ARTIGO DE OPINIÃO: POR QUE LER?
Uma
pergunta frequente em círculos de pedagogos é: por que o brasileiro lê tão
pouco? Antes de mais nada, note-se, eles esquecem que ler não é apenas ler
livros. Ler a imprensa também é primordial. Pode verificar as estatísticas: os
maiores índices de leituras de jornais e revistas estão nos países mais
desenvolvidos do mundo. E agora há a leitura pela
internet.
Mas,
claro, a falta do hábito de ler livros é triste. Não vamos falar em
analfabetismo funcional, pobreza etc. Pense nos que podem ler e não leem. Que
desculpas dão? A mais comum é falta de tempo. Balela.
Esta falta de tempo não as impede de ver em média mais de três horas de
TV por dia. Outra desculpa: dinheiro. Concordo que livros são caros no Brasil,
por um misto de razões (escala, cartelização, incompetência), mas muita gente
que vai ao cinema duas vezes por semana - R$ 20, mais estacionamento - não
compra um livro por semana ou por quinzena, ao mesmo preço.
(...)
E
há uma terceira e mais grave desculpa: preguiça. "Ah, tenho preguiça de
ficar lendo aquela coisa lenta, chata, comprida." É curioso como o
adjetivo "chato" se tornou autojustificável: "Então, você gostou
do filme?" "Não, achei muito chato." Não se dão nem o crédito de
perguntar se eles é que não perceberam o interesse que há naquele filme. Mas
voltemos aos livros. As pessoas acham chato ler porque estão perdendo a
capacidade de concentração, de sustentar em silêncio uma atenção contínua, num
mundo carregado de trânsito, videoclipe e cançãozinha. Mas reservar meia
horinha por dia ou duas horas no fim de semana para a leitura de bons livros
é bem mais simples do que parece.
(...)
Então
quem é o bom leitor? É aquele que não troca o ardor pelo argumento, mas que
sabe que bom argumento é o que tem ardor (entusiasmo). É o que não se ofende
por uma opinião diferente e realmente está aberto a novas ênfases (ideias)
(...). É o que se concentra nas grandes ideias, não nos pequenos erros. É uma
ave rara. (...)
PISA, Daniel. Leituras, livros, leitores. São
Paulo,
O Estado de S. Paulo,(adaptado)
Entendendo o texto:
01 – Segundo o autor,
"ler imprensa" é, entre outras, a leitura:
(A)
de livros.
(B)
de jornal.
(C)
pela internet.
(D)
de filmes.
02 – No segundo parágrafo, o
autor insinua que um dos motivos do baixo número de leitores no Brasil é:
(A)
o analfabetismo funcional.
(B)
a falta de motivação.
(C)
o tempo de TV.
(D)
a falta de dinheiro.
03
– Segundo o autor, as pessoas "acham chato ler", porque a leitura
exige:
(A)
absorção e contemplação.
(B)
interesse e conforto.
(C)
consumo e consistência.
(D)
concordância e concessão.
04
– No último parágrafo, o autor afirma que bons leitores há poucos com a
seguinte expressão:
(A)
"opiniões diferentes".
(B)
"grandes ideias".
(C)
"pequenos erros".
(D)
"ave rara".
05 – No texto, o autor defende
a necessidade de se:
(A)
recuperar a atividade de leitura.
(B)
educar o leitor.
(C)
reduzir o preço do livro.
(D)
substituir a televisão pelo livro.
06
– No texto, o autor, para aqueles que "podem ler e não lêem",
apresenta uma proposta direta:
(A) vá menos ao
cinema.
(B) reserve um
tempo para a leitura.
(C) fundamente
seus argumentos.
(D) concentre-se nos pequenos erros.
Essas respostas estão certas?
ResponderExcluirAcho que sim
Excluiressas respostas estao corretas?
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