceira dele e sim sua amante.
09 – Por que os autores
utilizam a repetição da frase: “Eu sei que vou te amar”?
Para afirmar sua
certeza.
10 – Apesar de todo
romantismo na letra, na verdade o que eu lírico esconde?
Esconde que a música foi feita para sua
amante, por isso ele sofre em cada despedida, sabe que vai esperar a vida toda
pela promessa de viver com ela.
11 – Observe o primeiro
verso de cada uma das estrofes:
“Eu sei que vou te amar”.
“Eu sei que vou chorar”.
“Eu sei que vou sofrer”.
Cada um desses versos é
formado por duas orações, ligadas pela conjunção que. Esses períodos são
compostos por coordenação ou por subordinação?
São compostos por
subordinação.
12 – O verbo saber é
transitivo direto e, portanto, exige complemento.
a)
Qual é o objeto direto desse verbo em cada um
desses períodos?
Que vou te amar, que vou chorar, que vou sofrer, respectivamente.
b)
O que a repetição dessa estrutura sintática
sugere quanto aos sentimentos do eu lírico?
Sugere que ele está certo dos seus sentimentos em relação à pessoa
amada.
13 – O eu lírico dessa
canção é correspondido no amor? Justifique a sua resposta com versos do poema.
Não. Conforme
demonstram os versos: “Eu sei que vou sofrer / A eterna desventura de viver / A
espera de viver ao lado teu / Por toda a minha vida”.
14 – Explique o valor
semântico das expressões adverbiais por toda a minha vida e desesperadamente,
considerando o sentimento amoroso do eu lírico.
As duas
expressões acentuam o caráter dramático dos sentimentos do eu lírico.
15 – Classifique
sintaticamente as orações destacadas, interprete os provérbios populares e
identifique em qual situação são utilizados:
a)
Não declares que as estrelas estão mortas só
porque o céu está nublado.
Oração subordinada substantiva objetiva direta. Sugestão: É
utilizado quando se quer sugerir que o interlocutor tem uma visão muito
pessimista e ou imediatista.
b)
A árvore, quando está sendo cortada, observa com
tristeza que o cabo do machado é de madeira.
Oração subordinada substantiva objetiva direta. Sugestão: É
utilizado para sugerir que o perigo pode estar onde menos esperamos ou que
falsos amigos acabam se voltando contra nós.
c)
Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
Ambas são orações subordinadas substantivas objetivas diretas.
Sugestão: É utilizado para sugerir que é possível conhecer o caráter de uma
pessoa pela escolha que ela faz das companhias.
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