quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

TEXTO: O CARTEIRO E O POETA - PABLO NERUDA - COM GABARITO

Texto: O carteiro e o poeta
             Pablo Neruda

  Que ninguém deixe de ver este extraordinário O carteiro e o poeta. Insisto porque o filme ganhou a Mostra Internacional de São Paulo (prêmio do público) e concorreu aos Oscars de melhor filme um fato raro, uma vez que até aqui apenas quatro vezes aconteceu de uma fita estrangeira ser indicada na categoria especial), direção, ator (o falecido Massimo Troisi), roteiro, trilha musical para filme dramático. Ou seja, a Academia se curvou à sua qualidade. Além de ser bonito e emocionante.
         O filme não concorreu ao Oscar de produção estrangeira porque a Itália preferiu indicar oficialmente O homem das estrelas, de Giuseppe Tornatore (que ficou entre os finalistas contra o brasileiro O Quatrilho), mas principalmente porque a fita aqui é dirigida por um inglês. Mas quem assistir vai gostar, garanto.
         A história por trás das filmagens é perturbadora: Massimo Troisi é um comediante napolitano que foi visto no Brasil em Splendor e As aventuras do Capitão Tornado, ambos de Ettore Scola.
         Trosi estava muito doente, necessitando de um transplante de coração, quando finalmente surgiu a possibilidade de rodar este filme, que era seu sonho e pelo qual tinha lutado durante anos. Não podia dirigir, então chamou o amigo Radford (que fez 1984, baseado em George Orwell). Estava tão doente que só podia trabalhar duas ou três horas por dia.
          E morreu horas depois de concluído seu trabalho.
          Parece que feliz. É a história incrível de alguém que deu a vida pelo cinema, literalmente. Por sorte, já que em cinema nunca se sabe, o filme resultou impressionante e formidável. Troisi faz um modesto carteiro do sul da Itália que descobre que está exilado ali perto o famoso poeta esquerdista Pablo Neruda (Philippe Noiret, de Cinema Paradiso). Está disposto a tudo para ficar amigo dele e, pouco a pouco, vão se aproximando, trocando experiências, até poesias, num resultado realmente delicado, sensível e diferente de tudo o que você viu antes. Para americano reconhecer a qualidade de uma fita estrangeira é muito difícil. Prova de que você não pode perder a fita.
                                   E-Pipoca. O carteiro e o poeta. Disponível em:
              www.epipoca.com.br/filmes ficha/4395/o-carteiro-e-o-poeta.
                                                                    Acesso em: 22 jan. 2015.
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto?
       É “O carteiro e o poeta”.

02 – Pela leitura da resenha, é possível identificar alguma personagem do filme?
       Sim, é possível identificar duas personagens: um modesto carteiro do sul da Itália e o famoso poeta Pablo Neruda.

03 – É possível determinar o tempo no qual ocorre a história?
       Não, somente pela leitura da resenha não é possível determinar o tempo em que ocorre a história. Pode-se inferir que se passa na época em que Pablo Neruda morou no sul da Itália.

04 – Com base nos dados da resenha, descreva o cenário do filme.
       O filme se passa no sul da Itália, pois o autor comenta que “[...] Troisi faz um modesto carteiro do sul da Itália que descobre que está exilado ali perto o famoso poeta esquerdista Pablo Neruda [...]”.

05 – Segundo o autor da resenha, as personagens citadas têm algum tipo de relacionamento?
       Segundo o autor, o carteiro deseja tornar-se amigo do poeta e, então, essas personagens, aos poucos, se aproximam e passam a trocar experiências.



8 comentários:

  1. Qual o veículo de circulação do texto

    ResponderExcluir
  2. 1. O texto se desenrola quase integralmente em forma de diálogo entre os pessonagens,o carteiro e o poeta, mas,ainda assim,há trechos que possibilitam perceber a presença do narrado. Qual o foco narrativo em que foi escrito? Dê umvexemplo.

    ResponderExcluir
  3. Essa resposta está certa sim ou não em

    ResponderExcluir
  4. Nas palavras compostas por dois elementos, geralmente se emprega o hífen, mas nem sempre é assim. Compare os grupos de palavras, observando as vogais destacadas

    ResponderExcluir
  5. Qual é o ator principal do texto?

    ResponderExcluir